quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sem Título


Devido a uma paragem forçada no blogue por motivos de trabalho o blogue Leituras de BD esteve a apanhar pó durante os últimos dias. A programação normal segue dentro de momentos.
De qualquer modo, este afastamento serviu para eu repensar algumas situações relativas ao blogue, à BD e aos leitores do blogue.
Devido ao ataque pessoal de que fui alvo num dos últimos posts tive de pensar um pouco, como seria normal. É um facto que os ataques foram feitos por uma pessoa que me conhece fisicamente ou através de fotos (e pessoa essa da qual eu não sei nada), porque me atacou "fisicamente", toda a gente que me conhece sabe que tenho os dentes da frente saídos... mas também sabem que eu não sou como pessoa como fui pintado, tanto que não sou que não apaguei nenhum comentário desse anónimo. O único comentário que apaguei até agora (excepto os comments repetidos) foi um comentário altamente ofensivo feito por um comentador a outro, nunca apaguei aqueles que se relacionavam comigo.
Após pensar um pouco cheguei à conclusão que nunca fiz nada de errado e mantive a minha linha honesta no blogue durante os 884 posts e 9.347 comentários feitos até este momento.
Devido a isto terei de pensar se vou optar pela moderação de comentários, ou simplesmente apagar qualquer comentário sem assinatura. Estou inclinado para a segunda hipótese. Portanto meus senhores anónimos, se o comment não estiver assinado no fim será apagado sem apelo nem agravo. Qualquer ataque pessoal à minha pessoa, ou a outros comentadores, sem nexo também será apagado. Eu não sou um profissional da BD, faço isto por gosto, como tal não estou para levar com tretas daquelas. Já agora agradeço ao Stuntman, o seu comentário pôs um ponto final na verborreia apresentada pelo anónimo. Estas regras são válidas a partir de hoje e quem não gosta tem bom remédio!
Já agora agradeço muito ao Hugo Silva que me mandou material para eu publicar enquanto estive ausente, infelizmente não consegui pôr esse material online porque a ligação Internet onde eu me encontrava era muito lenta...
E agradeço aos inúmeros comentadores que foram "picando" por aqui, mesmo com o blogue "de férias" forçadas! Tenho um montão de comments para responder, a ver se ponho as respostas todas em dia hoje!
O próximo post será sobre o "Recruta Zero", autoria de Hugo Silva, responsável pelo blogue Ainda sou do Tempo...!
(E espero que seja do agrado de todos!)
 :)
Já agora... devem ter reparado que alterei configurações no meu perfil, e o "nick name" Bongop já não faz parte em nenhum lado nos meus perfis de internet, decidi já há um tempo começar a "assinar" com o meu verdadeiro nome: Nuno Amado! O avatar continua o mesmo porque gosto dele.
:P


Boas leituras

35 comentários:

  1. Um senhor. E mais não preciso de dizer.

    ResponderEliminar
  2. Apoiado Nuno, muitas saudades das suas postagens e do carinho e qualidade com que elas são apresentadas aqui. Seja muito bem-vindo e que venham mais 1000 (mil) matérias de inúmeras notícias que amamos!!! BD é tudo na vida de uma pessoa!!! :) Somos todos seus fãs!

    ResponderEliminar
  3. Welcome.

    Bem eu ditaria muito mais regras. Seria realmente um ditador no que toca a ofensas que, já agora, eram completamente dispensáveis... (enfim mundo piqueno da BD, andam sempre ao "cacete").

    Não há fórum agora começam a largar as caganitas em blogs?!

    Enfim modera melhor, sê ditador nisto, pois muitas vezes para quem pesquisa algo e se depara com estas coisas foge a sete pés, e não é para isso que aqui estamos.

    Todos gostamos de BD, estamos cá para divulgá-la.

    E 'bola lá todos ao Beja :)

    ResponderEliminar
  4. Estou com você Nuno, muitos estão apenas interessados em falar mal, acredito que muitas destas pessoas comentam sem ter sua própria opinião sobre o fato.

    ResponderEliminar
  5. Bem vindo,

    e é mesmo assim, quem comenta só para trollar e sem sequer assinar tem mais é que ser apagado

    ResponderEliminar
  6. Já tive minha experiência com trolls, e aprendi também que uma mistura de moderação de comentários somada a um taco de ferro em seus crânios é a melh... hã, a moderação de comentários é provavelmente uma boa forma de se lidar com isso.

    Espero que volte com força total nas postagens. Elas fazem grande falta.

    Abração. 8)

    ResponderEliminar
  7. Já não vinha aqui e à net de uma forma geral desde 16/05
    Fiquei muito abalado com o falecimento de um grande amigo (irmão) meu. Fiquei farto das mensagens hipócritas no facebook, twitter, G+ que me desliguei e apaguei tudo. O meu blog ficou também em estado terminal.

    Hoje ao vir aqui tenho um choque. Pessoalmente só te digo uma coisa ou várias na melhor linguagem que me ocorre. Passa à frente, recolhe experiências, mas por favor não percas a força e a paixão com que tens feito este excelente blog. Caga no resto.

    carpe diem!

    ResponderEliminar
  8. Não fosse este post e tinha-me passado tudo ao lado, não fazia ideia da discussão que houve para aí, que entretanto fui ler na diagonal.

    Eu sempre tive uma postura como a tua nos comentários, quem quiser dizer barbaridades está à vontade, mas também (felizmente) nunca me deparei com situações destas.

    Sejam quais forem as decisões que tomares, para aqueles que querem falar de BD são mudanças indiferentes ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. quero mais uma vez felicitar-lhe pelo seu trabalho de divulgação da Bd e pela sua paciência e tempo que certamente dispõe para nos proporcionar este serviço que quase diria "público". Quanto aos invejosos de serviço que nada fazem mas gostam muito de tentar destruir o trabalho dos outros, como deve saber, muito característico e que encontramos em várias profissões e diferentes circunstâncias. Para esses sugiro-lhe que construa a palavra que é constituída pelas letras, m, e, r, d, a.
    O blogue é seu, tem todo o direito de definir as regras que achar convenientes. já sentia a sua falta e dei comigo a pensar se estaria tudo bem consigo. Apesar de não o conhecer pessoalmente, já sinto alguma intimidade e afectividade por si.Continue por favor, serão muito mais numerosos os que lhe agradecerão, mesmo não lhe dizendo nada, do que as "vozes de burro", que nunca chegarão ao céu.Os meus cumprimentos

    Eduardo Letrée

    ResponderEliminar
  10. Ó Nuno, vozes de burros não chegam ao céu.

    Para mim o facto de aparecerem trolls é o comprovativo de que estás a fazer um bom trabalho, a legião de frequentadores deste blog não me deixa mentir.

    Agora coisas mais sérias:

    Acabou de sair o volume 2 do Death Note! E vou comprar!

    Finalmente um Manga que não me faz enjoar.

    1 abraço,
    Bladder (Pedro)

    Não apagues este comentário, olha ali a assinatura :P

    ResponderEliminar
  11. Olá Nuno,
    Já tinha dado pela tua falta, mas também sei o tempo que isto ocupa e como por vezes é difícil conciliar tudo.
    Percebo-te perfeitamente e quando as coisas chegam ao (des)nível que chegaram, tens que pôr ordem no TEU blog.
    Porque, se perdes, como eu - ou pelo menos se gastamos - um tempo imenso a divulgar o nosso gosto pela BD, o mínimo que merecemos é respeito da parte de quem nos lê. Porque ninguém é obrigado a fazê-lo, nem sequer a concordar connosco. Pode e deve discordar, mas de forma educada
    Porque, a coberto do anonimato ou de cómodos pseudónimos, é muito fácil desdenhar do trabalho que outros fazem - e eles não - ou mandar umas bocas ou umas indirectas que só satisfazem o ego de quem as diz e demonstram a falta de nível, de cultura e de integridade.
    Por mim, que ando nisto da BD há muitos anos e já passei por experiências semelhantes - a diversos níveis - digo-te: continua enquanto o blog te der prazer, que há deste lado muita gente boa e decente a ler-te!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  12. Boas, Nuno! Embora esteja por fora dessas questões (não costumo ler comentários…), acho perfeitamente razoável adequares a conduta que mantinhas até aqui para te salvaguardares de situações parvas, que igualmente já conduziram ao término do fórum no CC.
    A única advertência que posso dar é definires que critérios aplicarás e preparar ASAP o blog nesse sentido, porque é certo que com a chegada do verão o tempo livre de alguns indivíduos agudizam essas investidas. Assim, poupas-te a transtornos e, da BD, ficas só com o que importa.

    Abr. DM

    ResponderEliminar
  13. Boas.

    Também estive fora em trabalho e só agora vi o que se passou. Quero juntar a minha voz aqueles que repudiam as palavras do tal anónimo (João Teles). Sempre me pareceu que este espaço fosse plural, com lugar para discordâncias e não um núcleo fechado no qual estão todos de acordo (os tais "sabichões"). Como prova disto, o dito anónimo que veja a troca de ideias que eu e o Oneiros tivemos relativamente ao Alan Moore. (E digo que, apesar da diferença de opiniões, respeito bastante o Oneiros).

    Sinceramente, sempre me pareceu um desperdício de tempo aquelas pessoas que só querem dizer mal e fazer ataques pessoais. Porque não investir esse tempo a fazer algo mais produtivo?

    Para o Nuno amado, digo que continue o seu trabalho neste blog porque para apenas uma mísera língua viperina, existe um número muito maior de seguidores deste blog.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. E ai meu ilustre amigo.

    Concordo com você as pessoas podem se comunicar perfeitamente sem ofender ou ficar desrespeitando o trabalho dos outros.

    ResponderEliminar
  15. Caro Nuno,

    desde que, há uns anos, deixei de estar focalizado no mundo da BD, este blogue tem sido a janela que me permite não perder o contacto e acompanhar o que de melhor se vai fazendo e publicando.
    Bem hajas pela dedicação, simpatia e perseverança que constantemente demonstras.

    Um abraço
    Gustavo Carreira

    ResponderEliminar
  16. Só agora notei que deixas o Bongop.. mas continuamos com as Bongadas? :D

    E como podes ver o apoio é unânime e todos querem ver mais do teu blog :)

    ResponderEliminar
  17. Também ando um pouco afastado estes dias da vida virtual e depois de ler o teu post, quase comentei como anónimo só por brincadeira. :D
    Mas fui ler os ditos comentários e acho que tens toda a razão em moderar os comentários. Na verdade, até te sugeria que criasses uma pagina estática com algumas regras para os comentários. Muita gente faz isso e o blogue é teu, tu é que decides como as devem ser. Isso não é ditadura mas simplesmente colocar os pontos nos is.
    No meu blogue como deves ter reparado, eu tenho essas regras acima dos comentários, que é outra solução.
    Claro que isso não vai impedir dos espertinhos do género de comentarem mas pelo menos podes eliminar o comentário sem peso na consciência de que estás a trair o espírito que queres no blog.
    Pessoalmente, ainda acho que esse (não puder proibir comentários anónimos sem proibir com nome/URL) é uma das maiores faltas no Blogger. :(
    Mas ainda sobre o assunto de teres algumas regras nos comentários, tu não és só responsável pelo que escreves nos posts mas também pelo que permites que seja publicado nos comentários. Há algum tempo li que um autor dum blog de celebridades foi processado por causa dum comentário ofensivo deixado por alguém que não podia ser identificado. Já não lembro onde isso aconteceu ou como a coisa terminou mas dá que pensar...

    Qualquer que seja o rumo que dês ao assunto, estarei de acordo contigo. ;)

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  18. Aqui,Ryu
    Idiotas que tem mania que são ``donos da verdade´´, que gostem de falar mau da B.D.,e das pessoas, deveriam arranjar outro passatempo na vida, ou ler um livro.
    Já agora ,gostei de conhecer em pessoal ,no Anicomics.
    Abraço, Ryu.

    ResponderEliminar
  19. Olá Nuno,

    Já sigo o teu blog há bastante tempo, embora contribua muito pouco (mea culpa!). Desde já o meu obrigado por este trabalho em prole da BD em Portugal/Português.

    Estando já há mais de 1 ano na Suíça, o teu blog continua a ser a minha fonte de referência sobre BD em Português e sinceramente, não vale a pena perder tempo com parvoíces destas.

    Tipicamente costumo seguir mais BD Franco-Belga (e gostaria de incluir Suíça francófona também, como a dupla Derib+Job), e embora não ligue muito aos comics americanos e japoneses, acho que fazes um serviço excelente e é bom saber que há alguém que dá voz à BD em Português. Sempre que vou a Portugal, levo uma lista de coisas a procurar, e muitas são de facto anunciadas aqui por ti.

    Não acho que interessa se é pessoal ou pago, nota-se que o fazes por prazer, e acredita que pelo menos aqui em Zurique há alguém bastante interessado no que produzes!

    Um bem haja e continuação de excelente trabalho.

    Saudações,

    Manuel Azevedo

    ResponderEliminar
  20. Venho ao teu blog todos os dias. Fui surpreendido por este post e fui à procura do tal ataque pessoal. O que encontrei foi comentários de um idiota.

    Esta é ou não a "tua casa"? Claro que é! Se é a tua casa, então limpa a tua casa e controla quem pode ou não falar na tua casa. Activa uma visualização prévia dos comentários e simplesmente não deixes passar os comentários de idiotas...

    Espero é que não obrigues a que para comentar tenha que ter uma conta no gluglu ou no blogu ou no raoiqueopartu :-)

    ResponderEliminar
  21. Moderação total!!! Sem dó e nem piedade! May the Force be with you, chaver!!!!

    ResponderEliminar
  22. Nuno!
    Tu já és referência!!!
    Não deixes que uma besta idiota te abata.
    Somos muitos mais os que estamos contigo!
    Um abraço
    Luis Bernardino

    ResponderEliminar
  23. Nuno,
    Esquece o rapazito e continua com o teu excelente trabalho de divulgação.
    Caro Miguel, opiniões cada um as tem.. hehehehehe.. Desde que sejam salutares:)Obrigado pela troca de "galhardetes":)

    ResponderEliminar
  24. Nuno, não ligue aos comentários dessa gente. O que vem de baixo não te atinge!

    Continue com o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  25. Amigos, obrigado pelos vossos comentários!
    Fico satisfeito por pensarem assim!
    :)

    ResponderEliminar
  26. Olá Nuno,
    Apesar de não te conhecer pessoalmente, quero dar-te o meu apoio no "caso" com o Anónimo João Teles.
    Neste blogue divulgas o que achas merecedor de destaque no panorama da BD e mais não se te pode exigir. O Leituras BD é um blogue pessoal, fazes o que quiseres. Não insultas ninguém, não maltratas ninguém e quando há diferenças de opinião nunca vi sinal de censura, apenas argumentos.
    Quanto a receberes convites para festivais e teres revistas e álbuns de graça, só tenho a dizer uma coisa: gostava que fizessem o mesmo comigo. :)
    Um abraço e continua a divulgar de BD tão bem como tens feito até agora.

    ResponderEliminar
  27. Mais uma coisa: modera os comentários. Não é censura, é prevenção.
    No Wordpress há a opção de deixar entrar automaticamente apenas os comentários feitos por alguém que já teve um comentário aprovado antes. No Blogger não dá para fazer o mesmo?

    ResponderEliminar
  28. Oneiros,

    Eu também acho de salutar a troca de opiniões, especialmente quando são diferentes. Desde que sejam fundamentadas e se respeite as opiniões contrárias, acho que é saudável. :)

    Obrigado também pelo contraditório. ;) Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Estou como o Loot, só depois de ter lido este "não post" é que me dei conta do que se tinha passado. É triste. Apenas isso. Gente sem educação, infelizmente, está o mundo cheio, ressabiados também. Sempre disse: a inveja é uma coisa muito feia.
    Já alguém escreveu que gosta de discordar com o Oneiros :) ... eu também! hehehe. Desculpa Oneiros, mas és um tipo inteligente e isso dá-me pica (É LÁ...não é nada disso, cambadóla de gente imoral), dá pica discordar das opiniões dele, porque a resposta é sempre boa (muito boa, vá lá!). Por vezes é só por desporto, para apimentar um debate. Por vezes utilizo palavras mais fortes (do género "eu quero é que eles se lixem"), mas não quero nada disso, como é óbvio (é, não é?!). Mesmo o uso de palavrões pode ser feito com boa educação (já estou a esticar a corda...). Enfim, a boa educação e o respeito pelos outros é essencial, por muito que discordemos das suas opiniões e valores (e isto é muito difícil de engolir em certas situações e, ou, contextos).

    Agora, acabar com o Bongop...não concordo. É assim, é só isto, vale o que vale (nada...eu sei). Bongop é que tem de continuar. Ainda te começam a confundir com o Presidente do Concelho de Administração do Millennium BCP, tu vê lá, tem cuidado ou ainda começas a pagar por tudo em todo o lado (LOL) hehe.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  30. :)
    Obrigado a todos!
    Refem, o Bongop acabou já há um tempo. O pessoal é que ainda não se tinha apercebido! O tempo do Bongop já ia comprido, desde os anos 90. Era tempo de dar lugar a outro!
    Mas (isto para o Hugo Silva) as "Bongadas" continuam!
    ;)

    ResponderEliminar
  31. Que absurdo, rapaz! Estamos contigo. Precisando é só chamar.

    ResponderEliminar
  32. ODEIO gente que faz ataques pessoais comentando anonimamente. Gente desprezível, sem dúvidas... Mas bem, não se deixe abalar, eu já recebi ameaças de morte em comentários =_=

    ResponderEliminar
  33. Como diz o gendarme no final do Casablanca ao Rick: "This is the beginning of a beautiful friendship."

    Quem diria que aqui o Stuntman (a.k.a.: Diogo Valadas)que recebeu o agradecimento do dono da 'casa' já se degladiou fervorosamente no fórum da CC com o Monsieur Amado.

    É a prova dada que no mundo da BD não há arqui-inimigos para toda a vida; apenas leitores fervorosos que quando defendem aquilo em que acreditam, às vezes se esquecem que do outro lado do ecrã, há gente de carne e osso que afinal até gosta do mesmo que nós.

    Quando alguém responde com dentes a ranger em 99% dos casos é porque 'ama' de verdade esta arte que é a Nona.

    Passamos é demasiado tempo compenetrados no nosso hobbie comum que nos isola tanto que às vezes nós faz esquecer de como nos devemos comportar em 'público'.

    O povo é sereno..continuémos a programação.

    P.S.: Só assino stuntman, porque entro pelo google e ainda não me percebi como se consegue mudar o nick.

    ResponderEliminar
  34. Pedro Leal e Alex Dátes
    Thanx!
    :)

    Stuntman
    A degladiação foi fervorosa por uma simples razão: moderação. A partir do momento em que aceitei ser moderador nesse forum pugnei por cumprir com as regras do fórum... ora isso trouxe-me algumas situações menos agradáveis com utilizadores do fórum. E não estava em causa se eu concordava com as regras ou não! Havia umas com as quais eu concordava, outras não, mas mesmo aquelas das quais eu discordava tinha de as fazer cumprir. É claro que essas tretas me trouxeram chatices...
    Apesar dos nossos "arrufos" e respectiva clivagem pessoal na altura não houve nada que fizesse de ti um "inimigo" para toda a vida. A vida segue o seu curso, e quando existem acidentes de percurso, desde que não sejam repetitivos, as coisas acabam por mais tarde ou mais cedo se "concertar".
    E não me custa nada agradecer-te por teres posto um ponto final naquela merdasca completamente despropositada.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]