segunda-feira, 9 de março de 2015

Adeus Sam Simon, co-criador dos Simpsons...



Embora por norma a família amarela mais popular do mundo seja quase e só apenas creditada a Matt Groening, os Simpsons tiveram outro cartunista como criador: Sam Simon.

Embora ofuscado por Groening nos tempos que correm, os Simpsons não existiriam tal como são sem este homem. De notar que houve ainda outro co-criador: James L. Brooks. Isto para quem acha que os Simpsons apenas saíram da mente de Groening...

Este vencedor de nove Emmy´s está por detrás do êxito de Cheers, Taxi e claro, dos Simpsons.
O grande contributo da Sam para o sucesso dos Simpsons está onde ninguém repara por ser tão natural. Os Simpsons não são uma sucessão de gags. Estes bonecos animados são autênticos cartoons tridimensionais em que acção flui da personalidade das personagens e das suas emoções. Ou seja:

"-What are they thinking?"

Esta foi a enorme contribuição de Sam Simon para esta série. Infelizmente desentendeu-se com Matt Groening e saiu em 1993, com uma choruda indemnização relativa aos lucros anuais dos Simpsons.

Desde que lhe foi diagnosticado cancro, Sam Simon demonstrou ser um perfeito filantropo. Pela voz da sua mulher, a actriz Jennifer Tilly, resolveu doar os milhões que ganhou durante a sua vida para mitigação de casos de fome grave, assim como a associações de defesa dos animais e clínicas veterinárias.
Simon já tinha criado duas associações para ajudar nestas duas vertentes: a Veterinary Clinic em Los Angels e a Feeding Families.

Um grande homem que nos deixou.
(Há aí tantos que podiam desaparecer que ninguém lhes sentiria a falta, mas...)

Que descanse em paz.

Boas leituras

2 comentários:

  1. é muito importante lembrar de caras assim na indústria do entretenimento. Descanse em paz, Simon!

    ResponderEliminar
  2. Erick
    Muito importante mesmo neste caso. Por norma as pessoas pensam que o criador dos Simpsons foi só o Groening, mas não. E neste caso a contribuição de Simon foi importantíssima, foi ele que deu o carácter e a profundidade emocional que nos fazem amar aquelas personagens.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]