quarta-feira, 27 de março de 2013

Crónicas Temáticas: Reflexões e Refracções IV - Afinal, qual é o número de segurança social do Don Blake? por Paulo Costa


A rubrica "Reflexões e Refracções" apresenta a sua quarta entrada no Leituras de BD pela mão de Paulo Costa.

Desta vez o alvo é o Thor!
E sim... onde pára a Certidão de Nascimento de Donald Blake??
:D

Reflexões e Refracções IV: Afinal, qual é o número de segurança social do Don Blake?


Thor, deus da mitologia nórdica, tornou-se um super-herói na moderna. E ao tornar-se um super-herói adquiriu também uma tradicional identidade secreta, a do médico Don Blake. A identidade mortal era um castigo. Criada por meios místicos, transformou Thor num humano adulto, sem lembranças do seu passado, e aleijado de uma perna, de modo a ter que passar por dificuldades de um modo que nunca passou como herdeiro do trono de uma sociedade tecno-mágica onde toda a gente tem super-poderes e é imortal.

No entanto, transformar um deus num humano adulto e soltá-lo na sociedade do Século XX é muito mais complicado que agitar as mãos e lançar ao ar uns pozinhos de poder cósmico. Algo que sempre me incomodou na criação da identidade do ar, mesmo quando eu tinha uns oito ou nove anos de idade, era como é que Blake entrava para a universidade para estudar medicina se não tinha registos escolares. Aliás, como não tem passado, não tem registos escolares, certidão de nascimento, cartão da segurança social ou carta de condução. Mesmo nos anos 60, dava algum trabalho criar a pessoa que seria Don Blake.

É preciso acrescentar que, se não tem quaisquer lembranças da sua vida antes de entrar na universidade, Don Blake não tem qualquer experiência como funcionar na sociedade humana moderna (no mundo real, os islandeses abandonaram o paganismo ancestral no Século XV), não tem referências culturais, nem sequer devia falar inglês. Também deveria sofrer de problemas emocionais por não ter qualquer memória de uma infância que nunca existiu.

Don Blake foi progressivamente ignorado, mesmo por Stan Lee, geralmente ressurgindo apenas quando dava jeito para a história usar a sua fraqueza de reverter à forma mortal após 60 segundos sem ter o martelo na sua posse. A melhor coisa que aconteceu a Don Blake foi ser destruído por Walt Simonson, que criou a nova identidade civil de Sigurd Jarlson como uma piada. A única história onde a dicotomia Thor/Blake foi bem usada foi uma graphic novel publicada depois da “morte” de Blake. O interesse de J. Michael Straczynski em ressuscitar Blake é estranho, até porque parece ser uma personalidade diferente e autónoma.

























Texto de Paulo Costa

Mais uma excelente entrada com perguntas pertinentes feitas por um jornalista!
Obrigado ao Paulo Costa por mais este artigo. Se clicarem no nome dele irão ter acesso a todos os artigos que ele já escreveu para o Leituras de BD!
;)

Boas leituras

9 comentários:

  1. E tornou-se um dos melhores médicos, e era giro quando os Vingadores o queriam chamar para ajudar alguém.

    A do Sigurd era absurda mesma, mas podias ter abordado o Jurgens ter voltado a isso da identidade secreta com o Jake Olson.

    Bom texto a abordar as coisas que por vezes se ignoravam nos comics.

    ResponderEliminar
  2. Hugo Silva
    Indo atrás da ideia do Paulo...
    Em que Ordem dos Médicos é que ele se inscreveu sem certificado de habilitações, nem certidão de nascimento???
    ahahahhahaha
    A magia dos comics!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Hugo,

    Não acredito que a identidade de Jake Olson tenha acrescentado mais à história que a de Eric Masterson. Ambas tiveram Thor a fundir-se com um humano já existente, com a diferença que Olson tinha morrido e Masterson não. Mas como Dan Jurgens passou metade do tempo a reciclar histórias do Simonson, Olson não teve muito futuro.

    Nuno,

    Ele tem certificado de habilitações, mas só de ensino superior. O Thor #159 mostra o Blake a matricular-se na universidade (como o Stan Lee mal acabou o liceu, ele não sabia o que era preciso para se ter uma matrícula). O que eu não percebo é como é que ele entrou sem uma GPA e resultados dos SAT.

    ResponderEliminar
  4. Sempre detestei o Donald Blake e achava que ele já existia na verdade, sendo a relação dele com Thor, algo similar com a de Jason Blood e Etrigan (o Kirby mostrou ser muito mais razoável que o Lee), mas sei que não era. Morrer e ser esquecido foi algo inteligente finalmente.

    ResponderEliminar
  5. De fato é um personagem que não faz tanta diferença, tanto faz ele existir ou não, apesar do fato dele ser a identidade secreta do Thor!

    ResponderEliminar
  6. LOL
    Eles nos comics nunca pensaram, nessa altura, que no sec XXI houvesse um tipo a pensar nisso!
    Um tipo vem de outro planeta, dimensão, whatever... e consegue viver normalmente sem problemas de identidade na grande cidade! Até um emprego com normas restritas de ingresso consegue...
    LOL
    ÉS MAU, Paulo Costa!
    :D

    ResponderEliminar
  7. Citando Nuno Amado:

    Eles nos comics nunca pensaram, nessa altura, que no sec XXI houvesse um tipo a pensar nisso!
    Um tipo vem de outro planeta, dimensão, whatever... e consegue viver normalmente sem problemas de identidade na grande cidade! Até um emprego com normas restritas de ingresso consegue... (fim de citação).


    Não vejo qual o problema em aceitar isto hoje em dia... Se funciona com o Relvas e outras pandilhas... vai ver o Thor tem equivalências que ainda desconhecemos.

    Tristemente não é magia nenhuma, grande Stan, sempre actual!

    -Bladder

    ResponderEliminar
  8. No fundo Don Blake é dispensável, até porque ele não fez falta nenhuma quando Simonson trabalhava no título do Thor.

    ResponderEliminar
  9. Bladder
    Páh... o Relvas pelo menos tem Certidão de Nascimento!!! (Será?)
    ahahahhaa
    :D

    João Roberto
    Claro que o Don Blake é dispensável, mas na altura criaram este personagem com aquele tempo de martelo para dar mais importância à transformação. Na altura era muito novo e claro, nunca me coloquei estas questões! Neste momento já nem me lembrava desta fase...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]