quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vertigo no final ao fim de 20 anos? DC Comics afasta Karen Berger...


Mais uma vez a ganância do mercado provoca perda.
Karen Berger está fora do Mundo da DC.
A Vertigo, que foi dirigida durante muitos anos por esta mulher tinha títulos a que os tubarões do mercado não conseguiam chegar, ou seja, para fazer filmes ou fabricar merchandise estava fora de questão porque muitas vezes grande parte dos direitos estava do lado dos autores. Ou seja, o rolo compressor da industria dos dólares não podia explorar sem dar em troca algo aos criadores. Ora isto estava a tornar-se muito incómodo para a ganância sem freio das cúpulas desta indústria…

Northlanders

Karen Berger esteve na génese desta imprint da DC Comics, ou seja, desde 1993.
As séries saídas desta editora filha da DC eram diferentes. Eram para adultos. Karen também foi responsável por trazer grandes autores ingleses para esta editora, como Gaiman…
Deixo aqui os nomes de algumas séries criadas, ou publicadas, dentro da Vertigo:
  • Sandman
  • Hellblazer
  • Preacher
  • Swamp Thing
  • V for Vendetta
  • Doom Patrol
  • Animal-Man
  • Fables
  • American Vampire
  • The Unwritten
  • Transmetropolitan
  • 100 Bullets
  • Lucifer
  • DMZ
  • Y: The Last Man
  • Northlanders
  • Scalped
  • American Virgin
  • Black Orchide
  • Pride of Bagdad
  • The Girl with the Dragon Tattoo
Estes são apenas um exemplo. Existem muitos mais…
American Vampire

Para mim Karen Berger era a Vertigo, e não dou um ano para a Vertigo deixar de existir sem ela. Quem vai ganhar são a Dynamite e a Image!
Neste momento, e depois da DC puxar para si Swamp Thing, Hellblazer e Dial H, apenas resta um título com nome à Vertigo: Fables.

Porque isto aconteceu?
Anos atrás a DC quis controlar os contratos feitos entre autores e a Vertigo tornando-os, muito pouco atractivos para os autores que tinham os seus títulos de sucesso nesta editora.
Assim assistimos à saída de Ellis, Ennis, e Gaiman. Quem ganhou foi a Avatar, a Image e a Dynamite. Estes autores foram os grandes arquitectos de séries de culto que ajudaram a tornar os comics numa arte com exposição social alargada. Afinal os comics não eram só super-heróis!
Foi este o legado da Vertigo, e claro, da sua editora Karen Berger.

Neste momento, e no curto prazo, ganha o cofre da DC, a longo prazo não sei… mas penso que os comics perderam mesmo MUITO com esta política completamente mercantilista da DC Comics.

Da minha parte espero que não haja problemas com a série Fables…

Ficam uma série de frases retiradas do twitter, de autores diversos, relativamente a esta triste história:

Hellblazer

I’ve worked with a legend for 25 years. She’s the best, & I’ll miss her gentleness & sanity at VertigoDC – Neil Gaiman

I’ve long said there are two or three people to whom I owe my career. Karen Berger is one of them. Wow. – Phil Jimenez

Karen Berger ranks with Stan Lee and William Gaines as one of the most influential editors in the history of American comics.- Chris Roberson

Very sad to hear about Karen Berger leaving Vertigo. A painful end to an era that shouldn’t have ended. I wish her the best.- Steve Niles

Karen Berger leaves behind an extraordinary editorial legacy behind her. Easily one of the best ever.- Steve Wacker

Karen Berger gave me my first DC Comics job on WonderWoman. I’m happy to say I pencilled the first Vertigo issue of Sandman.- Jill Thompson

Wishing Karen Berger the best! In 2006 Karen, Shelly Bond & Steve Seagle took a chance on me in American Virgin, and I’ve never looked back! – Becky Cloonan

Swamp Thing

Imagine what Karen Berger could do at a company like Image or Dark Horse without all the corporate stuff. It’d be neat, is what I’m saying.- Tim Seeley

Few editors have changed the entire comics industry. Karen Berger is one of them. Her leaving DC is the end of an era – Stephen Christy

“[Karen Berger] will help decide on a new Vertigo director.” Why bother? The position won’t even exist a year from now.” – Mark Waid

Acho que não vale a pena dizer mais nada sobre o assunto. Autores, artistas e críticos já disseram tudo…
Tenho mesmo muita pena disto. Isto não é evolução, é retrocesso…

Apesar de tudo, desejo-vos

Boas leituras

54 comentários:

  1. uma triste notícia, perdemos todos :(

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  2. Pra mim das duas, uma. Ou a Vertigo continua mas muda o esquema de funcionamento e tudo o que sair pela editora possa ser aproveitado pela mesma pra outros afins: cinema, séries, ...e os autores que não aceitarem são convidados a sair da editora e a terminar logo ou a cancelar os seus títulos; ou a editora fecha mesmo e os personagens que puderem ser integrados na DC, são e o resto vai à vida. Contudo, o fim da Vertigo não é o fim de tudo. Os autores lançarão novos títulos pra adultos em editoras como a Image, a Dynamite, IDW, Dark Horse, etc... Ou seja, hoje ao contrário de até ao início da década de 90, não faltam editoras a quererem a trabalhar nas suas fileiras autores com provas dadas.

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  3. Mas a Vertigo não é editora, é só um selo da DC Comics.É preciso explicar porque pelos comentários, algumas pessoas não sabem.
    Triste sim. Essa atual diretoria da DC destrói tudo que tem haver com anos 80 e 90.Não tem competência para criarem nada lucrativo e agora saem com mais essa.

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  4. Sim, eu sei que a Vertigo não é uma editora própria. Eu é que a designei esse termo por engano. Mas agradeço a correcção. ;)

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  5. O fim da Vertigo não é o fim de tudo claro.
    Mas é uma era que chega ao fim. A Karen Berger era uma excelente editora e a manifestação dos autores sobre ela é prova disso.

    Acho que é a única pessoa de quem o Alan Moore fala bem na parte editorial da DC Comics :P

    Como fã da Vertigo, tenho pena.

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  6. Vou mandar um email pra essa moça. Quem sabe ela não topa cuidar da Kaplan Project Comics? Ela toma meu lugar se quiser, ela manda!

    Lol!!!

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  7. É nessas horas que o capitalismo se torna um problema.

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  8. A Vertigo é o melhor aspecto da DC comics. Pelo menos para mim.

    Se a saida da Karen representar uma alteração drastica no funcionamento ou estratégia da Vertigo então é de lamentar esta situação. Infelizemente esta será a situação mais provável.

    Pode ser que a perca da Vertigo seja o ganho de uma das outras editoras mais marginais do mercado.

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  9. É mais uma mostra de talentos indiscutíveis sendo perdidos por empresas supostamente criativas, que a cada dia são tornadas mais impessoais e comerciais.

    Soube de Karen Berger quando li os elogios a ela feitos por Grant Morrison, na época em que ela era editora de Animal Man e Doom Patrol, e sua saída marca realmente o (triste) fim de uma era.

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  10. Nuno,

    Não teres mencionado The Invisibles devia dar direito e seres guilhotinado em praça pública, à vista e para entretenimento casual das "Les Tricoteuse"... :P

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  11. Loot
    É uma triste notícia sim. A Vertigo tem dos melhores catálogos de BD do mundo. Infelizmente a DC não gosta que os autores tenham alguns direitos...
    :|

    Reignfire
    Os autores já começaram a sair há uns tempos, pois a DC mandou fazer contratos novos à imagem do que se faz para a própria DC. Por isso se assistiu à fuga dos grandes autores que deram nome a este selo da DC!
    Como dizes, quem ganha são as editoras mais pequenas...
    :)

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  12. Clayton Godinho
    As pessoas que chamaram editora à Vertigo aqui (apesar de tudo não deixa de o ser) sabem que é uma subsidiária da DC. Mas tinha poder para publicar o que entendia e fazer os contratos como achava melhor.
    Agora sem a Karen, sem algumas séries que vendiam (umas por ficarem completas, outras porque a DC as chamou para o selo principal) presumo que a Vertigo fique completamente moribunda...
    Infelizmente!
    :(

    Alex D'ates
    Ó homem, és livre de tentar!
    LOL
    :D

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  13. João Roberto
    Isto não é capitalismo. Isto é ganância! A Vertigo não dava prejuízo, se desse eu entendia... não dava era o lucro que alguns queriam, sobretudo porque tinham PAGAR direitos aos autores!
    E a Banda Desenhada adaptada ao cinema é um filão de dólares. E eles querem esses dólares só para eles, não querem dividir com autores...
    :|

    Rui Esteves
    A alteração já aconteceu tempos atrás, por isso os autores emblemáticos desta imprint da DC já saíram faz tempo... isto foi apenas a machadada final...
    :(

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  14. Pensador louco
    É mesmo o fim de uma era. Infelizmente não pelas melhores razões.
    Como disse atrás, quem ganha são editoras que permitem aos autores manterem os seus direitos sobre as obras que criam, como a Image, por exemplo.
    ;)

    Mário Freitas
    Ora... eu só coloquei ali alguns títulos! Por acaso não me lembrei de Invisibles... para além de outros! Coloquei de memória, ora...
    :P

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  15. Uma saída que provocará mudanças no selo, vamos ver o que acontece com a Vertigo!

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  16. Eu coleccionei mais recentemente I Zombie de Chris Robertson - um dos tais que já abandonou a DC, e Mike Allred. E já este título que apesar de excelente, acabou à 3 meses às pressas devido ao desentendimento Robertson x DC. Mas na altura pensei que fosse um mero caso isolado. Agora é esperar que títulos se mantém e quais irão terminar brevemente. A Vertigo parece que irá continuar. Digo isto devido ao anúncio de novo livro Millenium em Maio de 2013 pela Vertigo -> http://hqmaniacs.uol.com.br/Segunda_parte_da_trilogia_Millennium_em_2013_37480.html . Curiosidade - Grant Morrison - grande argumentista da Vertigo e da própria DC chegou a pronunciar-se sobre toda esta situação? Espero que quem representa ou representou o selo Vertigo possa ainda fazer com a Vertigo subsista com a dignidade dos seus autores e não se vergue apenas consoante os dólares.

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  17. Das citações que usaste, a melhor é a do Chris Roberson.

    Ao criar a Vertigo, a Karen Berger conseguiu o que ninguém tinha conseguido até ali: um selo que conseguiu atrair um nível considerável de vendas associado a reconhecimento da crítica.

    A Vertigo teve sucesso onde a Epic, First, Comico e Eclipse falharam, e onde a Image, à data, nem sequer entrava para consideração. E agora acabou-se. A IDW, Dynamite e Oni Press são as que têm mais condições de preencher o vácuo (Image e Dark Horse têm nichos diferentes). Espero que uma delas consiga, e eu aposto na IDW.

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  18. O selo acabará mais cedo ou mais tarde,e tudo começou no reboot e New 52.

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  19. Guy Santos
    Não auguro nada de bom para a Vertigo a partir de agora...
    :\

    Reignfire
    Morrison também se pronunciou em relação a isto, penso que no Twitter, mas não consegui apanhá-lo...
    :D
    Acho difícil a continuação da Vertigo como estava. E temo pelas séries que neste momento estou a fazer: Fables e American Vampire.
    O declínio iniciou-se quando a DC obrigou a novos contratos com os autores. Aí começaram os problemas... não foi só aquele que referiste. Por isso grandes nomes saíram para trabalhar noutras editoras.
    :\

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  20. Paulo Costa
    Também aposto na IDW e acrescento a Image. Apesar de ser diferente alguns autores sentem-se bem a trabalhar para essa editora.
    Para além disso, para onde irá a Karen Berger? Essa é outra via que se abre com certeza (hipoteticamente falando, claro...)
    ;)

    Optimus
    Começou antes disso Optimus, bem antes... só que não se notava ainda muito.
    :(

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  21. Este recente crescimento dos lucros da Marvel com os filmes e com a compra por parte da Disney, coloca os empresários da Dc numa posição em que julgam que têm de tomar este tipo de atitudes para continuarem a lutar pelo primeiro lugar no que toca a editoras de super-herois.
    Andam aos tiros aos pés para verem se conseguem correr mais depressa :S Muito má forma de fazer negócio.
    A unica boa noticia que podia sair daqui era a Sra em questão anunciar que se tinha passado para uma das editoras concorrentes. É que se ela tem o historial que tem, com a Dc sempre em cima dela, imaginem se ela conseguisse trabalhar para alguem que lhe desse mais independencia.

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  22. Luís Sanches
    Tocaste no ponto fulcral. O cinema!
    Foi a Warner que começou a pressionar a DC que queria fazer filmes de alguns títulos da Vertigo, e que era um problema os autores serem detentores de direitos. Foi aqui que começou a derrocada. Os novos contratos fizeram com que os bons autores da Vertigo fossem procurar outras bandas onde se respirasse melhor...
    :(

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  23. Boas. Depois do fim de "Hellblazer" e agora a despedida de Karen Berger, acho que está tudo bem encaminhado para o fim da Vertigo. Uma pena.

    Já agora, convém mencionar, que muitos dos títulos referidos não começaram por ser publicados sob a chancela da Vertigo: Sandman, Swamp Thing, Animal Man e outros que de momento não recordo, eram publicados pela DC. Todavia, dada a profusão de conteúdo adulto e a relutância em ser publicado, levou a DC a criar a Vertigo como "chapéu" para todos esses títulos (decisão que não agradou muito a Alan Moore). E o resto é história.

    Mas se por um lado o fim de "Hellblazer" é uma triste notícia, não sei se o futuro terá que ser necessariamente mau. Convém não esquecer que os novos "Animal Man" e "Swamp Thing", têm sido das melhores coisas a ser lançadas recentemente pela DC e o conteúdo não destoaria muito do que se encontra na Vertigo.

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  24. Estamos a assistir cada vez mais ao fenómeno de que os comics das 2 grandes editoras deixam de pertencer a um nicho de uma arte autónoma, mas para serem uma arte a viver para o afim de virar filme. Isto porque o cinema é uma indústria que movimenta muito mais dinheiro que a bd. Ou seja coisas como ver nos comics o Capitão América Bucky Barnes morrer e ver a regressar o Steve Rogers como Cap. pouco antes da estreia do filme do Steve Rogers Cap. não é mera coincidência.

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  25. Es una lástima que Berger deje Vertigo, yo también escribí brevemente sobre el impacto de esta noticia. Habrá que ver si Vertigo sigue existiendo en el 2013.

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  26. Pedro Almeida
    Claro que algumas séries não nasceram no seio da Vertigo, mas nessa altura já quase que eram "homeless", visto que a DC não as queria na sua cronologia normal... não eram adequados! A Vertigo recebeu-os de braços abertos e desenvolveu-os!
    Também é certo que Animal-Man e Swamp Thing estão a dar cartas na DC, mas embora estes títulos estejam muito bons para o "mainstream", porque estão, perderam um pouco em profundidade. Isto também é um facto!
    ;)

    Reignfire
    Estamos a assistir a algo que no futuro pode matar a BD de super-heróis... já reparaste na grelha da nova equipa de Vingadores? É exactamente a do filme. E a BD não pode andar atrás dos filmes, têm de andar à frente! Senão a longo prazo vai morrer porque o cinema é muito mais apelativo... vê neste blogue:

    http://outroladodoscomics.blogspot.pt/2012/12/avengers-passou-para-o-nivel-seguinte.html

    :|

    Arion
    Não acredito que a Vertigo subsista sem a sua âncora. Depois de ficar sem os autores, fica agora sem a editora K. Berger. Acho que é uma machadada muito forte da qual não vai recuperar!
    :(

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  27. A Karen Berger dominava o mercado inglês e não só.
    A vertigo vivia muito da venda dos comic books e menos das GN e Hardcovers (por darem prioridade a um público mais adulto que consumia uma BD enquanto consumia um livro de prosa).
    Com o advento maciço das vendas online (amazon, Book Depository e afins) foi-se abaixo porque os autores eram intransigentes devido aos seus direitos para com a Warner Bros (O Filme do Sandman é um dos casos entre outros)..
    Hoje em dia quem está a substituir a Vertigo é a Image sem dúvida (mas sem uma Karen Berger) e quando as pessoas deixarem de comprar os comics e esperarem pelos HCS e TPBs vai-lhe acontecer exactamente o mesmo do que á Vertigo.
    Logo pessoal, menos downloads e comprem uns comic books (assim conseguem ler a trama e ficarem á espera do desenrolar da mesma mês após mês, o que acaba por ser como ver uma nova série na TV todas as semanas).
    Abraço

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  28. Nuno Amado
    Talvez estejamos a assistir aqui ao fim de um ciclo e ao começo de um novo. Com isto dos direitos (devido a pressões das produtoras de filmes), vão haver grandes autores que se irão dirigir a outras editoras mais pequenas. Quando essas estiverem a competir em vendas com as grandes, aí a Marvel e a Dc vão repensar novamente os seus termos de contratos com os autores. Mas até lá, muita água há-de correr e muitos anos vão passar. Porque titulos como os Vingadores, X-men, Homem-Aranha, Super-Homem, Batman, e por aí fora têm sempre um peso enorme. Só quando o publico estiver farto das fórmulas usadas com estes personagens, é que as outras editoras terão alguma hipótese. E ainda vai demorar tanto.

    Bacchus
    O problema das revistas não vem só de agora. Assim que as GN e as HC começaram a aparecer há uns anos (largos) atrás eu vi logo que ia dar problemas em termos de vendas. A sério, quem é que gosta de esperar um mês por mais 20 páginas de história? Quem não prefere ter as histórias todas num só volume e de forma mais cuidada?
    Quanto aos downloads a industria da Bd só vai ter que fazer o que a industria da musica e do cinema têm de fazer, fidelizar um publico que já não precisa de pagar para ter acesso aos produtos que os seus empregados (autores) fazem, e do qual eles (a industria) tiram os maiores lucros explorando de uma forma louca os verdadeiros artistas. Estão a levar com o reverso da moeda de terem explorado o suor de gerações de artistas.

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  29. Luis Sanches,
    Vou ver se me explico melhor...
    As revistas de BD servem para os autores serem conhecidos e o seu trabalho publicado..
    Conheço muitos autores que não sabem o que fazer com esta nova moda, pois tinham formatado na sua cabeça que tinham uma revista mensal para fazer e deixar o público á espera da trama (e das consequentes vendas para a compilar caso fosse bem sucedido).
    O problema desta nova "aldeia global" é que parece que se tem de fazer tudo para já (e na hora)...
    Não interessando se sai em fasciculos ou não.. Mesmo nas séries, as pessoas não querem ver um episódio de uma série semanal (como eu via o Twin Peaks ou o Millennium por exemplo), mas sim ver as temporadas todas e ou a coisa corre bastante bem e a série até se safa porque tem o autor XPTO ou montes de CASH e produção ou grandes séries passam á história (Duas das melhores séries que vi ´"Deadwood" e "Carnivale" são exemplo disso)..
    Com a BD é a mesma coisa, se não apoiarmos as revistas e quisermos logo a obra toda compilada e em formatos especialissimos, não estamos a dar a conhecer a BD a ninguém e estamos somente a dar ainda mais CASH aos ícones..
    E é fácil de exemplificar vários casos...
    Imagina que eu não gosto de BD e ponto final... (vejo a mesma como o Astérix, o Batman ou o Homem aranha)..
    Achas que alguma vez na vida irei dar sequer 10 euros por uma BD que seja?
    No way...
    Era essa a "vantagem" da Vertigo que apanhava esse público que não gostava de BD..
    Voltando novamente á "vaca fria", se o pessoal da BD não quiser estar á espera um mês para ler uma BD, o que é que vai acontecer?
    Os autores de BD vão lançar N de BDS compiladas (amazon, book depository e nessas "coisas") e temos não um, mas dois problemas:(
    O pessoal da BD não tem CASH para comprar tudo e mais umas obras e editoras que vão á BIDINHA:)
    E o pessoal que não gosta de BD é literalmente afastado porque tem muita oferta, mas com preços extremamente inflacionados para quem não gosta desta arte...
    A titulo de exemplo mais uma vez, qualquer livro de prosa é mais barato que uma BD e demora mais tempo a ser consumido..
    E o mesmo poderia exemplificar para outras artes como fiz com as séries televisivas.
    Abraço e senão apoiarmos a BD como amantes/divulgadores da mesma, estamos somente a levá-la para um fundo do poço que fará com que esta arte sirva só de ensaio para filmezecos da treta.

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  30. Estes últimos comentários têm andado à volta dos comics (termo para designar a bd made in usa). E dizem resumidamente que "..se não comprarem as revistas mensais a bd acaba.."!

    Porra... que exagero. Na europa não há essa treta de bd's em formato telenovela e no entanto a bd está viva.

    Eu odeio ler algo e esperar pela continuação. Mesmo em livros de prosa, espero que as séries estejam completas para depois comprar e ler a totalidade. E já conheço os argumentos de "..se não comprarem os primeiros, não são editados os outros..."

    Se as editoras ainda não conhecem o meu argumento, passem a conhecê-lo: ".. ou editam uma série na totalidade e respeitam quem compra, ou metam os episódios que editaram no tal buraco onde não há sol!..."

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  31. Bem, a minha opinião não é igual à do pco69, mas aproxima-se bastante da dele. Bacchus eu não compro comics. Não compro e "prontes"! Para mim não têm interesse nenhum, prefiro esperar que venha a compilação! Já não tenho paciência para guardar revistinhas em caixotes... revistinhas essas com 20 páginas de história em que tenho de 1 mês para ver o resultado na seguinte... Deixo os comics para os mais novos, pois são mais acessíveis a nível de preço individual, embora no final saia mais caro!
    Na Europa a BD vive perfeitamente sem revistas, embora as haja num formato diferente, ou seja têm várias histórias diferentes e artigos de opinião sobre BD. Portanto isso é um falso problema!
    O grande problema dos americanos é que se um título só dá (exemplo "ao calhas") $10.000 de lucro, ou mesmo um pouco menos, é considerado prejuízo! Para eles para ser viável tem de dar 10X mais de lucro senão cancelam! Isto chama-se ganância. E é disso que enfermam as grandes editoras americanas, ainda por cima agora associadas a grandes grupos como a Disney e a Warner. Esse é que é o grande problema!
    pco69 já tivemos esta discussão... se eu for um editor e o meu primeiro número vender abaixo do limiar do lucro ainda sou capaz de editar o 2º volume. Mas se este não vender também, eu cancelo porque vejo que o público não tem interesse pelo livro, ou seja se todos fizerem como tu eu garanto que a BD acaba mesmo! Ninguém vai perder dinheiro a pensar que as pessoas só vão comprar quando (hipoteticamente) chegar ao 10º volume, o último (deste exemplo). Não há aqui bons samaritanos no negócio!
    Eu detesto ficar com series descontinuadas, mas compreendo que ninguém quer ir à falência por cair no erro de publicar algo que não está a vender! Se não vende é porque não há interesse!
    Ou seja, se todos fizerem como tu não há editora que se aguente no mercado...
    Podes falar com qualquer editor no mundo. Todos te dirão a mesma coisa. Um editor pode gostar muito de BD, mas ninguém quer ir à falência e ficar com dívidas por continuar a repetir o erro volume após volume de uma sé rie que não está a vender!
    Isto parece-me lógico...
    ;)

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  32. Vejo a coisa de forma simples: até onde sei Vertigo não estava se pagando (dos números de venda que eu vi). Se uma revista vender 5 mil exemplares, sequer paga seus artistas, quiçá equipe editorial ou o (aqui sim) lucro da empresa que a sustenta. Foi um caminho natural. Lamentável, mas se há algo há se culpar é a falta de leitores. Talvez há de se perguntar o que ocasiona esta diminuição para então tentar revertê-la.

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  33. PS - para gerar $10.000 de lucro para a DC (descontando a despesa de seus funcionários), POR BAIXO, PARA ARTISTAS INICIANTES/EQUIPE NOVATA (leia-se: mal pagam as contas de casa), deve-se ter uma venda que gire em torno de / a partir de quinze mil edições. Quem tem isso?

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  34. Olá Bacchus,
    Concordo com a tua análise de que hoje em dia queremos tudo do melhor e já, mas discordo da tua leitura de que a inexistência das revistas afasta possiveis novos leitores ou que os downloads possam prejudicar mais as vendas do que ajudar.
    Dou-te como exemplo eu próprio. Tinha deixado de ler Bd aqui há uns anos atrás e foram os downloads que me fizeram voltar a comprar Bd. Fiz o Dl por curiosidade, e quando dei por mim tinha-me voltado o vicio. Não houve mais volta a dar e tive de voltar a consumir Bd. Ou seja, não houvesse Dls, se calhar ainda hoje estava-me a entreter com outras coisas e nós os dois não estariamos aqui a ter estas conversas. E eu já não um puto, imagino que para eles esta possibilidade de Dls ainda tenha mais impacto. Acho que é como na musica. O download divulga, quem gosta muito, acaba por comprar. É assim na Bd como na musica (acho eu), mas há quem discorde.
    Em relação às revistas, estavas a dizer que ninguem que não goste de Bd, vai dar 10 euros por uma Bd. Bem, eu por outro lado penso que uma das coisas que afasta quem não gosta da Bd (de que estamos a falar) é darem 3 euros por um 'episódio' de uma história que não sabem quando termina, ou sequer se vai ser boa o suficiente para justificar os seus 3 euros (quanto mais o valor total da história quando finalizada). Quando era miudo lembro-me de optar por coisas disney em vez de super-herois exactamente por saber que não havia nada que passasse ao mês seguinte.

    Mas concordo em duas coisas contigo. Primeiro, acho a existência de revistas regulares importantes. Não as de que estamos a falar, mas sim revistas como a Spirou, e todas as que se baseiam em promoções de vários trabalhos de autores e estilos diversos que mais tarde poderão chegar a album. Estas são importantes para mim pois muitas vezes mantêm os fanáticos (como eu) a par do que os meus autores favoritos andam a fazer e dão-me a conhecer novos autores de que eu nunca viria a ouvir falar.
    A segunda coisa que concordo é a de que o 'Carnival' era uma grande série :D e que foi uma treta eles terem só feito duas temporadas de uma série que era bem diferente de tudo o que eu (e muita gente) já tinha feito até ali.

    Abraço

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  35. pco69
    A Bd franco-belga está tão viva como a americana. Ou seja, as suas vendas já não são o que eram nem de perto nem de longe. O seu modelo funciona (e como tu, também gosto mais do modelo deles) mas não é um bom exemplo de que tudo vai bem.
    Só a titulo de exemplo, no outro dia li um autor recente, (destes que ainda não são considerados estrelas, mas que neste momento andam a ser publicados), a queixar-se de que na renegociação do seu contrato não conseguiu que a sua editora (uma das grandes do mercado francês) lhe pagasse mais de 100 euros por página. O seu volume anterior tinha dado provas que ele era capaz de vender (não sei se ele referiu o numero de 70 mil albuns vendidos), e mesmo assim a editora não lhe renovou contrato a não ser quando ele aceitou os tais 100 euros por página.
    Acho que isto mostra o quanto o problema é universal e não se prende muito com o formato em que a Bd é vendida, mas sim com os barões que a publicam.

    Nuno Amado
    Na sequência do que escrevi acima, e que tal promover(es) através da nova Iniciativa Bd, uma espécie de Image portuguesa, em que desenhadores e escritores de Bd formassem a sua própria editora e beneficiassem das suas vendas na totalidade. Podiam mensalmente mandar uma revista cá para fora com umas 7 ou 8 páginas do que cada autor tinha avançado esse mês. Assim os leitores iam seguindo o progresso da história. No fim, editavam as melhores sagas em volumes, estilo GN ou HC.

    :D As voltas que eu dou para incitar a publicação de uma revista assim. Acho que iria mesmo resultar numa maior adesão de leitores :D

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  36. Luis Sanches, o que estás a propor, não será algo similar ao projecto Zona?

    Nuno Amado. Eu sei :-) que já tivemos esta discussão. É algo recorrente por várias razões que não vamos escalpelizar novamente.

    Sabendo isso, tenho adquirido (sobretudo) as obras portuguesas quando saem. Tenho os dois Asteroid à espera do terceiro. Tive a Fórmula da Felicidade 1 à espera do segundo. Tenho o BRK mas estupidamente não esperei e já o li...etc...

    Mas as editoras maiores têm que assumir também o risco. Não podemos ser só nós os consumidores a arcar com a compra e confiar nas editoras. É da reponsabilidade delas criar um clima de confiança.

    Uma das coisas que tenho adorado, têm sido as parcerias ASA/Publico e mais recentemente, Levoir/Público. Garantidamente, ficamos com série relativamente completas, não ficando (com uma ou outra excepção) arcos em aberto. E isso criou uma relação de confiança Editoras/Publico comprador.

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  37. Nuno e Luis Sanches,
    No que concerne aos comic books eu tenho umas centenas e não tenho nenhum em nenhum caixote e sim em estantes e facéis de manusear:)
    Já tenho idade para ter juizo, mas continuo a preferir o comic book a TPB's ou Hc's..
    E o meu juizo de valor é simples:
    Se um comic book não sair para o mercado e existirem pessoas que o comprem pode ser complicado o mesmo depois ser compilado.
    E eu gosto de cliffhangers e flashbacks..
    E as compilações ainda têm outro problema (no meu ponto de vista), não me obriga a "levar" com histórias mediocres no meio de excelentes histórias (seja de que autor ou editora for).
    Eu conheço bastantes editores e todos eles me dizem que para saber se se pode compilar comic books têm de testar o mercado antes para pagar royalties aos autores para continuarem a produzir.. (Isto desde a editora mais pequenina á maior)..
    Claro que os ícones não precisam disso, pois já vendem por serem isso mesmo.
    O conceito da vertigo ia de acordo a um público que poderia não gostar de BD e não se importava de gastar uns 2 ou 3 euritos para experimentar uma coisa que lhe diziam que era diferente.. (O sucesso do Sandman e Hellblazer funcionou muito nesta base).
    Como é óbvio com o advento da venda de BD por todo o lado a coisa "descambou" e o mercado de comics derrapou..
    Muitos autores são "obrigados" a trabalhar sem a noção do que irá ser ou não vendido e em vez de fazerem uma BD por mês, têm que conceber a trama toda em pouco tempo para ser compilado para atrair o público da BD (Nada mais errado na minha opinião)..
    É como as bandas de música, necessitam de singles e posteriormente lp's para venderem... (Sendo este um mercado especifico que praticamente já não vive da venda de discos, mas sim de concertos).. Mas estamos a falar de BD e os autores de BD não são rockstars:)
    Por isso é que acho que cada vez mais o mercado está a implodir..
    Uma data de paperbacks por mês na Amazon e no Book Depository fazem com que os mesmos só cheguem ao people da BD e pouco mais.
    Quanto aos downloads sempre achei-os benéficos e até concordo com os e-comics (se é que é este nome)... Mas se estivermos sempre á espera de compilações duma série antes dela se iniciar... A editora já está a correr riscos e o autor também.. Com excepção das majors e dos ícones da BD como já frisei anteriormente..
    Quanto ao mercado franco-belga é completamente diferente do americano... Trabalham dentro dum conceito diferente, baseado na sua maioria no album/formato 48 páginas... Logo não é necessário um comic book mensal para o mesmo... è como comprararmos o cinema americano com o cinema francês.
    Abraço para os dois

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  38. DS
    A queda de vendas na Vertigo surgiu a seguir aos novos contratos que a DC obrigou a fazer. Como disse atrás, os autores que vendiam e davam dinheiro desapareceram desta editora nesta altura.
    A DC e a Marvel vendem muito mais de 15.000 revistas nos seus títulos principais, podes consultar esses números na Diamond. Esses números que apresentas são para editoras pequenas...
    :P

    Luis Sanches
    Entras com o dinheiro para pagar a revista na gráfica, distribuição e livrarias/quiosques? Vais andar atrás dos autores quando não tiverem páginas suficientes para preencher a revista?
    É complicado... se fosse uma coisa viável economicamente penso que alguma editora já tinha feito isso!
    Mas como disse o pco69 no comment seguinte, estás a falar de uma coisa tipo Zona.
    :P
    Eu sei que tu queres uma revista... eu também!
    :D

    pco69
    O 2º volume da Fórmula da Felicidade já foi editado há vários anos!!!
    LOL
    Quais editoras maiores? Só tens uma. E essa uma corre sempre riscos cada vez que edita um livro de BD. Infelizmente o nosso mercado é muito coxo!
    As edições com o Público têm duas grandes vantagens: a distribuição e a fatia que quem vende leva. Ou seja, a distribuição é melhor e mais barata, e as tabacarias e quiosques não levam a percentagem que as livrarias cobram. Isso permite fazer preços muito mais apetecíveis.
    ;)

    Bacchhus
    Não tenho nada contra a tua preferência! Eu comprava Mundo de Aventuras, comics, a revista Tintin e a revista Spirou porque gostava das histórias e porque era o que eu conseguia comprar! Mas já nessa altura a melhor prenda que me podiam dar era um livro completo...
    ahahahahha
    :D

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  39. É uma notícia muito triste...

    Ainda há não muito tempo, a grande maioria dos comics na minha standing order eram da Vertigo. Agora, só me resta o The Unwritten, e provavelmente em breve nem isso.

    Já me tinha apercebido de que algo se estava a passar com a Vertigo (a mudança do Swamp Thing e do Animal Man para a DC deixou-me de pé atrás), mas não sabia dessas jogadas de bastidores.

    Para mim, a Vertigo era o que havia de melhor nos Comics norte-americanos, e muito por causa da sua editora. Sempre pensei na Vertigo como sendo a herdeira do espírito da Epic, que também produziu material fantástico no seu tempo, muito dele creator-owned ao contrário do que era normal na Marvel. E a Epic também tinha um editor excelente, o Archie Goodwin.

    É uma pena ver desaparecer pessoas assim, mas é a natureza das grandes corporações.

    A inocência no mundo dos comics morreu há já muito tempo.

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  40. Paulo
    Tenho muitos títulos da Vertigo, embora neste momento apenas esteja a comprar os HC's de Fables e do American Vampire. Espero que acabem estas séries...
    A Karen não vai ficar parada com certeza, e para onde for vai convidar de certeza os autores que deram vida à Vertigo durante muitos anos!
    ;)

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  41. Desculpa. Expliquei-me mal. Tenho os dois asteroid à espera do terceiro e ainda não li. E tive o FFelicidade 1 à espera do 2. Já tenho e já li a FFelic. E continuo irritado com a falta do BRK (embora percebendo o motivo do seu atraso/abandono)

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  42. pco69
    Eu também muitas vezes faço isso, vou comprando a série, e leio tudo de seguida no fim!
    :D

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  43. Bacchus

    Tocaste aí num ponto que era outra das coisas que eu também já costumava a detestar nos comics (anos 80 e 90) que era os constantes resumos através da narração que existiam nas primeiras duas páginas em que liamos um novo numero. Isso e os flashbacks. Felizmente eles depois resolveram isso com o modelo usado actualmente. (acho que foi com isso que me comecei a desgostar do Chris Claremont).
    Outra coisa que concordo naquilo que escreveste é a relação entre estudo de mercado através de revistas, e então só depois de se ver que haveria interesse, haver uma posterior compilação em album. Se puderes dá uma olhadela no comentário abaixo e diz de tua justiça, o que achas.

    Abraço

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  44. pco69 e Nuno Amado

    Não, o que eu tenho em mente não é o modelo da Zona, digam o que disserem. Só porque mete vários autores, não tem que ser igual.

    Nós já temos vários autores que trabalham regularmente durante o ano, a um ritmo mais ou menos rápido, e que querem ser ou são profissionais de BD. Mas nós só os vemos (os seus trabalhos) de ano a ano, salvo raras excepções. E eu penso que não tem de ser assim e que todos nós gostariamos de ir acompanhando mais a génese e o desenrolar dos seus trabalhos.

    Por isso, a minha proposta seria (desculpa Nuno mas vou-me repetir pois não sei se o pco69 já leu isto antes) uma revista mensal, em que os autores iriam publicando as suas 7 páginas, em que trabalharam esse mês (estivessem a cores ou a preto e branco, quem diz 7, diz 10 ou 5). Se tivéssemos 7 autores (ou só 5) que se comprometessem, tinhamos revista para mais de 50 páginas. Juntem-se sketches e entrevistas e teriamos uma revista que todos os meses atrairia pelo menos os aficcionados e que seria acima das 70 páginas. Além disso se tivesse um minimo de qualidade tenho a certeza que os blogues que costumam estar atentos a iriam divulgar.

    Teria que se ter atenção ao preço, mas também já disse aqui (quem disto percebe) que o mais caro hoje em dia não é papel nem côr, mas sim, a distribuição. Sinceramente, o unico grande problema que vejo (além do custo de distribuição) seria o problema de que o Nuno falou em relação aos autores não irem fazendo páginas. Mas eu acredito que temos profissionais suficientes para fazerem pelo menos 5 páginas ao mês se nem a arte final ou a côr necessita de estar concluida. Seria óptimo se estivesse, para melhor qualidade da revista, mas não seria fulcral. O importante seria regularidade e (na medida dos possiveis) ser suportável ao bolso dos leitores.

    Em suma, o que eu acho mais importante é a continuidade, a divulgação constante e mensal, e o publico estar por dentro do que os autores andam a fazer, não se desligarem dos seus favoritos.
    As melhores histórias quando terminassem na revista (ao fim de 8 numeros ou menos ou mais) seriam à mesma colocadas em formato Franco/Belga ou GN, numa edição obviamente cuidada e bem finalizada. Acho que quem comprasse as revistas e gostasse do que leu, teria todo o gosto em comprar o album das suas histórias favoritas.

    Eu sei que a maior parte do pessoal aqui já me disse que isto é uma ilusão, mas não sei, gostaria que me dessem mais razões sobre o porquê (se bem que o Nuno já me apontou algumas bem fortes). Só não digam que é parecido com a Zona, pois isso quer dizer que não me expliquei nada bem.

    Abraço

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  45. Luis Sanches
    O que está a dizer não é parecido com o Zona, mas tem um problema... esse tipo de coisas só funciona com um bom mercado. Ora esse mercado não existe.
    Este é o maior problema de todos...
    Impede esse tipo de revista, assim como a publicação de livros em quantidade aceitável.
    :\

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  46. Nuno Amado
    Só precisamos de um bom mercado e muitas vendas se o custo o justificar. Os leitores em Portugal são reduzidos mas os poucos que existem são fiéis. Mas tens razão numa coisa, economicamente é capaz de não ser suportável. Mas nunca me fui informar com pessoas que sabem quanto vende em Portugal um album de BD ou uma Zona. Aliás, sabes onde eu encontro esses numeros? Tenho curiosidade em saber. Dependendo dos numeros, e dos custos, talvez tenhas toda a razão (infelizmente, como ambos concordamos :).

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  47. Nuno,
    Na boa:) Eu vou preferindo os comics, mas entendo perfeitamente a tua escolha:)
    Abraço
    Luis Sanches,
    A zona (acho) que não faz histórias com continuação (mas não tenho a certeza), logo para teres uma ideia de como funciona a zona e as suas tiragens, nada melhor que contactar a associação tentáculo ou mesmo a Zona:)
    Eu concordo com essa ideia de histórias curtas com continuação para serem posteriormente passadas para formato albúm.
    Inclusive é assim que eu vejo os fanzines, como algo experimental para chegar a um produto final.
    Mas não fugindo ao que perguntaste, penso que qualquer album de BD em Portugal de autores estrangeiros ou nacionais, somente com raras excepções, atinge no máximo uns 1.000 exemplares... (penso que deve ser mais ou menos isto).
    Devemos é "alargar" cada vez mais o mercado que temos da BD em Portugal porque o mesmo é demasiado "curto" infelizmente.
    Abraço

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  48. Bem dando os meus 10 centavos de opiniam comic issues vs tpbs Hcs é coisa que descupem os fas dos comics issues nem sequer se coloca os Tpbs são superiores em sc e hc e tem um arco completo,actualmente só tenho 3 standing orderes e compro cada vez mais tpbs dos mais simples aos mais elaborados,vai chegar uma altura em que as editoras vao descontinuar os comics issues.
    Gn são sinal de sucesso como os Supermans e Batmans Earth one,ou os Season one na Marvel,e da Linha Vertigo Crime,nenhum deles foi editado em comic issues e alguns deles esgotaram.
    O formato digital tambem serve para editar series como Transformers Autocracy que estou a ler no formato tpb que vai ter uma 2a reedição em papel.Até agora não foi nem vai ser editado em comic issues,e Idw já tem novas series na forja.
    Revistas mensais e comic issues é um mercado cada vez mais em extinção um pouco por todo o lado.

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  49. "Revistas mensais e comic issues é um mercado cada vez mais em extinção um pouco por todo o lado."

    Extinção?! Não de todo, pelo menos relativamente às grandes editoras. Todos os meses saem séries e séries novas: em Fevereiro estão previstas 5 novas séries Marvel, 3 DC, 3 Image, 5 IDW. Mesmo a Vertigo ainda tem 5 séries a sair em comic.

    Ehpá, se querem extinguir os comics? Pelo menos, não me parece que estejam a seguir esse caminho.

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  50. Acho que não é uma questáo de Comics vs TPB/HC. Todos têm o seu espaço e o seu público. Se os comics descerem no número de vendas as editoras em que isso acontece/aconteceu que vejam bem o que andam a fazer. Arranjem histórias decentes e com mais qualidade gráfica! Sim porque os prazos cada vez mais apertados para os desenhadores estão a fazer cair a qualidade do desenho visivelmente.

    pco69
    As vendas são pequenas. Tiragens da ASA entre os 1500 e os 2000 exemplares, em que muitas vezes fica muito por vender... as editoras mais pequenas fazem tiragens entre os 300 e os 600 normalmente e não vendem tudo.
    O Zona Desenha não sei se vendeu bem, mas as vendas dos Zonas andavam a cair infelizmente...
    Com este panorama tu queres uma revista? Ok... se me sair o Euromilhões sou homem para me tornar um mecenas e fazer uma revista, mas só nessas condições!
    ;)

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  51. Bacchus e Nuno Amado

    Obrigado pelos numeros por alto. Nunca soube nem imaginei o total de vendas que se fariam por cá.

    Reignfire e Optimus Prime

    Apesar de as condições serem cada vez mais favoráveis para o desaparecimento das revistas, a verdade é que as editoras não as vão largar porque as pessoas hão-de continuar a comprar. E as próprias editoras vão incitar cada vez mais as suas compras.

    O que eu escrevi num comentário acima mantém-se também nos comics americanos. As pessoas não querem estar N meses sem saber o que se passa com o seu heroi favorito (nem as editoras querem que isso aconteça).
    O que está a sair agora é o mais 'quente' e interessante, mesmo que depois se venha a ver que a história ou a arte não eram assim tão boas. E nesse sentido também é de interesse das editoras que o hábito e a 'sede' dos leitores pelo o que é novo, se mantenha. E isso só se consegue com revistas com o minimo de espaço de tempo entre elas. Com tanta coisa para a qual os leitores podem escapar, hoje em dia, há que não os deixar a olhar para o lado uma semana que seja. Que é o que acontece mais por cá, infelizmente :S

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  52. Quanto adptarem os comics vertigo em filmes até agora que me lembre só houve 2 casos Constantine e Losers.

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  53. Um salve para Karen Berger e quer saber? Vida longa para editoras como a Dinamite e outras que vão sair ganhando, Chupa essa DC!

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  54. Optimus
    Estás a esquecer-te do V for Vendetta, por exemplo!
    :P

    Venerável Victor
    Alguém se vai aproveitar da saída da karen, e vai ficar a ganhar com certeza!
    ;)

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