quinta-feira, 31 de março de 2011

Tekkon Kinkreet 鉄コン筋クリート: Black & White


Tekkon Kinkreet é um Manga que irá sempre estar ao lado de Blankets nas minhas prateleiras, não porque o enredo seja parecido, mas pela qualidade dos textos e a forma com que envolvem emocionalmente o leitor. É uma estória linda, pungente sobre a amizade de dois órfãos numa cidade ficcional japonesa: Treasure Town.


 O autor é o japonês Taiyō Matsumoto ( 松本大洋 ) que com esta obra teve direito a um filme em Anime que ganhou o prestigiado prémio para o melhor filme em 2006 nos “Mainichi Film Awards”.

Para quem me conhece sabe que este género de arte alternativa dificilmente entra comigo, mas reconheço que a arte tem tudo a ver com a estória. Para além disso acho que dentro do alternativo, é muito boa! É mais um livro que eu considero “para sempre” e tenho a certeza de que quanto mais vezes o ler melhor o vou achar, recomendo vivamente!

Esta versão compacta os três volumes num só livro com mais de 600 páginas, sendo que o formato é bastante maior que a generalidade dos livros Manga. Apesar de capa mole possui uma “dust- cover”, com uma excelente imagem no seu interior! A versão original remonta 1998 a 2000 pela Nova Productions.

O envolvimento emocional do leitor é grande a partir de determinada altura, e aprendemos a amar White e a desculpar Black! Estes são os dois protagonistas que em conjunto se apelidam como “Cats”, sendo normal serem substituídos em determinadas alturas por um gato preto e um gato branco.

Black possui uma alma negra apenas acalmada por White, uma alma boa e limpa, embora demonstrando falhas ao nível do crescimento mental. Assim Black protege White com fervor e violência!
Treasure Town é o seu parque de diversões, em que eles saltam de telhado para telhado, não tendo medo de nada e sendo temidos por muita gente, pois sendo crianças não controlam a violência dos seus actos… actos estes na maior parte das vezes virados contra outros bandidos e demais marginais. É claro que a loucura por relógios de White, e a necessidade de dinheiro, os leva por vezes a cometer crimes, sendo bem conhecidos da polícia desta cidade.

Odeiam os bandidos Yakuza que teimam em tomar conta da sua cidade! Sim porque a cidade É DELES!
O descalabro dá-se quando White é ferido muito seriamente e a polícia resolve tomar conta dele, com o acordo de Black! Este sabe que apesar da vida de extrema violência que eles levam, White é uma alma inocente.

Black sozinho sem o freio de White torna-se extremamente violento, quase à beira da loucura, vindo a negridão da sua alma à tona… luta sozinho contra o bando que quer transformar a sua cidade, mas mais importante: tem de lutar contra os seus enormes demónios interiores!

Mas eles não conseguem viver um sem o outro, até White começa a ficar louco sem a presença de Black…
No fim… bem no fim conseguem atingir o seu sonho! Como? Leiam o livro!
Estes livro tem mais uma série de estórias paralelas, em que tudo se vai encadeando ao longo das mais de 600 páginas, fazendo com o que o leitor não queira largar o livro.
O autor consegue tornar muito natural a extrema violência do livro, e delineia com mestria o perfil psicológico dos intervenientes, tanto dos principais como dos secundários!


É um livro único!
E vou dizer outra vez… RECOMENDO!
Quando falei em que ele está ao lado de Blankets, não foi por causa do enredo… não tem nada a ver! Agora as emoções envolvidas são grandes como no livro atrás referido, Matsumoto foi grande!
Não esquecer que este é um livro do género Manga Seinen, logo para adultos. Não há olhos grandes e aquelas bocas que identificam claramente os géneros Shoujo (para raparigas adolescentes) e Shounen (para jovens rapazes), que são a maioria das séries conhecidas!
Este vai ser o primeiro livro do género Manga, que eu li, a levar nota igual ou superior a 10!

TPB
Criado por: Taiyō Matsumoto 松本大洋
Editado em 2007 pela Viz Media
Nota : 11 em 10

4 comentários:

  1. Em inglês, certo?
    É um calhamaço tão grande, que não se se me atrevo.
    enxofre

    ResponderEliminar
  2. Diabba
    Sim... em inglês!

    (Foste querida!)

    Amo tu munto!

    ResponderEliminar
  3. Confesso não ser o maior fan de manga que anda por ai, mas pela tua descrição este tem bom aspecto.

    Aprecio bastante histórias sobre dualidades, bom e mau, caos e ordem etc.

    ResponderEliminar
  4. Rui Esteves
    Se gostas de dualidades com muitos tons de cinza à mistura, este é um bom livro para ti!
    Não percebo quando alguém diz que não é fã de Manga! Existe muita Manga a que eu não ligo, sobretudo a mais comercial. Mas num país em que devem existir mais títulos que nos EUA ou França não haver uns quantos que um tipo goste...
    ;P

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]