quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Este Mês na Bedeteca de Beja - Fevereiro


A Bedeteca de Beja quer ser dinâmica, quer ser activa, quer divulgar a 100% a Banda Desenhada!
E eu apoio com tudo o que estiver ao meu alcance! Que diferenças de Bedetecas... umas são um marasmo, outras primam pela diferença, e viva a diferença, pela positiva! E bem hajam os dinamizadores de Banda Desenhada de Beja, talvez por isso o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja esteja a subir todos os anos! Uma equipa dinâmica que gosta, e percebe, de Banda Desenhada faz toda a diferença.
A Bedeteca quer manter um ritmo de duas a três exposições por mês, faço aqui a divulgação da primeira (primeira a ser divulgada aqui no Leituras de BD)!
Deixo aqui este excelente calendário:

Exposições





De 11 de Fevereiro a 11 de Março No Reino do Terror Exposição bibliográfica de revistas de terror, da Tales from the Crypt (anos 50) à Zona Negra. Galeria de Exposições Temporárias da Ala Esquerda (1º andar). De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 23h00. Sábados das 14h00 às 20h00.














De 14 de Fevereiro a 14 de Março Cor 15 Ilustradores Portugueses Exposição de serigrafia com André Letria, Alex Gozblau, André Carrilho, Bernardo Carvalho, Daniel Lima, Filipe Abranches, João Fazenda, Miguel Rocha, Maria João Worm, Nuno Saraiva, José Manuel Saraiva, Pedro Burgos, Tiago Albuquerque, Tiago Manuel e Susa Monteiro. Exposição comemorativa dos 15 anos da Casa da Cerca, Almada, produzida pelo Centro Português de Serigrafia. Cafetaria. De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 23h00. Sábados das 14h00 às 20h00.











De 19 de Fevereiro a 19 de Março Carlos Páscoa Exposição de banda desenhada e ilustração. Galeria de Exposições Temporárias Principal (1º andar - Centro). De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 23h00. Sábados das 14h00 às 20h00. Inauguração da exposição e conversa com o autor, dia 19 de Fevereiro, às 18h00.








Montra de Fevereiro
De 1 a 28 Gambuzine A montra deste mês debruça-se sobre o fanzine Gambuzine, fundado em 1999. Como nos diz Teresa Câmara Pestana, autora de banda desenhada e editora, o Gambuzine, surgiu da necessidade de “ (…) prolongar o gozo alcançado com os solozines Aqui Babilónia (1995) e Continuamos aqui (1996), versão portuguesa de Hier Babylon, editado em 1995 com grande sucesso no burgo punk de Hannover”. O Gambuzine notabilizou-se por editar em território português, e em primeira mão, grandes nomes da banda desenhada alemã “alternativa”, aos quais se juntaram autores eslovenos, espanhóis, finlandeses, franceses, italianos, neo-zelandeses e portugueses (com destaque para a própria Teresa Câmara Pestana). Depois de 16 números a atormentar a banda desenhada “bem comportada” o Gambuzine continua a dar especial ênfase à crítica política e social, que são também a sua imagem de marca. No Gambuzine, voltando a citar Teresa Câmara Pestana, só “ (…) não há bd’s racistas, sexistas e fascizóides”. De 3ª a 6ª das 14h00 às 17h30 e das 19h30 às 23h00. Sábados das 14h00 às 20h00.







Conversas Dia 4, sexta-feira, às 21h30 Conversas sobre Cinema e Banda Desenhada, por Véte Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês a Bedeteca têm a honra e o prazer de receber as conversas de Véte sobre cinema e banda desenhada. A não perder!












Dia 25, sexta-feira (podia ser dia 13…), às 21h30 O Universo do Terror, por Hélder Castilho Apreciador de cinema e banda desenhada, autor de contos de terror, Hélder Castilho vem falar-nos d’ O Universo do Terror, na Bedeteca. Uma sessão verdadeiramente assustadora!














Cinema de Animação Dia 18, sexta-feira, às 21h30 Traços do Japão – Sessões de Anime, da NCreatures Todas as terceiras sextas-feiras do mês passamos um filme de anime, aqui na Bedeteca, com a parceria da NCreatures. Em breve anunciaremos o título deste mês… O filme será apresentado por Paulo Monteiro.










Oficinas






Todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30 Ouriço-do-Mar – Oficina de Banda Desenhada Para autores entre os 8 e os 12… A entrada é livre.

















Todas as quintas-feiras, das 19h30 às 20h30 Toupeira – Oficina de Banda Desenhada Para autores a partir dos 13 anos… A entrada é livre.









Clubes








Todas as quintas-feiras, das 16h00 às 18h30
Lemon Studio – Clube de Mangá

















Todos os Sábados das 15h00 às 20h00
Magic The Gatering – Clube de Magic











SUGESTÃO DA BEDETECA PARA FEVEREIRO LIVROS DO MÊS


La Ascensión del Gran Mal (Edição em castelhano) de David B.
Conhecida por “Grande Mal”, a epilepsia é uma doença que provoca alterações temporárias graves a nível motor, sensorial, psíquico e neurovegetativo. O francês David B. relata nesta obra em 6 volumes a sua relação com o irmão, minado pelo “Grande Mal”, e a forma como lidou com o fantasma da doença ao longo dos anos. La Ascensión del Gran Mal (edição em castelhano, traduzida do francês) é uma obra intimista, por vezes dolorosa, mas também um enorme exercício de coragem por parte do autor, que expõe a público todos os seus medos e obsessões com aenfermidade do irmão. David B., que esteve em Beja em 2007, por ocasião da exposição realizada com o seu trabalho, durante o III Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, é considerado como um dos mais importantes autores de banda desenhada da actualidade. La Ascensión del Gran (6 volumes) foi publicado pelas Ediciones Sinsentido, entre 2001 e 2007.




NOTÍCIAS


Este mês criámos o Conselho Consultivo da Bedeteca de Beja, do qual farão parte vários críticos, estudiosos, divulgadores, autores e leitores de banda desenhada. O objectivo do Conselho é constituir um “núcleo duro” que possa dar pistas sobre vários assuntos, reunindo, ao mesmo tempo, sensibilidades muito diferentes.
O fanzine Venham + 5 n.º 6 (2009), da Bedeteca de Beja, foi nomeado pelos VIII Troféus Central Comics na categoria de Melhor Fanzine. A história “O Infeliz Destino de Sebastião Salvador”, de Susa Monteiro, publicada no mesmo fanzine, foi nomeada na categoria de Melhor Curta. Para conhecer os outros nomeados, prazos para a votação, local da entrega dos prémios, etc., basta consultar o portal Central Comics...
Este ano o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja realizar-se-á entre 28 de Maio e 12 de Junho. A organização avança a bom ritmo e os autores presentes estão praticamente todos confirmados… Alberto Varanda e Loustal são dois dos muitos autores com exposições patentes.





NAS ESCOLAS


O mês passado, e apesar do frio, estivemos na Escola Mário Beirão, em Beja. Este mês vamos estar na Escola D. Manuel I e no Liceu Diogo de Gouveia, também em Beja. E ainda daremos um “pulinho”ao Externato António Sérgio, em Beringel. Para falar de banda desenhada, claro…
Estamos também a elaborar um projecto, na área da reciclagem, com o Instituto Politécnico de Beja.

BEDETECA DE BEJA
BIBLIOTECA / GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS / NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA / NÚCLEO DE CARTUNE, ILUSTRAÇÃO E CINEMA / NÚCLEO DE TRABALHO / ESPAÇO INTERNET / LOJA / EDIÇÕES / ARQUIVO DE ORIGINAIS / OFICINAS / CLUBES / PROGRAMA DE OFERTAS / EXPOSIÇÕES PARA ITINERÂNCIA




A Bedeteca de Beja é um equipamento da Câmara Municipal de Beja.
Parceiros: Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja / Museu Regional de Beja / NCreatures

Não se pode dizer que seja uma Bedeteca inactiva!
Bom programa para este mês!

Boas leituras!

7 comentários:

  1. Que Bedeteca fantástica!! Um verdadeiro exemplo de como se deve tratar a Banda Desenhada em Portugal. Só tenho pena de uma coisa... eu não moro em Beja :(. Mas vou visitar de certeza absoluta.
    Óptimo post de divulgação (como sempre!!).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Luca
    Pois, esta Bedeteca faz o trabalho para o qual recebe apoios, ao contrário de outras de que não houve falar!
    Mas Beja é sempre um local a visitar... pelo menos uma vez por ano durante o Festival!
    Infelizmente fica um pouco longe para ir visitar durante estes eventos...
    :(

    ResponderEliminar
  3. Nem me falem -_-, adorava ir a essa exposição do Tales from the Crypt, sem dúvida uma das minhas revistas favoritas!

    E eu sublinho a recomendação do David B. , só pela arte vale a pena, mas a história prima também pelo realismo e emoção.

    ResponderEliminar
  4. Se tivesse tempo, não me importava nada de dar um pulinho a Beja para ver algumas dessas maravilhosas exposições. Mas em Maio, conto lá ir. Um abraço.... e mais uma vez um bom trabalho de divulgação.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom. Ali trabalha-se...e vê-se.

    Já agora: "Quim e Manecas" de Stuart de Carvalhais a quase 50 euros?! Deve ser porque têm que oferecer muitos aos "amigos" do costume. Rica cambada. Depois admiram-se!

    ResponderEliminar
  7. Refem
    Também concordo, ali trabalha-se!
    Quanto ao Quim a Manecas, nem sequer sei o preço... Mas pelo aspecto deve ser caro! Se dizes 50 eu acredito LOL ... Depois dizem que não vende! Xiça... 50€?????????????????????
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]