segunda-feira, 31 de março de 2014

Lojas de Banda Desenhada: Casa Da BD


A segunda loja especializada em Banda Desenhada a ser focada nesta rubrica é a Casa da BD.
Wagner irá falar sobre ela já a seguir!

Conheçam a Casa da BD!
:)

A Casa Da BD nasceu há uns anos atrás (nos molde que conhecemos hoje em dia), mas tudo começou quando os meus pais nos (a mim e aos meus irmãos) decidiram comprar um lote de BD em 2º mão (na altura na sua maioria super-heróis da Abril... capitão América, X-Men, Homem-Aranha, etc...)
de forma a estarmos dispostos a ir para a loja com eles, pois digamos que uns putos de 13/14 anitos (nos idos anos de 1994) não querem perder Sábados, e que na altura tinham as manhãs cheias de desenhos animados para ir para uma loja de antiguidades que, na falta de melhor adjetivo era... enfandonha (a loja situa-se na zona onde se realiza a feira da ladra).

Aí começámos então a estender a toalha no chão e a vender, e ler, as nossas aquisições. Começou assim, mas em breve do chão passou-se para uma prancha de madeira em cima de uns cavaletes... até que os nossos pais nos “deram” meia loja para colocar BD, e a outra metade era com livros mais antigos e técnicos (passámos a ser... alfarrabistas).

Durou cerca de 1 ano, depois disso a loja ficou só com BD e perto da altura da Expo 1998 podia-se dizer que negociava com comics em inglês. Em português tinha Disney e álbuns franco-belga e manteve-se assim durante alguns anos pois todos nós estudávamos e a loja (ao contrário do que muitos julgam) é só um hobby.

Desde o início de 2000 que a loja vem participando em feiras do livro, eventos de BD, e cerca de 2008 (com o começo do "Boom" da manga e anime em Portugal) adicionámos Manga e merchandise (um pouco mais tarde ) ao nosso “portfólio”. Temos participado em eventos por todo o país, e no estrangeiro, e a loja desde finais de 1999 também tem um site (embora não muito profissional , já que se trata de um hobby). Estamos no Facebook há uns anos para cá, pois temos que nos adaptar aos novos tempos. Hoje em dia somos uma referência para quem procura comics em português visto que temos as edições da Abril e da Panini, inclusivamente até as que não saem cá em Portugal, pois importamos diretamente). Temos também Mangas e merchandise (a ótimos preços), mas como o nosso mercado português registou um declínio em BD franco-belga e Disney a nossa loja perdeu um pouco de espaço nessas edições.

Assim é a loja “Casa Da BD”, muito resumidamente mesmo ;)


Super-Mini-Entrevista a Wagner Dias (Casa da BD)

Todos sabemos que a vida não está fácil para as lojas especializadas de Banda Desenhada, mas gostaria de saber o que pensas sobre o panorama actual do mercado de BD em Portugal.

O mercado de BD em Portugal não é famoso, nunca o foi, mas embora se deva dizer que nos últimos 20 anos vem (umas vezes mais lentamente outras mais rapidamente) perdendo clientes, razões ? Várias... a BD tem sido vista sempre como um parente pobre da família (cultura) e os pais que outrora até por vezes leram BD não incentivam os filhos a ler.

Os preços das edições são por vezes excessivos para o nosso mercado, as diversas crises pelas quais Portugal tem passado restringe ainda mais a carteira dos clientes, que, não sendo a BD um bem de 1º necessidade é das primeiras a ser eliminada no consumo dos clientes. Algumas editoras que não têm respeito pelos clientes que editam e depois simplesmente param, fazendo com que clientes fiquem com as edições incompletas e percam a confiança no mercado nacional, e por aí adiante. São várias as razões para o mercado de BD não ser famoso, mas nem tudo são amarguras! Nos últimos anos, e devido à lufada de ar fresco de influência japonesa, o mercado tem crescido gradualmente pois esta nova geração tem uma ligação à cultura japonesa, da mesma forma que a geração de 80/90 com os comics da Marvel/DC, a de 50/60/70 com os Cavaleiro Andante, Condor, FBI, Mundo de Aventuras, Guerra, etc.. , ou seja , o mercado de BD não é uma causa perdida, e se virmos a longo prazo sim a hemorragia foi severa (perderam-se muitos clientes), mas a curto prazo o mercado tem vindo a crescer paulatinamente devido às novas adições vindo das novas gerações.

E tens alguma ideia de como inverter esta situação de fragilidade actual do negócio da BD em Portugal?

Como disse anteriormente, são várias as razões para o mercado ser frágil, mas a resposta é simples! Mais dinheiro na carteira dos clientes (aumentarem os salários e menos tributação fiscal) e maior e melhor distribuição de BD. O mercado poderia crescer tanto ao aproveitar as dezenas de filmes de super-heróis que nos últimos anos têm vindo para as salas de cinema, e com o "Boom" da influência japonesa nos eventos! O pior é que não há $$! E quando assim é (e irá ser por algum tempo) é difícil mudar esta tendência.

Queres passar alguma mensagem aos leitores deste artigo?

Apesar da nossa loja ser fruto de um hobby nosso (no início, agora começa a criar contornos de ... trabalho), já faz 20 anos que existimos (não sempre como Casa da BD) mostramos que se cá estamos é porque quem nos conhece sabe que tentamos fazer o melhor mesmo neste mercado tão difícil, e contamos com a vossa ajuda também ;)
Claro que o pedir para comprar na nossa loja está implícito, mas não é só isso , mesmo que não comprem visitem-nos na loja, nos eventos , Facebook, site, onde quer que seja, acreditem que estarão no vosso mundo ;) e com pessoas que partilham dos vossos gostos (mas que podem ter outra opinião acerca deles ).









Resta-me dizer que o site da Casa da BD é  www.casadabd.com , e informar a morada e horário:

Casa da BD
Mercado de Santa Clara
Loja 10
1100 Lisboa

Horário de Funcionamento:
3ª Feira: 9h às 16h30.
Sábados: 9h às 17h.

12 comentários:

  1. A Casa da BD é a ideal para quem, da minha geração, quiser completar coisas antigas da Abril. Fui cliente durante um par de anos, para receber as edições DC da Panini Brasileira. A melhor opção que tomei na altura, do que andar a coleccionar revistas estragadas e imprevisíveis de se obter, numa loja de centro comercial qualquer. Para além de que só na Casa da BD encontrei um livro para terminar a minha colecção franco-belga favorita. Revejo-me integralmente nas opiniões do Wagner. Sobre a outra loja aqui já focada (Dr. Kartoon), nada a dizer...É uma grande loja e das poucas de sucesso fora de Lisboa ou Porto. Ficarei atento às outras reportagens, para ver a opinião dos outros.

    ResponderEliminar
  2. Essa eu conheço in loco fui ai a 2 anos com um amigo doido pelo formatinho.Só que gastei tanto com a viagem e na epoca com LEVOIR/publico mais importados Marvel que de bd mesmo so comprei a Ultimate Thor.Mas do que vi gostei tinha de tudo hc/mangas/formatinho.Tambem concordo com o Wagner sobre o mercado.

    ResponderEliminar
  3. Tenho grande estima por essa loja em que o ambiente calmo, apesar do "pequeno" espaço para qual contribui a simpatia e saber do Wagner (do que possui)nos que dá uma escolha sem stress do que compramos. Com eles recomecei a coleccionar Disney e conheci o Manga com a grande vantagem de que tinham as várias variantes deste estilo de BD que podíamos consultar nas calmas...- foi neles que comprei um dos meus TOP BD com os livros do Keiji Nakazawa que não são fáceis de encontrar.
    Também tinham uma tanta variedade Comics que até eu que "nem ligo"... não resisti a umas espreitadelas e lá me interessei por alguns (HULK!)!

    ResponderEliminar
  4. Eu pela minha parte só tenho a dizer bem! Pedi uns números difíceis de arranjar, mesmo no Brasil, da Turma da Mônica Jovem e o Wagner conseguiu desenrascar-me!
    Devido a esse facto tenho hoje a colecção completa! Um dia há-de ser da minha filhota.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Um óptimo local, com uma ampla variedade. Já lá comprei vários livros, inclusive um que procurava há muito tempo, o Daytripper, entre outros.: Hellblazer, etc,
    Espero que continuem com muito sucesso.
    Pedro Gomes

    ResponderEliminar
  6. A BD não é um bem de 1ª necessidade??

    ResponderEliminar
  7. Pedro Gomes
    Infelizmente nunca visitei a loja fisicamente. Mas já comprei ao Wagner! 5 estrelas!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Incógnito
    Para mim é! LOOOL
    Mas como é lógico, e infelizmente, é relegada para último plano pela maioria das pessoas que sabem que existe.
    :(

    ResponderEliminar
  9. Já fui tantas vezes à feira da ladra e nunca tinha reparado nesta loja.

    Tenho que a visitar.

    Boa iniciativa Nuno!

    ResponderEliminar
  10. Rui Esteves
    Força! O Wagner é um tipo fixe.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Essa loja parece mesmo porreiro pena ser tão longe daqui do Porto, mas ainda vou fazer algumas encomendas porque o vendedor Wagner parece mesmo uum tipo muito fixe.

    ResponderEliminar
  12. Thiago Fujita
    O Wagner manda para todo o país. Basta mandar-lhe um mail!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]