domingo, 28 de abril de 2013

Regras de Conduta Ética do Leituras de BD



Alguns leitores têm-me feito perguntas sobre possíveis lançamentos, datas, eventos… enfim informação ligada à Banda Desenhada.
Por vezes não ficam satisfeitos com as minhas respostas, pois esperam mais.

Para não haver mais dúvidas sobre este assunto vou passar a escrito as linhas com as quais me conduzo respeitantes a lançamentos, autores, obras, informação editorial e festivais. Assim saberão sempre quais as regras que impus a mim mesmo sobre esses assuntos e com certeza que a partir de agora não ficarão tristes ou chateados pela minha falta de informação, ou respostas dúbias que eu possa dar em alguns assuntos.

Esta é a razão deste post:


Conduta Ética do Leituras de BD
  • O Leituras de BD não fornece informação privilegiada dos autores, sem o seu consentimento.
  • O Leituras de BD não fornece informação privilegiada das editoras, sem a sua autorização.
  • O Leituras de BD não fornece informação privilegiada sobre festivais sem autorização explícita.
  • O Leituras de BD apenas fornece informação sobre lançamento de obras sobre as quais recebeu uma nota de imprensa dos responsáveis editoriais.
  • O Leituras de BD não divulga lançamentos em que o produto já apareceu em outros sites ou blogues apenas com essa informação, evitando assim informações que não sabe se estarão correctas. Ver ponto acima.
  • As divulgações de livros ou eventos regem-se por:
Livros:
- Capa
- Nota de imprensa
- Uma ou várias páginas (facultativo)

Eventos:

- Primeira informação com o cartaz alusivo ao evento e algumas informações pertinentes
- Programação e autores
- Cobertura do evento se possível
- Os eventos apoiados pelo Leituras de BD terão sempre uma cobertura e divulgação o mais abrangente possível, com artigos relacionados, entrevistas, informação sobre autores e informação sobre Workshops que ocorram nesses eventos.


  • Sendo certo que o Leituras de BD também divulga obras que são publicadas no estrangeiro, estas não estão abrangidas pelas regras acima descritas como é óbvio. Apenas obras estrangeiras que este blogue ache relevantes por algum motivo serão divulgadas apenas com informação genérica acessível na Internet.
  • O Leituras de BD coloca o seu logótipo nas imagens digitalizadas pelo autor do blogue, fotografias particulares e imagens fornecidas por autores e editoras especificamente para este blogue.
  • O Leituras de BD não coloca o seu logótipo em imagens retiradas da internet.
  • As colaborações “A Palavra dos Outros” e “Lugar aos Novos” são sujeitas a triagem pelo autor do blogue, tendo de ter a qualidade mínima que este autor entende, embora esteja subjacente a subjectividade neste ponto.
  • Apenas são feitas críticas a livros ou revistas que o autor do blogue possua em papel ou em plataforma digital, excepto na rubrica "A Palavra dos Outros".


Espero que assim os leitores entendam e compreendam porque eu não faço algumas divulgações, ou porque não posso dar algumas informações sobre produtos a sair (ou não).

Será criada uma página estática com o conteúdo deste post, para ficar acessível no topo e para toda a gente que queira consultar.
:)

Boas leituras

8 comentários:

  1. siiigh, saudades dos tempos em 2007 e 2008 em que este blogue e tantos outros se interessavam mais por BD estrangeira. Hoje em dia parece que é crime falar mais do que 2 vezes por mês num livro americano...

    Pena que a Bd e os eventos em Portugal não me despertem muito interesse. :P

    Cheers!

    ResponderEliminar
  2. Nostalgia
    As críticas são sempre bem aceites!
    Mas por exemplo, este mês já houve 9 entradas de material norte-americano. Aliás, uma das críticas que me fazem é falar muito de super-heróis em detrimento do resto.
    Eu tento ser o mais abrangente possível!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Nostalgia
    De qualquer modo aceito sugestões sobre assuntos a falar. Poderão ser contempladas com um post, tudo depende do meu saber no assunto, ou em eu ter o livro ou não.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Imagino as situações que te levam a publicar estes artigos. Ossos do oficio :)

    Parecem-me uma linhas bastantes sensatas.

    ResponderEliminar
  5. Rui Esteves
    Pois, alguns leitores não compreendem que eu não posso falar de algumas coisas, quando as sei. Só quando estou autorizado.
    Só assim se pode ter manter a confiança de editores, autores e organização de festivais!
    :|

    ResponderEliminar
  6. Nuno,
    Fazes um papel complicado, mas sabes fazê-lo bem.
    O artigo é claro, e explicito. As pessoas só têm de saber por-se no lugar dos outros, e respeitar os seus princípios, e valores.

    ResponderEliminar
  7. Jorge Fernandes
    Só quis deixar bem explícito como funciono, para ver se começam a compreender que nem tudo se pode dizer apesar de talvez se saber.
    Claro que isto serve para mim enquanto responsável do LBD. Se alguém quiser actuar de maneira diferente está no seu direito (ou não)...
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Nuno,
    compreende-se o porquê de o teres feito, e penso que foste bem claro na maneira como o explicaste. ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]