terça-feira, 29 de março de 2011

Hemingway: A Morte de um Leopardo


Jean Dufaux faz aqui mais uma incursão na vida de um escritor famoso, desta vez Hemingway. Na sua prolífica lista de obras e séries, Dufaux escreveu obras para BD contando episódios da vida de escritores como Hemingway, Sade, Balzac, Hammet e Pasolini. Destes todos, Sade já foi referido neste blog no post Sade: A Águia, Mademoiselle.... Nesta série de “one-shots”, Dufaux pega em situações reais e mistura-as com ficção, tornando a leitura muito pouco aborrecida, como seria se caso ele se limitasse a fazer uma biografia de cada um dos “alvos” destes livros.
Dufaux é também autor de vários livros e séries de sucesso, algumas bem conhecidas pelos leitores de BD portugueses, como Jessica Blandy, Croisade, Djinn (Booktree), Murena (ASA), Niklos Koda (Booktree) e Rapaces (Meribérica e ASA).
O artista de serviço é Marc Malès, pouco conhecido do público português, mas sem dúvida um extraordinário artista! Aliás, o aspecto do livro que me levou à compra foi precisamente a arte de Malès!
A obra de Hemingway que dá o mote para este livro é "The Short Happy Life of Francis Macomber". A acção passa-se em 1959, na ilha de Cuba, e em que Havana sofria ainda as convulsões da revolução levada a cabo por Fidel de Castro; e 1934 algures nas profundezas de África.
Os vários “flash-backs” estão muito bem encadeados, entre o tempo real e o passado em África, tornado a leitura bastante interessante!
A estória fala-nos de aventura, amor, remorso e vingança; tudo isto salpicado com belas mulheres, caça grossa e magia negra africana.
Hemingway está em Havana, na sua propriedade Finca Vigia, preparando-se para um encontro com uma bela jovem… interrogando-se do porquê do interesse deste bela e poderosa jovem num velho como ele! Mas como por acaso as suas memórias voam até à sua primeira viagem a África, onde é espectador, mas interveniente também, de uma trágica estória durante uma caçada. O final joga-se em Havana 25 anos depois!
Boa estória e uma excelente arte, são duas das qualidades deste livro editado pela Bertrand em 1995.

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Jean Dufaux e Marc Malès
Editado em 1995 por Bertrandt
Nota: 8 em 10

4 comentários:

  1. E somos dois. Porque a mim também foi a arte que me levou a comprar o livro, que, depois, gostei muito de ler. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. João
    Pois, a arte de Malès é super limpa e apelativa... pena não haver mais nada dele editado em português!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Comprei 1 hoje na Bertrand,agora só falta ler. :)

    http://www.bertrand.pt/ficha/hemingway-morte-de-um-leopardo?id=100457

    http://www.wook.pt/ficha/hemingway-morte-de-um-leopardo/a/id/100457

    3 euros. :)

    ResponderEliminar
  4. Optimus
    Pelos vistos foste tu e o Reignfire a comprar!
    :D
    É um bom livro dentro do género, mas não sei se apela ao teu gosto pessoal!
    Experimenta... nunca se sabe! A arte é muito boa.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]