Esta gata não aparece por aqui muitas vezes, e este livro merece algumas palavras.
Darwyn Cooke assumiu o livro como desenhador e autor do argumento, e na realidade este livro saiu um pouco diferente do habitual por duas razões:
Primeiro o livro é mesmo sobre Selina Kyle, a Catwoman só aparece num “flashback” e segundo é o tipo de desenho apresentado. Este deu-lhe o passaporte para fazer também o primeiro de uma série de quatro livros da Catwoman mas com Ed Brubaker no argumento, sendo Cooke substituído a partir daí por Cameron Stewart.
Darwyn Cooke correu um grande risco ao fazer este livro baseado apenas em Selina, pondo de lado a figura Catwoman. Aliando isto ao seu estilo pouco usual de desenho, dentro do habitual no “mainstream” dos comics de super-heróis, o risco foi a dobrar!
Por isso mesmo as opiniões dividiram-se em relação a este livro… desde críticas perfeitamente fabulosas, a outras não tão boas.
Esta é para mim uma obra perfeitamente cinematográfica. O tema é um super assalto que Selina quer levar a cabo pois está sem dinheiro.
Para isso Cooke enche o livro com as personagens certas… os coadjuvantes! Dentro destes há aqueles que são na realidade tridimensionais, como o super bandido e ex “professor”/ex amante de Selina: Stark. Temos os menores como o seu amigo Jeff, e o amigo bandido de Stark. Temos a prostituta que é quem espia para o golpe, e temos o tipo de detective típico destes policiais “noir”. Claro… os bandidos com dinheiro são mafiosos!
Digam lá que com estes ingredientes não se faz um belo filme?
A narrativa de Cooke é muito boa, a história é rápida mas sem deixar pormenores de lado, está tudo muito bem encadeado e ninguém está a mais nem a menos neste livro.
O estilo sujo e de traço grosso de Cooke aumentam a densidade e colam bem no argumento. Acrescentamos a isto uma paleta de cores muito própria, por vezes quase monocromática em algumas páginas.
Isto deu um ambiente único a uma história única dentro do universo da Catwoman! Só por isso este livro já valeu a pena.
Selina está dada como morta e serve-se disso para andar mais à vontade. Um golpe inicial corre-lhe mal e não ganha nada com ele. De volta à cidade serve-se dos seus contactos para saber onde poderá facturar. Apresentam-lhe um grande e chorudo golpe… só que para aquilo tipo de assalto é preciso uma equipa, então recorre a Stark, o seu mentor inicial.
Esta é a premissa do livro. Selina e não Catwoman!
Penso que este livro serviu para fazer o relançamento da personagem, que já deveria a estar a ser trabalhada por Ed Brubaker. A transição fez-se no livro seguinte, e a partir daí este premiado autor, mas muito subestimado, saiu do título. Na realidade o seu estilo de desenho não é aquele que a massa de fãs mais gosta, por isso a sua saída era inevitável!
É um bom livro, sobre um bem montado golpe e é sempre interessante ver-mos um livro focado em Selina Kyle!
De notar a excelente galeria de arte no fim do livro…
;)
Arte por Mike Mignola |
Boas leituras.
Hardcover
Criado por: Darwyn Cooke
Editado em 2003 pela DC Comics
Nota: 8 em 10
Eh lá, não conhecia este. Tenho de o arranjar a.s.a.p., pois tenho a fase seguinte do Brubaker toda e este parece-me mesmo indespensável.
ResponderEliminarP.S.: Deixo aqui o meu pesar pela nova série, que para além de ter um argumento paupérrimo vem APAGAR tudo o que o Mr. Brubaker e o Mr. Cooker fizeram nos últimos anos com a Catwoman.
A DC vai ao ponto de referir no Catwoman #0 (que adquiri contrariado porque a minha mais que tudo gostou da arte interior) que a Catwoman não existia antes de 2011.
Como dizia a minha prof de Inglês de 11º Ano, Shame on You Mr.DC.
Bahhh...
ResponderEliminarMais um flashback...
Mais um Restart...
Mais novelas em comics...
P.S.) Eu sei que a BD não se resume a FB, mas os comics (na generalidade) são uma loooonga ComicNovela, com alguns restarts e mortes que ressuscitam alguns números mais à frente....
...não, não concordo! 8 em 10? Não... isto merece pelo menos um 9. E na minha modesta opinião, é um 10! Super-heróis? Só mesmo o título ter a referência à Catwoman, e o nome da personagem ser a Selina Kyle. Porque de resto, foge completamente às novelas do Batman e dos comics... poderia perfeitamente ser uma história da Vertigo ou da Image, à imagem do que o Darwyn Cooke está a fazer com Richard Stark's Parker.
ResponderEliminarDe notar que esta edição especial saiu já depois de a série mensal, com o Brubaker, ter começado. E serve como um prelúdio para o que se estava a passar na série mensal, esta sim com ligações mais fortes ao Batman, e ao mundo dos super-heróis.
De qualquer forma aconselho vivamente a série mensal, especialmente para quem gosta do Brubaker. E depois disto, podem ler o Gotham Central. Nota 10!
Realmente é uma boa leitura. Nào vai agradar todo mundo, mas que a personagem merece essa atenção, sem dúvida.
ResponderEliminarA arte de Darwyn Cooke me agrada bastante, parece ser um bom livro!
ResponderEliminarA proposta da Bd é interessante, eu confesso que não li e como leio muito pouco coisa da DC, este livro me passou desapercebido.
ResponderEliminarDiogo Semedo
ResponderEliminarSe tens a fase do Brubaker, este é indispensável sim!
A nova série não conheço... o reboot teve destas coisas...
:D
pco69
Isto não foi nenhum flashback, nem restart. Isto foi apenas o relançar de uma série que tinha sido suspensa tempos antes!
Para além disso, este livro lê-se perfeitamente sem saber o que há para trás, nem para a frente.
:P
Dinis
ResponderEliminarLOL
Eu sei que há leitores que adoraram este livro! Eu gostei bastante mas tu és dos que adoraram!lol
Sim, este é um livro que se poderia inserir perfeitamente na linha Vertigo. Não dei nota mais alta porque não gosto assim tanto do traço grosso do Cooke, embora não ponha em causa a qualidade deste. Apenas não é o meu estilo preferido...
:D
Venerável Victor
É mesmo uma boa leitura e um bom livro. Então para quem gosta deste estilo "sujo" e traço grosso, será um "must have"!
;)
Guy Santos
ResponderEliminarÉ um bom livro!
:)
João Roberto
Lá está... não se deve compartimentar a BD... só Marvel, só DC, só Comics, só Manga, só Franco-Belga... quem condiciona assim as suas preferência perde tantas obras excelentes.
:(
Parece interessante mas foi mais uma história apagada da cronologia.
ResponderEliminarOptimus
ResponderEliminarEste livro lê-se fora de qualquer cronologia. Podes ler e ficar satisfeito, porque não precisas de saber para trás e não tem cliffhanger no final. O final e o final.
;)