quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Workshop de Ilustração Erótica: Nuno Saraiva em Beja


Milo Manara
O Museu Jorge Vieira, da Câmara Municipal de Beja, está a promover um Workshop de Desenho Erótico.
Tem um programa interessante, é barato e terá modelos para desenhar!
Fiquem com o programa:

“WORKSHOP DE ILUSTRAÇÃO ERÓTICA”
sessão 1 Tempest Storm
sessão 2 Nouvele Vague

Formador
Nuno Saraiva
Paolo Eleuteri Serpieri


Horário:
Sábado, 21 de Setembro

Duração total:
6h
2 sessões, de 3h cada
manhã (sessão 1) e tarde (sessão 2)

Público-Alvo:
Todos os interessados em Desenho. com idade mínima de 17 anos.
Não se exige experiência em desenho de figura humana.

Objectivos gerais:
Pretende-se com este curso a experimentação de uma metodologia muito específica na representação do modelo burlesco. Propõem-se estratégias de observação e técnicas de representação simples baseados em posters pin-up e cartazes de cinema.

Materiais:
Os desenhos deverão ser executados de informal sendo desejável o uso de qualquer material desde que de utilização RÁPIDA e PRÁTICA. Os participantes são responsáveis por todo o material (lápis, carvão, pasteis, borrachas, canetas, tintas, pincéis, caneta-pincel de depósito ou mini-estojo de aguarelas, etc.) e suportes (bolco de folhas A4 ou A3 ao Sketchbook tipo Molesquine) que achem necessário ao desenvolvimento dos seus trabalhos.

Métodologia:
  1. Em cada sessão haverá uma pequena introdução teórica de 10 minutos abordando o Erótico na arte - de Pompeia ao Pigalle, o género na literatura: Satiricon-Decameron-Justine, o género no cinema: de Theda Bara a Tinto Brass, os arquétipos sexuais na banda desenhada: Jane, de Norman Pett ao Manga Hentai.
  2. Parte-se de seguida ao desenho à vista com as duas modelo pin-up que executaram várias poses. Cada pose é trabalhada ao longo de 15 ou 20 minutos.
  3. Serão explorados 2 temas: A sessão 1 da manhã terá como tema Tempest Storm, performer burlesca da década de 1950; A sessão 2 sobre o imaginário do cinema francês da Nouvele Vague.
  4. As modelos irão apresentar cerca de 3 figurinos com 4 poses cada. Os figurinos serão intervalados com breves sessões de dança exótica.*
  5. No encerrar do workshop será feita votação conjunta do melhor desenho. Minutos antes do espectáculo CAIS SODRÉ CABARET revela-se do vencedor do melhor desenho e entrega de um prémio ao vencedor.
*a duração das sessões será acompanhada por música ambiente.

Luis Royo

A todos os que se possam deslocar a Beja eu recomendo este Workshop!
(Beja sempre activa...)

Boas leituras

2 comentários:

  1. Workshop muito interessante e pelo conteúdo apresentado no artigo, quem participar obterá boas dicas de como melhorar seus desenhos.

    ResponderEliminar
  2. João Roberto
    Ora nem mais!
    Acho que muitos desenhadores deveriam fazer este Workshop...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]