sexta-feira, 24 de junho de 2022

The Fourth Power - Integral



O LBD volta a visitar a Ficção-Científica e a revisitar este mundo criado por Juan Jimenez. A primeira análise é de Março de 2009, e focava sobre o primeiro volume de 1989, publicado em português pela ASA em 2002: O Quarto Poder

Se clicarem no link desse primeiro livro publicado em português terão uma primeira boa análise (eu penso que é) a este mundo. Foram publicados mais três livros que completam esta obra de Juan Jimenez, mas nunca em português. Assim, resolvi completar em inglês com um único volume que compila toda a obra. É disso que falamos neste post.

As quatro partes desta obra são (em inglês com o ano de publicação original em França):

  • The Fourth Power - 1989
  • Murders on Antiplona - 2004
  • Green Hell - 2006
  • Island D-7 - 2008

Juan Jimenez infelizmente já não se encontra entre nós, faleceu em 2020 devido a complicações provocadas pelo Covid-19, mas deixou-nos um acervo brutal ao nível artístico sobre o qual eu me irei debruçar brevemente, mas na rubrica certa: Autores
Por isso não irei falar muito da sua vida e obra, acho que merece algo mais profundo da minha parte visto que eu sou fã da sua arte.

Se leram a minha crítica ao primeiro volume que saiu em português, verificarão que eu digo que a narrativa melhora nos três livros subsequentes... só que nem por isso :D
Como disse no anterior post, a série era só para ser um one-shot, mas Jimenez viu que finalizou um pouco no ar e que teria potencial para mais algumas aventuras dentro daquele mundo de terráqueos vs Krommiuns. 

A história foge para Antiplona, um planetóide artificial, onde o ser de energia pura das quatro super mentes femininas se refugia dentro de uma outra mulher: Gal. Esta parte tem três plots distintos que se irão unir no fim, com alguns twists e algum sangue. Murders on Antiplona é essencialmente acção e coboiada espacial.

Gal e a QB4 continuam em fuga, agora no espaço e acabam por se esconder num pequeno planeta sanguinário, Green Hell, cheio de armadilhas vegetais e outras cenas não identificáveis. Para mim é o arco mais confuso de história

O quarto andamento, Island D-7, torna a narrativa para o planeta onde tudo começou. Alguns nós são desatados e onde o conflito armamentista volta ao de cima, em conjunto com muita acção, claro está. 

Resumindo, uma história pura de acção ambientado em FC impossível (para mim a melhor de todas), passada em vários pontos do Universo, com muitas naves espaciais, veículos terrestres extraordinários, paisagens brutais e bastante acção. A história é simples, mas nas mãos de um verdadeiro argumentista poderia dar algo de muito melhor. A narrativa gráfica atrapalha-se muitas vezes nos delírios visuais de Jimenez tornando a história confusa, onde Green Hell é o grande exemplo disto.

A arte de Jimenez é o forte deste livro, ou não fosse ele o desenhador de A Casta dos Metabarões. Muitas vezes estas aguarelas de Jimenez dão para fazer literalmente cair o queixo do leitor! A narrativa está confusa? Não interessa, deixa-me absorver estas páginas! Esta space-opera é deliciosa para os nossos olhos.

No aspecto filosófico, basicamente temos o instinto de destrutivo das raças terráqueas a ser levado a guerras interplanetárias, sempre em busca da melhor arma, do melhor negócio de armamento, sempre na busca de vantagem, com intriga ou sem ela. Mafiosos no espaço dão um brilhosinho especial à segunda aventura
A capacidade de manipulação do corpo humano e a ausência de limites deontológicos, aliadas a uma inteligência acima do normal criaram o ser QB4, felizmente não beligerante por natureza embora com o poder de tudo destruir. 

Uma excelente aquisição para quem gosta de FC e para quem gosta da arte de Jimenez. Quem não quiser ler em Língua estrangeira pode sempre obter a edição portuguesa, ainda se encontra com alguma facilidade nas feiras de livros e leilões online, visto que foi feito para ser apenas um volume. 

Para quem quiser o pacote completo, têm esta compilação dos quatro volumes da saga, que podem comprar facilmente em inglês ou francês.





Boas leituras

2 comentários:

  1. Ando para comprar esse integral há imenso tempo,... a ver se é desta.

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel. Eu estava com este livro pendurado na minha wishlist há anos :D
    Comprei e não estou nada arrependido, os próximos vão ser Jodorowsky Library Edition Megalex , Moonface e White Lama
    Abraço

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]