terça-feira, 16 de abril de 2013

A Guerra dos Tronos Vol.1



Definitivamente entramos na carruagem das novelas gráficas adaptadas do universo de Westeros. Depois da Saída de Emergência ter iniciado a prequela “O Cavaleiro de Westeros”, a Planeta oferece-nos a adaptação da série principal.

Este é um livro do ano passado que só o mês passado descobri que tinha sido publicado em português! Ainda não me tinha refeito da surpresa quando dou com a notícia da edição do segundo volume! Isto são boas surpresas.
:)

Este primeiro livro possui os primeiros capítulos da obra literária de R.R. Martin, não é a adaptação do livro todo. Penso que o primeiro livro terá direito a quatro livros de BD, pelo menos foi o que ouvi dizer.
Esta obra em BD está a ser adaptada por Daniel Abraham no argumento e Tommy Patterson no desenho. Estou a gostar muito do trabalho de Abraham. Uma boa colagem aos livros de R.R. Martin, não se põe a inventar para cortar volume ao livro e consegue um registo bastante bom no argumento. Não “embarcou” no facilitismo de seguir a série de TV, entrou sim pelo livro dentro.

Quanto a Patterson… bem, se por um lado gosto de muitas das paisagem dele, das roupas, de alguns detalhes importantes, da construção das páginas na sua generalidade… ele tem um grave problema. Aliás, este problema é comum a muitos desenhadores, nuns mais agudo que noutros, muitas personagens parecem quase iguais, as diferenças de idade estão muito diluídas, quase por vezes parecendo que o filho poderá ser o namorado da mãe. Este é o principal senão do livro! Para além disso muitas personagens tem falta de expressão facial… acho que deveriam mudar o desenhador. Embora tenha algumas páginas espectaculares é muito pouco para uma obra destas. A nota final vai ressentir-se do desenhador…

Quanto a tudo o resto adorei! Adorei a velocidade com que a história é contada, sem ser apressada como em muitos livros do género, e gostei muito que sigam o livro e não a série de televisão.
Adorei mesmo não estar censurado! Isso impressionou-me, a sério! Não estava à espera que assumissem que o livro não era para bébés. Cinco estrelas neste aspecto, até parecia que estava a ler um livro europeu…
:D
De qualquer modo as pressões para acabar com a nudez na série são muito grandes neste momento, portanto prevejo o fim da liberdade criativa em pouco tempo… Logo se verá!
Parabéns à Planeta pela edição. Muitos extras, as capas originais das revistas (algumas são excelentes) e cuidado na edição.

Boas leituras

Hardcover
Criado por: Daniel Abraham e Tommy Patterson (obra original de R.R. Martin)
Editado em Novembro de 2012 pela Planeta
Nota: 7,5 em 10



13 comentários:

  1. Também gostei da BD, e bem que concordo consigo que há muita falta de expressão nos personagens e por vezes quando temos um diálogo entre duas personagens é raríssimo os olhos se encontrarem ou mesmo estarem na mesma linha de visão...muito triste, mas fora isso gostei bastante das cores e de certos planos de perspectiva incrível!
    Quanto a historia..sim segue o livro, mas acho que acabou por resumir tanto quanto se fez nas series..eu pessoalmente quando li o primeiro livro, muito antes das series serem realizadas, não tinha ganho nenhum interesse em especial.. ate porque o universo que existe à volta destas personagens não é pormenorizado e assim tão rico.. e nas series podemos viajar por estes ambientes e a qualidade de imagem é brutal! E o mesmo se aplica a BD =)
    That's all!

    ResponderEliminar
  2. Soy un gran fan de la serie de HBO de Game of Thrones, pero no he leído el cómic. Esas portadas de Alex Ross están muy bien.

    ResponderEliminar
  3. devil confessions
    Não tenho seguido completamente a série de televisão, mas gostei da adaptação à BD. Aliás o R.R. Martin estava mais preocupado com essa adaptação do que com a parte gráfica... numa entrevista que li dele em relação à graphic novel ele só faltou dizer que o desenhador poderia ser o mais barato possível... e a série não merece isso. Patterson tem alguns bons momentos mas falha bastante na representação das personagens: nas idades e nas expressões.
    Espero que depois destes quatro livros , que correspondem ao primeiro volume da série literária, escolham outro desenhador! Isto desenhado pelo Brian Bolland ficava o máximo!
    :D

    ResponderEliminar
  4. Arion
    As capas são muito boas, todas!
    É claro que não foram desenhadas na sua generalidade pelo Patterson...
    :D

    ResponderEliminar
  5. Adquiri o primeiro mas ainda não o li. Também tenho as três primeiras temporadas da série para ver e ainda não li. A razão é ter receio de apanhar com uma desilusão. A série escrita tem uma qualidade e forma de apresentação algo diferentes dos livros 'normais'. Tenho receio que a mesma história contada de forma diferente tenha sido algo deturpada.

    A ver se perco esse receio e pelo menos leio o primeiro volume....

    ResponderEliminar
  6. Li o primeiro volume e fiquei bastante desiludido.

    Se por um lado a componente da história está ok, respeitando a obra original (o qual também li), o desenho está terrível.

    Uma obra desta dimensão merecia um desenhador uns bons furos acima deste.

    E sinceramente, numa época em que é bem mais complicado encontrar um bom argumentista do que um bom desenhador, choca-me a oportunidade que se perdeu aqui para ter uma obra "à séria".

    Imagine-se esta obra com o traço do Rosinsky...

    Enfim acho que a avaliação tem de ser bem mais baixa, porque o que a obra tem de bom é a história e se o enfoque é esse mais vale ler mesmo os livros do R.R. Martin.

    ResponderEliminar
  7. pco69
    Esta obra com outro desenhador ficava um "must"!
    A arte não é grande coisa, mas o livro vale a pena na mesma!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Alexandre Gil
    Concordo contigo em quase tudo!
    :)
    Não avaliei mais baixo porque a edição da Planeta está muito boa, a história também, e o desenhador mesmo com as suas falhas também tem os seus bons momentos!
    Gostava mesmo de ver isto desenhado pelo Bolland.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Parece ser um bom material, Guerra dos Tronos é muito bom!

    ResponderEliminar
  10. Guy Santos
    É um material viciante... isso sim!
    :D

    ResponderEliminar
  11. Guerra dos Tronos é muito bom, eu ainda não li nada no que diz respeito aos quadrinhos, mas pelo que vi no artigo a publicação é muito boa.

    ResponderEliminar
  12. Nuno, essa BD eu vou ter para mostrar pros netos dos meus netos... ah? Você não sabia? Vou viver tanto quanto o Yoda!!!

    ResponderEliminar
  13. João Roberto
    É uma boa publicação que podia ser melhor... bastava abrir um pouco os cordões à bolsa e contratar um desenhador de primeiro plano...
    :D

    Venerável Victor
    Vais viver tanto quanto o Yoda??
    lol
    Tenho pena de ti... vais viver durante toda a grande crise económica, aquecimento global e as cidades redoma para proteger os ricos da falta da camada de ozono e da radioactividade devido à 1ª grande guerra atómica!
    :P

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]