domingo, 9 de março de 2014
The Aquaman Archive Editions Vol.1
1º ponto a reter nestas edições Archive: são excelentes livros! Super bem cuidados em todos os aspectos. Tenho vários e só as edições Absolute batem estes Archives.
Outra situação com que se depara o leitor que pretende adquirir estas edições, é o da disponibilidade... estas edições são caras mas esgotam rapidamente inflacionando os preços para valores loucos!
A DC teve um hiato grande na continuidade destes títulos, pensando-se que infelizmente teriam sido terminadas. Mas de há dois anos para cá voltaram novamente, embora com bastante menos títulos.
Para quem não sabe existem duas grandes linhas, uma respeitante à Golden Age (final dos anos 30 até ao princípio dos anos 50) e outra que se inicia na Silver Age (meados dos anos 50). Para mim os mais interessantes são mesmo os que se situam na Silver Age, como este Aquaman.
A minha experiência com esta linha da DC é composta pelos dois Golden Age Green Lantern, pelos sete volumes Green Lantern (Silver Age), pelos quatro Elfquest, este Aquaman, e o vol.2 do Hawkman (o primeiro volume está caríssimo...).
Este volume do Aquaman contém todo o início da personagem na Silver Age, fazendo a sua entrada com Adventure Comics # 260 (May 1959): How Aquaman Got His Powers, em que é feito um reboot à personagem com nova origem. O livro contém com as primeiras 25 histórias após este reboot de 1959. São elas os Adventure Comics #260 até ao #280, o #282 e o #284, mais os Showcase #30 e #31.
Existem muitas histórias neste livro de que não se conhece o argumentista, mas do que se conhece é Jack Miller o homem à frente dos textos. Quanto a desenhadores existe uma particularidade, foi uma mulher a desenhar praticamente o livro todo. Chama-se Ramona Fradon! Apenas duas histórias não são desenhadas por ela, Adventure Comics #267 (Lee Elias) e o Showcase #31 (Nick Cardy)
As histórias apresentadas garantidamente teriam de ser para crianças. São ingénuas e com profundidade zero. As situações caricatas apresentadas são completamente priceless, dá para rir bastante se estivermos para aí virados e é assim que temos de ler isto: com um sorriso nos lábios.
Existem situações mesmo completamente WTF, como o hospital dos peixes que o Aquaman decide montar, em que os peixes vão ao médico (Aquaman) e são tratados com ligaduras e desinfectantes! Alô??? Estamos debaixo de água! E as macas também não são de grande utilidade neste ambiente... :D
Numa das imagens que apresento podem ver uma cena priceless, em que o Aquaman chama os peixes agulha para coser os calções dos bandidos uns aos outros!
ADORO ESTES LIVROS!
:D
Quanto à arte, Ramona Fradon foi na minha opinião uma desenhadora excelente. O seu traço é leve e elegante, e as páginas são bem construidas. Fradon tentou dar um ar mais sério às histórias angulando o desenho e carregando um pouco mais nos negros, mas com aquelas histórias era impossível levar a sério o que quer que fosse (estou agora a lembrar-me das Olimpíadas aquáticas... ah ah).
Não esquecer que Ramona Fradon não fez apenas Aquaman, é co-criadora do Metamorfo e trabalhou também em Superman, Batman e Plastic Man.
De qualquer modo, aqui tivemos uma nova origem para o Aquaman, Aqualad, Topo, e o Human Flying Fish. E não esquecer o "quase crossover" com o Green Arrow!
Para quem gostar destas histórias WTF antigas este livro é um autêntico Maná!
Boas leituras
Hardcover
Criado por: Jack Miller e Ramona Fradon
Editado em 2003 pela DC Comics
Nota: 8 em 10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Disqus Shortname
sigma-2
Comments system
[blogger][disqus][facebook]
adorava ler estes archive versions que a dc publicou pena nao ter conta online (paypal) para comprar e tambem fundos porque muitos deles sao bem caritos quanto te custou nuno?
ResponderEliminartu compras comics em ingles e ha algum lugar em portugal que seja possivel pedir para arranjar estes livros?
Skillzofdead
ResponderEliminarOlha, estas edições não são baratas, e este livro não me custou nada... foi oferta da minha cunhada que está nos EUA.
:)
Podes sempre pedir numa loja da especialidade, existem várias pelo país (não tantas como gostaria) e podes sempre encomendar o que não estiver esgotado. Não sei onde moras, mas aqui em Lisboa tens 3, a Kingpin, a BDMania e a Mongorhead.
No Porto tens o Mundo Fantasma e uma nova que abriu agora que não me estou a recordar o nome agora Amanhã vejo o nome certo).
Em Coimbra a Dr Kartoon.
É uma questão de os contactares.
Para mais informação manda-me um mail.
;)
Não será a fanzada?
ResponderEliminarEduarda Alecrim
ResponderEliminarPor acaso não!
:)
Lembrei-me agora do nome... lol:
Comics Book Therapy
A Fanzada não sei se é loja física ou apenas virtual. Mas responderei aqui dentro de momentos.
;)
Eduarda Alecrim
ResponderEliminarA Fanzada é uma loja apenas virtual.
Confirmei agora.
;)
Não sabia que havia outra loja de bd no PORTO!!
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarAs coisas que eu sei do Porto aqui em Lisboa...
:D
Parabéns pelos ótimos resgates e matérias!
ResponderEliminarTony Fernandes
ResponderEliminarObrigado!
:)