quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Os Comics e os Anos 90: Marvel - Heroes Reborn [8]



Existe uma razão porque não temos falado muito da Marvel nesta rubrica. A Marvel estava praticamente na bancarrota e os seus títulos por baixo, devido a má gestão da empresa.

Heroes Reborn foi a tentativa de um reboot a seguir à saga Devastação (Onslaught) entre 1996 e 1997. Garantidamente este crossover tentativa de reboot do Universo Marvel não correu lá muito bem…

Como viram no post Onslaught que o Hugo Silva fez, os heróis quase todos desapareceram quando se “mandaram” para cima do vilão. Aparentemente tinham morrido nesta abnegada tentativa de drenar a energia do vilão.
Pois… mas não morreram.

Renasceram numa realidade alternativa criada pelo filho de Reed Richards e Sue Storm: Franklin Richards! Este universo tipo “bolsa” foi criado pela poderosa criança num gesto automático para salvar os pais, mas que o próprio Franklin não percebeu o que tinha feito na realidade…

Primeiro problema de Heroes Reborn: a equipa criativa que foi convidada para este reboot.
Como disse atrás, a Marvel estava sem liquidez e teve de se servir em outsourcing dos estúdios da Image, através de Jim Lee e Rob Liefeld antigos colaboradores da Marvel (ver o primeiro post desta rubrica sobre a Image e Youngblood).

Jim Lee ficou encarregue de Fantastic Four e Iron Man e Rob Liefeld de Avengers e Captain America. Esta foi a primeira asneira…
Rob Liefeld foi muito igual a si próprio, fazendo aberrações sobre aberrações, e não se esqueçam que ele aqui tinha “rédea livre” porque a Marvel estava por baixo e ele quase a fazer um favor. O que aconteceu?

Ao fim de seis horrendos meses de desenho e história o “Mestre Rob” foi posto a andar pelos péssimos resultados comerciais dos títulos que ele tinha a cargo. Podem verificar as imagens do post… vou escolher só as obras do Liefeld e Churchill para vosso prazer mórbido… de notar que grande parte dos plots de Liefeld foram desenhados pelo seu "aluno preferido" Ian Churchill...
Os títulos que Liefeld tinha entre mãos fora entregues a Jim Lee que convidou Walt Simonson para escrever as histórias… bom, pelo o final foi tão mau!
De notar que Jim Lee esteve bastante bem o Fantastic Four  foi um bom título dentro deste crossover.

O trabalho gráfico conceptual de Rob Liefeld, e materializado em muitos casos por Churchill, com as mulheres de pernas gigantes, barrigas onde só cabe um rim, os célebres “pezinhos”, os homens com troncos e braços super descomunais já não foi tão bem recebido pelos fãs, estávamos já no final da década de 90 e os novos leitores não gostaram deste “estilo”, daí a quebra das revistas onde o “Mestre” pontificava, tanto na história como no desenho. Esta foi a razão da saída do “Mestre”. (E as “pochetes” meu Deus… as “pochetes”…)
Como alguém me lembrou... o concept para a Vespa e para o Pym era simplesmente mau.

De qualquer modo a defesa do “estilo” de Liefeld foi defendido por uma determinada corrente na altura (lol). Visto que aquele universo foi criado por uma criança, Franklin Richards, os heróis foram retratados pelo olhar de uma criança! Como é que uma criança vê um super-herói? Musculatura massiva com 2/3 de músculos imaginários! O meu grande “LOL” para quem conseguiu arranjar esta defesa para a “arte” do “Mestre”…

A história na sua generalidade foi muito confusa, o crossover teve muitos títulos. Vou colocar aqui os trades que saíram desta saga:
  • Fantastic Four: Heroes Reborn
  • Heroes Reborn: Avengers
  • Heroes Reborn: Captain America
  • Heroes Reborn: Fantastic Four
  • Heroes Reborn: Iron Man
  • Onslaught Reborn
Como o título indica houve um renascimento dos heróis. As suas origens naquele pequeno universo alternativo criado por uma criança foram completamente alteradas. Vou dar uns exemplos: O Capitão América não foi “descongelado” e os elementos do Quarteto ganharam os poderes numa explosão nuclear…
Todos eles têm as origens recontadas e por vezes os poderes levemente alterados. Alguns têm uma bela vida alternativa, outros nem por isso!

 Bem, Vingadores foi bastante mau. Inicia-se com um Loki que parece que pertence à realidade "normal" que quer vingança sobre o seu meio-irmão Thor. Thor por seu lado é descoberto num bloco de gelo ( e não o Cap. America). O Vingadores são chamados e aceitam Thor no seu grupo perante um Gyrich furioso. De notar que Thor é descoberto por um Dr. Blake e está enfeitiçado pelas maquinações de Loki. Acaba inicialmente por atacar os Vingadores até se lembrar de Onslaught...
Kang também aparece em busca da sua amada Mantis, para isso aprisiona os Vingadores e tem um embate com os Fantastic Four...
O Hulk comandado por Loki  dá cabo de tudo como é seu apanágio até se encontrar com Thor. Aí lutam... mas é uma luta sem fim à vista...

O arco Industrial Revolution passa pelos quatro títulos em que o Dr Doom aliado aos FF derrotam o Super-Skrull. Depois deste embate é avisado por um Doombot que a Avengers Island estava à beira da destruição e percebe  que o Hulk tinha um potencial de força massivo. Ora o que é que ele pensa? Pensa arrecadar aquele poder para si mesmo...
Entretanto um intruso é descoberto dentro da casa dos FF: Bruce Banner! Ele quer fazer uma ligação a um satélite para impedir a destruição da ilha, e claro, foi o Hulk que iniciou essa destruição. Após algumas peripécias com outros heróis a destruição da ilha é impedida, mas Banner funde-se com o Hulk novamente...
Loki faz intriga com a Shield, enquanto os heróis tentam resolver o assunto da ilha, mas a destruição foi tanta que o Cap. America acaba por desabafar que os Vingadores acabaram... mas o Iron Man refuta de todo essa hipótese!
Descobre-se que o coração da ilha tinha energia Gamma e que poderia funcionar de ponte entre realidades!
Após muitas peripécias este arco termina com a morte de "Odin"(pela mão de Loki), que afinal era um Thor malvado! Depois ataca os Vingadores e é prontamente atacado pela Vespa que o ferra no ouvido, a seguir vem a Shield, mas quem o detém são os Vingadores que usam a energia Gamma da ilha para o fritar literalmente, mas a Hellcat morre infelizmente no processo.

No arco Heroes Reunited o Dr Doom é informado que os FF estão encurralados e em combate com vários arautos de Galactus: Terrax, Firelord e Plasma. Tudo corre bem para o Destino!
Mas para azar deste Galactus chama os seus arautos.
Entretanto descobre-se que a nave de Galactus está do lado oculto da Lua, e o Tocha vai avisar os Inumanos tendo de enfrentar Firelord nesta missão. Galactus acaba por vir para a Terra e a Shield numa acção suicida manda o seu Helicarrier contra o gigante, morrendo todos a bordo incluindo Fury!
Reed termina o seu "Ultimate Nullifier", o Thor e o Coisa confrontam Galactus mas são derrotados (e o Coisa transformado em Ben Grimm), e depois ainda seriam esmagados por Terrax. Doom cria um fato para absorver a energia dos arautos e enfrentar Galactus, mas simplesmente desaparece!
O arco termina com o Destino a enfrentar Bucky, que aqui é a mulher do Cap. America, de modo a que o Cap. parasse de o enfrentar e acabamos por perceber durante a sua conversa que os FF e muitos heróis continuam em combate com os arautos de Galactus. Com a ajuda do Destino, os arautos são derrotados... no final é o Silver Surfer que ataca  Galactus com o "Ultimate Nullifier". Os dois morrem nesta situação...

No arco World War 3 o assunto é uma invasão Skrull... vão ser necessários os heróis das duas realidades para deter a ameaça...

Heroes Reborn é isso mesmo! Novas origens, as lutas de sempre.
Na realidade muitos fãs não gostaram destas origens recontadas, mas… os “Heróis Regressam” e isso é outra história...
:D
Em jeito de conclusão pode-se dizer que após aquele mau começo este novo desenvolvimento para o universo Marvel deu resultado. As vendas subiram, o público acabou por aderir e a Marvel nunca mais precisou de subcontratar ninguém para os seus trabalhos. A partir deste ponto foi sempre a subir até ser líder do mercado novamente!

A Devir publicou em português o melhor desta saga, na minha opinião, que foi Quarteto Fantástico: Heróis Renascem, e depois pouca coisa dos outros títulos.

Podem ver os outros posts "Anos 90" nos links:
Os Comics e os Anos 90: Image Comics - Youngblood
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - A Morte do Super-Homem
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - A Queda do Morcego
Os Comics e os Anos 90: Crossovers entre várias Editoras 
Os Comics e os Anos 90: Dark Horse - Hellboy
Os Comics e os Anos 90: Marvel - Onslaught 
Os Comics e os Anos 90: DC Comics - Elseworlds: Golden Age

Boas leituras

28 comentários:

  1. A única coisa aqui que valeu a pena foi mesmo o Quarteto.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Pois Reign nesse havia um plot para as 12 ediçoes,não era fantastico mas devertia,já o Mestre Rob nos seus 6 nrs tinha Thor do egito em luta constante com Hulk,ao ponto de perder o Martelo,Hankeye badass supostamente com graves ferimentos,nunca revelados como nem quando,devia fazer parte do plano do Mestre tal como fez com Cable e Deadpool anos antes.A Editora da epoca só publicou 1 ediçao Iron Man no Marvel Especial Industrial Revolution.
    Eu pessoalmente nao gostei da costurada que Simonson deu no Thor o que aparece no pseudo-epico Heroes Reborn: The Return #1-4,aonde vem ai o fim do mundo,toca a ir para a Nave de Noe,digo Doom.
    Para alem Simonson,Robison tambem foi convidado para Capitan America
    http://i.annihil.us/u/prod/marvel/i/mg/f/30/4bb5075ebbbf8/detail.jpg

    E uma decada depois saiu Onslaught Reborn #1-5 "da mesma equipa de sucesso de Avengers Reborn".E creio que ainda a uma 2 com 1 desenhista tuga,mas para a editarem antes tem que editar a 1 que foi ignorada ate pela Panini.Talvez saia numa coleção herois marvel 3 algum dia ou NÃO. :D

    Por aqui ficaram-se por 2 titulos e a Mini Serie do Retorno,o resto como Thunderbolts e Alpha Flight apesar de anunciados nunca passaram para o papel.
    Mas certos coisas eu gostei o visual do Hankeye e do Espadachim finalmente faziam sentido,só falava era 1 plot razoavel.

    "Inicia-se com um Loki que parece que pertence à realidade "normal" que quer vingança sobre o seu meio-irmão Thor."

    Ate ai é o plot original do 1 Avengers,só que o mestre "estica-o" e inventa "a sua maneira".
    Actualmente na Sic nas Manhas de fim de semana no LOL tem uma serie animada que podia ensinar algo ao "mestre"

    http://www.youtube.com/watch?v=Uf1mToDRXks :D

    ResponderEliminar
  4. Tsc!! Estava a ler isto e pensei que não conseguisse chegar ao fim :S:S:S Já estava com comichões e com tiques. Que maus tempos, que más, péssimas histórias. Que pior tentativa falhada de suscitar novo interesse nestes personagens... Enfim, eu acho que a Marvel ainda teve foi muita sorte por não ter ido à falência com esta brincadeira.
    E o Liefield... cotovelos a sairem pelo lado dos braços...
    Esta fase de má, só tem comparação com os clones do aranha. A sério, foi nesta altura que eu me afastei dos super herois. Não conseguia ler metade de uma revista. Pensei que se calhar era da idade, felizmente mais tarde vim a descobrir que ler aquelas revistas é que envelheciam precocemente. Ainda estou com a comichão :S:S:S

    ResponderEliminar
  5. Há muitos erros no artigo.

    Para ficar só no princípio, a Marvel não saiu da bancarrota por conta de Star Wars, já que nesta altura as BDs da série cinematográfica já estavam a ser publicadas pela Dark Horse, que as publica até hoje.

    Também dos títulos mencionados, apenas os primeiros quatro fizeram parte do Heroes Reborn original. The Return mostrou a volta dos heróis ao universo Marvel "normal" (e foi feito com uma equipa criativa da própria Marvel) e o resto são BDs muito posteriores que têm ligações com o universo.

    ResponderEliminar
  6. Reignfire
    Sim, O Quarteto até que ficou bastante razoável! Gostei dessa parte também.
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Optimus
    Sim, inicia-se exactamente como o 1º número dos Avengers em 1963!
    É um tipo muito original esse Rob...
    Apesar de não ser grande coisa esta saga, tem alguns bons momentos. Pena que não a tivessem publicado integralmente na altura...
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Luis Sanches
    Fantastic Four lê-se muito bem (está editado em português), não foi tudo mau.
    A parte que ficou pior foi mesmo aquela que teve a equipa do Liefeld a trabalhar, por isso o mandaram à fava...
    Os clones do aranha foram maus e muito demorados a sair de cena!
    :D

    ResponderEliminar
  9. Comprei os primeiros números destes quatro títulos. O que mais me agradou foi efectivamente o Fantastic Four, mais pela arte do Jim Lee. Lá para o fim a arte ficou a cargo do Brett Booth e do Ron Lim, e foi mais uma razão para deixar de gastar dinheiro desnecessáriamente. Os restantes era dispensáveis... pela arte (do Liefeld e do Portacio) e pela história básica que apresentaram. O James Robinson (do fabuloso Starman) ainda escreveu alguns destes títulos (Avengers e Captain America), mas nem isso lhes valeu.

    Duas notas, a história de Star Wars salvar a Marvel passou-se duas décadas antes desta fase, nos idos anos 70. Podem ler esta história no blog do Jim Shooter (http://www.jimshooter.com/2011/07/roy-thomas-saved-marvel.html).

    E depois deste "outsourcing", a Marvel ainda recorreu, de certa forma, a um formato semelhante, em que foi criada a linha Marvel Knights pelo Joe Quesada. Penso que esta linha, a passagem do Joe Quesada para editor-in-chief e a entrada do Bill Jemas é que acabaram por salvar a Marvel da bancarrota.

    ResponderEliminar
  10. Ó deus, o Heroes Reborn. Completo só tenho o FF do Lee. Esse, concordo com o reignfire e restantes, é o unico que vale a pena.

    Que monumental desperdicio de papel. Liefeld esteve sempre no seu melhor. Este homem é o anti-Midas: tudo o que toca não se transforma em ouro. ;-)

    Felizmente que a seguir veio o que veio: Busiek e Pérez nos Vingadores; Waid e Garney no Capitão América. Os FF, coitaditos, não tiveram tanta sorte pós-Heroes Reborn, com uma tentaiva do Lobdell-Davis a evoluir para o Claremont-Larroca, esta última boa mas não excelente.

    ResponderEliminar
  11. Dinis
    Sim, fiz confusão com a década de Star Wars... lol
    Foi falha mesmo (é da idade...)
    :D
    Pelos vistos FF foi o que agradou mais a toda a gente, e é precisamente a toda a gente!
    :)

    ResponderEliminar
  12. SAM
    "Ó Deus" é uma boa interjeição para Heroes Reborn...
    ahahahhahah
    E sim, o plot do Liefeld é muito atabalhoado e fraco na sua generalidade. Liefeld desenhou alguns arcos sim, mas da equipa dele quem mais desenhou foi o seu "clone artístico" Ian Churchill... não há grandes diferenças entre eles, por isso parece ser sempre o "Mestre" a desenhar...
    :D

    ResponderEliminar
  13. Bem, eu acho que fiquei precisamente aqui, por volta desta altura, parado no tempo, no que à Marvel diz respeito. Tenho uma breve ideia do arco (ou lá como lhe chamam) Onslaught, mas este Heroes Reborn é-me completamente desconhecido, e agradeço a publicação Nuno pois é com curiosidade que vejo como é que as coisas se desenrolaram, e com um certo alívio, confesso, por perceber que deixei de ler a Marvel, assiduamente, na altura certa. A fórmula – universo paralelo construído por uma criança – é uma fórmula que me arrepia, só de pensar nela.

    ResponderEliminar
  14. Ricardo Rosado
    Esta fase na realidade não é grande coisa, mas a Marvel a seguir (inicio da primeira década de 2000 teve uma boa fase onde sedimentou o seu universo de maneira bem interessante.
    Depois descambou novamente a partir de 2009, embora essa falta de ideias não tenha onerado comercialmente a empresa.
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Lembro-me de comprar o FF pela Devir e os Avengers que era um livro para ai com quase 80 paginas se não estou em erro e era bem carito na altura, agora não fazia a mínima ideia que fazia parte dos Heroes Reborn ou lá o que quer seja, e só pelo resumo da história.. que grande salganhada lol

    ResponderEliminar
  16. Sim Alucard isso ja foi perto do fim,e foi feito para apressar a saga uma vez que os 1 3 numeros tinham 44 paginas e 2 comic issues,tirando os 1 com 44 paginas cada,cada,coincidencialmente nos Avengers ai estavam os 5 numeros de Liefed,esse plot serie parcialmente fechado no Marvel Especial,com os numeros 6 de cada serie.
    E deve ter sido feito porque as vendas estavam a cair.

    "Esta fase de má, só tem comparação com os clones do aranha. A sério, foi nesta altura que eu me afastei dos super herois. "

    O Aranha ainda sofreria mais um tempos,com o Duende Verde a manipular a sua vida pos saga do clone,ainda foram quase 47 numeros de PP H.A 27 Nrs e Sensasional H.A JN e 2 especias da editora da epoca.
    Só mudou quando o Straz comecou a escrever Spider com Quesada em 2002 na epoca do 1 filme do Aranha,depois viriam os tais Mk

    ResponderEliminar
  17. alucardscorner
    Sim, saiu um dos FF neste título. Depois só conheço a continuação "O Regresso dos Heróis" que a Devir também publicou.
    No post também fica um pouco mais confuso porque eu apenas falei de algumas cenas espalhadas por muitos números... falta ali muita coisa, mas não dava para fazer uma geral À história toda...
    :D

    ResponderEliminar
  18. Optimus
    Também foi uma altura má para o Aranha... a saga dos Clones. Eu tentei acompanhar mas perdi-me todo...
    :D

    ResponderEliminar
  19. Do saga dos clones só li o inicio no formatinho,e o epilogo final Revalations nos PP H.A 1 e 2,e um ou outro especial como um Aranha com capa especial com muitas Aranhas Escarlates,que me escapa o nome,alias foi essas capas quadruplas,prateadas e em muitas versoes aliado a falta de rumo que colocaram a marvel na falencia tecnica,dai a venda as produtoras de filmes como Sony e Fox,de diversos personagens,e ate animaçoes.

    ResponderEliminar
  20. Optimus
    Isso já não sei... nunca consegui ler essa saga coerentemente.
    :P

    ResponderEliminar
  21. Afinal a minha memória não está assim tão má! ahah obrigado aos dois pela confirmação. Lembro-me de ler essa noticia da Marvel, agora não sabia as razões que levaram a chegar a esse ponto. Ora ai está um "What If" interessante "E se a marvel tivesse ido a falência?" ;D

    ResponderEliminar
  22. Francamente, não achei piada a nada, nem sequer ao Quarteto. Também não odiei aquilo como algumas pessoas, apenas não achei que tivesse qualquer apelo emocional. Tentaram enfiar o Rossio (100 número de Stan & Jack) na Rua da Betesga (12 números com pin-ups do Jim Lee e do Brett Booth).

    Mas isto está longe de ser algo que causa trepidações nos fãs de BD. Eu é que vou pôr as pessoas a exclamar "o horror! a tragédia!" quando vos fizer lembrar dos piores monos que a Marvel lançou na primeira metade da década. Exemplo: uma imitação de Spawn... com a sua própria revista! E argumentos de Terry Kavanagh e Joey Cavalieri!

    ResponderEliminar
  23. Falência da Marvel é um tema interessante? Alguém quer lembrar-se de algumas "notícias de indústria"?

    ResponderEliminar
  24. Paulo Costa
    Tens toda a liberdade para os teus Domingos no Leituras de BD!
    Acho que são dois bons temas para ti!
    LOL
    :D

    ResponderEliminar
  25. "monos que a Marvel lançou na primeira metade da década. Exemplo: uma imitação de Spawn... com a sua própria revista! E argumentos de Terry Kavanagh e Joey Cavalieri!"

    Eu lembro-me dos formatinhos Nightshade realmente original,mas para de clones no aranha e novelas mexicanas x,ainda antes desta fase a The Crossing em Avengers dizem horrores dessa saga só li resumos na Wizard Brasil e a fase que a Marvel vai reeditar daqui a 2 meses com Thor de Ellis e Deodato ambas muito aclamadas in Brasil.

    ResponderEliminar
  26. Optimus
    Espera pelas próximas entradas... algumas das coisas que falas vão ser apresentadas! A Saga do Clone e outras da altura irão passear por aqui. Como disse atrás, pretendemos fazer uma cobertura muito abrangente desta década dos Comics!
    :D

    ResponderEliminar
  27. Fabiano
    Não queres passar os comentários para o post certo?
    ahahhha
    É um post acima! Basta fazeres copy & past e meteres em cima, e depois apagares estes, pode ser?
    ;)
    E sim, um dia mau a sério pode provocar danos na cabeça de qualquer um...
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]