quinta-feira, 31 de maio de 2012

Às Quintas Falamos de BD - Maio / Notícias do CNBDI

Como tem sido tradição, o Centro Nacional de Banda Desenhada e Ilustração (CNBDI) promove mais um encontro na última 5ª Feira de cada mês.
Hoje o tema irá ser ser a guerra colonial, com autores que trabalharam o tema e a exibição de um filme!
O CNBDI informa também que Nelson Dona, o director do Amadora BD, está em França para apresentar o livro "Portugal", de Cyril Pedrosa, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Instituto Camões de Paris e a Embaixada de Portugal em França. Este livro irá ser editado pela ASA! Boas notícias então!
Seguem as respectivas notas de imprensa:

Às Quintas Falamos de BD - Maio

Imagens da Guerra Colonial é o próximo encontro de Às Quintas Falamos de BD e terá lugar no dia 31 de Maio, pelas 21h00, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.


Para este evento foram convidados a participar a Associação 25 de Abril e a Associação dos Deficientes das Forças Armadas, vários artistas da imagem e investigadores de BD, cinema, ilustração e cartoon que, ao longo dos anos, reflectiram e trabalharam este tema.

Esta iniciativa conta, ainda, com a participação especial de Manuel Freire.


Sinopse do filme:

Luta de libertação para uns, guerra de África para outros: o conflito que, entre 1963 e 1974, opôs o PAIGC às tropas portuguesas é visto, desde logo, de perspectivas diferentes por guineenses e portugueses.

Mas não são essas as únicas “duas faces” desta guerra: mais curioso é que, para lá do conflito, houve sempre cumplicidade: “Não fazemos a guerra contra o povo português, mas contra o colonialismo”, disse Amilcar Cabral, e a verdade é que muitos portugueses estavam do lado do PAIGC.

Não por acaso, foi na Guiné que cresceu o Movimento dos Capitães que levaria ao 25 de Abril. De novo duas faces: a guerra termina com uma dupla vitória, a independência da Guiné, a democracia para Portugal.

É esta “aventura a dois” que queremos contar, pelas vozes dos que a viveram.

___________________________________________________________________________


Portugal  - Cyril Pedrosa


O diretor do AmadoraBD, Nelson Dona, estará amanhã em Paris para apresentar o livro Le Portugal, de Cyril Pedrosa, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Instituto Camões de Paris e a Embaixada de Portugal em França.
Cyril Pedrosa é um autor fran¬cês de banda desenhada, neto de por¬tu¬gue¬ses, cujo avô emi-grou para França, em 1936, e perdeu as suas relações com a terra natal. O luso-descendente, tal como a outra parte da sua família de origem francesa, não tinha qualquer relação com Portugal, nem sequer falava português. Na sua infância passou, pontualmente, algumas férias estivais em Portugal, mas só regressou ao país dos avós, já adulto, a convite do Salão de BD da Sobreda. Nas suas próprias palavras, encarou “ a vinda a Portugal como mais uma viagem a um país estrangeiro, a convite de mais um salão de banda desenhada europeu, estranhando até como conheciam o seu trabalho em Portugal!”.
No entanto, a viagem transformou-se “numa ou na viagem importante” da sua vida: Pedrosa reconstrói as suas “memórias de infância, des¬co¬brindo um país afetivo” ao qual ele não sabia que estava ligado. Ficou, particularmente, encantado com Lisboa, que nunca tinha visitado.
A partir daí, Cyril Pedrosa faz investigações familiares e recebe o apoio das autoridades francesas para uma residência artística em Portugal com o objetivo de realizar um álbum de BD sobre a procura da sua identidade e das suas raízes lusitanas. A pesquisa que durou cerca de um ano foi feita em Portugal e em França e acompanhada de perto pelo Instituto Franco-Português. Uma boa parte da sua investigação foi realizada no Centro Nacional de BD e Imagem (CNBDI). No AmadoraBD e logo em 2008 foram também apresentadas algumas pranchas deste livro.
O resultado do trabalho, que durou mais de três anos, é o livro “Le Portugal”, com quase 260 páginas, uma autoficção em BD onde a personagem Simon Muchat, autor de banda desenhada, é o alter-ego de Cyril Pedrosa. Esta foi uma das edições franco-belgas mais aguardadas de 2011, tendo vencido o Galardão FNAC no Festival de BD de Angoulême deste ano (júri: livreiros especializados), além de outros prémios europeus em países onde a obra já foi traduzida. Devido ao grande sucesso de vendas está em preparação a 3ª edição desta obra assim como a edição portuguesa que terá a chancela da ASA/LEYA.


Se quiserem ver mais "qualquer coisinha" sobre este livro, cliquem no link em baixo:

Portugal

Logo mais à tarde JLA - Year One por Hugo Silva!
Boas leituras

18 comentários:

  1. Tenho andado a namorar este livro, mas o facto de ser em francês sempre me travou... Esta notícia de que irá sair em português sossega-me a passarinha, e concerteza irei comprá-lo :-). O Cyril Pedrosa é o autor de um dos meus livros favoritos de 2011 (ou será 2010?), o "Three Shadows". Muito bom mesmo e num registo completamente diferente deste "Portugal". Abraço. Luis

    ResponderEliminar
  2. Luis
    Pois... mas o Portugal do Cyril não vai ser um livro barato, e espero que saia em capa dura porque ainda são 264 páginas! Tou há espera de uns 33 EUR...
    :D

    ResponderEliminar
  3. Gostei da ilustração mostrada na matéria.

    Alias , matéria muita bem escrita meu amigo.

    ResponderEliminar
  4. João Roberto
    Ainda bem que gostaste do "Portugal" de Cyril Pedrosa. Foi uma obra muito premiada em França e já se faz tarde para a editar em português, por isso a notícia de que o será é muito boa!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Estas artes mostradas acima são muito bonitas, traço delicado e cores leves.

    ResponderEliminar
  6. Guy Santos
    Também gostei da palete de cores usada neste livro. Acho que o Cyril acertou em cheio nas cores!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Acompanhei uns quantos episódios quando o autor os expôs em webcomic. Já na altura o achei interessante e considerei a sua aquisição em francês. Mas pareceu-me que seria algo com tão grande interesse para Portugal que alguém (a ASA) o iria editar.

    ResponderEliminar
  8. pco69
    A data apontada para a saída é mesmo o Festival da Amadora, embora não saiba se o autor vem ou não a esse evento. O livro é quase certo que será lançado nessa altura!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. As ilustrações estão demais, mas é incrível pensar na possibilidade de haver um evento que trata da BD desta forma, com convidados falas (que devem ser únicas) e tudo mais!!!

    ResponderEliminar
  10. Queria que esse tipo de coisa tivesse por aqui, em joinville... mas não, para algo perto disso, só indo para SP

    ResponderEliminar
  11. Alex D'ates e Pedro Leal
    Felizmente vão existindo eventos um pouco por todo o lado. É bom... não deixa parar a BD!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Linda a ilustração da BD. E o tema é instigante, provavelmente lutaria também pela independência da colônia...rs Cada um no seu quadrado... as "Quintas falamos de BD", nunca decepciona na qualidade do que apresenta!

    ResponderEliminar
  13. Venerável Victor
    Aquela ilustração é mesmo a capa do livro, teve muito sucesso em França, espero que cá em Portugal o livro Portugal tenha o mesmo sucesso!
    :)

    ResponderEliminar
  14. A BD precisa muito dessa relação com o real, como reflexo da cultura humana , suas necessidades e sonhos. Este fator é um elemento que atrai públicos tanto porque informa quanto porque educa e difunde visões amplas sobre aquilo que mais nos atrai na arte: o próprio homem.

    Reunir pessoas para apresentar trabalhos e discutir temas de publicações e produção intelectual no geral sempre acaba expandindo nossa opinião e visão sobre o assunto. Espero que os encontros continuem sempre com sucesso.

    ResponderEliminar
  15. JJ Marreiro
    Falaste bem, como de costume.
    Mas...
    Mas ao mesmo tempo este tipo de encontros deveria ser mais abrangente de modo a que leitores mais novos se sentissem compelidos a frequentar esses encontros. Não tem acontecido...
    :\

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. A barreira linguistica é um impecilho, infelizmente...

    ResponderEliminar
  18. Tarcísio Aquino
    Neste caso e em relação oa livro Portugal, esse impecilho vai desaparecer em Outubro!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]