quarta-feira, 9 de maio de 2012

Anicomics Lisboa 2012:Photoshoot (2ª Parte) e Considerações Finais


Posso considerar este Anicomics 2012 como um dos melhores festivais de BD a que eu já fui.
Alta rotação de actividades sem se entrechocarem entre si na maior parte dos casos, o que é muito importante. Quase sempre a cumprir horários, penso que o desfile de moda terá sido o que atrasou mais um pouco, mas aí tivemos uma animadora (Mary Jane Andhercat [Marisa]) que não deixou nada parado até o desfile começar.
Não posso comparar com o festival de Beja porque a este preside uma filosofia muito particular, e não é comparável.
Mas posso comparar o festival da Amadora!
Acho que a organização da Amadora poderia retirar do Anicomics a resolução de muitos pontos em que fraqueja, e em que todos anos são apontados, mas nunca resolvidos. Enumerando… layout do festival, animação, pontualidade, som, ritmo e muito importante: os debates nunca são feitos à hora dos autógrafos! Isto permite que os fãs desses autores possam assistir aos debates e de seguida “correrem” para os autógrafos! Para além disso a animação que preside ao Anicomics é super-chamativa! Temos sempre algo para onde olhar, nunca estamos em tempo morto. Outra coisa… a zona comercial estava bem à vista de toda a gente e bem espalhada pelo festival. Isto é muito importante!
Posto isto falemos apenas de Anicomics.
Conforme nos vamos aproximando do local do evento sentimos logo que existe uma festa próximo. Muita gente de cara alegre e muitos deles fantasiados de alguma personagem, pululam um pouco por todo o reduto exterior à Biblioteca Orlando Ribeiro.
Logo no arco de entrada onde se encontravam as bilheteiras, o primeiro toque de simpatia dado pela organização ao visitante: foi distribuído uma revista (comic) de Banda Desenhada a todos os visitantes.
No átrio de entrada dei logo de caras com o primeiro espaço comercial, estrategicamente e inteligentemente colocado de maneira a que o visitante obrigatoriamente passasse por ele, não só quando entra no reduto mas também quando mudava de um polo do festival para o outro.
Ainda falando de espaços comerciais, em cada polo da biblioteca havia ainda mais um espaço comercial! Assim se faz negócio.
No polo do lado esquerdo realizaram-se todos os debates, desfiles e shows deste festival. O palco era o excelente auditório da Biblioteca que esteve sempre cheio, e quando dos shows de Cosplay e Burlesco ficou mesmo a abarrotar pelas costuras! É um enorme cartão de visita para os autores estrangeiros fazerem parte de uma pequena conversa/debate com um auditório cheio (leia-se centenas de pessoas) … aquelas assistências de quatro cinco pessoas a que eu já assisti noutros sítios são completamente deprimentes. Isto é um ponto muito forte do Anicomics e tem sido sempre assim, e para além disso com os debates a começar e acabar minimamente a horas. Eu sei que muita gente que estava no auditório estava à espera do Cosplay, Burlescos e desfiles de moda, mas também sei que muita gente estava interessada em ouvir os artistas, e outros acabaram por ficar interessados! De qualquer modo é uma estratégia inteligente colocar os debates primeiro e só depois os shows! Assim garante-se sempre assistência. Mais… por norma os visitantes que vão lá para ver e conversar com os artistas normalmente não têm muita afinidade com o Cosplay, mas têm sempre a possibilidade de estar um pouco nos Shows antes de ir para a sala de autógrafos!
Passando para o módulo direito da Biblioteca entrávamos logo na zona das exposições. A sala não é decorada com motivos relacionados, mas também não precisa… a qualidade das exposições chega e sobra para deixar os olhos dos visitantes contentes!
Neste polo encontravam-se ainda mais um espaço comercial, a Gaming Zone (duas salas sempre cheias) e a sala de autógrafos. Os Worshops e o Hair Styling também funcionaram neste edifício. Nos autógrafos quero salientar a óptima organização que residiu na sala, e a simpatia de TODOS os autores ali presentes!
Agora tenho de fazer o elogio de toda a organização, não porque seja obrigado, mas porque sinto que o tenho de fazer e porque é merecido.
Parabéns ao Mário Freitas pela excelente organização de um evento multidisciplinar sem quebras ou tempos mortos, pela sua escolha relativa a autores (excelentes em todos os aspectos) e pela sua moderação nos debates que nunca são monótonos. É grande a energia deste homem. Ele sabe organizar um festival!
Parabéns ao staff de voluntários que foram sempre impecáveis sempre que necessitei deles, e pela maneira de como “deixaram” o festival decorrer, sem eles próprios se tornarem protagonistas. Já agora… grande energia da Fátima de Freitas e do Hugo Silva, sempre em movimento nos sítios certos e em que importava que estivessem presentes.
Parabéns aos autores que demonstraram classe, qualidade, capacidade de interacção positiva com o público e fizeram grandes sketchs para toda a gente interessada.
Parabém ao público que animou, e de que maneira a festa.




























Os amigos Rui Rolo, Pedro Grilo e Nuno Neves

O desafio agora é fazer novamente melhor! Penso que o espaço esgotou e não comporta muito mais gente do que aquela que lá esteve. Para o Anicomics crescer mais terá de ser noutras instalações na minha opinião, e o que mais me faz pena nessa situação (para já hipotética) é largar aquele excelente auditório…
Para o final deixo duas palavras:

MUITO BOM

O Leituras de BD orgulhou-se de apoiar o Anicomics! 

É tão bom falar de um festival sem pontos negativos visíveis…
Ficam as outras entradas relacionadas com o Anicomics 2012:
Anicomics Lisboa 2012
Anicomics Lisboa 2012: Cartaz/Poster e Autores
Anicomics 2012: Workshops
Anicomics 2012: Regras para a atribuição de vouchers para as Sessões de Autógrafos
Autores: Tony Sandoval
Autores: Marco Checchetto
Autores: Davide Gianfelice
Cosplay: Leonor Grácias
Anicomics Lisboa 2012 - Primeiras Imagens
Anicomics Lisboa 2012: Exposições
Anicomics Lisboa 2012: Photoshoot (1ª Parte)
Anicomics Lisboa 2012: Autores e Autógrafos

Boas leituras

15 comentários:

  1. A mim não me deram nenhum comic à entrada.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo
    No Sábado estavam a dar atoda a gente, só se quando chegaste já não havia!
    :|

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao pessoal do Anicomics, pelo sucesso no evento e viva a cultura pop!

    ResponderEliminar
  4. Guy Santos
    É que estiveram mesmo de parabéns!
    Para um visitante normal foi tudo impecável.
    :)

    ResponderEliminar
  5. Concordo perfeitamente! O evento teve lá seus problemas, mas foi impecável por todos os pontos positivos! Mário Freitas e equipa estão de parabéns pelo resultado!!

    ResponderEliminar
  6. E eu do lado de cá, só "babando" com esse evento, parte por parte que você posta...

    ResponderEliminar
  7. Fico hipercontente pelo sucesso do Mário Miguel De Freitas no anicomics (tive pena de não puder ir este ano:(, mas para o ano estarei lá de certeza:)) Valorizo a visão dele e como faz as coisas (sempre foi a minha opinião dita a ele em privado ou publicamente) sem uma única atitude calimeiresca desde que "conheço" a Kingpin. O Mário deveria substituir vários dinossáurios instalados no nosso país que vivem única e exclusivamente do passado e queixam-se sempre do mesmo (dinheiros do estado para fazerem algo). Mário ao poder:)
    Boa selecção de autores (criteriosa para todos os gostos), apesar de eu não perceber nada de cosplay é uma animação constante e sem desprezo nenhum e a temática do burlesco foi um ás de espadas (um grande trunfo da parte dele).
    Parabéns a todos os associados por esta iniciativa.

    ResponderEliminar
  8. Boas,
    apesar de não ter podido estar muito tempo no Anicomics, concordo com o que foi aqui descrito pelo Bongop naquilo que pude presenciar. Também me parece que a Biblioteca de Telheiras terá que passar a opção B para o ano já que o espaço, principalmente devido à adesão do pessoal do Cosplay (não tanto o da BD), é insuficiente. No entanto, uma das vantagens do Anicomics é a centralidade e proximidade de transportes. Parece-me que a transferência para um espaço maior, por exemplo na Brandoa :-), tem que ser muito bem pesado contra a perda destas vantagens. É de saudar a ideia de separar horários de autografos e conferências. Lembro-me de ter levantado esse problema no tempo do Central Comics e de ter sugerido que tem estivesse na conferência de um autor, tivesse direito a uma senha, para que quando chegasse lá fora e tivesse uma fila de 30 pessoas à frente não fosse penalizado. Isto não foi implementado mas só o facto de se terem separado os horários já é uma boa iniciativa. Para quem assistiu ao debate com o Nelson Dona no passado AmadoraBD (o Bongop e o Mário Freitas estavam lá), percebe-se que existem constragimentos diferentes nas organizações destes 2 festivais, que, na minha opinião, até explicam algumas das críticas feitas ao AmadoraBD, mas numa "What if..." seria interessante ver o aconteceria se fosse o Mário a organizar o AmadoraBD. Concordando com o Bongop escreveu, importa lembrar que a nível de pessoas envolvidas, nº de autores, duração do festival, nº e tamanho das exposições, o Anicomics e o AmadoraBD são incomparáveis. Esquecendo comparações, sem dúvida que o Mário e toda a equipa do Anicomics estão de parabéns pela iniciativa e pela organização!

    ResponderEliminar
  9. Venerável Victor
    Nestes eventos, os posts tem de ser divididos por partes, e mesmo assim já ficaram muito grandes!
    :D
    Ainda que que te consegui pôr a babar! (Cuidado... não estragues o teclado!)
    :P

    Oneiros
    O Anicomics deste ano não posso dizer que foi perfeito, porque pode-se sempre melhorar, mas foi muito muito bom! Tudo!
    Desde os shows ao público, passando pelos autores e restante programação paralela, tudo esteve bem!
    ;)

    Tacísio Aquino
    Venham! Eu marco o hotel!
    :D

    Luís
    Claro que posso comparar! A quantidade de autores não é sinónimo de qualidade e é muito triste termos bons autores que ninguém conhce de lado nenhum durante horas à espera que chegue alguém para fazerem um autógrafo. Acho isto deprimente.
    A organização de espaços é algo que todos os anos está no meio das críticas, sobretudo o espaço comercial. Para mim o Amadora BD quando muito abarcava 2 fds, não mais que isso.
    Além disso não percebo a escolha de autores que por vezes aparecem de pára-quedas e ninguém sabe quem são, e pior... nem existem livros à venda desses autores!
    O Mário teve o cuidado de encomendar livros de todos os autores presentes....
    De resto o ser grande não quer dizer que seja não comparável. Provavelmente o Mário Freitas com um espaço como o Fórum Camões e um orçamento normal do Amadora BD se calhar... nem digo mais nada!
    Anicomics e organização são sinónimos. Acho que não é preciso dizer mais nada.
    Os pontos fortes do Anicomics, são os pontos fracos do Amadora BD. Os pontos fortes do Amadora BD é o dinheiro que permite que eles existam.
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Pois, embora até à última da hora, pensasse ir ao Anicomics, a verdade é que surgiu um imprevisto e, ainda não foi este ano, que consegui ir. Felizmente, ficam as tuas reportagens que sempre me dão uma ideia merlhor do que perdi. Obrigado pela partilha. Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Eu vi logo que a palavra "incomparável" ia correr mal :-). Tu podes comparar tudo mas optaste por não comparar o Festival de Beja porque tem uma filosofia diferente. Eu optei por salientar que o Anicomics e a AmadoraBD também têm diferenças importantes que tornam a comparação não tão fácil (na minha opinião) como tu fazes crer. Esclareço que tenho consciência que tu terás muito mais informação sobre o a organização de ambos os festivais do que eu e que o que digo é reflexo, de conversas que vou tendo contigo e do debate com o Nelson Dona o ano passado. Há coisas que evidente teremos razão em criticar ao Amadora BD, e louvar ao Anicomics, concodamos nisso, mas tu por exemplo quando comparas um e outro, não salientas o facto do Anicomics ser uma organização do Mario Freitas e outra ser uma organização do Nelson Dona e de uma Câmara Municipal! Eu, mais uma vez, assumindo alguma ignorância de como se passam as coisas nestas organizações, acho que esta situação faz alguma diferença. Só esclarecer que eu não tenho "cota" nem no AmadoraBD, nem em nenhum outro festival, quero é que andem todos prá frente :-).

    ResponderEliminar
  12. Eu também não tive direito ao comic, e estavam lá alguns em cima de mesa. Bem, quem não chora...

    ResponderEliminar
  13. João Amaral
    No próximo com certeza lá estarás!
    :)

    Luis
    Eu também não tenho cotas. Só passei a dizer que o Leituras de BD apoia nos casos em o logotipo está no cartaz, como foi este caso, e no próxima Beja irá acontecer a mesma coisa. Se o meu logotipo está lá é porque apoio sem reservas!
    Quanto ao resto da discussão vai comprida em:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/2012/05/palavra-dos-outros-uns-pensamentos.html

    :)

    Refem
    Só se o tipo que estava a dar os comics já tinha ido para outro lado. Quando entrei estava lá um jeitoso a distribuir para toda a gente que entrava!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]