segunda-feira, 3 de junho de 2013

Porque me apetece... (II)



Não me está a apetecer.
O ambiente português da BD é assim algo que me está cansar mesmo… a negatividade permanente é algo que me começa a fazer mossa!

Está a apetecer-me fazer umas férias disto, este último mês foi muito desgastante. Eu sei que tenho um “qui pro quo” com algumas pessoas… é público! Mas não é para aí que este post é virado.
O que me chateia mesmo mais é a atitude de quem deveria ser MUITO mais responsável que eu na BD em Portugal (eu sou responsável por um blogue com apenas seis anos), atitudes mentecaptas, atitudes pouco dignas, e claro, tenho de dizê-lo, se calhar é por causa desta gente que isto está neste marasmo, que nem cheira mal nem cheira bem. Chego à conclusão que isto está assim por causa dos mesmos… os pé na cova, os que não deixam fazer, os que quando alguém quer fazer algo de bom para todos, mandam abaixo para manterem o “poderzinho” adquirido em décadas.


E antes de continuar, tenho já de deixar aqui uma coisa muito clara. Não quero que haja dúvidas em relação a isto. É sabido que tenho problemas pessoais com o Hugo Jesus, mas isto tudo que eu estou aqui a falar não tem a ver com ele. Os meus problemas com ele são apenas com ele, e são pessoais, portanto nem vale a pena levar para esse lado.

Custa-me que pessoas que deviam ser as primeiras a aplaudir as sacudidelas no marasmo na BD portuguesa sejam as primeiras a deitar abaixo e a dificultar a vida a quem quer fazer.
Porra páh… se não querem fazer, não façam, agora não insultem nem ofendam quem quer fazer. Considero isso vergonhoso. Custa-me ver esse poderzinho instaurado a ofender quem anda na BD há décadas, e que mesmo assim ainda tenta ir para a frente por amor à BD, e tenha a sua imagem denegrida por aberrações que se intitulam críticos e “investigadores” (CSI de certeza).

Pessoas que já deveriam ter uma maturidade muito superior à minha neste campo, pelos anos que têm neste ramo, são as primeiros a denegrir o trabalho de pessoas com quem trabalharam há muitos anos, chamando-lhes joguetes nas mãos de outros… nunca pensaram que se calhar não são joguetes, se calhar são parceiros e amigos. Provavelmente a palavra “amizade” é muito forte para essa gente, não a entendem.

Focando-me mais nisto que eu estou a dizer, é impressionante o que alguns jurados dos PPBD têm dito em público. Ainda por cima os que têm dito asneira sobre asneira são aqueles que há mais tempo (fora algumas excepções) trabalham na BD. Uns até aceitaram ser jurados, votaram nos seus eleitos, e como os seus eleitos não ganharam... o trabalho de todos os outros é viciado??
Por amor da santa… que pequenez de homens!

Insultam membros da organização que já fizeram mais pela BD em Portugal do que eles algum dia almejarão fazer, a troco do quê? Atenção, não estou a falar de mim, sou muito "maçarico" nisto! “Status quo” em perigo? Deixaram de ser importantes porque alguns tipos mais novos, acompanhados por outros mais velhos, decidiram fazer algo??
Continuem a dar informações erradas, que só lhes fica bem, e a insultar outras pessoas de borla!


É que à mulher de César não basta ser estúpida, há que parecê-lo também!
E aí conseguiram… sê-lo e parecê-lo!

Tenham juízo. Se não querem participar, ponham-se de lado! Arredem que o comboio está a passar depressa demais e não pára na vossa estação. Por mim podem fazer mais uns quantos telefonemas anónimos, deixar aqui mais mensagens rascas que só posso pensar que são de “bobbys” de alguém, ou de pessoas muito mal-informadas. Mas têm uma coisa boa… é que só me demonstram que eu estou no bom caminho! Mas tenham cuidado para não serem atropelados! É melhor sentarem-se à mesa da esplanada beber umas cervejinhas e comerem uns caracóis enquanto o comboio passa. Continuem a viver no passado.

E para quem ainda não sabe, eu sou amigo do meu parceiro de organização, o Mário Freitas. O tal que viciou as votações para um livro da Kingpin ganhar…e sou amigo da Mª José Pereira que também faz parte da organização, a tal que foi enganada pelo Mário Freitas... um joguete nas mãos deste, como alguém disse.

Grande poltrões… só conseguiram, ou pelo menos tentaram, tirar o brilho a um excelente livro em que os jurados livremente expressaram o seu voto. A mesquinhez é uma coisa terrível! Até aí chega a sanha da inveja.
Não gostam? Têm bom remédio… das duas uma, ou tomam Compensan ou afastam-se se não quiserem tomar parte!


Desculpem-me, estou a escrever à toa, conforme o que me vai na cabeça e na alma… e decidi escrever agora porque alguns assuntos já estão mais frios, achei que agora era a altura de eu desabafar.

E já que este é um post muito “desprazeiroso” também posso dar a notícia que a Maria José Pereira apresentou a sua demissão na ASA. É com mágoa que digo isto, pois acabei por me tornar muito amigo dela!

Para vocês “críticos” deste projecto, e apesar de me terem desgastado bastante (mesmo) e de me apetecer meter férias da BD por um tempinho, obrigado por meterem dado mais força para continuar. Não sou de desistir, sobretudo quando vejo que o trabalho está a ser premiado desta maneira por quem pouco vejo fazer, sem ser umas bocas por aqui e por acolá.

Outra coisa, apagarei sem dó nem piedade qualquer comentário que eu ache pouco digno. Não vou ser democrático nisso, aliás estou cada vez menos democrático em relação à caixa de comentários desde o mês passado.
(Hoje ganhei mais uns "amigos" de certeza...)
:P

Lamento não ter tido ainda a paz de espírito suficiente para fazer os posts do excelente Festival Internacional de BD de Beja. Espero que amanhã esteja mais sossegado para fazer isso por prazer e não por obrigação. Hoje seria por obrigação e Beja não merece isso.

Boas leituras

30 comentários:

  1. nada de novo no canal? mas isso já se sabia.

    ResponderEliminar
  2. Eu ando por esta coisa dos blogs há ainda menos tempo, e já tive direito a comentários maldosos e sem necessidade, já assisti a várias pragas de plágio, e tive conhecimento de algumas querelas desagradáveis sem qualquer tipo de sentido. É como se existissem pessoas que têm puro prazer em denegrir e complicar o trabalho dos outros, ofendendo e copiando!

    Aquilo que tenho a dizer é "Força aí!". Sigo o teu blog de forma assídua, e tenho-te como referência, no que toca a BD. O esforço que fazes é o esforço que eu tento fazer, em nome da divulgação e da partilha livre de conhecimento e opiniões. Eu vou-me safando, mas tu fazes um belo dum trabalho, és praticamente incansável na divulgação de BD! É de louvar... Continua :)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Caro Nuno.
    A minha ligação à banda desenhada é feita essencialmente feita pelos livros. Depois consulto alguns blogs, mas não sou perito e não sei nem de perto nem de longe tudo o que se passa no mundo da banda desenhada, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Este é um dos blogs que consulto diariamente e com o qual muito tenho aprendido.
    O que eu queria dizer, e não me leve a mal, é que gostando tanto de banda desenhada, não procuro blogs para ler lavagens de roupa ou jogadas de bastidores, quezílias ou maldizer sobre este ou aquele.
    Acho que deve ter as suas razões para estar chateado, seja lá com quem for, mas é a minha humilde opinião que sendo este um blog tão procurado, que se tornou tão real na vida de muitos apaixonados por estas leituras, e com certeza por muita gente que apenas quer saber de livros de BD, este tipo de desabafos não são interessantes nem apelativos. Talvez mostrem uma realidade obscura, do qual não temos noção, mas será que queremos saber mesmo destas tramas?? Não causará antes o afastamento daqueles que têm boa onda? Lembro-me que (sem ter noção nenhuma de quem são as pessoas envolvidas) chegou a haver um Fórum que começou a ter um ambiente estranhíssimo, cheio de ataques e contra-ataques pessoais, facto que me fez deixar de o visitar. O mesmo acabou por morrer pelo que percebi exactamente por essas razões... Eu preferia visitar este e outros blogs e encontrar apenas a magia da BD, pois é nesse sentido que tão bem tem trabalhado o estimado blogger...
    E o meu desejo é que estes espaços nunca morram por fugirem à própria essência...
    Os meus cumprimentos e espero que não desanime e que continue a deixar-se envolver (e a envolver-nos) de boas energias daquelas que só uma edição fresquinha ainda com cheiro a tinta nos consegue emanar. E o resto são cantigas. Bem haja.
    Mário Fernandes

    ResponderEliminar
  4. Apesar de perceber o desabafo, continuo a não perceber porque te deixas ir tão abaixo com estas tretas. Os cães ladram e a caravana passa. E quanto mais a caravana tiver luzes e som e pessoas a acompanhá-la, mais os cães vão ladrar. Sei que já tens o blog há uns anos, mas a aventura ainda está a começar, e os PPBD ainda só vão na primeira edição.
    Porra, arranja lá uma couraça mais impermeável a toda a m€rd@ que mandam na tua direcção. Cada vez vão mandar mais, mas acho que não deves perder a perspectiva de que no fim de contas não passa disso mesmo, m€rd@.
    Foca-te no pessoal que te acompanha aqui, no pessoal que aprecia o esforço e nas iniciativas que tens tido. Em suma, foca-te mais no que isto tudo te tem trazido de positivo, e deixa os cães continuarem a ladrar. Tens mais amigos do que pensas.

    ResponderEliminar
  5. paulo brito
    É um canal muito lamacento e pantanoso...
    :\

    ResponderEliminar
  6. Rui Bastos
    Só vais sentir mesmo o peso destas cenas quando um dia te decidires a entrar mesmo dentro do pequeno mundo da BD portuguesa. Aí começas a perceber algumas coisas que não estão certas e se resolveres falar nelas frontalmente e afrontar o status quo instaurado... bem, começam os entraves e as armadilhas. É um bocado estúpido estar a falar disto assim, eu sei... mas é a realidade.
    E cansa...
    :(

    ResponderEliminar
  7. Mário Fernandes
    Eu sei que este tipo de post não será muito interessante para a maioria dos leitores deste blogue, tenho consciência disso.
    :)
    Mas de vez em quando um tipo tem de desabafar. Desabafar faz com que eu descomprima e ganhe novas forças para continuar!
    De qualquer modo 1 ou 2 posts destes por ano também não fazem grande diferença para os leitores a quem isto não diz nada, ou seja, para os 400 posts previstos para este ano este tipo de desabafo penso que se dilui!
    :)
    Ainda bem que deste o feedback sobre a tua utilização assídua deste espaço, apesar de ter muitas visitas diárias quem escreve gosta de saber que tem um público fiel. Dá força a quem publica!
    Mas está descansado que hoje terás mais BD. O desabafo já foi... é que eu detesto sentir-me um saco de pancada e ficar calado. Uma questão de feitio!
    :)
    Mais BD hoje! O desabafo já foi!
    :D

    ResponderEliminar
  8. Luís Sanches
    Não imaginas o quanto é desgastante e cansativo estar a trabalhar de borla para algo maior que nós, e depois teres esta gente a minar, a amesquinhar, a desgastar... e sabes que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
    :P
    Áh... mas eu foco-me no pessoal que gosta do LBD, ou simplesmente e mais importante, de BD.
    Mas como disse ao Mário Fernandes não gosto de ser saco de pancada... injustamente ainda por cima! E a única maneira de eu tenho de descomprimir é mesmo assim.
    ;)
    (E espero ter aqui mais amigos do que penso que tenho...!)
    :D

    ResponderEliminar
  9. Nuno

    Sei como te sentes; e este saber bem de alguma experiência "à distância", porquanto procuro estar fora da floresta para ver a floresta.
    De tudo o que escreveste - e que concordo, pese embora fugir à divulgação da BD - sai-me doloroso o que se refere à Maria José, que me deu a triste novidade quando regressava de Beja. Isto é que é de lamentar. E tanto mais, quanto se sabe que ela está a fazer um excelente trabalho na ASA, conseguindo mesmo transportar a BD através dos meios qua mais se divulgam pelo País, como é o caso dos "media".
    Estou tão triste, que não sei mais o que dizer...
    Estou a escrever um romance e faço uma pausa na banda desenhada, com um trabalho na fase final. Nos livros que já escrevi - e que tive críticos consideráveis no meio literário a criticá-los, como o Baptista Bastos e o falecido Assis Pacheco - não levei a bordoada, o estigma e a omissão de desprezo propositado que me proporcionaram algumas "personalidades" que se inseriram a arremedar essas artes na BD.

    ResponderEliminar
  10. Santos Costa
    Não me importa, e até gosto, que façam críticas construtivas e inteligentes.
    Agora insulto... não.
    Quanto à Maria José fiquei triste, mas já estava um pouco à espera disto desde que reduziram o departamento de BD da ASA para duas pessoas, ela (Mª José) e outra pessoa. Não havia condições para trabalhar...
    :(

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Infelizmente é o país que temos. Em todas as áreas de actividade como a música, a literatura, a banda desenhada, empresas, agricultura, industria, até nichos de mercado (!), desde a nossa fundação como país que estamos invadidos de gente decrépita, conservadora, conspiradora, cínica, desprovidos de qualquer “dom” de gestão de recursos e de negócio estrangulando totalmente a evolução da inovação, comprometendo este país até ao ponto onde chegámos.
    Estou farto de patos bravos e de defensores das quintinhas e dos velhos costumes, da teoria da não decisão, do chutar para canto, deixa outros resolver, decidir, ou então não deixem fazer nada. Estou farto de bota abaixo sempre que alguém, contra marés, decide fazer alguma coisa de diferente.
    Adicionalmente estou muito desiludido com o pedido de demissão da MJP. Espero que não seja aceite…. No entanto, a confirmar-se já estou a ver o filme:
    - era a única editora, para além da Netcom2 que ainda vinha editando, claramente reduzindo drasticamente o volume de publicações em 2013 (será este o motivo?)
    - Não estou a ver a ASA continuar com a mesma política de edições – quantas séries não ficarão penduradas? Escorpião, Aguias de Roma, Murena, XIII, Valerian, sei lá mais quantas…
    - Outra editora pegará nas séries de maior publico e lá teremos novamente uma fase pós meribérica: novas edições de asterixs, tintins, lucky luke, etc.
    Uma vez mais o publico português desta arte, será prejudicado, mal tratado. No limite penso que deve ser o único negócio que não tem consideração pelos seus clientes! E que mesmo estando sistematicamente a serem maltratados, fazem sempre festa, como crianças, quando um novo livrito é lançado, independentemente do seu preço.
    Estou a ver tudo muito negro a médio prazo. De facto, se tudo isto se confirmar, passo definitivamente a comprar em inglês e francês – esta língua malvada que pouco percebo…

    ResponderEliminar
  12. diogosr1
    Pois, levamos com essa gente toda que identificaste na primeira parte do texto... e não foi pera doce.
    -_-

    Quanto à Mª José e às publicações da ASA, o plano de publicação está feito até ao fim do ano. Mas como deves ter reparado têm saído poucos livros desta editora desde o último trimestre do ano passado, por força do nº de pessoas que ficaram a trabalhar (2 a contar com a Mª José). Assim no final do ano passado (salvo erro) e no princípio deste ano estas duas pessoas levaram com a xaropada de duas séries ASA/Público (Lucky Luke e Marsupilami) e uma ASA/Visão (Mafalda)... pouco tempo para tratar das séries ASA "alone". De qualquer modo o Murena está aí, e logo de seguida haverá outro (Murena). É a notícia que te posso dar.
    :\

    ResponderEliminar
  13. bom......sou um grande apreciador de BD e também de alguma forma coleccionador, mas não percebo nem reconheço as intrigas as invejas e os mal-estares que parecem também invadir a BD, como tantas outras áreas de actividade. E é sempreda mesma forma. Quem nada faz ou pouco faz critica quem alguma coisa quer fazer. A mim leitor regular do LBd só me cabe dizer que a sua função tem sido muito útil a vários níveis e espero que não falça como a Maria José e não apresente a sua demissão de blogger. Faz-nos muita falta. Qunato à Maria José obviamente é uma péssima notícia e só espero que o seu pedido não seja aceite e que melhorem as condições para poder realizar o seu trabalho. Quanto ao seu desabafo, o espaço é seu, escreve nele oq ue quiser, e como diz o povo quem não se sente, não é filho de boa gente. E como o tomo como filho de boa gente, é natural que se sinta e desabfa num espaço que é seu e partilhado concerteza com muitas pessoas que o olham como um "amigo". Continue, contra os velhos do Restelo no seu pior estado. Um grande abrçao de respeito e admiração.

    ResponderEliminar
  14. letré
    Obrigado pela compreensão e apoio!
    :)
    Quanto à Mª José acho que não há volta a dar...
    :(

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Se fossem medíocres (o grupo que organizou, e organizará os PPBD) não seriam alvos de críticas.
    Porque estariam ao nível dos "críticos" e eles não costumam criticar os seus pares.
    ]:-)

    ResponderEliminar
  17. Diabba
    Não deixas de ter razão, penso eu de que... lol
    :D

    ResponderEliminar
  18. A saída da Maria José da ASA pode ser definitiva, mas pode ir continuar o excelente trabalho para outra editora, não?

    ResponderEliminar
  19. Anti-Herói
    Para que editora?
    Não há muitas em Portugal...
    Para já penso que vai trabalhar editorialmente noutro lado, mas não em BD.
    :\

    ResponderEliminar
  20. Nuno,
    A saída da Maria José por si só, mas tb porque enquadrada numa redução maior da equipa de BD da ASA significa que a ASA BD vai passar a ser residual. Por isso penso que vai criar-se espaço para outra editora aparecer. Lembremos que o fim da Meribérica criou espaço para a ASA e VitaminaBD, mesmo apesar dos saldos intermináveis de 1€ a 3€ a fazer concorrência.

    ResponderEliminar
  21. Boa noite
    Em relação as questões faladas neste tema nao vou opinar porque nao tenho conhecimento e muito sinceramente nao quero ter. Mas nao me surpreende...o que aqui foi "desabafado" acontece 1000 vezes em todas as áreas da nossa sociedade, quer em questões pessoais quer profissionais. E a mentalidade típica do que temos nesta terra abencoada e que infelizmente e muito difícil de mudar.
    Só tenho a dizer ao Nuno que acho que o seu LBd continua a ser do melhor que conheço ao nível da divulgação do que eu gosto de verdade... Bd

    Em relação as mudanças na ASA tb a mim me preocupa a vários níveis. Espero por exemplo que seja dada continuidade ao excelente trabalho de distribuição de bd com o publico e outras edições. Nao sei se e um negocio rentável para a ASA mas espero que sim e que se mantenha.

    Abraços e continuação de bom trabalho

    ResponderEliminar
  22. Anti-Herói
    Será difícil isso acontecer no meu ponto de vista. Estou a falar de uma nova editora.
    A época é de crise e os títulos de grande público, ou seja, aqueles que dão dinheiro (Asterix, Lucky Luke, Tintin e Blake & Mortimer) estão TODOS na mão da ASA, que esses não vai abandonar de certeza. Logo isso praticamente inviabiliza a criação de uma editora de BD com um catálogo grande, porque todos os títulos seriam de risco.
    Esta é pelo menos a minha visão. Se surgir alguma editora nunca será "grande", será sempre com um catálogo reduzido (infelizmente...).
    :(

    ResponderEliminar
  23. Bouncer74
    Acho que neste momento as parcerias com jornais estão apenas a virar-se para títulos de grande público, estou a falar da ASA e não da Levoir, deixando de lado a riqueza de tantos títulos interessantes de BD. E também acho que sem o motor Maria José Pereira, que em conjunto com apenas uma colaboradora fez 41 livros em 8 meses, não haverá grandes parcerias nos próximos tempos...
    :\
    E obrigado pela tua opinião sobre o Leituras de BD!
    :)

    ResponderEliminar
  24. Fico triste que acontece uma baixa de peso no departamento de BD da ASA, na pessoa de Maria José Pereira.

    Pensei que a parceria da ASA com a revista Sábado para o lançamento de Mafalda fosse um novo fôlego da ASA, ou quanto muito uma pequena experiência para ver resultados. Com a baixa no departamento de BD, temo que este se extinga.

    Ainda tinha alguma esperança que a ASA continuasse a publicação do Dragon Ball, mesmo que fosse em parceria com a imprensa, embora isso não dependa só da ASA, mas também da Leya. Assim fica pertíssimo do impossível.

    É realmente difícil não ser pessimista nos dias de hoje ...

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. CF
    Sim... está difícil, sim!
    Dá-me a ideia que a ASA quando acabar o programa (já reduzido para este ano) da Mª José, ou seja no fim deste ano, irá ficar-se pelos títulos de "grande público" (Asterix, Lucky Luke, Tintin e Blake & Mortimer). Este é o meu grande medo...
    :(

    ResponderEliminar
  27. Caro Nuno,

    em primeiro lugar queria deixar os meus parabéns pelo excelente trabalho e dedicação à BD, pois este espaço é sem dúvida um excelente local de divulgação da 9ª Arte. Encontram-se aqui óptimas sugestões de leitura, antiguidades, novidades e uma série de eventos e acontecimentos que são constantemente actualizados, para que os leitores do blog possam estar sempre a par do que se passa por cá a tempo e horas.

    Eu já fiz a recomendação no meu blog (9ª Arte), para que passassem pelo LBD no caso de quererem mais informação sobre determinado tema, pois sei que uma das bandeiras deste espaço é a divulgação de eventos bedéfilos (e de forma bastante pormenorizada).

    Espero que este blog se mantenha por muitos anos pois presta um excelente serviço à comunidade bedéfila. E, como diz DeRose: "Quanto mais fortemente se golpeia um gongo, maior será a quantidade de pessoas que o escutam." Portanto, há que agradecer aos que nos fazem frente, sem eles não produziríamos tanto e tão bem.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  28. MauroZiBex
    Muito obrigado pelos links no teu blogue, e pelo elogio ao meu.
    :)
    "Quanto mais fortemente se golpeia um gongo, maior será a quantidade de pessoas que o escutam."
    lol
    Mas olha que o gongo também fica mossas!
    :D

    ResponderEliminar
  29. Fica, mas cada vez se faz ouvir mais ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]