sábado, 14 de março de 2015

Os Sabres de Luz de Star Wars, ou Star Wars Lightsabers



Vi Star Wars Epi. IV um ano depois de sair, visto que era complicado eu ir ao cinema nessa altura. Mas houve uma coisa que me marcou mais que tudo!
Não foi o herói com cara de parvo, não foi a princesa que nem achei muito bonita, nem o anti-herói com a mania que era bom, nem o mauzão de negro…
O que me marcou mesmo e colocou a minha imaginação a fervilhar foi o “Sabre de Luz”!

Porra, aquilo era o máximo! O meu imaginário nessa altura estava muito ligado à fantasia medieval, e aparecer uma espada de luz… foi um estoiro de neurónios a entrarem em blue creen of death, por ficarem sobrecarregados pelas ligações sinápticas da minha imaginação! Todo um mundo de Morfeu, filho de Hipno, se abriu para mim! Ainda por cima li os livros antes de ver o filme!

Quem não se lembra dos combates entre Luke e Darth Vader? Ou da batalha de Geonosis?

Divagações parvas à parte, sempre quis falar dos Lightsabers.
“Como” funcionavam? O que é que a “Força” tinha a ver com o seu manuseamento? O que os fazia tão poderosos? O porquê das cores diferentes (na altura era só o vermelho, azul e verde e ainda não havia nada de “Star Wars Extended Universe”. Sim porque aí as cores são muitas mais!

"This was the formal weapon of a Jedi Knight. Not as clumsy or random as a blaster. More skill than simple sight was required for its use. An elegant weapon. It was a symbol as well. Anyone can use a blaster or a fusioncutter—but to use a lightsaber well was a mark of someone a cut above the ordinary."
Obi-Wan Kenobi

O Sabre de Luz é uma arma elegante e distinta. Quando manejada por alguém que o domine é uma arma pessoal superior de ataque e defesa.
É uma arma formada por uma lâmina de plasma puro, emitida pelo seu punho e suspensa num campo de contenção de energia que lhe permite manter a forma física.
Por norma o punho é fabricado pelo próprio Cavaleiro Jedi, ou Lorde Sith, e acaba por ser uma manifestação da sua própria personalidade. Por vezes é construído de maneira a mimetizar a arma do Mestre que o ensinou em sinal de respeito.


Devido à falta de peso aliada a um forte efeito giroscópico é necessário força e perícia por parte do seu possuidor, sendo extremamente perigoso ser manipulado por alguém que não conheça a sua arte.
As primeiras armas deste género remontam ao tempo do povo Rakata, e canalizavam o “Lado Negro da Força” através de cristais artificiais, eram os Forcesabers. Mais tarde surgiram os primeiros Lightsabers em que através de tecnologia e rituais, a lâmina era “forjada” e contida. Eram usadas nesta altura como armas cerimoniais e necessitavam de uma bateria externa para funcionar.

Mas com o tempo foram melhoradas na forma, na autonomia e estabilizadas energeticamente. O plasma passou a ser contido num campo redondo, e por isso mesmo estes Sabres de Luz não tinham gume. Tornaram-se verdadeiras armas! Passaram a possuir uma célula de energia potente no punho, em que apenas havia consumo quando o Sabre cortava algo. Por norma o punho tinha um local onde se alojava uma bateria de reserva. Todas estas alterações positivas foram desenvolvidas pelos Sith, assim como os Sabres duplos.
Os Sith sempre preferiram cristais sintéticos, embora a espaços alguns Lordes preferiam usar cristais vermelhos. Os Jedi só adoptaram estas armas bastante mais tarde usando mais os cristais naturais.

"The crystal is not, by itself, the power source of the weapon. Like the Force user, the crystal is attuned to the Force. Without that attunement, the crystal is just a rock. And while a non-Force user could probably ignite and wield a lightsaber, provided the crystal was properly attuned to the Force, all that lightsaber would be for him is a shaft of superheated plasma. But for a Jedi, the lightsaber becomes more: it is a manifestation of a Jedi's connection to the Force."
Jaden Korr

O cristal é uma parte muito importante no fabrico de uma Sabre de Luz, é a sua alma. Cada Sabre necessita de dois cristais para funcionar (quatro nos Sabres duplos como o de Darth Maul). Antes de ser colocado no punho tem de ser imbuído de “Força” pelo Cavaleiro, ou Lorde, através de meditação profunda. A qualidade de um sabre depende muito da sua pureza e “Força” com que o seu possuidor conseguiu impregná-lo.

The crystal is the heart of the blade. The heart is the crystal of the Jedi. The Jedi is the crystal of the Force. The Force is the blade of the heart. All are intertwined: the crystal, the blade, the Jedi. You are one.
Luminara Unduli


A cor dos Sabres dependem do cristal e da Força que possuem. Num Sabre de Luz quanto mais escura for a sua cor base, mais forte é. Mais Força através de meditação foi colocada na sua alma, ou seja, nos cristais.
Os Sith preferem cristais vermelhos sintéticos, daí a cor dos seus Sabres. De qualquer modo de início apenas estavam previstos os Sabres vermelhos, azuis e verdes. Esta última cor foi decidida para que o Sabre de Luke Skywalker contrastasse com o céu azul de Tattoine…


Apenas com a expansão do universo Star Wars começaram a aparecer outras cores usadas pelos Jedi. De notar que o meu sabre preferido é o de Mace Windu! Porquê? Porque a pedido dele o seu sabre teve a cor violeta, a sua cor preferida, e como também é uma das minhas cores preferidas… então… lol

Outra coisa interessante, e podem ver pelas figuras, os punhos mais bonitos e artísticos são pertença dos Sith… é caso para dizer que o Lado Negro da Força também é mais criativo!
Então agora algumas cores e seus significados. Não vou fazer uma lista extensiva das cores, pois são muitas. Ficam as cinco principais:
  • Vermelho - Indica que é o sabre de um Lorde Sith ou de um Jedi Negro. Esta característica mostra que o seu utilizador usa o Lado Negro
  • Azul -Indica um Jedi Guardian. Este tipo de Jedi tende a cruzar armas fisicamente com Lordes Sith.
  • Verde -Indica um Jedi Consular. Este tipo de Jedi prefere ponderar os mistérios da Força a lutar directamente com os Sith.
  • Amarelo -Indica um Jedi Sentinel. Este tipo de Jedi aperfeiçoou as suas habilidademantendo um balance entre o combate físico e estudos académicos
  • Violeta - Indica um Jedi que caminhou na fronteira entre a Luz e o Lado Negro. Possui muitos conhecimentos dos dois lados da Força.
Os cristais mais conhecidos são os Adegan (verdes ou azuis) e os Ankarres Sapphire (azul petróleo ou violeta)

Aquando da fase “Purga” no final da “Guerra dos Clones” (a famigerada Ordem 66), os Sabres de Luz foram proibidos pelo Império, assim como ficou muito restrito o comércio de cristais usados na construção dos Sabres. Apareceram também nesta altura muitos Jedi Hunters que coleccionavam os Sabres de Luz dos Cavaleiros Jedi que eliminavam, e que muitas vezes em vez de os entregar ao Império preferiam ficar com eles como um troféu.

Mas passados alguns anos um jovem Jedi constrói um Sabre de Luz com os esquemas deixados por Obi-Wan Kenobi numa folha de jornal. Foi obrigado a usar cristais sintéticos, pois não sabia onde encontrar em estado natural.
O seu Sabre de Luz exibiu uma tonalidade verde esmeralda devido à cor com que os seus cristais ficaram depois de muitos dias de meditação!

Este jovem e inexperiente Cavaleiro Jedi chamava-se Luke Skywalker!





Muita desta informação foi obtida na Wookieepedia!

Boas leituras

2 comentários:

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]