sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Os Comics e os Anos 90: DC Comics - A Queda do Morcego [3]



A seguir à Morte do Super-Homem nada melhor que a Queda do Morcego!
Desta vez vai ser o Hugo Silva a escrever.
;)

A Queda do Morcego

Nos anos 90 apostava-se muito na mudança no status quo de muitos dos heróis da Marvel e da DC, fosse por trocas de uniformes, fosse por mortes/lesões permanentes ou por substituição dos heróis que já conhecíamos há vários anos. Com a Queda do Morcego a DC conseguiu colmatar essas três coisas com uma só saga, trocou-se o uniforme, deu-se uma lesão permanente a uma das principais personagens da companhia e ainda tirou-se o manto do Morcego a Bruce Wayne.

Knightfall foi a saga que abalou os alicerces do universo do Batman na DC, começando na Primavera de 1993 e alastrando-se até 1994, aparecendo em todos os títulos relacionados com o universo de Gotham City. Mostrava um novo inimigo para o nosso herói, que acabou por conseguir o impensável (destruir o mito do Batman) e mudou tudo relacionado com o herói e os seus relacionamentos com a polícia e os seus colegas heróis.

Li isto nas revistas da Abril/Controljornal, quando saiu pela primeira vez nas revistas do Batman e do Liga da Justiça e Batman, e não naquelas compilações gigantescas que fizeram mais tarde. Há pouco tempo comprei os novos TPB’s que a DC lançou, que trouxeram coisas novas, mas não trouxeram outras que consegui ler nessas edições da editora Acj. Não deu para ler a parte em que Bruce Wayne numa cadeira de rodas tenta resgatar o pai de Robin, e volta a andar graças aos poderes de uma amiga dele, ou combates interessantes como o do Robin contra o Crocodilo ou o de Batman contra um Charada cheio de Veneno.

Uma saga destas e passando por várias revistas sofreu de um grave problema, o de diversos autores e desenhistas, tendo uma qualidade inconstante e arrastando-se um pouco em alguns números. Foram 3 grandes arcos, Knightfall, Knightquest e Knightsend tendo ainda um prólogo e alguns spin offs que prolongaram assim a saga por pouco mais de um ano.



Tudo começa quando somos apresentados a um novo vilão, Bane, que aliava a força física bruta a alguma inteligência e que decide, por pura diversão, conquistar e destruir o mito do homem morcego e elabora por isso um plano que leva à libertação de todos os inimigos do nosso herói do Asilo Arkham, e a que Gotham entre num estado de ferro e fogo. Tivemos desde o Chapeleiro Louco ao Espantalho, do Joker ao Ventríloquo, todos atormentaram a vida do nosso herói levando-o a um estado de exaustão mental e psíquica. Ele isola-se de tudo e de todos os que o podiam ajudar e vira uma presa fácil para Bane, que invade a mansão e a Batcaverna e o derrota numa luta rápida, onde quebrou as costas de Batman e o colocou assim numa cadeira de rodas.



Ele já o tinha derrotado, em todas as histórias sentíamos que aquele não era o Batman/Bruce Wayne que conhecíamos, começava a ficar inquieto e inseguro e isso não tem nada a ver com o que a personagem sempre nos transmitiu. Mas Gotham não pode ficar sem Batman, e por isso Bruce entrega o manto ao antigo herói Azrael, Jean Paul Valley, que tenta assim tomar conta da situação com a ajuda de Robin. O problema foi convencer os outros, quer os vilões quer os amigos como o comissário Gordon, que começaram logo a desconfiar que algo não estava bem.

O problema é que este herói não tinha muita estabilidade mental. Ele sofria de ilusões constantes provocadas por uma lavagem cerebral, que tinha recebido enquanto criança, que o levaria a ser um assassino exemplar e alguém com uma qualidade mental e física acima da média. Isto levou a que ele tomasse uma atitude mais forte nas ruas, espancando os seus inimigos, derrotando o Bane com uma nova armadura como uniforme, e com uma agressividade com a qual o vilão não estava à espera. Deixou Robin de lado e estava constantemente a mudar o seu uniforme, tornando-o mais prático para as lutas e mais agressivo para que deixasse todos os seus inimigos KO.

























A arte era inconstante como já referi, e há arcos (como o que envolvia o Anarquia) em que a coisa se torna complicada de ler, mas no geral a coisa adequa-se bem ao espírito da saga, ao ar sombrio que se pretendia e se queria dar à coisa toda. Enquanto isso Bruce Wayne vai recuperando a sua sanidade mental, e até a saúde física, e quando percebe que Jean Paul não foi a sua melhor escolha, decide retornar um método de treinos intensivo treinando com pessoas implacáveis como a Lady Shiva e voltar assim a ser o herói corajoso que sempre foi.

A luta pelo regresso de Wayne ao manto do morcego é interessante, ele não quer destruir Valley e opta para que este perceba o erro das suas acções, tentando-o destruir psicologicamente assim como Bane tinha feito consigo. Quando tudo acaba, acontece algo que já se tinha pensado ao longo da saga, Wayne entrega temporariamente o manto ao primeiro Robin, Dick Grayson. Nunca se entendeu porque não tinha sido essa a primeira opção e isso é abordado nesse arco.


No geral isto é bem interessante, gostei de ler na fase da Abril/Controljornal e agora de novo gostei de reler aquilo tudo, há uma grande intensidade nas histórias e aquela sensação de que algo incrível estava a acontecer, afinal era a substituição de um grande ícone que se falava. Mas no fim tudo voltou ao normal, mudando no entanto a forma de trabalhar de Batman e introduzindo a famosa “Batfamília”, uma grande quantidade de amigos e parceiros com que ele conta no combate ao crime.

Texto: Hugo Silva

Espero que tenham gostado deste 3º artigo da rubrica  Os Comics e os Anos 90. Em baixo têm o link das outras duas anteriores:

Os Comics e os Anos 90: Image Comics - Youngblood

Os Comics e os Anos 90: DC Comics - A Morte do Super-Homem

Para verem os outros posts do Hugo Silva é só clicarem no nome dele, podem também visitar o seu blogue de nostalgia clicando em: Ainda sou do Tempo...

Boas leituras

19 comentários:

  1. Na minha opinião foi a pior desgraça que a DC já fez com um dos seus Super heróis. O Uniforme novo entra pra galeria da pior porcaria ja desenhada.

    ResponderEliminar
  2. Li a queda do morcego e depois algumas histórias como Valley como Batman, nomeadamente a do porradão que ele deu ao Bane e quandod escartou o Robin.

    Não li foi o regresso do Wayne e realmente estranhei a escolha não ter recaido sobre o Dick, tenho de espreitar isso.

    ResponderEliminar
  3. Eliel Ribeiro
    Este grande arco do morcego redefiniu muitas coisa neste universo, que ainda hoje perduram. Teve algumas coisas más, outras boas, outras ridículas, mas o pior para mim foi o desenhador Kelley Jones. Este homem é capaz do melhor e do pior, e o problema é que quando ele cai para o lado negro do exagero... é uma desgraça. Aliás, estávamas na década dos exageros! Anatomias super exageradas e aberrantes e pochetes... muitas pochetes... lol
    Mas no final, eu gostei de ler a Queda do Morcego!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Fabiano
    Claro que permite! lol
    Se te estás a interessar por Batman, este foi um dos arcos mais controversos de todos!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Loot
    Isto foi tudo publicado em português naqueles "TPB" formatinho "Batman e Liga da Justiça", "Mudanças", "A Vitória de Bane" e o restante na série de 15 volumes "Super-Heróis". Isto foi publicado pela Abril/Controljornal.
    Tu que és fã de Batman deverias sempre ter isto, seja no original (se for possível), ou então estas edições em português. O universo Batman foi completamente redefinido aqui!
    Anos 90!
    :D

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho essas edições na altura era as únicas que conseguia comprar na papelaria aqui do sítio :P

    Mas não podia comprar à vontade. Agora tenciono ter os originais, mas tenho completado outras coisas do Bat (como tenho o Knightfall em português), mas hei-de lá chegar.

    ResponderEliminar
  7. Loot
    São 3 volumes a saga toda no original, em TPBs com mais de 600 páginas cada um!
    O 3º volume no original não vai ser fácil...
    :\

    ResponderEliminar
  8. A 1a vez que li a saga foi naqueles 1s tpbs antigos da dc por volta de 1995 que um aigo meu me emprestou,depois eu e ele mais uns amigos compramos a saga toda em revistas,Batman e Liga da Justiça e Batman,curiosaente a parte que menos gosto é a Cruzada,porque o Regresso do Morcego e a Queda tem bons momentos(luta com a Bane azrael,Bruce,Luta contra o Charada,fuga em massa do Arkham,etc),nessa altura tambem houve um especial muito bom com a Morte do "Novo" Batman o filme aonde o Joker se cruza com o rei palhaço do crime e ele nota logo que não é o Bruce Wayne,e de brinde o Jean Paul parte o braço mas mesmo assim o Joker foge.
    E o Azreal que surgiu na mini Espada de Azreal não originalmente um heroi mas um assasino sobre controle de algo implantado pela ordem de S. Dumas,algo chamado o sistema é isso que elouquece durante a Cruzada,ou entao sempre foi maluco e luta entre o bem do Bat e a programação do Sistema do Mal elouqueceu-o aos poucos dai a violencia e o upgrade no armadura que foi ficando mais feia,apesar de eu gostar do modelo inicial.

    ResponderEliminar
  9. Optimus
    Eu foi no ano 2000 que comecei a ler este arco, precisamente nesses TPBs da DC publicados pela Abril/Acj.
    E também os arcos que gosto mais são precisamente a Queda e o Regresso!
    Sinceramente não gostei do Azrael... era complicado de mais para o meu gosto!
    ahahahha
    :D

    ResponderEliminar
  10. Obrigado a todos pelos comentários, e Fabiano obrigado por notares algo que tento sempre colocar em meus textos, Emoção :)

    ResponderEliminar
  11. Não tenho grande interesse nesta fase do Batman. Mas isto deu-me uma ideia para o meu segundo texto sobre os anos 90. O meu primeiro estreia no domingo (já está escrito, só me falta escolher as fotos).

    ResponderEliminar
  12. Hugo Silva
    Um post sem emoção não prende leitores!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Paulo Costa
    Boa! Depois tens de me dizer que ideias é que isto te deu para o teu segundo post!
    :)

    ResponderEliminar
  14. Esss 'história' de vários desenhadores já me irrita no star wars. cada um faz o raio das caras e personagens diferentes do anterior. É uma merda.

    Cada vez mais prefiro os europeus e acho idiotas os comics americanos...

    ResponderEliminar
  15. Penso que tal como aconteceu com a morte do Super Homem, aqui também a DC perdeu uma grande oportunidade de fazer algo épico com a quebra deste personagem. A sério, admitam lá, nunca ouviram ninguém dizer 'Adorei' este arco ou a morte do Super Homem. São passos importantes que foram dados mas para mim ficaram muito aquém do que deveriam ter sido.

    Da queda do morcego, lembro-me bem da arte terrivel de alguns artistas que fizeram com que ler algumas das histórias se comparasse a torturas da idade média :S
    Lembro-me também que tanto a ideia de Azrael ser o novo Batman, como a explicação do Wayne para a sua escolha num quase desconhecido, foram das coisas mais estapafurdias que já li.
    Lembro-me que tal como na morte do Super, a ideia da história, ou seja, o plano do Bane, era tão simples que a história acabou por resultar.
    E ao contrário do Super Homem, em que o que aconteceu depois da sua morte, o aparecimento dos outros Super Homens, todo aquele mistério etc,... eram bem interessantes. Já no Batman, assim que o Bane lhe partiu as costas, foi tudo por água abaixo :S

    Dito isto, queixo-me muito mas na altura comprei as revistas todas :D

    pco
    Apesar de gostar de alguns comics americanos, no que toca a BD para mim está muito mais bem servido quem saiba falar Francês. Ou seja, concordo em grande parte com o que dizes.

    Nuno
    Espero que estes artigos bons e que estas boas parcerias continuem durante muito tempo :)

    ResponderEliminar
  16. Luis Sanches
    O desenho do Kelley Jones é horrível em muitas páginas, aliás, podes ver o exemplo na capa (topo do post) e da imagem seguinte... (parece que o Azrael tem o corpo partido ao meio).
    Mas foi mais um momento marcante dos anos 90. Esta saga arrastou-se praticamente dois anos!
    :D
    Sim, vão haver muitos posts nesta rubrica! Vamos varrer os anos 90!
    Amanhã sai outro artigo, desta vez pelo Paulo Costa.
    ;)

    ResponderEliminar
  17. Repito-me: Levoir com isto!
    :P

    este e o death/return of superman são marcos incontornáveis e seriam 6 (ou mais) volumes bem gastos) !
    hehe

    já as edições que circularam (e ainda vendem nas feirinhas de livros e afins) não lhes toco! aquilo é bom para aceder lareira!

    bah!

    ResponderEliminar
  18. PCO
    A mudança de desenhadores num esquema editorial mensal e bi-mensal é incontornável. É impossível um desenhador sozinho produzir tantas páginas! Lembro-me que a saga "52" era semanal!
    Na Europa não existem deadlines destes. Um livro de 48 páginas normalmente demora 8 meses no mínimo. Isso é o número de páginas de duas revista mensais nos EUA.
    Portanto o esquema é este, goste-se ou não... e por vezes não gosto! Por vezes aparecem desenhadores muito maus... mas enfim, depois o normal é melhorar! LOL
    :D

    ResponderEliminar
  19. never-ending-spleepy-eyes
    Duvido... isto seriam 9 volumes...
    :D
    Os meus velhinhos calhamacinhos da Abril/Acj estão muito bem na estante. Para além de terem histórias muito fixes, lembram-me de como não se deve fazer um livro de BD... até balões e cabeças cortaram no topo das páginas!
    LOOOOOOOOOOL
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]