terça-feira, 25 de junho de 2013

Uma Cabana Vazia, por Carlos Rocha


Desta vez a história de Carlos Rocha não cabe na rubrica "Lugar aos Novos", visto que esta foi a BD entregue à Câmara Municipal de Odemira, para o concurso promovido no âmbito da 7.ª Mostra de Banda Desenhada de Odemira.

O Carlos concorreu com o pseudónimo "Virgulina Labareda" (lol) e ganhou o segundo prémio! Quem ganhou o primeiro prémio não sei, visto que a informação deste evento é bastante parca de informação. No site desta Câmara Municipal apenas se encontra o regulamento como última entrada sobre o evento. Ou seja, o que resultou daí não foi divulgado para o público em geral o que considero uma pena!

Existem mais uns "problemazitos" sobre este concurso, e considero que um deles é a falta de pagamento dos prémios, pelo menos ao Carlos. Acho incível uma Câmara Municipal sujar-se por 150€, o pagamento de prémio devido a este 2º lugar no concurso. Portanto quem estiver a pensar em candidatar-se noutro concurso feito pela Câmara Municipal de Odemira aconselho-o a pensar duas vezes se estão mesmo afim do prémio. O Carlos Rocha está à espera do dinheiro que lhe é devido desde 9 de Março.

E já agora eu que fui insultado num post por um comentador por não ter divulgado este evento (não tive culpa, não me mandaram material nenhum), fico imensamente feliz por o não ter feito, e garantidamente esta " Mostra de Banda Desenhada de Odemira" nunca terá espaço aqui no Leituras de BD! Detesto caloteiros! Os artistas entregaram os seus trabalhos no prazo, a Câmara não paga no prazo.

A história chama-se "Uma Cabana Vazia" e desde já os meus parabéns ao Carlos por mais um prémio!
:)

Uma Cabana Vazia
















































Boas leituras

13 comentários:

  1. HUAHUAHUAHUAHUAHUA....

    Li a BD toda e digo que ela se aplicaria perfeitamente a ação de vista grossa da polícia em algumas localidades daqui.

    A impressão que temos aqui é que só falta acontecer isso mesmo!

    Não conheço os outros competidores, mas esse aí merecia ganhar o primeiro lugar!

    Esses concursos nem sempre são honestos, há coisas envolvidas "por trás" que infelizmente ninguém pode provar, mas favorecem uns e desfavorecem outros. Sem falar que muito material bom fica de fora porque eles copiam as ideias para mostrar um tempo mais tarde, com outras artes.

    Não são todos esses eventos assim, mas em alguns casos, a gente fica e olho!!

    Abraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  2. Rachei de rir, muito bom e com uma crítica bem aplicada.

    Parabéns Carlos Rocha.

    ResponderEliminar
  3. Fabiano
    Um concurso é um concurso. Como tal tem um júri, e a apreciação é sempre subjectiva. Está a falar uma pessoa que já esteve em vários júris!
    :P
    Nem sequer ponho em equação que tenham decidido de maneira pouco honesta, não é por aí.
    Só não percebo porque é que não apresentam as obras vencedoras para o público ver, sim porque 99% das pessoas não se vai deslocar a Odemira para ver as exposições!
    E existe outra coisa que eu acho muito foleira, mas não posso dizer sem autorização do Carlos Rocha...
    ;)

    ResponderEliminar
  4. João Roberto
    Sim, existem muitos polícias assim... depois tens os outros que espancam as pessoas e fazem as perguntas depois... um meio termo seria bom!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Ah, ah, ah ,ah... tá certo!!

    Abração!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  6. Fabiano Caldeira
    Áh... esqueci de dizer, sim... há muitos polícias assim, mas também há os outros... não quais os piores, mas gostaria que a virtude estivesse no meio!
    :D

    ResponderEliminar
  7. Você ão divulgou esse concursinho, nem foi de propósito e tem gente que reclama? Você é obrigado a dar espaço para todo evento de BD que acontece? Acredito que não, né?

    ResponderEliminar
  8. Venerável Victor
    Sim, eu tenho uns "amigos" do peito que ciclicamente teimam em aparecer para mandar abaixo.
    Em relação a não ter divulgado, neste momento estou feliz por não o ter feito. Não dou cobertura a caloteiros que não pagam o que devem!
    O Carlos ganhou o 2º prémio teria a receber 150€, que é um prémio muito pequeno, e custame a perceber o não pagamento de uma quantia tão irrisória para uma Câmara Municipal, mas que a uma pessoa como o Carlos faz falta, para além de ser dele por pleno direito...
    -_-

    ResponderEliminar
  9. Queria deixar aqui 4 pequenas notas (não em dinheiro, que esse faz-me falta). ;)

    1ª Nota: Segundo me dão a perceber pelos comentários, parece a minha bd ter sido considerada uma espécie de crítica à atuação de certos elementos da polícia, certo? Errado. Ou melhor considerado; se assim parece não foi premeditada intenção. Sério. O que acontece é que a leitura, o entendimento de algo tem sempre a interpretação exclusiva de cada leitor. Por aí entendo. Mas sabem que mais? Com esta curtíssima história APENAS me quis divertir. E divirto-me muito com o humor "nonsense" que se pode criar de qualquer situação. Por momento algum, enquanto criava estas pranchas, pensei em criticar ou apontar o dedo fosse ao que fosse. Quis descontrair-me, e acho que consegui igualmente descontrair quem a leu. Obrigado!

    2ª Nota: De descontração não se pode falar, se me referir ao assunto seguinte; a demora da entrega do/s prémio/s. Sem que me queira alongar nisso, somente tenho a dizer que com o Carlos Rocha esse município não conta mais como participante. (E até é um concurso, que se diga de passagem, tenho tido sorte). E sim, que sirva de prevenção para quem no futuro tencione participar.

    3ª Nota: Não sei se terá interesse para alguém, mas queria aqui partilhar, nesta bd em especial, a influência de outra forma de expressão que nela apliquei: o cinema. Uma vez, ao assistir a um programa de tv, falavam sobre uma técnica de filmagem que certo cineasta utilizou em uma cena em particular. Que pena não me recordar quem era, mas tratava-se do seguinte: numa mesa, um grupo de indivíduos dialogavam, e a câmera focava NÃO o emissor mas o receptor. E conforme o emissor se fosse alternando, o filmado era sempre o receptor. Desejava com isto o realizador, se me não engano, conduzir o espetador a imaginar que expressões ou gestos faria quem falava. Pode constatar-se isso na minha bd entre as 2ª e 3ª pranchas, principalmente quando, entre a dupla de polícias os ânimos se exaltam. Acho que o efeito, se fosse o comum (mostrar emissor cada vez que este fala) teria menos interesse como resultado final.

    4ª Nota: Agradeço ao Nuno por este post, onde posso mostrar que o meu trabalho vai para além da bd infantil. É engraçado que, sendo a bd infantil algo que eu estaria planeando dar uma atenção DEPOIS deste género mais juvenil, agora seja a que tem ocupado muito mais do meu tempo. A vida está sempre a trocar-nos as voltas. A verdade é que espero singrar nas duas vertentes, e este post vem a calhar para quem me toma UNICAMENTE por autor de bd infantil. Sério sério é que me sinto tão bem numa como noutra.

    Abraços.
    ps: Perdoem-me o "testamento". :)

    ResponderEliminar
  10. :D

    Muito boa curta!! Apesar de gostar bastante dos desenhos do Carlos (e ainda apreciar mais o que me parece ser uma enorme facilidade que ele tem em colocar os elementos nos quadros de uma forma aparentemente tão simples mas que ao mesmo tempo são tão bem orquestrados), ao que sou obrigado a tirar mesmo o chapéu (neste caso) é ao facto de ele ter uma história curta de apenas 4 páginas de principio, meio e fim, que faz sentido e ainda tem comédia. Isto para mim, neste pacote de Bd apresentado aqui, é o mais dificil de se conseguir (se alguém duvide que tente escrever uma), e no entanto o Carlos parece fazê-lo (mais uma vez) com extrema facilidade e com um grande à vontade.

    Por isso, é que estou sempre a dizer, Bd do Carlos Rocha? Ainda quero mais, muito mais. E estou à espera que ele faça algo com muitas páginas mesmo. Quero uma aventura cómica ou uma epopeia ou assim.

    Ps - Não conheço o Carlos Rocha pessoalmente. Quem ler isto até pensa que somos grandes amigos. Não somos. Aprecio bastante é o que ele tem feito e pelos vistos o que anda a tentar fazer. No dia em que não gostar, também digo. Mas até esse futuro incerto, desejo-lhe muito boa sorte.

    ResponderEliminar
  11. Luis Sanches
    Maior elogio não podia haver!
    Eu dou a maior força para este autor. Para além de talentoso, é um amigo também!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Amigo Luís Sanches,
    no dia em que não gostares do que eu venha a fazer, POR FAVOR, dí-lo. Tenho a certeza de que me será útil a tua crítica, e que contribuirá para a minha evolução. Sempre pedi críticas. Não sou imune a elas, como não sou ao elogio sincero, esse mesmo que li nas tuas linhas. É sempre muito bom um olhar mais entendido, e agradeço que tenhas dedicado tempo a ler as bd e escrever a tua opinião sobre ela.

    No que diz respeito a histórias longas...bem, aí é mesmo a minha praia. :)
    Gosto de produzir álbuns de 40 e tal páginas (tenho vários, antigos), e é um dos meus objetivos para 2013, mas que será cumprido, muito provavelmente, apenas no próximo ano. Mas para que tenhas uma ideia aproximada do meu "comportamento" em termos de bds longas, convido-te a espreitar, no meu fb, na categoria "Álbuns", trechos de um que lá está: «A Rosa Adormecida».
    Abração.

    ResponderEliminar
  13. Nuno,
    obrigado pela força que me tens dado desde o primeiríssimo dia em que nos conhecemos, mesmo sem ser olhos-nos-olhos. A tua amizade tem sido preciosa, e sei que posso contar sempre contigo. :)

    E sim, tens razão; é um enorme elogio o que o Luis Sanches me fez, ao mostrar, entre outras coisas, o desejo de querer ver mais, "muito mais", do meu trabalho, noutro formato. Todo o autor se sentiria orgulhoso. Espero não defraudar as suas expetativas, mas muito pior que isso seria defraudar AS MINHAS PRÓPRIAS expetativas, diante de mim mesmo.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]