quarta-feira, 12 de junho de 2013

Lugar aos Novos: Sofia e o Monstro das Sete-Cabeças, por Sofia Amado e Carlos Rocha


Esta rubrica é das minhas preferidas, e na realidade traz-me sempre boas memórias. Olhando para trás vejo que alguns dos posts mais populares neste blogue têm escrito no início do título "Lugar aos Novos"!

Hoje trago uma história feita pela minha filha, tinha 8 anos quando a escreveu (foi no início deste ano), e desenhada pelo Carlos Rocha.
Espero que gostem desta experiência gráfica em que um adulto dá forma a uma história escrita por uma criança!

Sofia e o Monstro das Sete-Cabeças




























Obrigado Carlos, por teres dado forma a esta pequena história!
:)

Esta rubrica foi criada para mostrar Banda Desenhada infantil (e juvenil) desde que nunca tivesse sido publicada em qualquer plataforma. Por isso, quem quiser participar com as suas BDs (HQs) basta mandar um mail para nmamado@gmail.com .

As histórias devem obdecer a estes requisitos:
  • Qualidade
  • Para crianças
  • Apelatividade
  • Pedagogia/Humor
  • Nunca publicadas (inéditas) em qualquer plataforma (papel, digital, internet)
  • Até 10 páginas
Mas repito o que já disse num outro post,  sou flexível... não irei seguir à letra estes seis requisitos, e se eu achar que alguns daqueles pontos são tão fortes que escondam outros mais fracos, será publicada aqui com certeza.
Já agora, o nome da rubrica é Lugar aos Novos. Isto não quer dizer que só jovens é que podem participar! Este nome podia ter sido Lugar à BD Infantil, mas achei que ficava melhor assim. Artistas mais "maduros" podem participar sim!

Boas leituras

14 comentários:

  1. Muito bom! A menina manda muito bem na história e Carlos Rocha é show na arte! Tem uma easter egg, que encontrei!

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns porque isto está fantástico.
    Precisamos de mais trabalhos de qualidade sem pretenções como este.
    Adoro tudo nisto, o ambiente as cores e a historia tudo se encaixa.
    Mandem mais. ;)

    ResponderEliminar
  3. Estou aqui inchada de orgulho da minha Diabbita-Minorca, e de o meu grande Amigo Carlos Rocha, terem resultado tão bem a trabalhar juntos.

    Quem sabe um dia não trabalham juntos, a sério?

    ]:-)

    ResponderEliminar
  4. Realmente a Sofia Amado demonstra, numa idade precoce, qualidades literárias e de imaginação criativa acima do normal. Isto não é só bom, é óptimo. O Carlos, pelo seu lado, consegue passar à arte narrativa do desenho o esplendor que se deseja - e que eles desejam - para os leitores de "palmo e meio".
    A BD está de parabéns. A próxima geração (aliás, já é nesta geração) está a consolidar argumentistas e desenhadores que não só perpetuam esta forma de comunicação e de entretenimento, como também objectivam que o fazem com qualidade e apreço.

    ResponderEliminar
  5. Gostei demais da conta da BD. Parabéns ao Carlos Rocha e a Sofia Amado.

    ResponderEliminar
  6. Guy Santos
    Conseguiste descobrir o easter egg?
    lol
    És um leitor atento!
    :)

    ResponderEliminar
  7. luisperes
    Se gostaste podes também clicar no link do post "Lugar aos Novos", ou na tag cá em baixo, e terás todas as entradas no LBD desta rubrica.
    Tenho algum orgulho em ter apresentado tantas BDs para criança inéditas!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Diabba
    Já somos dois orgulhosos!
    (O orgulho... será que é mesmo pecado?)
    :D

    ResponderEliminar
  9. Santos Costa
    A Sofia é muito imaginativa. Temos aqui em casa muitos textos dela com 7 e 8 anos que são uma delícia!
    Neste caso temos a grande sorte de ter um amigo que decidiu transpor esta história da Sofia para BD.
    E não é que resultou bem??
    :D

    ResponderEliminar
  10. João Roberto
    Estão mesmo de parabéns, são estes momentos que me fazem ter orgulho neste blogue!
    :)

    ResponderEliminar
  11. Contentíssimo com a receptividade desta pequena história, que mais não foi que uma surpresa para a linda Sofia. Mais que tudo, se ela gostou, cumpri o meu intento.

    A todos agradeço o apoio e as palavras incentivantes. Elas são mais revigorantes que qualquer bebida energética. Só me faltam fazer voar. ;)

    Agora, numa particular referência ao que escreveu o amigo Santos Costa: sinto no ar que algo está a mudar; os pequenos vão ter, num futuro próximo, bd infantil NACIONAL para ler. Falo por mim como recentíssimo autor de banda desenhada do género. Pelos outros os outros falarão. Eu quero fazer parte da mudança. E não estarei sozinho; "Vamos Aprender" foi o primeiro tijolinho de um muro que se deseja alto e forte. Ou estarei simplesmente a divagar? ;)

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Carlos Rocha
    Espero que alguma coisa esteja a mudar, mas de qualquer modo não estarás sozinho nessa mudança. Eu estou aqui, e estou para as curvas!
    :D
    Não sei se será divagação, mas fica com o comentário de um "Unknown" (anónimo), que o apagou talvez por ter ficado nessa situação de anónimo. Tomo a liberdade de o colar aqui pois acho que ficarás contente com esse comentário:

    Unknown disse...
    O texto e a arte estão muito bem, e a iniciativa é excelente! ;)
    Carlos Rocha, eu espero que venhamos no futuro a ter BD infantil nacional, mais leitores de BD, e cada vez mais BD inédita editada em português. Mas se calhar quem está a divagar sou eu...


    Gostaria que esse anónimo se identificasse porque tenho a certeza que gostarias de saber de quem é este comentário, quanto mais não seja para lhe agradeceres!
    ;)


    ResponderEliminar
  14. Amigo "Unknown"; os seus desejos são os nossos desejos.
    Obrigado, e um forte abraço.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]