quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

I Festival Internacional de Multimedia Artes e BD - MAB Invicta


A BD vai voltar em força ao Porto!
Apresentado na entrega dos IX TCC, este festival vai decorrer em dois fins-de-semana de 2012: 10, 11, 17 e 18 de Março!
Isto fazia falta ao norte do país, um grande festival com muita e boa BD, nomes sonantes e algumas exposições de importantes autores de BD.
Está a ser preparado há já algum tempo, e para mim (que não pude deslocar-me aos IX TCC) foi uma surpresa tipo estalo!
Este tipo de eventos é muito necessário, sobretudo quando faz mexer a comunidade Bedéfila, para a divulgação da minha arte preferida. Para já não há divulgação pública de autores, mas estejam descansados que poderão colher aqui autógrafos de autores de topo...
:D
O evento vai possuir espaço comercial (tem de ser, o pessoal agradece!), portanto estou a prever dois grandes fim de semanas na Faculdade de Belas Artes do Porto em Março de 2012.
De certeza que irei rumar ao norte em Março!
E agora melhor que eu, as palavras da organização acerca deste evento:

I Festival Internacional de Multimedia Artes e BD - MAB Invicta
O projecto Mab Invicta é um festival internacional de Banda Desenhada com ligação a outras artes como: cinema, ilustração, literatura e animação e irá contar com a presença de autores internacionais consagrados do Reino Unido, Alemanha, Itália, Bélgica, Canadá, Espanha, França e Portugal e que está a ser trabalhado há mais de 6 meses em regime pós laboral e foi apresentado no Hard Club por ocasião da entrega dos troféus Central Comics de 2011 como antevisão para 2012.
Devido ao facto de ser um festival literalmente privado e sem qualquer apoio do estado ou da Câmara Municipal do Porto, o mesmo irá decorrer na Faculdade de Belas Artes, não podendo pelo menos para já divulgar o nome dos autores.
O trabalho de contactos para estabelecer este festival quer para autores ou parcerias (não nos esqueçamos que o país está em crise e que o mesmo só se irá realizar com muitas horas de negociações finais através de parcerias) é feito somente por membros da organização do festival e agradecemos o apoio e possível colaboração de todos os intervenientes de promoção e divulgação da nona arte em Portugal para ajudar a visibilidade de um festival mais a Norte, coisa que não sucede há mais de 12 anos.
Temos muitos nomes confirmados e com provas dadas na nona arte para a vinda, promoção e debate no mesmo.
Para além dos artistas já confirmados; temos também agendadas 3 exposições de personagens carismáticas da Banda Desenhada que irão dinamizar ainda mais o festival.
Não pudemos divulgar o nome dos artistas já confirmados devido a possíveis alterações de última hora, mas temos a perfeita noção que o mesmo se irá realizar, apesar de todo o trabalho inerente a um projecto desta envergadura e assim que tivermos o design gráfico todo concluído, os nomes irão ser divulgados assim como as exposições e temáticas deste projecto.
Agradeço desde já possíveis divulgações, promoções do mesmo através de todos os blogues e artigos de opinião em jornais dedicados à Banda Desenhada em Portugal.
Com os melhores cumprimentos à comunidade bedéfila em Portugal.

Como organizadores do evento temos Manuel Santo (Invicta Indie Arts), Diogo Campos (The Void), Jorge Ferreira, André Azevedo (BD No Sótão) e Paula Fonseca.

A organização pede divulgação a quem a pode fazer, por isso bloggers e amigos do Facebook... vamos lá a divulgar, porque eu garanto que vale a pena!

Boas leituras!

35 comentários:

  1. Ahhhh carago, a Imbicta é uma naçon!!
    (ainda bem que tenho uma caverna lá) hihihihihi
    ]:-D

    ResponderEliminar
  2. Diabba
    Vivá caverna no Porto! Assim não tenho de pagar hotel...
    :D
    :*

    ResponderEliminar
  3. Que excelente notícia! Espero que se mantenha tudo o que está previsto e que Março chegue bem depressa. :)

    ResponderEliminar
  4. Filipe Azeredo
    Sim, eu também espero!
    O primeiro semestre de 2012 vai ser bom para a BD:
    - MAB Invicta
    - Anicomics
    - FFestival de Beja
    :)

    ResponderEliminar
  5. Algumas dores de cabeça para "conjugar" este evento.
    Tudo porque nunca ENTENDI como é possivel uma CIDADE como o PORTO que é a capital do Norte não ter um mero festival de BD. (Parece que era um PUZZLE que poucos conseguiam "DESCODIFICAR")
    De qualquer das formas agradeço a colaboração de todos os amantes da 7ª arte e que façam a divulgação do mesmo através do facebook, twitter ou blogues, pois precisamos e muito de divulgação dado isto ser um projecto inteiramente privado e sem apoios nenhuns (só funciona com parcerias).
    Mais para o inicio do ano conto enviar toda a programação detalhada assim como os autores convidados.
    Manuel Espirito Santo

    P.S: A circle begins with a mere point and only later becomes a circle.

    ResponderEliminar
  6. Oneiros
    Força aí!
    (Desta vez estamos de acordo...)
    :D

    ResponderEliminar
  7. Algumas dores de cabeça, mas no final vão valer a pena :) O Porto merece, assim como todos os apreciadores desta arte! Vai ser o acontecimento do ano! :) Assim esperamos :) Cumprimentos a todos :)

    ResponderEliminar
  8. Paula
    Não sei se vai ser o acontecimento do ano, mas espero que seja um grande acontecimento!
    ;)
    Para já, já é pela surpresa!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Eu sei, Nuno :) Estava só a sonhar alto :)
    Mas lá que foi uma surpresa foi ;) E estamos todos muito confiantes :)

    ResponderEliminar
  10. Paula
    Sem sonhar não se faz nada! Espero que a vossa confiança se traduza num óptimo festival.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Poderão haver mais novidades Entrópicas no primeiro semestre de 2012. A "nave" vai poder voar para outros lugares.
    E parece-me que tenho que ir ao Porto.

    ResponderEliminar
  12. Parece que va a ser un acontecimiento importante. Debería haber eventos así en mi ciudad, pero nunca hay.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  13. Arion
    Este é um novo festival!
    Espero que seja de arrasar, infelizmente ainda faltam 3 meses e meio...
    :D

    ResponderEliminar
  14. Olá Nuno,
    Sim é verdade desta vez estamos de acordo.. hehehehehe...
    Rabbits out of an hat...

    ResponderEliminar
  15. Vamos a ver a lista de convidados depois pensarei se vou ou não,e nos já tivemos um festival só que foi abandonado a quase 1 década.

    ResponderEliminar
  16. Mas ainda temos algumas iniciativas bdfilas numa galeria do Brasília.

    ResponderEliminar
  17. Otpimus
    Acho que faz falta um grande Festival regular no Porto. Espero que o MAB tenha sucesso e vá colmatar essa lacuna!
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Caro Bongop e Optimus
    A ver vamos se este festival faz algo ou não faz nada..
    O tempo o dirá..

    ResponderEliminar
  19. Oneiros
    Por natureza sou um optimista!
    E também penso que se ninguém tentar fazer alguma coisa, nada acontecerá!
    Por isso costumo estimar quem tenta dar um safanão nas águas pantanosas e pôr uma ideia a fluir! Mesmo que não aconteça nada depois!
    :D

    ResponderEliminar
  20. E eu sou extremamente optimista e quando digo que faço algo.. FAÇO-O MESMO contra ventos e tempestades se necessário....
    Mas estamos em Portugal e ainda vivemos um pouco em território dominado:) (tu entendes)

    ResponderEliminar
  21. Oneiros
    O território dominado é um problema.
    Mas confio, porque te vejo com muita vontade e querer, que o MAB irá ser um grande evento no norte do País.
    Como disse atrás, faz falta.
    ;)

    ResponderEliminar
  22. Bongop,
    Lá isso faz..:)
    Há que "remar" em mares conturbados por vezes:)

    ResponderEliminar
  23. Oneiros
    Não há como contornar esses mares conturbados, porque eu acho que a BD por cá é um oceano completamente conturbado!
    Por isso "rema" com força!
    (Já foste a um clube náutico?)
    :D

    ResponderEliminar
  24. Bongop,
    Estou a pensar em ir a um:)
    É um cabo das tormentas a BD em Portugal... Com demasiada onda a tombar sobre pobres botes a remos:)

    ResponderEliminar
  25. Oneiros
    Aluga uma fragata à Marinha! Ouvi dizer que estão à rasca de dinheiro, e de certeza que te alugam uma com armas e munições!
    :D

    ResponderEliminar
  26. A ver vamos como diz o cego. Mas não sustenham o fôlego porque este deve ser mais um daqueles projectos que não vai sair da gaveta, lol...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo
    No mínimo deveria identificar-se quando fala desta maneira. Quando se diz mal ou se põe em causa o trabalho de outros, acho que é mínimo que se deve fazer, e agradecia que o fizesse!
    Eu não costumo apagar comentários, mas se não o fizer (identificar-se) com certeza será apagado.
    :|

    ResponderEliminar
  28. Bongop,
    Uma fragata não é?:)
    Achas que me arranjas uma baratinha?
    Quanto ao anónimo, se quiser ajudar ao projecto a concretizar-se, é só enviar-me um email ou pedir ao administrador deste blogue o meu contacto.
    Toda a ajuda é benvinda:)

    ResponderEliminar
  29. Optimus Prime, que eu saiba eu também tenho criado movimentos bedéfilos na cidade do Porto, e maiores que os do Mundo Fantasma. Estes apenas se remetem ao seu espaço comercial enquanto eu organizo em vários locais da cidade e arredores (como por exemplo na EXPONOR)

    ResponderEliminar
  30. Oneiros
    Não estávamos a falar de "Tuguiçe" noutro post?
    Pois este foi um exemplo disso mesmo! Há que ser céptico logo de início, para depois se "der raia" poder dizer com um meio sorriso na cara: "-Tão a ver? Eu tinha razão!"
    Típico... mas chateia-me, sobretudo quando vem de pessoas não identificadas.
    >(

    Hugo Jesus
    Thats true!
    O Optimus pode ver neste blog um post sobre o Anigamix (Exponor).

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/search/label/Anigamix#axzz1hcw1aPzZ

    :D

    ResponderEliminar
  31. Bongop,
    Ser tuga é ter FADO:)
    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Oneiros
    ahahhahah
    Eu também tenho as minhas tuguices, ou não vivesse aqui neste cantinho, mas Fado para mim só ao vivo e depois de beber uns copos!
    Aí eu grito:
    -ÁHHH FADISTA!
    :D

    ResponderEliminar
  33. Bongop,
    hehehehehehe....
    Muitas cervejas na cabeça e algum whisky e com uma voz rouca e abafada até eu te acompanho no Fado..
    Qual rouxinol lírico perdido num vento fugidio:)
    LOL

    ResponderEliminar
  34. Oneiros
    Dispenso o whisky e o vento fugidio, mas já tive em algumas boas casas de Fado, daquelas tipo restaurante saloio! São as que eu prefiro para esse fim!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]