quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Os Comics e os Anos 90: DC Comics - Hal Jordan: Ascensão, Queda e Redenção [11]


Um homem define-se dentro dos seus pares pelo seu poder. Mas como nenhum outro herói, este é diferente, pois o seu poder vem de dentro. Ele possui um anel poderoso que pode criar qualquer coisa apenas com a pura força de vontade – o seu poder é a sua imaginação!
Ele foi Hal Jordan. Ele foi um Lanterna Verde.

Kevin Dooley (1991)

Dentro dos comics norte-americanos este é o meu herói. O maior Lanterna Verde de sempre: Hal Jordan!
E porquê? Porque o seu poder tem a ver com a força de vontade e a imaginação, ou seja, aquilo que temos de dentro de nós. O anel apenas materializa isso, por isso quanto maior a força de vontade e a imaginação mais forte é o Lanterna Verde. Podem dar o anel a uma pessoa normal, que pouco consegue fazer com ele (acontece em Emerald Dawn II). Ou seja, não é um poder que vem de fora, é um poder que vem de dentro. Para além disso os Lanternas Verdes são escolhidos em primeira analise pela sua capacidade de ultrapassar o medo. Para mim, estes são os grandes heróis e os meus preferidos (para além de terem a componente cósmica que eu adoro)!

Para comemorar os 30 anos de Hal Jordan a DC Comics decidiu fazer uma nova série com este herói, melhorando-lhe a origem, a aprendizagem, novas aventuras.
Aqui vou fazer um mês de “batota” em relação a esta rubrica, visto que a revista Emerald Dawn saiu em Dezembro de 1989… mas todo o resto da série saiu nos anos 90, por isso estou desculpado com certeza.

Ascensão
Esta mini-série, Emerald Dawn, captou novamente a atenção do público para a cor esmeralda, e comercialmente foi bastante interessante para a DC Comics. Sendo assim rapidamente saiu Emerald Dawn II.

Em Emerald Dawn temos, claro, a origem recontada por Keith Giffen e Gerard Jones, e desenhada por M.D. Bright. A série saiu entre Dezembro de 1989 e Maio de 1990.
Hal Jordan é um jovem perturbado que nunca conseguiu ultrapassar a morte ao vivo do seu pai, piloto de testes de jactos para a empresa de aviação Ferris. O jovem Hal assistiu na primeira pessoa à morte de seu pai…

Acaba por trabalhar nesta mesma empresa, onde a filha do patrão é Carol Ferris, sua amiga e apaixonada mas é uma paixão que não funciona devido à inconsistência emocional de Hal Jordan. A irresponsabilidade era a sua marca, acabando por ser expulso de piloto de testes. A vida garantidamente não lhe corre bem, e piora depois de um acidente em que conduzia bêbado, acabando por colocar o seu melhor amigo paralítico… Claro, a culpa nunca era dele! Naquele caso era o placard publicitário muito perto da estrada!

Estou a contar isto porquê? Para tentar explicar como ele era um jovem a singrar pelo pior caminho de todos, culpando a vida pelos seus fracassos emocionais, sociais e profissionais! Tanto que depois do acidente com três feridos não se entrega na polícia! A irresponsabilidade era mesmo a sua imagem de marca.
























Mas o destino quis algo mais para Jordan do que um poço sem fundo.
O grande Lanterna Abin Sur depois de se confrontar com o poderoso ser Legion acaba por ficar gravemente ferido, despenhando-se na Terra. No limiar da morte o seu anel procura um novo portador!
O anel escolhe Hal Jordan pela sua enorme capacidade de ultrapassar os seus muitos medos.
Hal não foi muito instruído sobre as capacidades do anel, nem sobre o que significava ser um Lanterna Verde. Conforme o anel o rapta em direcção à nave de Abin Sur, este vai dando indicações, mas Hal estava estarrecido e pouco ligou às explicações vindas de Abin Sur através do anel.

Depois da confusão inicial provocada pelos novos poderes, a primeira coisa que o perturbado Jordan faz e tentar destruir o placard “que lhe provocou o acidente”…
Fica desmaiado mas a inconsciência fez-lhe bem. Quando acordou resolve entregar-se à polícia.

Só que… aconteceu Legion! Este quer vingar-se dos Guardiões de Oa, os seres que deram origem ao corpo de Lanternas Verdes. Para saber a localização do planeta Oa já tinha morto quatro Lanternas, e Hal deveria ser o próximo.

Hal não é pêra doce, mas esbarra com uma coisa que não conhecia. O anel não afectava o ser Legion! A cor deste era amarelo e era essa a fraqueza do anel… dizia-se que uma impureza amarela estava dentro da bateria que dava energia a todos os anéis, e essa impureza não deixava a luz verde afectar tudo quanto fosse amarelo (isto é engraçado pelas ramificações futuras).
























Depois de pensar que tinha eliminado Legion, Hal “fala”” com o anel dizendo que gostaria de se encontrar com outros Lanternas… ora um pedido para o anel é igual a uma ordem! Hal Jordan viaja em super velocidade para Oa. E sim, conhece mais Lanternas e inicia o seu treino como recruta.

Mas Legion não tinha morrido e acaba por encontrar Oa! É aqui que Hal Jordan se diferencia dos outros Lanternas. A sua imaginação, coragem, força de vontade e irreverência são as únicas armas que irão deter Legion. Hal Jordan queria mais poder e mergulha na Bateria Central de energia, obtendo a necessária para levar de vencida o ser múltiplo Legion…
Assim se torna o Lanterna Verde responsável pelo sector espacial 2814!

Claro que aqui já nos vamos apercebendo que aqueles Smurfs azuis denominados Guardiões do Universo não são flor que se cheire… têm sempre agendas secretas e nem sempre as melhores.
Hal volta à Terra, entrega-se à justiça e ainda consegue recuperar o seu trabalho como piloto de testes!
Maravilha. Hal aqui torna-se mais responsável pelos seus actos, embora ainda tenha assuntos mal resolvidos com a morte de seu pai…

Em Emerald Dawn II Jordan toma contacto com a mão pesada da justiça e vai cumprir pena de prisão efectiva. A reter neste livro: Sinestro!

Os Guardiões decidem que Hal tinha de ser instruído pelo maior Lanterna Verde vivo. O seu nome é Sinestro, oriundo do planeta Korugar no sector 1417.
Sinestro é um maníaco obsessivo-compulsivo. A sua tara pela ordem e limpeza tornou-o num tirano sem que os Guardiões soubessem! Aliás, o seu sector era apontado como um modelo!
Sinestro é enviado para a Terra para ensinar Hal Jordan, a sua antítese completa.

Algures durante o treino acabam por se dirigir a Korugar onde o povo se revolta contra os Lanternas! Perante a violência da revolta Hal manda um sinal a pedir reforços!
Luta com Sinestro para o chamar à razão, acabando por se dirigirem à Tera novamente… Um grupo de Lanternas dirige-se a Korugar e é muito mal recebido pelo povo, e aí percebem o que Sinestro andava a fazer ao próprio planeta!

Os Guardiões decidem julgá-lo por abuso de poder e má conduta. Com o testemunho de Jordan e de uma representante de Korugar (Katma-Tui), Sinestro é condenado ao universo de anti-matéria Qward!
Sinestro jura vingança…

Queda
O arco Emerald Twilight foi odiado por todos os fãs na altura. Estávamos em 1994 e a Morte do Super-Homem era recente. A DC decidiu dar um abanão nos seus principais heróis do momento, visto que a Morte do Super-Homem tinha sido um sucesso! Assim já tinha sido com a Queda do Morcego e agora era a vez do guerreiro esmeralda. O autor escolhido foi Ron Marz e o desenhador principal Bill Willimgham.


Este arco está directamente relacionado com o pós morte do Superman. Após o desaparecimento deste herói abriu-se um espaço que vários quiseram ocupar: Steel, Superboy, Superman-Cyborg (Hank Henshaw) e Eradicator. Este arco chama-se “Reign of the Superman”.

Nas suas batalhas para ver quem era o substituto do falecido Kal-El, o Superman-Cyborg alia-se ao vilão Mongul e juntos pulverizam completamente Coast City. Esta cidade estava para Hal Jordan como Gotham está para Batman e Metrópolis para o Superman!

Hal Jordan volta do espaço para encontrar todos os seus entes queridos mortos. Coast City era apenas uma cratera! Para um homem já perturbado com a morte do pai, ver desaparecer assim todos de quem gostava… foi demais.

Mas algo já o andava a corroer há bastante tempo… talvez desde que mergulhou na Bateria Central do poder! A impureza amarela… esta têm um nome, mas já lá vamos.

Hal fica louco de dor e decide fazer aquilo que é o mais proibido pelas regras dos Lanternas: usar o anel para proveito próprio. Neste caso Hal achou que o limite do seu poder era a sua força de vontade, mas esta era enorme. Assim decide com o poder do anel reviver a cidade inteira! Edifícios e pessoas. Ressuscitar os mortos…

Aqui os Guardiões proíbem-no e mandam-no dirigir-se a Oa para entregar o anel. Hal decide que vai para Oa, mas não para entregar o anel…
A raiva tolda-lhe a razão, e chama egoístas aos Guardiões, pensando para quê tanto poder para proteger outros se não consegue proteger os seus?
Hal decide acabar com a raça dos Guardiões, mas este subvalorizam o maior Lanterna de todos os tempos. Assim começam a mandar os Lanternas mais fortes para aprisionar Hal e levá-lo para Oa.

Pois, mais fácil de dizer do que fazer! Hal está louco e vai derrotando todos quanto se atravessam no caminho, e cada vez mais poderoso pois vai ficando com os anéis dos derrotados! Castiga os seus amigos sem dó nem piedade, sendo que talvez a luta mais emblemática tenha sido com Boddikka, sua amiga, a quem decepa a mão para ficar com o anel!

Por fim chega a Oa onde tem Kilowog à espera . Derrota-o claro está… mas os Guardiões têm outra surpresa para ele: Sinestro.
Pois… Sinestro acaba mal. Kilowog volta novamente e também acaba mal.

Só aqui os Guardiões caem na realidade! Enquanto Hal Jordan quebra o seu anel dizendo que não o merece, dirigindo-se para a Bateria Central, os Guardiões sacrificam-se todos para dar o resto do seu poder a um único: Ganthet!
Hal destrói a Bateria Central apoderando-se do seu poder imenso, assimilando a impureza amarela no processo. Transformando-se no omnipotente Parallax! Enquanto isto Ganthet consegue fabricar um último anel. Anel esse que irá ser entregue a Kyle Rayner e irá dar início ao arco New Dawn…
Mas New Dawn é outra história, este post é do Hal Jordan!

Parallax surge como um grande vilão na DC Comics. Superpoderoso e praticamente imbatível.
Todo o seu poder é mostrado no crossover “Zero Hour”, sendo ele o responsável por toda a confusão. Queria refazer o universo, mas da maneira certa!
O Arqueiro Verde dispara uma seta ao seu coração e Parallax… vai embora! LOL

Redenção
Capítulo mais curto…
Passa-se em Final Night.
O Sol está a ser devorado, está a apagar-se. Nenhum herói da Terra consegue dar conta do problema…
Parallax num último gesto de altruísmo de Hal Jordan mergulha no Sol e usa todo o seu poder para o reacender. Claro que morre no processo! Jordan antes disso acontecer ainda se despede-se de algumas pessoas por quem tem carinho, e que a entidade Parallax não conseguiu fazê-lo esquecer...

Já não faz parte dos anos 90, mas quem tiver a hipótese de ler um livro que passou despercebido, e que faz a ponte entre Final Night e Rebirth, leia Legacy. É interessante!
























A concluir, posso ter odiado na altura aquilo que fizeram com o Hal Jordan apenas para alavancar vendas, mas neste momento penso que se não fosse isso não teríamos Rebirth e toda a expansão do Universo da Luz criado por Geoff Johns. Só por isso e exclusivamente por isso, tolero neste momento o arco Emerald Twilight.
As histórias em si estão todas com um bom ritmo, tanto Giffen como Marz fizeram bem o seu trabalho, e o desenho na generalidade também está bom.
Para finalizar... pode-se dizer que os anos 90 relançaram o Green Lantern Hal Jordan, para pouco depois o destruir...

Podem ler os anteriores artigos desta rubrica nos seguintes links:
Os Comics e os Anos 90: Image Comics - Youngblood
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - A Morte do Super-Homem
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - A Queda do Morcego
Os Comics e os Anos 90: Crossovers entre várias Editoras 
Os Comics e os Anos 90: Dark Horse - Hellboy
Os Comics e os Anos 90: Marvel - Onslaught 
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - Elseworlds: Golden Age
Os Comics e os Anos 90: Marvel - Heroes Reborn 
Os Comics e os Anos 90: Wizard Magazine
Os Comics e os Anos 90: Marvel - Os Monos da Marvel


Boas leituras

13 comentários:

  1. para mim uma das melhores historias do lanterna verde e talvez a mais humana que ja li dos lanternas des da fase em que ele e o arqueiro verde andavam pelo mundo

    ResponderEliminar
  2. Fizeste bem em odiar na altura o Emerald Twilight, e farias bem em odiá-lo também neste momento :D
    O que critico nestes arcos que transformam, não é a transformação, mas a falta de lógica na forma como o fazem. É o mesmo principio que critico no que tem acontecido nos X-men nos ultimos anos, ou com o Aranha. As ultimas sagas do Lanterna transformaram-no (para mim) numa das melhores coisas a serem escritas nos ultimos anos, e trouxeram grandes alterações ao universo do personagem. Arcos como Civil War ou New Krypton também afectaram bastante os personagens que neles entravam. Mas todos estes 3 foram bem escritos.
    Toda a 'construção' do personagem Parallax foi mais uma descrição de eventos do que uma história bem contada. O Zero Hour então (que ainda tenho), é uma desgraça completa. Um discurso completamente épico, os universos todos em perigo, e no entanto, chego ao ultimo numero aliviado por finalmente ter terminado a série. É claro que concordo contingo quando dizes que sem esta fase, não teriamos a excelente fase recente, mas não achas que isso é quase como dizer que ainda bem que fazemos buracos nas calças pois senão não haveriam tapa buracos? :)

    ResponderEliminar
  3. Eu ate gosto dos 2 primeiros amanheceres mas o ultimo é mau é forçado é tudo uma maneira de levar o Hal para as Trevas,a la DARTH VADER,destroem tudo só para ele partir numa busca desperada de poder,nao sei é como isso ainda vale se os Actions Comics new 52 resetaram tudo.E sem Morte nao ha como fazer o Crepusculo......
    E o Hal como disse atras tem muitas falhas é imprudente casmurro,imaturo e destemido demais as vezes consegue ser mais IMATURO que Kyle tipo em Fear Itself gn,unica vantagem da Origem Secreta largou a pinga.loo
    Só a um detalhe em Actions Comics Weekly perde o anel de Abin Sur destruido e fica com o de Lord Malvolio um tirano esmeralda que faz do Sinestro um teen adolescente e a partir dai na Nova Fase na epoca o Hal ganha as madeixas brancas e passa a vaguar pela america ate Guy o voltar a por nos eixos e ele ajudar a derrotar um guardiao elouqecido que se chamava GANTHe se nao estou em erro,tudo isso para dizer que a impureza amarela da Bateria pode nao ter sido o que o levou a loucura,mas serviu para limpar o cadrasto.
    Para mim era a mesma coisa que dizer que em G1 para haver o retorno no final da 3a temporada de Optimus Prime nao tinham que o matar no filme provocando o odio dos fas mas ai tinham que vender toys aqui é comics issues polemicos.

    Manuel

    ResponderEliminar
  4. Questão
    Isso é anterior a este relançamento do Universo Green Lantern. Irá sair um livro dessa fase que estás a falar na colecção "Super-Heróis DC Comics" da Levoir que está a sair com o jornal Público. Salvo erro é o nº10:
    Lanterna Verde/Arqueiro Verde: Inocência Perdida
    Hal Jordan sempre teve uma relação especial com o Arqueiro Verde é com o Flash!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Luis Sanches
    A lógica do arco Twilight é apenas comercial! As grandes editoras descobriram a seguir à morte do Superman que mexer no status quo dos heróis de forma radical vendia muito. A experiência com a Queda do Morcego foi boa no aspecto comercial também... quem seria o próximo a ter um arco de destruição? Foi o Hal Jordan! Aproveitando o arco Reign of the Superman, fizeram a ligação para a destruição de Jordan.
    E foi terrível para os fãs verem o seu herói preferido a transformar-se num monstro louco!
    Marz, you SUCK!
    :)
    À parte isso não considero que a história esteja mal construída.
    E dou-te razão a 100% no Zero Hour... é a confusão completa!
    LOOL
    :D

    ResponderEliminar
  6. Optimus
    Optimus
    Os New 52 não resetaram nada no universo Green Lantern.
    Geoff Johns aproveitou a porcaria que foi feita a Hal Jordan para relançar o personagem, e ainda aproveitou a entidade Parallax para iniciar a expansão do espectro emocional.
    :)
    Hal Jordan era irresponsável e imaturo, mas com o tempo foi crescendo, tornando-se muito responsável. O que ele não deixou de ser nunca foi de ser temerário e destemido. Em contrapartida Kyle é o oposto mostrando por vezes falta de confiança. Todos os 4 principais GL da Terra são diferentes, mas Jordan consegue sempre estar mais há frente.
    Além disso esse arco com o Malvolio é anterior a esta fase…
    :P
    O Hal ganha as madeixas brancas numa altura em que na DC Comics resolveram envelhecer um pouco alguns heróis.
    Geoff Johns aproveitou esse facto para dizer que já era um sinal da corrosão interior criada pela impureza amarela, a entidade Parallax!
    E claro... comics polémicos vendem, só que a receita deve ser usada com conta, peso e medida!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Hal Jordan também é um dos meus personagens preferidos. A saga Emerald Twilight foi muito forçada, poderia ser tratada de outra forma e talvez hoje seria adorada pelos fãs. Já sobre Emerald Dawn, gosto bastante!

    ResponderEliminar
  8. "Os New 52 não resetaram nada no universo Green Lantern."

    Mas resetara tudo de Superman logo sem ele morto nao houve destruiçao de Coast City.Só isso basta.

    "O Hal ganha as madeixas brancas numa altura em que na DC Comics resolveram envelhecer um pouco alguns heróis"

    Só ele nao envelheceu apenas tomou atitudes estranhas nessa fase para deter o guardiao louco voltou a entrar na bateria desta vez com o anel do Malvolio,que parece Jonhs e a Dc esqueceram.
    Alias o tal Malvolio parece um Hal envelhecido e corronpido tal como Magus era para Warlock.
    Não sabia da "morte" e mergulho no Sol do Hal mas nem é Original em Dark Awakening g1 season 3 Optimus Zombie faz o mesmo e pelos mesmo motivos,mas apesar de ate gostar do clima sombrio do episodio,nao valeu a pena a 2a morte.

    "Geoff Johns aproveitou esse facto para dizer que já era um sinal da corrosão interior criada pela impureza amarela, a entidade Parallax!"

    Tambem podia ter dito que quando entrou na bateria para deter o guardiao louco foi clonado a la fenix rebirth loo

    ResponderEliminar
  9. Optimus
    Lá por resetarem uma personagem não quer dizer que tenham de fazer o mesmo a todos... Aliás o Super já sofreu vários reboots depois disso, pelo menos 3 acho eu...
    :P
    O Malvolio é antes deste reboot do Hal Jordan, portanto não terá significado por aqui... esse personagem é dos anos 80. Por isso para iniciados Emerald Dawn é o melhor livro para começar a ler Green Lantern! Pode-se caminhar perfeitamente até hoje a partir daí!
    :)

    ResponderEliminar
  10. Achei o arco que falava;

    http://www.dccomics.com/graphic-novels/green-lantern-the-road-back

    ResponderEliminar
  11. Optimus
    Não falei desse Road Back porque de importância elevada ou que deixasse marcas. Nada do que se passou é relevante para o Emerald Twilight, aliás tem falhas grandes de continuidade porque não explica muitas coisas após Emerald Dawn. Depois da revista #9 até #48 penso que nem existem compilações em TPB...
    :P

    ResponderEliminar
  12. Nuno como nao Ane do Malvolio mais bateria overload poe qualquer louco,loo

    ". Depois da revista #9 até #48 penso que nem existem compilações em TPB..."

    Numa epoca aonde o tpb so era usado nos arcos mais importantes acho que era.

    ResponderEliminar
  13. Optimus
    Pois, por não se grande importância ou relevância não me referi a essa ongoing. E mesmo "The Road Back" não tem grande importância para o final em Twilight, aliás, essa ongoing pertencente ao Green Lantern Vol.3 fez cair as vendas não tendo o sucesso dos dois "Emerald Dawn".
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]