terça-feira, 8 de março de 2011

O Escorpião Vol.6 - O Tesouro do Templo


O Escorpião
Uma das minhas séries preferidas!
Lançado pela ASA no último Amadora BD (em 2010), este foi o sexto volume de uma série que em França já vai no nono volume, e depois de o ter lido dá vontade de imediatamente pegar no volume seguinte… cabe à ASA satisfazer esta necessidade!
:)
Esta série possui todos os ingredientes para se tornar aditiva: a trama prende, o protagonista é uma espécie de D´Artagnan, Errol Flyn e 007 todos misturados, em aventuras com um enredo de Indiana Jones num ambiente Dan Brown. Para além disso tem personagens femininas extremamente cativantes… elas são bonitas e perigosas!
Felizmente já me esqueci da cara de Draco Molina (Rapaces), à qual a face deste escorpião parecia muito igual.
Quem acompanha a série com certeza que notou a evolução de Marini, tanto no desenho como na aplicação de cor directa, está cada vez melhor! Os leitores agradecem…
Este sexto volume acaba o 2º ciclo da série, iniciado no 3º volume. A demanda da cruz de S. Pedro e do tesouro dos Templários mastigou um pouco nos dois volumes anteriores, mas soltou-se agora no final. Finalmente sabemos porque Rochnan tapa a cara e de onde vem a relação entre Méjai e este. Neste livro o grande vilão, Trebaldi, apenas aparece nas 3 primeiras páginas mas sempre em grande forma no seu papel… assassina mais uma rapariga bonita!
O Escorpião depois de se libertar da armadilha em que caiu no volume anterior, continua as suas aventuras na terra sagrada do oriente num grupo com mais duas adições: os irmãos caçadores de relíquias Fenice e Ferron! Estes já tinham sido referenciados em volumes anteriores, mas agora têm uma boa fatia de acção e protagonismo, sobretudo Fenice, uma bonita rapariga que se apaixona por alguém do grupo…
Digamos que a acção se desenrola rapidamente, sempre criando interesse redobrado em voltar a página, o mistério e as voltas da estória provocam adição…
Existe uma personagem da qual eu gosto mais de livro para livro, Méjai, sempre misteriosa, nunca se sabendo bem para que lado é que vai cair. A cada livro que passa esta personagem vai tomando mais protagonismo, e Desberg consegue ir libertando os muitos mistérios de Méjai pouco a pouco… contendo-se sempre para que o leitor nunca conheça completamente a bonita jovem!
Enfim, uma série que se pode dizer que tem tudo para ser considerada de topo neste género de aventura histórica, baseando-se nalguns factos reais, criando outros ficcionais, colocando o Escorpião num palco de intriga e poder bem arquitectados.
Claro está, e como não podia deixar de acontecer, Marini embeleza tudo isto numa sensualidade sempre latente, protagonizada pelas três mulheres presentes: Ansea Latal, Méjai, e agora neste livro também Fenice, mas esta de uma maneira bem menos ostensiva que as outras duas.
Já agora queria frisar que todos os planos de fundos retratando as terras do Oriente, onde praticamente todo a acção deste livro se passa, são muito bons! O artista Enrico Marini está de parabéns por este trabalho! Esta mescla de BD Franco-Belga polvilhada com um pouco de Manga dá um excelente resultado.
Agora só falta a ASA brindar-nos com mais uns volumes deste Escorpião…
:)
Poderão ler mais sobre esta série e o que se o que se passou para trás neste link:
O Escorpião

Boas Leituras

Hardcover
Criado por Enrico Marini e Stephen Desberg
Editado em 2010 pela ASA
Nota : 9,5 em 10

3 comentários:

  1. Acho esta série espectacular, o Marini fez um excelente trabalho com as aventuras do Escorpião e espero sinceramente que a Asa continue a editar os restantes números. Tenho as edições em francês e digo-te que são fantásticas mas não há nada como ler em português ;).
    Excelente análise como sempre Nuno.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Luca
    Também espero que ASA continue a editar esta série, e de preferência mais regularmente!
    Francês não é a minha praia...
    :D

    ResponderEliminar
  3. como siempre es impecable el trabajo de Marini..
    saludos y gracias por ponernos al dia sobre el comic europeo.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]