sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A Palavra dos Outros: Homem-Aranha de Tom de Falco, por Hugo Silva


O Homem-Aranha teve muitos escritores e desenhadores. Hugo Silva traz hoje a fase do aranhiço escrita por Tom de Falco, um autor muito associado ao uniforme negro do Aranha.

Spider-Man por Tom de Falco 
Eu sei que o Homem-Aranha teve sempre bons escritores, e por isso há outros que acabam ofuscados por essas passagens marcantes fazendo com que eles acabem
esquecidos, apesar de terem criado boas histórias com o Amigão da vizinhança.

Eu gostei da fase do Tom DeFalco, era um Aranha divertido e com uma boa dose de problemas quer como Peter Parker, quer como Homem-Aranha, e rodeado de um elenco secundário bastante interessante. DeFalco entrou para a revista Amazing Spider-Man em 1984 no número #252, e juntamente com o artista Ron Frenz ajudou a marcar a história do aracnídeo com as primeiras histórias dele no uniforme negro, e que nos ajudaram inclusive a gostar de o ver no Aranha, mostrando depois mais tarde que na verdade aquilo era um Simbionte alienígena que iria ser uma grande dor de cabeça para o nosso herói no futuro.

O escritor ajudou a aprofundar a relação de Peter com algumas personagens do seu elenco secundário, como Nathan Lubenski (o namorado da sua tia May) ou em especial com a amiga Mary Jane. Foi num número escrito por ele (o #257) que ela revela que sabe que ele é o Homem-Aranha, e isso leva a uns quantos números onde ela conta a Peter sobre a sua infância conturbada, e onde são plantadas as sementes que resultarão mais tarde em casamento.

Com DeFalco e Frenz assistimos à entrada de novos vilões e aliados como o Rose, a Silver Sable, o Sinister Syndicate, o Black Fox ou o Spider-Kid. Vimos histórias com acção e mistério, como a guerra de gangues,
ou então com muito humor como as com o Spider-Kid e outras personagens malucas (como quando ele se alia a outros 2 fracassados e criam uma equipa para ajudar o Aranha).

O vilão Duende Macabro continuou a ter destaque nas histórias de DeFalco, ele continuou a importunar o nosso herói e chegou a ser parte integrante da guerra de Gangues que o escritor começava a preparar. Com a saída prematura de DeFalco, ficamos sem saber se ele não tinha planeado um melhor final do que aquele que Peter David nos mostrou com Ned Leeds como a identidade secreta deste grande vilão. As histórias em que este vilão se unia ao Rosa eram bem interessantes, e depois os planos paralelos dele para infernizar a vida do nosso herói usando os amigos mais próximos de Peter nesses seus planos.

Para além disso víamos o regresso de alguns vilões antigos do amigão da vizinhança, que se decidiram unir num grupo e tentar matá-lo para fazer nome no submundo do crime, e que quase o conseguiram não fosse ele ter a ajuda de 2 personagens que fizeram parte da fase de DeFalco, o Homem Areia e a Silver Sable. Ver vilões como o Bumerangue ou o Rino deixaram-me bastante contente, sou um fã deste tipo de vilões de segunda e terceira categoria e vê-los assim num grupo foi bastante interessante.


Eu gostava da arte de Ron Frenz. Para mim quando me lembro do Aranha com uniforme negro é sempre o desenhado por ele que me vem à cabeça, e para isso ajudaram histórias míticas como a que ele enfrenta o arauto de Galactus, o Firelord, numa batalha que se desenvolveu pela cidade toda e que mostrou a verdadeira essência do Aranha, a de ir buscar forças quando isso já não parece ser possível e conseguir assim ultrapassar obstáculos que pareciam impossíveis de ultrapassar.

Por motivos incompreensíveis, o editor Jim Owsley afasta a dupla da revista em 1986, assumindo o argumento da revista e deixando assim chegar ao fim de uma forma inglória uma fase bastante interessante. DeFalco voltaria ao leme de Amazing Spider-Man em 1995 numa altura conturbada para o nosso herói, com a fase da Saga do Clone e teve uma fase uns furos abaixo daquela que nos tinha presenteado na década de 80. Aconselho a todos a lerem essa primeira fase e se deixarem mergulhar numas histórias divertidas e bem interessantes, que mostravam a verdadeira essência do Homem-Aranha.




Texto: Hugo Silva

Mais um texto do Hugo! Muito obrigado e não se esqueçam de visitar o blogue dele:

Ainda sou do Tempo...





















Boas leituras

20 comentários:

  1. Eu li algumas dessas histórias. Achava divertidas sim. Mas na época minha prioridade era comprar X-Men...

    ResponderEliminar
  2. O Homem-Aranha de Ron Frenz era um descendente directo do de Steve Dikto, ou seja um herói mais franzino e sem grande musculatura. Li estas histórias no Homem-Aranha da Editora Abril que ainda possuo. Uma das capas que mais gosto do Aranha é uma de Ron Frenz com o Peter Parker a ser disputado pelos dois fatos, o original e o negro, simplesmente genial. Excelente artigo, venham mais.

    ResponderEliminar
  3. Boa comparação Nuno, e também gosto muito dessa capa :) Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Ron Frenz também desenhou a história "The Kid Who Collected Spider-Man", não me recordo do título em português do Brasil, e que foi escrita por Roger Stern. Foi públicada originalmente no Amazing Spider-Man 248.

    ResponderEliminar
  5. Já descobri, "The Kid Who Collected Spider-Man", "O menino que colecionava Homem-Aranha" no português do Brasil foi públicada no Homem-Aranha nº 19 da editora Abril

    ResponderEliminar
  6. Para ser justo, a história em que os dois "homens-sapos" se juntam ao Spider-Kid não é do Tom deFalco e sim um fill-in do Peter David.

    Como, aliás, a história que revela Ned Leeds como Duende Macabro. Vale lembrar que essa não foi uma decisão do David, afinal ele considerava a revelação que o grande vilão era uma personagem que... Morrera um mês antes (!) bastante anti-climática. O que de facto era, por sinal.

    ResponderEliminar
  7. Ótimo texto, a arte de Ron Frenz é bem legal!

    ResponderEliminar
  8. A história do Firelord era das minhas favoritas do Aranha, no tempo da Abril!

    Essa primeira passagem do DeFalco pelo Aranha foi a melhor, com o Duende Macabro e com a Silver Sable, mas não se compara à fase do Roger Stern, e mesmo do Peter David com a saga da morte de Jean DeWolf.

    Já para não falar da saga do Clone, em que ele foi um dos "idiotas" que elaborou a saga mais confusa de toda a história do Aranha... (no entanto senti-me tentado a comprar os trades que compilavam a Saga do clone e do Ben Reilly que foram lançados à uns meses pela Marvel :-))! Foi um sentimento de nostalgia difícil de resistir...

    ResponderEliminar
  9. Eu lembro-me bem dessa fase a luta com Firelord foi épica.
    Algumas das parcerias tinham piada outras nem tanto,nessa época toda a gente queria saber quem era o Macabro e quem estava por tras da mascara do Rosa,até tudo esplodir na Guerra de Gangues.

    ResponderEliminar
  10. adoro essa fase pois foi justamente nela que passei a acompanhar o personagem!Respeito muito essa dupla, pena que hoje em dia os roteiros do DeFalco são muito datados na minha opinião humilde. Parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
  11. He leído muy pocos cómics de Tom Defalco. Por algún motivo nunca he leído nada de esta etapa en particular.

    ResponderEliminar
  12. Paulão Fardadão
    Áh não... nesta altura era mesmo o Aranha que eu gostava!
    :D

    Nuno Dias
    Também gostei dessa capa, estava muito boa mesmo!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Nuno Dias e Hunter
    Obrigado peloas infos!
    É por isso que os comentários são bons. Opina-se, discute-se e aprende-se sempre qualquer coisa.
    :)

    Guy Santos
    Frenz fez um óptimo trabalho sim!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Dinis
    Essa história com o Firelord foi brutal mesmo, das minhas preferidas do Aranha. Tudo muito bem "esgalhado", desde a história em si, como a construção de pranchas e desenho. Adorei!
    Quanto à Saga do Clone, nunca li...
    :D

    Optimus Prime
    Foi sem dúvida uma época de ouro no Aranha. Era deste Aranha que eu gostava mesmo!
    :)

    Venr´vel Victor
    Não acho que estejam assim tão datados. Os diálogos/monólogos cómicos do Aranha nesta altura ainda me arrancam um sorriso da cara, mesmo passado tanto tempo...
    :)

    Arion
    Para mim, uma das melhores fases do Spider-Man!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Não li quase nada da fase do Tom de Falco.

    Mas o pouco que li me agradou bastante.

    ResponderEliminar
  16. Pessoal, a explicação sobre a confusão da identidade secreta do Duende Macabro está aqui:

    http://goodcomics.comicbookresources.com/2010/09/10/comic-book-legends-revealed-277/

    ResponderEliminar
  17. João Roberto
    Se puderes é uma boa leitura, ou re-leitura...
    :D

    Paulo Costa
    Obrigado pela info!
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Por acaso já tinha lido, aliás é uma das melhores colunas do CBR

    ResponderEliminar
  19. Com roteiristas longevos e de tal quilate descobrimos porque o Homem-Aranha é dos personagens mais carismáticos e famosos de sempre. :D

    ResponderEliminar
  20. Alex D'ates
    Este foi um grande autor do aranhiço, e disso não há dúvidas!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]