domingo, 31 de março de 2013

Quem é que não gosta de BD?


Olivier Rameau

Quem é que não gosta de BD?
Áh…
Pois, ainda não descobri ninguém que dissesse que não gostava!
Alguns dizem… não percebo nada disso, não ligo muito, ou outra frase do género. Mas nunca ninguém me disse até hoje “Não gosto”.

Aquaman

O desconhecimento é talvez a maior fatia. E o desconhecimento de qualquer coisa é o maior pecado cultural de todos, pois impede o desenvolvimento! Seja de que vertente cultural for, o desconhecimento é a arma principal da ignorância, ignorância esta que amputa o ser humano daquilo que é SER humano. É a principal arma de governos que querem prevalecer e subsistir fazendo o povo permanecer ignorante, por exemplo! A ignorância sobre que assunto for deve ser abatida, e isto está na mão de todos, individualmente ou em grupo.
Podemos dizer “não gosto disto”, mas para poder dizer isto deveremos primeiro dizer “já provei”. Quando alguém diz “não gosto disto” sem experimentar pode-se dizer que já é um individuo formatado pelo socialmente imposto, pelos “media”, ou pelos amigos (ignorantes também). Quem tem uma mente livre e limpa deve lutar contra esta situação, no mínimo dentro do seu grupo de influência. Pode ser o grupo de trabalho, grupo de amigos ou porque não, estranhos que nos tocam todos os dias!

Fiz há pouco tempo uma formação, em que na primeira fase eu tinha de dar uma aula sobre um assunto à minha escolha. Como bom nerd que sou adivinhem lá que aula foi? Foi sobre BD com certeza! Desfazer o mito da BD “é para crianças” e como “ler BD”.
O feedback que obtive foi para além das expectativas, daí eu dizer que o desconhecimento é o principal inimigo da BD. Acabei por fazer sucesso com esta aula, tendo até ultrapassado o tempo permitido para a mesma, e sem que ninguém me interrompesse, em 10 minutos… Mas o sucesso que eu queria, consegui! Ficaram bastante interessados e depois da “aula” fizeram-me perguntas, foi bom!

Nausicaä

Vocês bedéfilos façam o mesmo se ainda não o fizeram! Toquem os vossos amigos sem vergonha. Vergonha é roubar e ser apanhado, como diz o povo… iniciem a “evangelização” dentro da vossa esfera de influência!
Bem… isto deve ser por causa da Páscoa… devo ter ficado afectado por ver o Papa todos os dias na TV!
:D

Se nós queremos mais nas livrarias, ou bancas, temos de arranjar mais pessoas que se interessem, e passem a comprar. Iniciem a “evangelização” sem vergonha! Comecem pelo vosso marido, ou mulher, avancem para os filhos, amigos, inimigos, pelo dono da livraria que fica ao pé de vossa casa. Sejam intervenientes activos, sejam positivos

Olhem… hoje apeteceu-me largar estas ideias (que não são utópicas), talvez ovos de chocolate a mais, mas estou farto de pessoal negativo. Torno-me negativo também, o que não é de todo do meu agrado.
Nunca se esqueçam, quase toda a gente gosta de BD, só falta entusiasmar essa gente e dirigir para a vertente ou tipo de BD que possam gostar mais, não para aquilo que vocês gostam mais… não irão com certeza apontar a Mónica a um tipo que gosta de literatura e cinema de terror, para ele “Monstrous Collection of Steve Niles and Bernie Wrightson” com certeza será uma boa aposta!
Sejam missionários!
(Não, não fumei nenhuma erva maluca… apenas… apeteceu-me!)
:D

Boas leituras

38 comentários:

  1. estou-te a ver a bater de porta em porta e a perguntar às pessoas «já ouviu falar de Frank Miller?» ou «acredita em HERGÉ?» o
    OSVALDO

    ResponderEliminar
  2. Nunca vou perceber essa necessidade que parece ser só portuguesa de espalhar a BD.
    Eu gosto e BD, sei ler em inglês e em francês, sei como a comprar online e em lojas fisicas, porque raio é que haveria de estar a tentar converter pessoas que muito provavelmente nem iriam ter muito interesse (e mesmo que tivessem que diferença é que isso me fazia? se quiser falar de BD o que nao falta são foruns ou até mesmo este blogue)...

    ResponderEliminar
  3. Jpeg, o ponto do Nuno é que a maior parte das vezes não precisas 'tentar'. Basta expô-los a alguma Bd em particular. Aposto que quando ouves uma boa musica ou vês um bom filme comentas com os teus amigos. O Nuno só está a dizer para fazeres o mesmo em relação à Bd.
    E não é uma tendencia SÓ portuguesa isto de tentar pôr mais pessoal a ler Bd.
    Por fim, a diferença que te faria, a curto prazo talvez nenhum, mas a longo prazo (se todos fizessemos o que o Nuno descreve) talvez conseguissemos melhorar um pouco o estado da industria cá no burgo.

    Nuno, só discordo da ideia de que ainda há pessoal com vergonha de ler Bd. Acho que isso mudou completamente nos ultimos anos. Agora é ao contrário. Felizmente (com esta invasão que a Bd teve nos filmes) passou a ser, não digo cool, mas muito mais aceitável ler Bd.

    ResponderEliminar
  4. Esse mito de que falas "Bd é para crianças" é alimentado pelas empresas que fazem a distribuição dos comics, pelo menos em Portugal.

    "Se tem passagem de público infantil no seu ponto de venda, será para nós um prazer poder apresentar-lhe este projecto mais detalhadamente."

    Isto está na página da Panini, para potenciais quiosques interessados.

    É claro que não se trata só de comics, a Panini tem vários ramos, mas a BD está lá no mesmo saco que os autocolantes e cadernetas. No entanto, senti-me insultado quando li isto.

    ResponderEliminar
  5. Excelente artigo! Acabei de descobrir que sou, há tempos, uma evangelizador de BD. hehehe

    ResponderEliminar
  6. Se tivesse sido alguma erva maluca que fumastes para escrever esse artigo ia te pedir o nome e o fornecedor. Parabéns amigo, faço minhas suas palavras.

    ResponderEliminar
  7. OSVALDO
    Ou "Já ouviu falar das Testemunhas de Moebius"?
    ahahahhahahah
    :D

    Jpeg
    Claro que é necessário, sobretudo em Portugal! Estou a falar da BD traduzida, ora com tiragens de apenas 1500 ex. (edição "grande") teremos sempre livros mais caros e séries pelo caminho.... para não falar dos título que nunca veremos em português porque o mercado não absorve!
    Quanto à necessidade ser só portuguesa, enganas-te. Em todos os mercados fazem isso, apenas que nos mais fortes são as próprias editoras a fazer isso, não têm de ser os leitores. Apenas nos mercados fracos ou quase inexistentes (caso de Portugal) têm de ser os leitores.
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Luis Sanches
    Quando me referi a "vergonha", Não era a de ler BD!
    Estava a falar do mais do "falar de BD" com amigos que por norma têm alguns preconceitos relativamente a esta vertente cultural. Por vezes não será fácil fazer isto sem corrermos o risco de haver alguns que gozarão com o assunto, é preciso algum poder de encaixe e positivismo!
    ;)

    Gisco
    Esse mito "BD = crianças" é alimentado sobretudo pelos pais das crianças, pais estes que leram BD quando eram mais novos mas depois não evoluíram dentro da BD para conteúdos mais adultos. Aí ficaram formatados para esse mito.
    O que leste da Panini tem apenas a ver com uma coisa, a BD que eles colocam em bancas é quase toda para públicos mais novos. Mas lá está... esse público mais novo é necessário para dar sustentabilidade futura à BD, mas não se pode pôr "palas nos olhos" e dizer que mandam BD para as bancas apenas se houver passagem de crianças, sobretudo porque serão os pais a comprar com certeza! Para além disso eu tenho 48 anos e compro/leio com bastante regularidade essa BD para crianças, como por exemplo a Turma da Mónica!
    :D

    ResponderEliminar
  9. Calango 74
    LOL
    Obrigado!
    :)
    Vou promover-te de Diácono para Padre Evangelizador!
    :D
    Falando a sério, está que se queremos melhores títulos teremos de atrair mais gente para o meio da BD. Visto que a maior parte das editoras em Portugal passam um pouco ao lado disto...
    ;)

    Venerável Victor
    Obrigado!
    Ora... tu já tens o Santuário!
    Já foste "sacramentado" neste negócio!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Bom artigo.

    É coisa wue faço sempre que posso e há anos. BD é a minha arte favorita e faço questão de a pregar aos ouvidos receptivos. Há alturas da vida em que fiz mais do que outras, mas este teu artigo reacendeu-me a chama.

    ResponderEliminar
  11. SAM
    Ainda bem que eu te consegui reacender a chama!
    lol
    Eu também vou pregando... e vez em quando consigo mais um leitor, é isso que me faz continuar!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Acho que há quem não perceba que, se não se vender BD portuguesa, feita por portugueses, os artistas (e os argumentistas) tendem a desaparecer, pois têm de arranjar outros trabalhos em vez de ficarem a fazer "bonecos".
    É claro que deve haver quem pense que os desenhadores, e argumentistas nasceram todos ricos, e só fazem arte por puro prazer lúdico. E as editoras (empresas) também não precisam de ganhar dinheiro, portanto editam só porque sim, não precisam de vender nada.
    E comprar... quem é o idiota que compra BD?? O melhor mesmo é ler de graça na net, e os artistas se quiserem dinheiro para comer que vão pintar paredes, ou assentar tijolo.

    Sim, acho que para se verem filmes completos e ler livros de BD (e sem ser de BD) completos na net, deveria pagar-se aos autores, e editores.

    Francamente gostava de saber se essas pessoas que gostam tanto de "borlas" se gostariam de chegar ao final do mês, e o patrão lhes comunicasse que "este mês não te vou pagar, contenta-te com o prazer que tiveste por teres trabalhado aqui".

    Grunfffff grrrrrrrrrr cuspe cuspe

    ResponderEliminar
  13. Grande texto, excelente e inspirador. Parabéns, meu amigo e, caso não tenha realmente fumado nada, continue assim que você é criativo mesmo sem aditivos.8)

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro BD de super heróis. Tenho 30 anos e adoro. Não considero que seja para crianças, embora as capas por cá e as frases nas capas dos comics da Panini sejam um pouco ridículas. Mas eu adoro o Homem Aranha, adoro os X-Men, adoro o Wolverine, o Batman, o Capitão América. As 2 raparigas do quiosque onde eu compro tudo sorriem para mim quando eu vou lá e pego nas revistas todas. Sorriem porque não percebem... Eu sorrio de volta e vou embora feliz. :)

    ResponderEliminar
  15. Quem não gosta de BD bom sujeito não é! Ótimo texto Nuno!

    ResponderEliminar
  16. Para responder à pergunta: a namorada do meu irmão.

    ResponderEliminar
  17. Diabba
    Verdade. Online para mim só para experimentar e ver se vale a pena comprar.
    Verdade. O mercado português de BD TEM de expandir, senão um dia apenas teremos importados. Prefiro 1000 vezes ler em português!
    Daí a minha luta para divulgar a BD.
    :)

    ResponderEliminar
  18. Pensador Louco
    Obrigado!
    :)
    E não... não tinha fumado nada!
    :D

    Gisco
    Ora... na minha tabacaria já me conhecem bem também! lol
    Cada vez que aparece algo novo, seja revistinhas ou livros tipo as parcerias ASA/Público ou Levoir/Público guardam-me sempre mesmo que eu não tenha pedido. O Dono da tabacaria já se entusiasmou e acabou por fazer as colecções Levoir/Público de Super-Heróis Marvel!
    :D

    ResponderEliminar
  19. Ricardo Baptista
    Ok... mas eu sou teimoso. Já lhe perguntaram o que corre na imaginação dela? Dragões, gnomos, detectives, vampiros, História antiga...?
    Tem de se conhecer bem essas pessoas mais renitentes e apresentar-lhes algo dentro dos seus interesses!
    Claro... pode não gostar mesmo... lol
    :D

    Guy Santos
    Obrigado!
    :)

    ResponderEliminar
  20. Não sei se o monologo da diabba era para mim, mas quando falei em online falei em mandar vir de fora as bd's que me interessam (continuo a apoiar os autores).

    De qualquer maneira volto a dizer, não vejo o interesse de haver mais banda desenhada traduzida uma vez que este não é um problema que me afecta (nem com toda a certeza à maior parte dos leitores portugueses) directamente.

    ResponderEliminar
  21. Um bom texto com que concordo plenamente.
    Se houver mais leitores, há mais compradores, mais trabalho para os tradutores, gráficas, distribuidores e editores, aumentando assim o músculo financeiro de editoras e livrarias especializadas. Havendo mais leitores, haverá com certeza uma maior aposta em autores nacionais, podendo estes mostrar o seu trabalho a nível internacional, como já acontece com alguns, poucos!
    Um abraço,
    Pedro Gomes

    ResponderEliminar
  22. Jpeg
    O monologo da Diabba era para ti, pese embora o facto de ela ter entendido mal o facto "online", também tenha razão no que diz. Sem divulgação e mercado não há BD portuguesa. Ponto.
    Quanto a achares que por saberes inglês e francês, e conseguires ler nessas duas línguas, toda a gente o pode fazer posso-te garantir que isso é um mito do pessoal que importa. Eu importo, mas sempre que o mesmo livro existe em português e a tradução se calhar nem é grande coisa, prefiro SEMPRE ler em português. O pessoal que importa é o nicho do nicho. A ESMAGADORA maioria das pessoas que lê BD em Portugal compra APENAS Banda Desenhada em português. Os leitores que importam em inglês acham que são a maioria das pessoas que compram... não podiam estar mais errados! E por haver cada vez menos BD em português temos por arrasto cada vez menos leitores. Em vez de existirem pelo menos duas ou três editoras fortes e concorrentes no nosso mercado temos apenas uma. E assim a BD vai desaparecendo, porque mesmo essa "uma" está a começar a ter problemas.
    Daí ser muito importante a divulgação da Banda Desenhada em mercados fracos como o nosso! Como te disse mais atrás, em França e nos EUA são as próprias editoras que o fazem. Os seus números de vendas permitem produtos mais baratos e margens de lucros superiores. Então gastam também em publicidade aos seus produtos. Em Portugal isso seria impensável! Com tiragens "enormes" de 2.000 exemplares não tens margem para fazer um anúncio foleiro na televisão, por exemplo! Tiveste o exemplo da Goody que fez publicidade no canal panda e Disney no seu arranque (Comix e Hiper Disney), mas que ofereceram tiragens de banca na ordem dos 70.000 exemplares para os primeiros números. Mas foi só para estes, neste momento não fazem mais publicidade! São muito caro e lá se vai o lucro!
    Este é o problema Jpeg, e é por isso que temos de divulgar o mais possível aquilo que NÓS gostamos, para continuarmos a tê-lo em português, e sobretudo boa BD PORTUGUESA!
    Espero que tenhas entendido os meus argumentos.
    ;)

    ResponderEliminar
  23. Pedro Gomes
    Disseste tudo sucintamente!
    Obrigado!
    ;)

    ResponderEliminar
  24. Jpeg
    "De qualquer maneira volto a dizer, não vejo o interesse de haver mais banda desenhada traduzida uma vez que este não é um problema que me afecta"

    Bem, contra este tipo de atitude não há argumentação possivel... é inutil mesmo. Eu espero ter percebido mal.
    Uma coisa era dizer que não concordas porque achas que não tem impacto em vendas ou até que não gostas de ler Bd em português. Agora a atitude 'não me afecta logo não me interessa para nada' é uma curiosa forma de estar para quem vive em sociedade. Mas, não deixa de ser uma forma de estar :S
    Provavelmente interpretei mal o que escreveste.

    ResponderEliminar
  25. Eu compro os meus comics, em Inglês, e sou sincero, até prefiro neste momento ler nesse língua.
    Sendo que acabo sempre por comprar as edições em Português.

    No entanto tenho de dizer que concordo ctg Nuno, para existirem mais leitores de BD, é necessário existirem mais traduções. Penso que a maioria de nós, começou a ganhar o "bichinho" graças às edições da Abril, quando éramos mais miúdos.

    E como disse o Pedro Gomes, uma coisa leva a outra, era bom que a nossa industria se desenvolvesse.

    ResponderEliminar
  26. Luis Sanches
    Há que ver a "big picture", e não apenas o nosso local de conforto. Perceber o que vai acontecendo ao nosso redor e não olhar apenas para nós. Penso que o Jpeg é um amante de BD, mas tem de pensar que existe mais gente que também gosta de BD e que não lê sem ser em português, e são esses que fazem o nosso mercado. E para termos um mercado forte temos de alargar a "massa" de público que compra BD regularmente se quisermos ter mais e melhor BD em português, já não falando de excelentes autores portugueses que vivem perfeitamente asfixiados neste mercado incipiente que nós temos!
    :\

    Geek dos Comics
    Eu compro nas línguas que posso. A minha preferência é sempre o português, depois o inglês e finalmente o francês para completar colecções e leitura futura (para quando souber ler francês).
    Ninguém entra na BD pelos importados, portanto posso concluir que é importante ter o máximo de BD traduzida!
    ;)

    ResponderEliminar
  27. Te muita gente que diz que não gosta, mas nunca leu, no mais quem lê Bd pode mostrar para os amigos a imensa variedade de generos que hoje existem, Herois (Marvel, DC etc...), infantis (Monica, Disney) , adulto (Vetigo) e quem sabe acabar conquistando novos fãs.

    ResponderEliminar
  28. Até mesmo eu, que sou um anglófilo convicto, defendo a necessidade de comprar BD em português. Apenas em português se pode atrair novos leitores, porque só é possível atingir um nível aceitável de domínio de uma língua estrangeira após 5 ou 6 anos de estudo (3 ou 4 se este estudo for intensivo e com uso regular da língua aprendida, o que não é o caso do ensino básico). Isto atira para os 15 anos como uma idade média para se poder começar a ler nessa língua, mas nessa altura já há pouca predisposição para começar a ler BD.

    As editoras é que deviam fazer publicidade, obviamente, mas mesmo no passado em que havia BD barata a rodos, raramente fizeram uso de alguns meios para aumentar a sua fatia de mercado e captar novos leitores num esforço direccionado para esse objectivo. Mais especificamente, falo da Disney no tempo da Morumbi/Abril Jovem/Abril-Controljornal/Edimpresa. E, já agora, acabo por marrar com o FIBDA outra vez e fora de época.

    Ao contrário da Meribérica, e depois, da ASA, a Abril/A-CJ/Edimpresa nunca fez uso dos grandes eventos para publicitar o seu material. Como publicava revistas em vez de albuns, a A-CJ movia muito mais produto anualmente do que a Meribérica, e tinha personagens potencialmente mais reconhecíveis pelo grande público. Mas nunca fez nada para criar um sentido de comunidade, nem sequer de partilha de interesses, entre os seus leitores. Apenas as revistas de super-heróis tinham (raramente) secções de cartas. Também nunca houve grande aposta no merchandising associado, mas isto foi antes de se começarem a vender DVDs com os jornais.

    Porque é que a A-CJ nunca esteve no FIBDA? Provavelmente, nunca foram convidados. A Marvel e a DC também não iam à San Diego Comicon quando esta começou, e foi preciso convidá-los para estarem lá, até perceberem que geravam retorno. Agora, deviam experimentar convidar a Goody. Mas se calhar tinham que os convidar para estarem no FIBDA à borla... e já imagino as editoras pequenas a chiarem "porque é que a editora grande, que tem meios, tem as despesas pagas e eu, que sou pobre, tenho que pagar?". Talvez o FIBDA tivesse a ganhar isso... mas talvez agora também seja tarde demais.

    ResponderEliminar
  29. João Roberto
    Assim como nas outras artes existe sempre um estilo, um tipo ou uma forma de que uma pessoa gosta. Dizer "não gosto", quer dizer que ainda não foi apresentada a essa pessoa a vertente artística que ela mais gosta!
    ;)

    ResponderEliminar
  30. Paulo Costa
    Pois, as pessoas e as organizações estão sempre à espera que a outra parte se mexe, porque se correr mal a culpa foi do outro.
    Estas coisas fazem-se colaborativemente e assertivamente, com um pouco de proactivismo à mistura... claro, uma dose de imaginação e empreendedorismo dão o acabamente necessário...
    (Poeta, hein??)
    :D
    E sim, o Amadora BD é bastante pesado e monolítico na sua vertente organizacional o que faz com que muitas vezes a máquina não role. E quem paga por isso não é o festival, nem as editoras, nem o público. Quem paga por isso é a BD em Portugal! O resto é peanuts!
    As decisões custam a tomar, sobretudo se forem incómodas, e fica tudo parado à espera que alguém dê o 1º passo. Daí a modernização do festival seja quase nula, pelo menos desde que eu vou lá.
    A Goody seria uma óptima aposta para o próximo festival!
    ;)

    ResponderEliminar
  31. Oi, Nuno! Esse texto lembra muito o nosso comortamento aqui no Brasil, onde muitos de nós, fãs de "BD/HQ" também vivemos essa situação de em determinado momento, por algum motivo, encontrarmo-nos com certo receio de falar nessa tipo de trabalho e arte. Em geral, isso o que você citou de que "são para crianças" é o que mais bate forte e nos impede de passar as nossas compras e leituras efetuadas para o próximo através de um boca a boca na real, estado olho no olho.

    Também me incomoda essa questão de estar sempre lendo em algum lugar que tais trabalhos de BD são para crianças, pois isso só faz com que os menos interessados pensem que tudo é uma coisa só e que nõs, consumidores, devíamos nods ocupar de outras coisas do que ficar tomando nosso tempo a ler as revistinhas das crianças (isso, na visão dessas pesosas que adoram misturar todo tipo de título e desenho em um repcipiente só e colocar m só rótulo em tudo).

    Indo ainda mais longe, eu sei que muitos marmanjos compram revistas de personagens infantis aqui. Um bom exemplo é a Disney que tem mais consumidores adultos do que crianças aqui.

    Algumas vezes, até mesmo as editoras negam-se a admitir que tenha um grande filão de adultos a ler seus produtos. Eles ainda insistem que eus produtos são destinados às crianças e, para eles, tanto faz se seus produtos são da Disney ou Vertigo ou Garth Ennis ou Morrisson - eles simplesmente colocam tudo no mesmo cesto e taxam "para crianças". Isso é ruim, desconcertante para nós, que já seguimos a ler há tantos anos essas BD, e também acredito que deva ser constrangedor a alguém que até tem a vontade começar a conhecer e se enveredar por esse mundo. Na minha opinião, aconteça o que acontecesse, seja por qual motivo for, ninguém de uma eidtora devia soltar tal declaração, pois ela só afasta as pessoas... e o intuito é fazer com que juntem mais pessoas.

    Enfim, falou tudo nesse texto que é a realidade de muitos de nós, brasileiros também. O mercado de BD/HQ aqui está aquecido graças aos fóruns, blogs e comunidades sobre o assunto, que acaba fazendo com que pessoas que gostam dessa arte leiam e queiram ir comprar depois. Antes de existirem essas manifestações registradas nesses lugares, as vendas estavam muito monótonas. Alguns títulos sequer estavam conseguindo sustentar-se nas bancas e corriam até mesmo risco de serem parados. Mas, felizmente, as pesosas ofram se manifestam na Internet, falando de seus gostos e preferências e isso foi desencadeando cada vez mais manifestações de um número cada vez maior de pesosas que estavam a comprar e a dizer aos ouros o que compraram e o que acharam, e tudo voltou a crescer novamene. Hoje estamos vivendo um panorama muito bom meu desejo é que essa realidade ocntinue cada vez mais. Só que, para isso continuar em alta, ´preciso fazer oque você propôs aí, nesta tua postagem, agora: "vamos evagenlizar as pessoas também pessoalmente, quando nos encotnramos cm ela ao acaso pra um bate papo descontraído, então, falemos de nossas BDs que estamos lendo ou que queremos ler, mostremos alguma coisa a elas, enfim, vamos agora começar a mostrar às pessoas próximas de nós, olho no olho, na prsença física mesmo, como ébom ter e ler uma BD/HQ. Acredito que o efeito pode não ser tão positivamente visível, notável, como assim é na Internet, mas também acredito que, mesmo sem falarem-nos nada na hora da conversa, a pessoa vai se sentirtocada no coração e isso irá mxer com ela até o ponto em que ela se descobrir parando em um lugar para comprar uma revista.

    Parabéns pelos teus pensamentos exposto aqui! Está emsintonia comigo e acredito que muitos de nós, brasileiros.

    De minha parte, assumirei esse compromisso também, de mostrar ao pessoal que conheço pessoalmente que ler BD é ago muito bom e divertido, que só tem a nos acrescentar.

    Abraços. Tenha uma boa semana!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  32. Fabiano Caldeira
    Acho que disseste tudo. Não tenho grande noção do mercado brasileiro, mas acho que será comum ao resto do mundo esta premissa: quantos mais leitores compradores, mais e melhor BD teremos. Como eu quero mais e melhor, nada como uma pequena "evangelização" das pessoas a quem podemos chegar!
    Obrigado pelo teu extenso comentário focado no mercado/sociedade brasileira. Na realidade nunca sei se aí os estigmas são os mesmos daqui, mas se são só temos de trabalhar para acabar com eles!
    ;)

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  34. Muita gente diz que não gosta de BD, ora por vergonha de admitir que gosta, ora porque não gosta mesmo, ora porque não sabe o que diz...e esta é a maior fatia das pessoas: não sabem o que dizem e gostam de opinar sobre o que não sabem, sendo o "não gosto" ou o "não concordo" o principal chavão que utilizam. Em Portugal, toda a gente tem uma opinião sobre aquilo que não faz uma menor ideia: "O Presidente da República devia fazer e acontecer!", mas não fazem a menor ideia quais são as competências exclusivas do PR ou as da AR ou as do PM, e isso não as impede de dizer umas bacuradas só porque "acham". Eu sei porque já tive que engolir algumas bacuradas por mim próprio proferidas...sou português, pois então! A idade e as bacuradas passadas e por mim reconhecidas fazem hoje de mim uma pessoa mais calada.
    Quantas vezes não levo com o "olho gordo" (não é mau-olhado ou inveja, como no Brasil) de quem vislumbra a minha biblioteca e esguelha o sorrizinho complacente de quem pensa "coitadinho, ainda vê bonecos". Francamente, devido à idade, calado fico e penso "coitadinho, é ignorante". Não justifico o meu gosto pela BD, nem tão pouco perco um segundinho que seja a desfolhar um livro daqueles mais rebuscados para demonstrar que sou adulto e não vejo bonecos mas leio obras literárias ilustradas. Estou-me cagando! É a idade...a incontinência é tramada. Dantes não, pegava em vários livros, desfolhava-os na cara do analfabeto e pregava a BD com passagens quase bíblicas suportadas pela lista de melhores obras literárias do New York Times; tentava compreender o ateu para descortinar os seus interesses para os fazer corresponder a uma obra qualquer que figurasse na minha biblioteca e espetá-la na cara do herege, com a esperança que ele aí visse a luz e uma nova religião abrir-se-ia para ele(a) com fanfarra, na minha imaginação. A partir de uma certa altura da minha vida deixei-me disso, de ser um missionário que muito raras vezes (mas mesmo muito raras!) por pregar a minha paixão não acabava comigo num caldeirão a ferver, ainda mais queimado aos olhos daquele qualquer néscio que onde antes me via como um coitadinho inofensivo passou a ver-me como um coitadinho fanático completamente alienado. Quando eram "eles", ora fosga-se, tudo bem, queimado, chamuscado, era para o lado que dormia melhor; quando eram "elas"...era para o lado que com elas não iria "dormir" MESMO! Pois...missionário nesses tempos, não. Perdi algumas oportunidades de ouro para estar calado! Hoje já não é assim. Esta malta de hoje, que gosta de "bonecos", até está em alta com as miúdas. Da-se...é que eu ainda sou do tempo (não é Hugo? hehe) do ou eras cool ou não "comias" coisíssima alguma (eu sei, não é politicamente correcto dizer "comias"). Hoje em dia, se és Nerd, sensível, inteligente, imaginativo, se curtes "forplay" com Cosplay à mistura, estudas no Técnico, és o Maior com computadores, o mais certo é safares-te em GRANDE com as miúdas. NHRHHGH...que inveja! No meu tempo, eu curtia era música underground, absintos, e BD era só Corto Maltese e Bilal à vista (e deste era só “A Mulher Armadilha”), tudo o resto (e era muito "resto") estava escondido debaixo da cama, para as gajas não verem o nerd que eu era! ÁAAH estes putos têm-na toda feita!
    Agora que já não preciso de me bater aos valores ("preciso" é um "understatment", a verdade é que estou velho, gordo e careca), não sou missionário da BD por outras razões que não as mulheres (a minha esposa acha a BD "engraçada"...estão a ver, não estão?! Mas é altamente tolerante em a deixar proliferar por toda a casa, pelo que "she's a keeper"). Agora não sou missionário da BD porque quem gosta de BD e tem BD aos magótes é cool, e quem é cool não se justifica…demorei, mas aprendi.

    ResponderEliminar
  35. Refem
    Se fosse cool ler BD, esta estaria na moda. Se estivesse na moda teriamos 10X mais leitores pelo menos... ora isto não se passa!
    E sim, não tento "evangelizar" aqueles tipos que sei que têm uma cabeça dura, é inútil nesses casos. Os outros não! Já consegui levar bastante gente ter interesse e outros olhos para a BD, e dentro destes alguns a comprar regularmente!
    Portanto vale a pena.
    :P

    ResponderEliminar
  36. A BD está em baixa, sofre com as outras formas de entreterimento. PORÉM, nunca a BD foi tão valorizada em termos de desdobramentos para outras mídias.

    Isto, no mínimo, garante alguma longevidade a nosso entreterimento. Espero que essa sobrevida seja bem usada para angariar mais adeptos.

    ResponderEliminar
  37. Ainda bem que há pessoas como tu, força.
    O texto era suposto ser para a risota, não leves tudo muito a sério.

    Ler BD e coleccionar BD é cool, há é muita gente que não sabe ser cool ;)

    refemdabd

    ResponderEliminar
  38. Refém
    Eu percebi que o texto era para ser para a risota, mas decidi responder-te quase a sério.
    :D

    Alex D'ates
    Quanto mais fãs melhor! Mas fãs que comprem, não piratas que sacam as torrents e não compram...
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]