quinta-feira, 20 de junho de 2013

Parceria Leituras de BD / O Santuário: As Doze Naves Espaciais mais Fixes da Cultura Pop




O Leituras de BD associou-se ao grande site de BD brasileiro "O Santuário" para uma votação.
Cabe-vos a vocês leitores decidir qual a nave espacial mais cool de sempre da cultura pop!

Aqui no Leituras de BD vou apresentar seis naves, as outras seis estão no site d'O Santuário!

O texto apresentado pertence ao muito Venerável Victor. Escolham e votem no Santuário. O link para essa votação está no final do post!
:)

A imagem de topo é do Silver Dolphin, a nave de Axle Munshine da série O Vagabundo dos Limbos, de longe a minha preferida, mas que não está na lista...

AS DOZE NAVES ESPACIAIS MAIS LEGAIS DA CULTURA POP

Se você está esperando uma lista convencional de naves espaciais bonitinhas e de design fashion que agradariam a maioria dos fans boy, você veio ao lugar errado.

Não me levem a mal, eu amo naves espaciais cheias de estilo, na verdade, quem não? Quando criança, por causa da série de tv Galáctica e do anime Pirata do Espaço, eu passava horas e horas fabricando minhas próprias versões, com caixas de fósforo, cartolina e isopor desses amados veículos.

Qual o nerd que nunca se imaginou dentro do cockpit de uma X-wing starfighter, uma Ave de Rapina dos Klingons ou uma Attack Ball dos Sayajins, dando uma voltinha pelo céu, entre o intervalo de uma aula e outra só pra relaxar? Eu particularmente pegaria uma “Delta Pod” – a nave do filme Planeta do Macacos – para impressionar umas gatinhas.

Mas esse artigo foi escrito para responder a uma necessidade muito mais nobre, não quero imaginar que o único talento de uma nave é o de ser “fixe”, pois já que elas em sua totalidade estão livres da barreira da nossa física atual, todas por natureza já são fantásticas.

Não senhor, essa lista se concentra em naves espaciais que podem beneficiar a humanidade em necessidades nunca antes sonhadas e que nos levarão a lugares no cosmo onde quem sabe, encontraremos alguma civilização que irá nos salvar de nós mesmos, ou nos destruir de vez! Então, trema de pavor ao ver no céu uma “Estrela da Morte” e prepare-se para a viajem.

Coração de Ouro (Heart of Gold)


Aqui está o problema: a vida humana é curta e o espaço sideral é realmente imenso. Para que consigamos explorar o cosmo de uma forma satisfatória e racional, nós precisamos viajar muito rápido, o que despende uma quantidade inviável de combustível e tempo.

E se não tivermos a tecnologia de dobra espacial que a Enterprise – mesmo nos modelos mais antigos já dispunha – teremos que imaginar um veículo capaz de produzir um infinito suprimento de energia para alcançar velocidades próximas a da luz (graças a nossa física atual sabemos que isso é impossível) ou então converter a massa de Júpiter em empuxo para adquirirmos velocidade suficiente. Esqueçamos tudo isso, o que nós realmente precisamos aqui é de um veículo cósmico com um fenomenal suprimento de energia.

A nave espacial Coração de Ouro responde a todas as suas preces, já que propõem como solução para esse dilema no livro “O mochileiro das galáxias”, do autor Douglas Adams, o que ele chama de: sistema de propulsão de possibilidades infinitas. O exato esquema de como essa tecnologia funciona é algo muito louco de explicar aqui, já que ele basicamente mistura física quântica com surrealismo.

De acordo com Adams, ela gera “o infinito campo de improbabilidades para que uma nave atravesse as distâncias que paralisariam a mente até a mais longínqua das estrelas”. Alguns do efeitos colaterais que essa tecnologia pode causar em um ser humano são: alucinações, mutações e (nas mulheres) dar a luz a enormes animais marinhos...

A Balsa (The Carrier)


Quem diria que uma das naves mais cobiçadas, poderosas e misteriosas do universo dos quadrinhos da série “The Authority”, ia fazer tanto sucesso tendo a aparência de um focinho de cachorro!

Esse veículo de proporções gigantescas passeia por entre a “Sangria”, que seria a grosso modo: o espaço existente entre as diversas dimensões que compõe o multiverso. Inicialmente ela era apenas um veículo para fazer comércio entre as realidades, criada por uma raça alienígena ancestral. Mas sua caixa preta foi apagada em algum momento, então isso não é certo.

Essa nave, que é energizada em seu núcleo por um “universo bebê”, foi abandonada junto à órbita da Terra e permaneceu em estado adormecido por diversas eras até ser descoberta.

Uma de suas mais notórias habilidades e a capacidade de abrir “portas” entre dois pontos em qualquer lugar do espaço, incluindo universos paralelos e qualquer lugar no passado e futuro, assim como a famosa nave do Doctor Who também pode fazer, você dirá

No entanto há coisas que só a Balsa faz por você, por mais que a TARDIS seja muito maior por dentro do que o é de fato por fora ela nunca poderia fazer coisas, como por exemplo:receber em suas dependências toda a população do planeta que fugia de um cataclismo eminente e os transportar em segurança para uma nova Terra paralela.

Jupiter 2


Uma obra de arte retrô da era atômica.

Se você viajará em missão exploratória para um planeta que orbita uma estrela de Alpha Centauro, levando consigo toda a sua família e precisa de conforto, segurança e do melhor da tecnologia de sua época, essa é a sua nave!

Lançada na série Perdidos no Espaço durante os anos sessenta, na ficção no que seria o futuro: 1997, a Jupiter 2 é a mais sofisticada peça de hardware já imaginado pelo homem. Nobre no conceito e brilhante na execução, esse veículo pode tornar possível a travessia humana para além de nosso sistema solar.

Essa nave tem dois andares. O deck superior é composto por sofisticados e autômatos equipamentos de direção, assim como câmaras de êxtase que permitem que a tripulação possa permanecer em animação suspensa, sem envelhecer um único dia, enquanto aguarda pelo fim de sua jornada de cinco anos e meio.

O deck inferior contém os incríveis motores atômicos que energizam a nave, assim como cozinha, banheiros, laboratório e alojamentos. O compartimento de contenção do robô (a maior estrela da série) se localiza no centro do veículo.

É impressionante como cada nave de nossa lista representa muito bem a mentalidade que nós tínhamos em relação às nossas capacidades científicas da época em que foram pensadas. Nesse ponto, é inegável que a Jupiter 2 é a mais racional de todas as grandes naves da ficção.

USS Enterprise


O primeiro porta aviões americano totalmente movido por energia nuclear no mundo, foi batizado com o mesmo nome.

Essa é provavelmente uma das naves mais lindas, elegantes e amadas de toda a ficção científica . Talvez por isso seja vítima de constantes destruições nas telas do cinema, possivelmente para alimentar o fetiche sádico de inúmeros fãs e alguns produtores.

É importante lembrar que nunca houve apenas um modelo de Enterprise, mas vários, alguns com pequenos e inovadores detalhes que os distinguem e outros mais ousados que mexem aqui e ali em sua icônica estrutura, sem nunca se descuidarem da preocupação de a toná-las reconhecível aos fãs.

Toda a vez que vejo a imagem da Enterprise a palavra que me vem a mente é: esperança.

Ela é a mais famosa de todas as naves dessa lista e sem dúvida nenhuma é a que foi construída para realizar a tarefa mais nobre entre todas as suas irmãs, buscar novos mundos, novas culturas e acima de tudo para audaciosamente ir onde nenhum homem jamais esteve.

Millenium Falcon


Esse é um caso de amor. Se você é um nerd solteiro, que deseja impressionar as gatinhas ou simplesmente vencer com facilidade um “racha” com os colegas da sua rua, esse é o seu veículo!

Sim, ela se parece com um hamburger com um ovo cozido ao seu lado. Mas se você a enxergar com toda a paixão que ela merece e que todos os seus donos já tiveram por ela, a Millenium será a mais linda nave do universo.

Essa maravilha da mecânica é totalmente armada de cima a baixo, além de ser comprovadamente o veículo mais rápido da República Galáctica, na série Star Wars.

Na verdade ela é tão rápida que pode ir de um ponto ao outro de um sistema planetário muito antes de você terminar de falar a palavra: “persec”.

E não se engane com seu tamanho, a Millenium Falcon é muito mais forte e resistente do que você pode imaginar. Um máquina do tamanho certo para os amantes da aventura.

Battlestar Galactica


Agora vamos falar de design, conforto e poder de fogo….
Praticamente uma Citroen do espaço, o equivalente também a um aeroporta aviões cósmico, a nave de batalha Galáctica é a jóia das doze colônias humanas que vivem no espaço há décadas em busca de um novo mundo para colonizarem.
Essa maravilha da engenharia humana é energizada por um exótico elemento chamado: tylium, que só é achado em certos planetas. Nas temporadas mais recentes de sua série, foi criado um novo modelo de nave chamada: Pegasus, muito maior e mais avançada tecnologicamente, mas de forma alguma tão icônica como a velha Galáctica.
De todas as naves escolhidas para essa listagem, após a SDF-1 Macross, a Galáctica é sem dúvida a mais impressionante por seu poder de fogo e resistência, afinal foi construída para não só conduzir nossa espécie de volta a seu mundo natal após milhares de anos no espaço, mas também para enfrentar qualquer ameaça hostil à nossa sobrevivência.
A nave Galáctica vive em um contínuo estado de crise, em que os Cylons – seus adversários alienígenas - podem aparecer a qualquer momento, e em que bombas terroristas, assassinatos, rebeliões, acidentes, e pragas são parte da sua infortuita rotina.
Não é fácil ser a Galáctica e ela supera tudo isso com muita classe.

No site Santuário você verá as naves: MOYA, the Leviathan – SDF-1 Macross – TARDIS – Spindrift – The City – Cruzador Espacial Yamato.

Podem ver as outras naves e votar clicando aqui na imagem em baixo, no banner do site O Santuário!



Boas leituras

28 comentários:

  1. se não tem nenhuma dos "metabarões" é um embuste!!
    :P

    ResponderEliminar
  2. Já tinha votado na TARDIS, pelo que ela nos possibilita; viagens espácio-temporais. Contudo a Balsa parece poder fazer o mesmo, com a vantagem de receber toda a população de um planeta. Nada mal, para um gigantesco focinho de cão. ;)

    ps: Porreira, pá, a parceria entre sites. Mais que isso, entre amigos.

    ResponderEliminar
  3. Tenho que reclamar da ausência das Eagles do Espaço: 1999

    ResponderEliminar
  4. Ótima lista, não conhecia algumas destas, mas a briga é acirrada, fiquei entre a Millenium Falcon e a USS Enterprise!
    Parceria legal, do Leituras e do Santuário!

    ResponderEliminar
  5. É o problema das listas, são muito subjectivas.
    Muitos conhecidos meus também não concordam com esta minha lista:

    http://www.paulobrito.pt/my-top-10-1-favorite-fictional-detectives/

    ResponderEliminar
  6. Muito bom. Eu só tiraria a do Galactica e incluiria a fantástica e icônica Space Battleship Yamato no lugar, mas a lista ficou ótima. 8)

    ResponderEliminar
  7. O Arcadia do captain Albator para os franceses , harlock para os outros. Sem duvida o space ship mais emblematico ao nivel da cultura niponica, muito mais que um upgrade do Yamato, honra seja feita ao seu lendario criador leiji Matsumoto.

    Blaise

    ResponderEliminar
  8. Pensador Louco, a Yamato (assim com a Spindrift e a Enterprise) são minhas preferidas, ela a outra parte da listagem o Santuário.

    Paulo Brito, a subjetividade das lista é delicada e poucos entendem que o barato é esse, nos cobram pensarmos igual a cada um e isso é impossível.

    Paulo Costa! A Eagles está faltando de propósito! Planejo uma matéria especial TODA para o "1999" !!!! Meu seriado de ficção favorito!

    Aos amigos que vêm escrever aqui, meu muito obrigado, estar no Leituras de BD é uma HONRA.

    ResponderEliminar
  9. Então estás perdoado. Fico à espera.

    ResponderEliminar
  10. never-ending-spleepy-eyes
    Isso é injusto... outros exemplos teriam o meu apoio, como a nave do Valerian! Nenhuma nave dos metabarões se tornou ícone da cultura pop, e eu tenho os álbuns todos!
    :P

    ResponderEliminar
  11. Carlos Rocha
    Para que conste a Tardis é a nave mais foleira das 12 apresentadas!
    :D

    ResponderEliminar
  12. Paulo Costa
    E reclamas bem!
    Mas parece que o Victor quer fazer um post especial para o "Espaço 1999"!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Guy Santos
    Foi a primeira e espero que não a última!
    :)

    ResponderEliminar
  14. Paulo Brito
    Nunca alguém concorda a 100% por uma lista feita por outro! É assim, somo todos diferentes, o contrário seria horrível...
    :D

    ResponderEliminar
  15. Pensador Louco
    Não seguiste o link... esta é uma parceria LBD e Santuário! As restantes naves estão no site do Santuário e a Yamato está lá a votos e bem classificada!
    :|

    ResponderEliminar
  16. Blaise
    Sorry... não conheço essa. Mesmo.
    :\

    ResponderEliminar
  17. Venerável Victor
    Para a próxima parceria serei eu o "anfitrião", ou seja a "enquete" vai ser aqui no LBD!
    :P
    (Isto se quiseres mais parcerias!)
    :)

    ResponderEliminar
  18. Não sei como é que alguém é capaz de considerar alguma coisa no Universo mais fixe que a Tardis.

    Mas.... as outras também são muito porreiras. :)

    ResponderEliminar
  19. O convite está aceito!!! Por favor pense em algo para o mês que vem!

    ResponderEliminar
  20. Rui Esteves
    A Tardis é fixe! Mas não a mais fixe!
    A mais fixe é a nave Golfinho de Prata de Axle Munshine (série "O Vagabundo dos Limbos). Essa sim, não há nave que se iguale a essa em "fixeza".
    Essa nave tem um ecossistema inteiro lá dentro, moldado de acordo com a emoção/sentimento de Axle Munshine na altura... se está contente é floresta luxuriante com cascata e tudo, se está alheado e deprimido rapidamente se transforma num deserto! E essa nave alimenta-se! Pousa num planeta e alimenta-se dele, nada de combustíveis a que estamos habituados, isto tudo sem falar de que é a nave mais rápida do universo e mudar de forma se necessário.
    É a nave que está no topo do blogue! Não existem muitas imagens desta nave na internet... um dia destes faço um post sobre ela!
    :D

    ResponderEliminar
  21. Venerável Victor
    Repto aceite deste lado!
    :)

    ResponderEliminar
  22. Boa lista apeasar de ter naves miticas como a Enterprise a Falcon e a Galatica eu só trocaria a Coração de Ouro (Heart of Gold,pela Arca/The Arck a nave que transporta os Transformers para a Terra em estilo Kamikase.Ou a Ramrod dos Star Sherrifes que se torna num Robot cowboy.

    http://www.youtube.com/watch?v=qacRhizk-_c

    http://www.youtube.com/watch?v=lRiPZD8pvtw

    ResponderEliminar
  23. Optimus
    LOL
    Sabes que as listas, sejam do que for, são sempre feitas ao gosto que quem as faz. Neste caso o Victor.
    De qualquer modo ele tentou escolher naves da imaginário pop universal.
    Eu também teria 2 ou 3 que preferiria a algumas que lá estão. Mas lá está, se calhar não são tão universais como as escolhidas.
    ;)

    ResponderEliminar
  24. Admito minha culpa, dei prioridade em alguns casos para naves menos importantes, mas que amo, como a Spindrift... Dessa forma a Ark por exemplo, maravilhosa, saiu perdendo... priorizei os pequeninos de Terra dos Gigantes aos Gigantes de aço de Cybertron... rsrsrs, mea culpa.

    ResponderEliminar
  25. Venerável Victor
    LOL
    Quem faz as listas, faz sempre de acordo com aquilo que gosta, que acha mais pertinente ou de que se lembrou na altura!
    Não há mais nada a dizer!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]