quinta-feira, 13 de outubro de 2011

22º Amadora BD: Programação e Autores Estrangeiros Confirmados


O Amadora BD vai abrir as portas ao público pela 22ª vez, no dia 21 deste mês. Neste dia (6ª Feira) o Fórum Luís de Camões abrirá as portas pelas 21:30.
Veremos como vai correr este ano, esperando que seja bem melhor que o ano passado!
Em relação aos autores estrangeiros confirmados, nota-se uma quantidade de cartunistas fora do habitual, talvez porque o tema deste ano seja o HUMOR! Virá também Jeannie Schulz, viúva do célebre Charles Schulz criador dos Peanuts.
Passo a apresentar o programa, a lista dos autores estrangeiros está no fim.

22º AMADORA BD
A Festa do Humor em Portugal

Entre os dias 21 de Outubro e 6 de Novembro os quadradinhos regressam ao Fórum Luís de Camões e o 22º AmadoraBD transforma a cidade no ponto de encontro internacional da banda desenhada em Portugal.
Tendo O Humor como tema central, o Festival de 2011, apresenta um conjunto diversificado de exposições de autores nacionais e estrangeiros representativos das várias tendências e correntes da BD, dos clássicos aos contemporâneos, do mainstream à vanguarda.
Destaca-se nesta edição a exposição central evocativa do Centenário da criação da Sociedade dos Humoristas, em 1911, evento que recorda a afirmação da banda desenhada portuguesa, a par da evolução da BD mundial desde os primórdios à actualidade.
Para comemorar os sessenta anos dos Peanuts, uma das séries que revolucionou a história da BD, criada por Charles Monroe Schulz, e protagonizada pelos seus eternos heróis Charlie Brown e Snoopy, o Festival associou-se à Peanuts Worlwide, à CPLG, e ao Museu Charles Schulz, para participar na angariação mundial de fundos para o desenvolvimento de projectos da UNICEF.
Para além deste percurso pela história da BD é de salientar a emergência de uma nova geração de autores nacionais, designadamente, Filipe Melo, vencedor, em 2010, do Prémio para o Melhor Argumento, com o álbum Dog Mendonça e Pizzaboy, e uma mostra de Filipe Andrade, autor português em destaque e responsável pela ilustração original para a imagem do Festival.
Para além do Fórum Luís de Camões existem um conjunto de outros espaços na cidade que acolhem mostras de BD, cartoon e ilustração.
A presença de autores, a feira do livro, a apresentação e lançamento de novos álbuns, a atribuição dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, os debates, as sessões de cinema e de autógrafos, fazem do Amadora BD uma grande Festa para todas as idades e onde os mais novos não foram esquecidos.
Nas manhãs de sábado e domingo podem ouvir histórias de encantar, participar em oficinas de cinema de animação ou aprender origami, é só escolher.

DATA
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora 2011 decorre entre 21 de Outubro e 6 de Novembro.

INAUGURAÇÃO
dia 21 de Out
18.30 horas - Recepção na Galeria Municipal Artur Bual - Inauguração da exposição Fernando Relvas
21.30 horas - Inauguração do núcleo central do Festival no Fórum Luís de Camões
dia 22 de Out
17.30 h - Museu Municipal de Arqueologia - Inauguração da exposição Um Dia há Quatro Mil Anos, Um Menino como Eu
18.30 h - Casa Roque Gameiro - Inauguração da exposição de Ilustração de Yara Kono
19.00h - Recreios da Amadora - Inauguração da exposição AmadoraCartoon
19.30h - Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos - Inauguração da exposição José Pires, 50 anos de BD
20.00 h - CNBDI
Visita à exposição História com Humor

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O horário de funcionamento do Festival no Fórum Luís de Camões, é o seguinte:
de 22 de Out a 6 de Nov dom. a 5ª feira e feriado - das 10h às 20h
6ª feira e sáb. - das 10h às 23h

ACESSO AO FESTIVAL
Na edição de 2011 o acesso às exposições no núcleo central terá as seguintes modalidades:
Acesso Gratuito
Escolas da cidade da Amadora e organizações de solidariedade social
Profissionais - comunicação social, editores, investigadores e autores têm cartão de livre acesso (requer confirmação/inscrição no comissariado do AmadoraBD)
Menores de 12 anos se acompanhado(s) por adulto
Visitantes mascarados de personagens de BD, (requer identificação/inscrição) à entrada do recinto.
Casa Roque Gameiro, Galeria Municipal Artur Bual, Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, Recreios da Amadora, Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Museu Municipal de Arqueologia e Escola Superior de Teatro e Cinema.
Público em geral
Bilhete no valor de 3,00 euros
Escolas exteriores à Amadora
Bilhete no valor de 5,00 euros
Passe Amigos da BD
Bilhete de entrada permanente no valor de 10,00 euros
Estudantes, portadores de cartão jovem
Pensionistas
Seniores (+65)
Munícipes da Amadora
Funcionários na Amadora**
Bilhete no valor de 2,00 euros
**Grupos em número mínimo de três pessoas pertencentes a empresas, lojas e instituições sedeadas na Amadora com apresentação de BI e cartão ou credencial da entidade a que pertencem.

ENTREGA DE PRÉMIOS
A cerimónia de entrega de prémios realiza-se no dia 29 de Outubro, pelas 18.30 horas, nos Recreios da Amadora. Na ocasião, serão entregues os prémios referentes aos Concursos de Ilustração, BD e Cartoon e Prémios Nacionais de Banda Desenhada que premeiam autores e editoras.

ESPECTÁCULOS MUSICAIS
No que se refere a espectáculos musicais, informa-se que o recinto do Festival no dia da inauguração será palco de um concerto com LINK, numa combinação de ritmos quentes com o Groove da música soul.
Estão a ser preparados mais alguns espectáculos.

ANIMAÇÃO
À semelhança das edições anteriores, o Amadora BD programou um conjunto de actividades: diversos ateliers, hora do conto e outras actividades, diferenciadas consoante as idades.
Numa parceria com a Casa da Animação no Porto e no âmbito da Festa da Animação será, ainda, exibida uma selecção de filmes no auditório do Festival.
A Festa da Caricatura que contará com a presença de autores nacionais – Natalino Malchiades, Bandeira e Luís Afonso - e estrangeiros - Effat do Egipto e Elena Ospina da Colômbia - é, decerto, uma oportunidade de levar para casa a sua caricatura.
Para os mais novos, o Amadora BD preparou um conjunto de actividades, a realizar nos sábados e domingos de manhã: Pinturas Faciais, Modelagem de Balões, e as Oficinas de Origami, Música Digital, Cinema de Animação e o Atelier Dançar uma História.
O Amadora BD será palco, este ano, da final do Concurso Nacional de Cosplay, no dia 6 de Novembro, à tarde.

PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES
O tema central do Festival deste ano é O Humor.
Para esta edição, apresenta-se as seguintes exposições:

FORUM LUÍS DE CAMÕES – Núcleo Central
- Exposição Central
O Humor na Banda Desenhada
O Centenário do Humorismo
- Comemorar o Centenário do Humorismo em Portugal e a importância de que se revestiu para a banda desenhada nacional.
- A importância da Sociedade de Humoristas Portugueses criada em 1911, o seu texto base e a actualidade e pertinência das questões colocadas. A explicitação do termo Humorismo e os motivos que conduziram à criação desta associação servem dois propósitos concretos:
a) Homenagear os artistas que defenderam a ruptura revolucionária com a caricatura oitocentista, e se declararam favor do humorismo do novo século.
A criação de uma associação e o impacto na sociedade traduz-se também nas suas concretizações, exemplo disso são os Salões dos Humoristas que se realizaram em 1912 e 1913.
b) Reflectir sobre a questão do associativismo, e das várias tentativas fracassadas de criação de sociedades em 1911, em 1916, em 1938, até à actualidade com a apresentação de trabalhos de artistas no activo sobre o esta questão no seio dos artistas gráficos.

O Humor na BD Internacional
Conhecer de que forma o Humor esteve presente na evolução histórica e geográfica da narrativa gráfica desde 1800 à actualidade.
Um processo com recriações sucessivas e sobrepostas e onde as diferentes épocas recuperam estéticas e estruturas criativas, reinventando-se constantemente. É nas séries e nos heróis que o humor de cada sociedade melhor se reflecte e se transmite de acordo com o pensamento e as fórmulas que cada época lhe atribuiu.
Nesta mostra os heróis, na sua cronologia, expressam a própria história da BD: são os representantes das preocupações de cada década e são o objecto onde os leitores encontram o seu reflexo.
- Os Peanuts ao Longo de 60 Anos
- S.O.S. – AIRCRAFT
- Rui Lacas
Prémio Melhor Álbum Português – “Asteroid Fighters – 1º Vol.”
Mostrar o processo criativo através das várias fases do trabalho.
- Filipe Andrade
Prémio Melhor Desenho Álbum Português – “BRK - Tomo 1”

Núcleos da Exposição:
1. BRK:
Através dos conteúdos expositivos e da cenografia, pretende-se mostrar ao público o processo criativo dos autores (Filipe Andrade – desenho e Filipe Pina – argumento) através das várias fases do trabalho; mostrar como nasce um álbum de BD (desde uma simples ideia até à materialização em livro).
Este é o núcleo principal da exposição, pois o propósito da mostra é o Prémio que o livro venceu.
2. Marvel:
O objectivo deste núcleo é mostrar o percurso do autor com a editora norte-americana Marvel, desde que apresentou uma candidatura espontânea até aos dias de hoje, em que aí trabalha como desenhador profissional.
3. Diversos:
Neste núcleo apresenta-se a diversidade do trabalho do autor, individualmente ou em parceria, tanto na vertente mais académica como na profissional.
- Filipe Melo
Prémio Melhor Argumento Álbum Português – “As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy”
A exposição inclui 2 núcleos: 1º Vol – Prémio 2010 e o 2º Vol – a ser lançado no Festival
A mostra pretende:
- Mostrar ao público o processo criativo dos autores (Argumento: Filipe Melo;
Desenho: Juan Cavia; Cor: Santiago Villa) através das várias fases do trabalho; mostrar como nasce um álbum de BD (desde uma simples ideia até à materialização em livro).
- Dar destaque ao argumento/ história (tendo em conta que o livro foi Prémio Melhor Argumento)
- Motivar o público, sobretudo o público jovem, a ser autor de BD
- Nelson Martins
Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira – “Tout sur les Celibataires”
Exposição retrospectiva do autor, com especial enfoque no álbum premiado

Núcleos da Exposição:
1. “Tout Sur Les Célibataires”
Através dos conteúdos expositivos e da cenografia, pretende-se mostrar ao público o processo criativo do autores através das várias fases do trabalho; mostrar como nasce um álbum de BD (desde uma simples ideia até à materialização em livro).
2. “As Aventuras do Capitão: O Regresso de Tritão o Terrível”
Projecto de final de curso da Faculdade de Belas-Artes – 1996
3. “Lig & Mandu – Os Crápulas da Montanha”
Projecto de livro inédito
4. Animações e Tiras Humorísticas para Internet
“Os Especialistas”- Série de tiras humorísticas no Sapo
Segurança na Internet - Tiras semanais didácticas sobre segurança na internet
- Richard Câmara
Prémio Melhor Ilustração para Livro Infantil – “O Homem que ia contra as Portas”
- Ano Editorial
Livros Nomeados para Prémios Nacionais de BD 2011
Under Siege
Jogo de Playstation editado com uma BD
Filipe Andrade e Filipe Pina
- Concursos de BD
Tema: O Humor é uma Coisa Séria
Concurso de BD Escalão A
Concurso de BD Escalão A +
Concurso de BD Escalão B
Concurso Municipal Infantil

Além do Fórum Luís de Camões, as exposições do Amadora BD são descentralizadas por outros espaços da Amadora:
GALERIA MUNICIPAL ARTUR BUAL
- Exposição de Fernando Relvas

CASA ROQUE GAMEIRO
Ilustração de Yara Kono – Prémio Nacional de Ilustração 2010 - DGLB
RECREIOS DA AMADORA
AmadoraCartoon
Bandeira, Natalino Melchiades, Luís Afonso (Portugal), Efaat (Egipto), Elena Ospia (Colômbia)

CNBDI
- História com Humor, a História de Portugal na obra de Artur Correia e António Gomes de Almeida

MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA
- Um Dia há Quatro Mil Anos, Um Menino como Eu, João Martins

BIBLIOTECA MUNICIPAL FERNANDO PITEIRA SANTOS
- José Pires, 50 Anos de BD

ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA
- É de Noite que Faço as Perguntas, David Soares, André Coelho, Daniel Silvestre Silva, João Maio Pinto, Jorge Coelho, Richard Câmara.

HORÁRIOS DAS EXPOSIÇÕES:
Núcleo Central
Forum Luís de Camões
R. Luís Vaz de Camões
Brandoa
2ª, 3ª, 4ª, 5ª feira, domingo e feriado – das 10h às 20h
6ª feira e sábado – das 10h às 23h

Casa Roque Gameiro
Largo 1º de Dezembro
Venteira
21 436 90 58 (telefone)
2ª feira a sábado – das 10h às 12.30h e das 14h às 17.30h
encerra aos domingos e feriado

Galeria Municipal Artur Bual
Av. MFA – edifício dos Paços do Concelho
Mina
21 436 90 59 (telefone)
3ª a 6ª feira – das 10h às 12.30h e das 14h às 18h
sábado, domingo e feriado – das 15h às 18h
Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem
Av. do Brasil 52 A
Falagueira
21 436 90 57 (telefone)
2ª a 6ª feira – das 9.30h às 12.30h e das 14.30h às 18h
sábado e domingo – das 14h às 19h

Recreios da Amadora
Av. Santos Matos
Venteira
21 436 90 55 (telefone)
3ª feira a domingo – das 14h às 17.30h
encerra à 2ª feira

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães 6
Reboleira
21 436 90 54 (telefone)
3ª a 6ª feira – das 10h às 19h
2ª feira e sábado – das 10h às 18h
encerra ao domingo

Escola Superior de Teatro e Cinema
Av. Marquês de Pombal 22 B
Mina
21 498 94 00 (telefone)

____________________________________________________________________

AUTORES ESTRANGEIROS CONFIRMADOS
1º Fim-de-Semana (22 e 23 de Outubro)










Alex Baladi (Suiça)




















Valéry Der-Sarkissian (França)

















Jeannie Schulz (EUA)







2º Fim-de-Semana (29 e 30 de Outubro)











Gogue (Galiza/Espanha)















Xaquin Marin (Galiza/Espanha)

















Luiz Gê (Brasil)




















Peggy Adam (França)




















Spacca (Brasil)

















Effat Ismail (Egipto)










3º Fim-de-Semana (5 e 6 de Novembro)









Roberta Gregory (EUA)




















John Lent (EUA)



















Juan Cavia (Argentina)




















Santiago Villa (Argentina)




















Shannon Wheeler (EUA)




















Eric Maltaite (Bélgica)









Poderá haver ainda artistas à acrescentar, se tal acontecer será noticiado!
Os autores portugueses irão ser apresentados noutro post, porque ainda não está nada definido em relação à sua distribuição por datas.

Boas leituras!

12 comentários:

  1. Venha de lá então esse festival, uma vez que motivos de interesse não vão faltar. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Eu, mesmo não sendo um expert como algumas das pessoas que consultam este site e comentam, penso que volta a faltar um artista de manga e um artista do panorama internacional de comic's. Hoje em dia são este dois tipos de BD que atraem mais pessoas e a Amadora BD continua sem tentar puxar mais visitantes através destes trunfos.

    ResponderEliminar
  3. João Amaral
    Lá nos encontraremos!
    :)

    Anónimo
    Segundo o que eu sei é muito difícil arrancar os autores Manga do Japão. Mesmo para os eventos europeus de grande nome, como Angouleme, e para as Comicons norte-americanas é difícil convencerem os homens a estarem presentes. Pelo menos aqueles de algum relevo...
    Em relação a autores de comics norte-americanos têm aparecido em pouco número. Não sei porquê, mas à partida fica mais caro trazer um norte-americano que um europeu. Claro que poderiam aparecer em maior número. Se a editora/livraria Kingpin os consegue trazer, com certeza o Amadora BD também os devia ter!
    Não sei se é o desconhecimento do mercado e influência junto das editoras norte-americanas, mas o facto é que só aparecem a conta-gotas. Com alguma pena minha...
    :(

    ResponderEliminar
  4. Artistas de comics europeus, hummm... aqui no país vizinho temos:
    Daniel Acuna, David Aja, Luis Bermejo, Carlos Ezquerra, Kano,Oscar Jimenez, David Lafuente, Salvador Larroca, David Lopes, Carlos Pacheco, Fernando Pasarin, Juan Jose Ryp.
    Brasil: Ed Benes, Gabriel Ba e Fabio Moon, Joe Bennet, Sérgio Cariello, Roger Cruz, Mike Deodato, Renato Guedes, Ivan Reis, Al Rio.

    ResponderEliminar
  5. Dinis
    Para isso era preciso alguém que percebe-se um pouco de comics para saber esses nomes todos, que até são bem conhecidos, na direcção do Amadora BD. Julgo que ninguém os conhece... só se for dois ou três desses brasileiros que mencionaste!
    De resto penso que na direcção do Amadora BD ninguém conhece esses nomes que aí colocaste. Talvez tenham ouvido falar de alguns... mas saber que obra têm publicada e em que editora... Méh!
    :D

    ResponderEliminar
  6. O FIBDA dá ideia de ser daqueles casos em que enquanto houve dinheiro, foi gastar sem pensar, direcionado para meia-dúzia de pseudo-intelectuais, sem pensar no grande público (nomeadamente comics, manga e mesmo bd europeia). Não estou com isto a dizer que deveriam centrar-se apenas neste público, mas deveriam ao longo dos anos ter repensado melhor as várias edições. É verdade, foram feitas algumas exposições, alguns autores foram convidados (não estou a contar aqueles que vieram pela Kingpin, ou Mongorhead ou outras lojas), mas de resto é sempre mais do mesmo... com tanta medida de austeridade, tanta recessão, é normal que haja menos dinheiro para a cultura, ainda mais para um Festival que de ano para ano tem levado cada vez menos público (penso que não estou errado!) e é cada vez menos atrativo para os jovens. Nenhum adolescente vai ao FIBDA para ver o John Lent e a Roberta Gregory (admito a minha ignorância). Mas ainda me lembro de ir à Fábrica da Cultura e ver centenas de crianças e adolescentes a vaguear pelo espaço, num frenesim... filas enormes para obter desenhos e autógrafos.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Dinis
    Eu acho que era preferível ter menos autores estrangeiros, mas os que viessem fossem de nomeada, do que apredentar uma série deles que ninguém conhece...
    Se querem poupar dinheiro... é simples, eliminem um fim de semana (e uma semana ao festival) e garantem melhor qualidade de certeza!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. É dificil não concordar com o Dinis, parece-me que os convidados não foram bem escolhidos, para alguém como eu situado no Porto não interessa simplesmente fazer uma viagem dessas para ver autores pouco conhecidos (e muitos deles desconhecidos).

    A única pessoa com quem eu gostaria de falar daí talvez fosse a Mrs Schulz e mesmo assim não fazia uma viagem para isso.

    Há muitos criadores fáceis de arranjar e que trabalham com um género de arte mais apelativo ao público português, mas enquanto preferirem perguntar a alguém que a direcção conheça do que fazer um pouco de pesquisa o festival continuará a descair em termos de público...

    ResponderEliminar
  10. Mr Mime
    Mas eu também concordo com grande parte do que o Dinis disse, para além de outros problemas, como por exemplo o Festival estender-se por 3 fim de semanas, obrigando o pessoal que mora longe a ter de escolher um fim de semana, mas com a tristeza de querer contactar com outros artistas que vêm nos outros.
    Angoulême só tem um fim de semana.
    Beja só tem um fim de semana com autores estrangeiros.
    Há que aprender, modificar e ajustar! Talvez com um modelo tipo Angoulême, que começa na quinta-feira e acaba no Domingo!
    Poupariam muito dinheiro e o festival teria uma grande afluência nesse fim de semana. Ganharia o público, as lojas, e o festival claro...
    Just my opinion...
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida, se formos a olhar os modelos americanos com a SDCC e a NYCC também são todas de 3 dias.
    Emerald Con e outras tais até são só de dois.
    OS custos assim podem ser melhor distribuidos e não são desperdiçados em dias mais "mortos".

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]