quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Os Comics e os Anos 90: Marvel - Onslaught [6]


Mais um artigo, e este novamente por Hugo Silva
A Marvel faz a sua primeira entrada com a saga "Devastação" (Onslaught) aqui nos Comics dos Anos 90, e logo à bruta!

Fiquem com o Hugo:

Onslaught

Onslaught foi a grande saga dos mutantes na década de 90, a que abalou o universo Marvel de tal forma que deu origem a outro mega evento, o Heroes Reborn. Um vilão ultra poderoso que resultou da junção das mentes do Professor Xavier e do Magneto, as histórias alastraram-se para além das revistas mutantes, envolvendo outros heróis e contribuindo para que todo o universo Marvel nunca mais voltasse a ser o mesmo.


A editora Devir publicou esta saga sob o nome de Devastação em 1999, começando assim em grande as suas publicações no nosso País. Numa altura em que existiam muitas revistas mutantes nos Estados Unidos, em 1996 decide-se então reestruturar esse universo e mexendo com o status quo de algumas das personagens que se encontravam um pouco estagnadas. A personagem principal foi idealizada por Scott Lobdell, Mark Waid e Andy Kubert, alguns dos artistas ao leme de toda a franquia X da Marvel, demonstrando ser um ser ultra poderoso e que derrotava facilmente alguns dos heróis e vilões mais poderosos da Marvel.

Depois de uma luta entre os X-Men e os Acólitos de Magneto (em que este arranca o Admantium do corpo de Wolverine), Xavier fica enfurecido e ataca a mente de Magneto para que este fique catatónico e indefeso. O problema foi que numa descarga psíquica, o lado negro de Magneto passou para a alma de Xavier e isto em conjunto com os sentimentos reprimidos do Professor foram dando origem a algo que se transformaria num vilão super poderoso.

Foi algo que levou o seu tempo, e foi-se acumulando com a histeria anti mutante que assolava mais uma vez o País e que levou à morte de um jovem herói mutante e fazer assim com que a mente de Xavier se fracturasse e desse origem a este ser maléfico. Quando quis que os X-Men se juntassem a ele para dominarem a humanidade, as coisas começaram a aquecer e os heróis viram-se obrigados a atacar o seu mentor para ver se impediam uma tragédia.

Fanático foi quase morto, assim como Bishop (que descobriu assim que o traidor que tanto procurava era na verdade Xavier), e quando estes pensavam que tinham derrotado o vilão, este escapa com o Fera “Negro” (o da Era do Apocalipse) e continua a firmar a sua amizade com Franklin Richards, o filho do líder do Quarteto Fantástico e uma criança com poderes capazes de alterar a realidade, fingindo ser um amigo imaginário.


A arte da saga é consistente (apesar dos vários artistas envolvidos), com os diferentes estilos a adequarem-se aos diferentes capítulos da saga e na parte do argumento nota-se que há uma preocupação geral entre todos os envolvidos para que não haja pontas soltas e as coisas sigam um rumo pré-definido.


Nate Grey, o X-Man, tem algum destaque nesta saga toda, e tenta convencer os Vingadores do perigo que Xavier representa até ser aprisionado pelo vilão para alimentar a energia psíquica da sua armadura. Aliás o vilão tinha assim em seu poder Nate Grey e Franklin Richards, dois dos seres mais poderosos do universo Marvel e que lhe ajudaram a aumentar os seus próprios poderes.

Devastador começa então a virar as atenções para os outros heróis, configurando os Sentinelas para atacarem humanos e outros heróis, quase destruindo a SHIELD, o Justiceiro, o Duende Verde e o Homem-Aranha (que era na altura o clone Ben Reilly). Os Vingadores, Quarteto Fantástico e o Hulk unem-se assim aos X-Men para um ataque final a este vilão em pleno Central Park, quando este estava a aterrorizar os inocentes civis e destruindo a cidade de Nova York.

Jean Grey usa os seus poderes para neutralizar todos os vestígios de Bruce Banner no Hulk, deixando assim o herói como um animal enfurecido e quase invencível que salta para cima do vilão e começa a destruir a sua armadura de forma a libertar Franklin e Nate. Isto resultou numa explosão que separou Banner de Hulk e deixou o Devastador como um ser de pura energia e imune aos ataques físicos.

Enquanto nesta forma, o vilão usa os poderes de Franklin para criar um segundo Sol que ajudasse a destruir tudo e todos. Thor tenta impedir isso (não sendo bem sucedido) dá o mote para que todos os heróis não mutantes se unissem e se lançassem para a energia que formava o Devastador, deixando os X-Men indefesos a assistirem a tudo na primeira fila.


Isto tudo porque existia a teoria de que Onslaught só precisava de um mutante como seu hospedeiro, e por isso ninguém quis arriscar a essa teoria e foi o sacrifício dos outros heróis que ajudaram a destruir esta ameaça. Esta teoria tinha um furo, já que 3 dos heróis que entraram na bola de energia eram mutantes (Feiticeira Escarlate, Namor e Falcão).

Todos eles desapareceram numa bola de energia deixando assim Manhattan a salvo, mas também um mundo sem os seus heróis preferidos ficando para trás os mutantes que sempre foram odiados ou outros heróis mais urbanos como o Aranha ou Demolidor.


Mais tarde veio-se descobrir afinal que afinal os heróis não haviam morrido e encontravam-se num universo paralelo criado por Franklin Richards, mas isso fica para um próximo post.

Texto: Hugo Silva

O mapa destas publicações já se adaptou aos autores e assim temos Paulo Costa ao Domingo, Nuno Amado (eu) às 3ª Feiras e Hugo Silva às 5ª Feiras!
Podem ler as entradas anteriores desta rubrica nos seguintes links:
Os Comics e os Anos 90: Image Comics - Youngblood
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - A Morte do Super-Homem
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - A Queda do Morcego
Os Comics e os Anos 90: Crossovers entre várias Editoras 
Os Comics e os Anos 90: Dark Horse - Hellboy

Podem também visitar o blogue nostálgico do Hugo Silva:
Ainda sou do Tempo...

Para verem as outras entradas do Hugo no Leituras de BD e só clicar em cima do nome dele!

Boas leituras

30 comentários:

  1. Não há nada mais anos 90 que Spawm...Cable e... Onslaught "no one is safe"!!! Bom post rapaz! Ah, tudo bem, Namor e Feiticeira Escarlate, mas o Falcão não é mutante, pelo que acredito.

    ResponderEliminar
  2. ainda tenho esperanças de um Omnibus disto (ou dois dado que isto foi editado em 4 TPB de 240 páginas...)
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Bom artigo. Esta é uma saga que não recordo com especial carinho, apesar de ter tudo, ou seja, ter sido dos "comidos" na altura. ;-)

    ResponderEliminar
  4. O primeiro comic americano que comprei fazia parte de esta saga, depois a Devir lançou esta saga aos bocejos e lembro-me do sofrimento que era esperar meses para continuar com a história. Foi sem dúvida uma saga marcante.

    ResponderEliminar
  5. Venerável Victor
    Quando eu voltei à BD após um interregno de muitos anos foi precisamente com as revistas da Devir, e iniciei a leitura com Onslaught! E a seguir foi Witchblade e Spawn. E depois foram 18 volumes de DC anos 90!
    Ou seja, estes livros ficaram-me marcados. O meu próximo post vai ser a continuação disto!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Tiger P
    Esses TPB saíram entre 2007 e 2009 e estão praticamente esgotados. Se houver próxima edição poderá ser sim em formato Omnibus. E pode ser só um, visto que eu tenho vários (bastantes) com mais de 1000 páginas!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. SAM
    Esta saga tem alguns bons momentos, mas tem outros que sinceramente não gostei muito sobretudo do desenho... odiei a fase do Bachalo! Acho horrível esse homem desenhar super-heróis. É que com o "Mestre" Rob Liefeld eu ainda me divirto... com o Bachalo eu enervo-me!
    :D

    ResponderEliminar
  8. alucardscorner
    Para mim foi um marco, porque foi nessa altura que comecei a comprar BD outra vez!
    :)
    Maneira que li com avidez, mas só depois de ter o arco completo. Salvo erro saía em 3 títulos da Devir: X-Men, Wolverine e outra publicação de que eu não me estou a lembrado nome...(seria Marvel Especial?).
    :)

    ResponderEliminar
  9. Fabiano
    Onlaught foi feito para criar fracturas no universo Marvel de modo a dar um novo ponto de viragem a todas as séries. Daí essas "transformações" com algumas personagens, tipo o Hulk, o Xavier, e o desaparecimento de grande parte dos heróis para parte incerta. Isso deu origem ao arco "O Regresso dos Heróis", que brevemente terá o seu momento aqui no Leituras de BD!
    ;)
    Já vi que visitaste o interessante blogue do Hugo!
    :)

    ResponderEliminar
  10. Ainda me lembro de ver a Devir aparecer com esta saga. Na altura apreciei bastante.

    Emr elação ao Bachalo Nuno, é daqueles artistas que não sei explicar porquê, mas há coisas nele que adoro, outras que odeio mesmo :S

    Bom artigo :) mas tal como o Venerável Victor, desconhecia que o Falcão é mutante. Têm a certeza?

    ResponderEliminar
  11. Fabiano
    É! Ali no "Ainda sou do Tempo..." podemos recordar a nossa juventude sim!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Luis Sanches
    Gosto do Bachalo quando ele faz trabalhos sem ser de super-heróis. Agora a desenhar super-seres?
    Olha-me aquele Wolverine?
    É perfeitamente HORRENDO!
    :D
    Olha, eu pelo que sei também não! Sempre teve aquele elo empático com o seu falcão, aumentado depois pelo Caveira com um cubo cósmico, e depois as asas foram fornecidas pela tecnologia do Pantera Negra. Mas o Hugo há-de vir aqui, ele percebe mais disto que eu...
    :P

    ResponderEliminar
  13. O Falcão é daqueles mutantes "não" certos, mas muitos continuam a considerar ele como mutante sim.

    De resto obrigado pelos comentários de todos :)

    ResponderEliminar
  14. Como não percebi bem a tua resposta Hugo, fui investigar um pouco e parece que não, o Falcão não é um mutante. Na wiki (eu sei, eu sei, mas não foi preciso procurar mais fundo :), mas na wiki até se faz referencia a uma ocorrencia em que um sentinela o confundiu com um mutante e que posteriormente se descobriu que o sentinela estava a funcionar mal.
    Sei que é uma picuinhisse (que palavra :) mas fiquei curioso.

    ResponderEliminar
  15. Hugo Silva
    Pois, acho que concordo com o Luis Sanches, nunca o vi mencionado mesmo como possuidor do gene "X".
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Luis Sanches
    Tudo quanto sei dos poderes do Falcão é que tinha uma ligação com o seu animal e usava um aparelho para planar. Depois o Caveira ampliou a ligação dele com aves e deu-lhe uma asas melhores!
    :)

    ResponderEliminar
  17. O Falcão não é mutante. O Sentinela que o identifica como mutante estava a falhar. Os poderes do Falcão foram criados pelo Caveira Vermelha, com o Cubo Cósmico (a dúvida era se a personalidade também foi criada pelo Caveira, o que causou alguns problemas psicológicos ao Falcão, perguntando-se se ele se tornou um herói por vontade própria ou porque o Caveira o influenciou). As asas dele foram inventadas pelo Pantera Negra.

    O lado negro do Magneto contaminar o Xavier é a parte mais estúpida da saga Onslaught e foi uma imposição editorial de última hora. Lobdell e Waid conceberam a ideia que o Xavier tomou a decisão inconsciente de se tornar no Onslaught, e que afinal concordava desde o princípio com as ideias de Magneto.

    ResponderEliminar
  18. Nunca gostei da saga,alem de que a versão Devir teve n cortes tudo do Aranha por exemplo e estes cross http://hulkcollection.files.wordpress.com/2009/08/hulk-wow-013.jpg?w=500&h=717 que apesar de ser do loeb foi das poucas coisas que gostei,tinha um amigo tinha tanta sede com a Saga que chegou a comprar partes da Saga em tbs e comics e emprestou-me li nao gostei,o universo marvel estava em ruinas na epoca,FF,Avengers,Spider-men,X-men,a Abril até lhe chamou de Massacre um titulo perfeito.
    Alias eu estava tao contra a saga que mesmo em 1999 com a DEVIR estava reticente em voltar aos comics.

    ResponderEliminar
  19. A culpa foi de me lembrar de uma história do Johns na run dele onde fala nisto de novo e fala dele como mutante, mas já vi que foi desconsiderada para continuar com o não ser mutante.

    Aliás é o não mutante mais confundido de sempre como já falaram aqui. O Busiek até brinca com isso na run dele

    ResponderEliminar
  20. Optimus
    A saga tem muitos altos e baixos. Penso que foi uma espécie de reboot que não funcionou muito bem, sobretudo com aquilo que veio a seguir e que vai ser objecto de post aqui no LBD!
    :)

    ResponderEliminar
  21. Hugo, e nem fales na confusão que foi o Manto & Adaga. Acabaram por considerá-los mutantes, mas originalmente não eram.

    Vale sempre a pena lembrar o Cable. Durante quase dois anos, o único poder dele foi carregar uma metranca maior que ele.

    ResponderEliminar
  22. Hugo Silva
    Eu tenho muitas falhas na telenovela dos comics, sobretudo na Marvel desta altura. O emblema dos 90 para mim foram essencialmente DC e Image (e nem sempre pelas melhores razões...)
    Mas talvez a razão porque eu tenho tantas falhas na Marvel desta altura será porque estava pouco apelativa para mim, embora algumas histórias do Aranha me tenham interessado.
    Isto para dizer que falhei essa parte de o Johns ter referido o Falcão como mutante!
    :)

    ResponderEliminar
  23. Paulo Costa
    Mas eles não eram mutantes nada!
    Essa também me falhou...
    :|

    ResponderEliminar
  24. "A saga tem muitos altos e baixos. Penso que foi uma espécie de reboot que não funcionou muito bem, sobretudo com aquilo que veio a seguir e que vai ser objecto de post aqui no LBD!"

    Eu sei o que vem a Seguir e tambem foi editado pela Metade,ate cheguei a ter 1s de Capitain America,Iron Man e Avengers FFde Heroes Reborn,antes dos 1s sairam a cada 2 em 2 anos ou menos,mas na epoca nao me apeteceu seguir por ter achado os 1s fracos,muito ao estilo da Image.
    Mas esta saga é mesmo fraquinha tipo criarmos o vilão overpower com poder de destruir o Um e alem de ser derrotado a la Dragon Ball com uma sobrecarga hoje ninguem lhe liga apesar de ter tido 2 mini.series,alias por esta altura ja deve estar no limbo dos Viloes.

    ResponderEliminar
  25. Optimus
    Amanhã terás Heroes Reborn aqui nesta rubrica...
    :D

    ResponderEliminar
  26. Os poderes do falcão foram conferidos pelo Caveira vermelha.
    A feiticeira escarlate explica ao mercúrio que graças à natureza dos seus poderes ela é imune ao vilão.
    Namor é um hibrido.

    ResponderEliminar
  27. Rui dos Santos e Silva
    Também é um hibrido, mas não só. Mesmo depois de alguns escritores lhe terem tentado tirar o gene X...;
    "In the first issue of the five part Illuminati miniseries, after being experimented on by the Skrulls, it was confirmed that Namor is not only an Atlantean/human hybrid but also a mutant."
    Wikipedia mais uma vez :D

    ResponderEliminar
  28. Rui Santos e Luis Sanches
    Namor é considerado pela Marvel como o 1º mutante dos tempos modernos, sendo que o primeiro de sempre foi o Apocalypse (no Antigo Egipto).
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]