sábado, 6 de outubro de 2012

Ilustração: Conan (Frank Frazetta)


Frazetta é dos meus artistas preferidos, como tal não me canso de mostrar trabalhos dele. Focando-se neste caso as ilustrações em Conan, ou outros bárbaros do género.
Espero que gostem e se deliciem com as obras deste homem que perdeu o uso da sua mão direita a meio da sua vida, e passou a desenhar com a esquerda com o mesmo nível de qualidade!


Boas leituras

16 comentários:

  1. Muito bom para quem se tem de adaptar a outra mão



    Pedro Pires

    ResponderEliminar
  2. Possuo quase toda a colecção da Espada Selvagen - Conan, editada pela Editora Abril. Comprava-a entre cz$ 360 a cz$ 500 (na moeda portuguesa de então a 200 e 250$00), com arte de John Buscema, Ernie Chan, Mike Cocherty entre outros, com capas espectaculares de Earl Norem, Frank Frazetta, Michael Golden e Steve Hickman, entre outros também.
    Frank Frazetta domina a cor e é espectacular na figuração do bárbaro, colocando em destaque os músculos e as veias, em pleno esforço.
    Esta era uma colecção que merecia ser reeditada em Portugal, embora quase toda ela seja desenhada e publicada a preto e branco.

    ResponderEliminar
  3. Santos Costa,

    O Frank Frazetta é realmente exímio a ilustrar o Conan, e talvez seja mesmo o artista definitivo a desenhar capas para o bárbaro, contudo nenhuma delas foi realizada para a Marvel e nenhuma delas fez parte da colecção Espada Selvagem do Conan (grande publicação!), seja na versão brasileira, seja na original americana.
    Frazetta pintou a maior parte delas para uma série de paperbacks editados nos anos 60 e 70 que republicaram as histórias originais escritas por Robert Howard.

    ResponderEliminar
  4. Frazetta é um dos maiores artistas que andou sobre essa terra!

    ResponderEliminar
  5. Frazetta pode desenhar com a boca segurando o pincel que ainda vai ser um dos melhores do mundo!!!

    ResponderEliminar
  6. André Azevedo

    És capaz de ter razão. Anbdei a percorrer as caixas onde tenho as revistas do Conan- O Bárbaro e da Espada Selvagem (da Abril, da Marvel e da Mythos) e não encontro uma do Frazzetta. É natural que o Joe Jusko se tenha aproximado, em uma ou outra do seu trato (se calha, o Norem fez o mesmo), mas do Frazetta não encontro na colecção onde, para mim, o melhor argumentista foi Roy Thomas e o melhor desenhador o Buscema.

    Venerável Victor

    Nesta sua especialidade, Frazetta já é um dos melhores do mundo; infelizmente, já não irá desenhar com a boca, como dizes, porque faleceu em 2010, com 82 anos.
    Mas fizeste bem em chamar a atenção para as capacidades deste ilustrador, que poderia desenhar com a boca ou com os pés, se de outra forma não conseguisse a sua arte.

    ResponderEliminar
  7. Nuno Amado
    Só uma pequena correcção. Ele não perdeu o uso da mão a meio da vida. Foi em 2000 quando já tinha 72 anos. Acho que é um pormenor importante visto que ainda mostra mais que toda a força das suas pinturas tinham uma forte base no homem que as criava. Uma pessoa com essa idade fazer o que ele fez é verdadeiramente titânico.

    Acho que este senhor é responsável pelo gosto que muitos de nós tem por áreas tão variadas como ficção cientifica, BD, e até mesmo Heavy Metal. Sem duvida um dos artistas mais influentes do século passado.

    ResponderEliminar
  8. Pedro Pires
    Mesmo depois de mais velhote adaptou-se sim!
    ;)

    Santos Costa
    Desses Conans apenas li números espalhados numa idade em que me estava a borrifar para quem desenhava!
    LOL
    :D

    Guy Santos
    Subscrevo!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Venerável Victor
    Agora será muito difícil alguma vez veres isso!
    :(

    Luis Sanches
    Pensava que tinha sido por volta dos 60 anos visto que ele ainda fez bastantes desenhos com a mão esquerda!!
    :|

    ResponderEliminar
  10. Santos Costa
    Concordo! O que o Frazzetta fazia em capas, fazia o Buscema com a arte interior. Não me canso de olhar para as páginas da Espada Selvagem que são desenhadas por ele. Ainda bem que era tudo a preto e branco e com usos de cinzento.

    Nuno Amado
    Foi mesmo com 72. Tens de ver o documentário sobre a vida dele (se ainda não viste). Aparecem um ou dois artistas famosos a indicarem que se tivessem passado por aquilo nunca teriam a força de vontade que ele teve, ainda mais naquela altura da vida. É muito fixe o documentário.

    ResponderEliminar
  11. Não sabia que ele tinha perdido o uso da mão direita e começou a desenhar com a esquerda... de Mestre mesmo!

    ResponderEliminar
  12. MauroZiBex
    Mas foi verdade! Artista de duas mãos!
    :)

    ResponderEliminar
  13. Frazetta é o tipo de cara que tem um toque de midas, tudo que toca vira ouro, suas ilustrações são magnifícas.

    ResponderEliminar
  14. Alex D'ates
    Não sei se foi o melhor, mas que foi marcante foi!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]