segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Lançamento NetCom2 Editorial: BD Net Magazine


A NetCom2 Editorial quer entrar no mercado português!
Esta editora espanhola tem a segunda maior fatia de mercado e é completamente vocacionada para BD Franco-Belga.
Tem títulos no seu catálogo como Alix, Keos, Yoko Tsuno, Vasco ou Lefranc. Por aqui se tira a conclusão de que para além de ser vocacionada para o Franco-Belga, está focalizada dentro da chamada “Linha-Clara”.

Esta editora, para além de livros, também quer publicar uma revista de BD, o BD Net Magazine, que terá o seu primeiro exemplar publicado já no dia 1 de Dezembro e será uma revista gratuita.

A NetCom2 Editorial nasceu em Espanha, há 4 anos, onde é hoje a segunda maior editora de BD franco-belga.
Neste momento a NetCom2 Editorial tem um catálogo de mais de 120 álbuns, distribuídos por 15 séries, desde Vasco a Alix passando por Vinci ou Yoko Tsuno, editando obras de nomes como Jacques Martin, Gilles Chaillet, Jean Pleyers, Marc Jailloux, Roger Leloup, André Taymans ou Christophe Simon.
Em Espanha sabe-se que, devido à qualidade e ao sucesso do projecto, o mesmo está para durar, para grande satisfação dos fãs espanhóis de BD franco-belga.
Quanto a Portugal, e tendo consciência da dimensão do mercado português de BD, mas tendo também confiança nesse mesmo mercado, a NetCom2 Portugal propõe-se editar mais BD, desta feita em português. A boa BD não se esgota, nem de perto nem de longe, com as séries editadas até agora em Portugal.
As pessoas que estão à frente da editora são, antes de mais, fãs de BD franco-belga, e têm plena consciência do que os fãs gostam, garantem que o projecto será sempre feito com empenho, dedicação e qualidade.

Este projecto terá início em Portugal com a edição das séries Keos, da autoria de Jacques Martin e Jean Pleyers; As investigações de Margot, da autoria de Olivier Marin e Emilio Van der Zuiden; e A última profecia, da autoria de Gilles Chaillet.
O primeiro volume da BD Allan Mac Bride, da autoria de Patrick Dumas e Jean-Yves Brouard, será publicado em várias tranches na BDNet, a revista bimensal gratuita da editora.
Esperamos que disfrutem destas colecções, da mesma forma como a NetCom2 Editorial disfruta em publicá-las.
A última palavra é vossa!

As páginas apresentadas são integrantes deste primeiro número da revista. Pertencem às séries Allan MacBride que vai sair “a suivre” e Keos que terá o seu primeiro livro publicado em Janeiro de 2013.
Espero vida longa e próspera a esta iniciativa.
Mais tarde e com mais propriedade falarei dos lançamentos!

Boas leituras

32 comentários:

  1. Saudando naturamente a coisa e esperando longa vida a todas as editoras que editem BD, e neste caso à Netcom2, creio que o catálogo desta é capaz de ser demasiado 'clássico'. Mas como dizia o ceguinho, vamos esperar para ver :-)

    ResponderEliminar
  2. pco69
    O catálogo é clássico, portanto assumo que eles tenham feito algum estudo de viabilidade, senão arriscam-se bastante.
    :|

    Ricardo Alves
    Eles têm algumas série que me interessam, como Lefranc e Yoko Tsuno, por isso espero que perdure mesmo que eu queri alguns livros destas duas séries!
    :P

    ResponderEliminar
  3. boa tarde,
    dei uma olhadela no site e no catálogo espanhol, e qualquer titulo é bem vindo à excepção do Alix, pelos motivos que já conhecemos.

    Acho também que disponibilizar uma revista online, gratuita, divulgando os seus livritos é uma excelente forma de cativar e promover os seus catálogos incentivando a compra. Nunca entendi porque a ASA não enveredou por este caminho. Parece tão fácil e económico!!

    Voltando à noticia, acho que é excelente, e não me parece um tiro no escuro, porque este género de BD, por diversas razões, atinge um público alvo dentro de uma faixa etária acima dos 30 anos, que gosta de bd franco-belga clássica e com maior poder de compra. acho eu...

    ResponderEliminar
  4. Guy Santos
    Também acho bom!
    Por todas as razões, mas espero que eles tenham feito um estudo de mercado.
    ;)

    diogosr1
    Acho a ideia da revista boa, peca por um design antiquado. Espero que algumas "tags" que estão na capa da revista sejam retiradas na versão impressa, e o lettering poderia ser bastante melhor...
    Eu sei que existem alguns leitores mais tradicionalistas e que adoram este género. Resta saber se esses leitores conseguem viabilizar as tiragens.
    (Embora pense que irão fazer coedição com a versão espanhola, o que deixa o livro mais barato!)
    :)

    ResponderEliminar
  5. Ehhhh...

    Mesmo de esguelha, não 'tou a ver. Se me interessar, acho que vai depender do material.

    Deve haver aí algumas coisas que não se vêem nas bancas há muito tempo, mas a ASA tem quase tudo o que interessa, imagino eu.

    ResponderEliminar
  6. Uma nova editora de material franco-belga?! Venha, venha! Que excelente noticia!

    ResponderEliminar
  7. O mercado de BD em Portugal, França e Espanha além de muito mais rico de talentos e boas histórias, também não deve nada em termos de arrecadação que o "engessado" americano, não??? Ou estou errado?

    ResponderEliminar
  8. Não posso crer!Será que é desta vez que a restante colecção da Tsuno será editada em Pt e finalmente vou deixar de aRRRRRanhar (muito mal...) o francês? Também tenho muita curiosidade em conhecer Lefranc e essas páginas de Keos prometem!...

    ResponderEliminar
  9. Boa noite
    Mesmo sendo dedicada a uma determinada corrente de BD, é com grande satisfação que leio esta noticia. Uma editora de BD em Portugal é um fenómeno semelhante à chegada do homem a Marte. Que um qualquer Gaspar não lhe apareça pela frente. Bravo.
    Paulo Pereira

    ResponderEliminar
  10. Paulo Costa
    A ASA deste catálogo só tem o Alix. Quanto ao resto, é esperar para ver.
    ;)

    Nuno Neves
    Ainda bem que te deixei com um sorriso de felicidade!
    :D

    Venerável Victor
    Há de tudo em todo o lado! Péssimos artistas, óptimos artistas, bons clássicos, obras "engessadas"... existe de tudo um pouco!
    :D

    ResponderEliminar
  11. ASantos
    Eu tenho grande parte da Tsuno em inglês pela Cinebook, mas se eles editarem em português... não me falha!
    ;)

    Paulo Pereira
    LOL
    Realmente uma nova editora com coragem! É disto que precisamos. Espero que sejam bem agressivos comercialmente para que consiga singrar no nosso mercado minúsculo.
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Mas como funcionará a revista? É on-line ou em papel? Só o 1º nº é que é grátis ou os outros também? Só conterá previews ou será tipo Selecções BD? Quantas páginas terá? Onde estará à venda se for em papel?

    ResponderEliminar
  14. O que é obras "engessadas"? Parece que estamos a atrair editoras espanholas (inclua-se a Levoir).

    Pode ser que relativamente à BD, o casamento seja melhor que o vento :-)

    ResponderEliminar
  15. Reignfire
    É em papel, e é de borla.
    Quanto ao resto, parece-me que tem uma série on-going, uma apresentação e artigos sobre as personagens publicadas pela editora. Isto foi o que me pareceu, de qualquer modo, brevemente mais notícias!
    ;)

    pco69
    Penso que obras engessadas serão publicações muito antigas.
    :D
    Espero que tudo corra bem, e que a NetCom2 consiga fidelizar público comprador!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Tudo o que vier por bem, que seja bem vindo!

    Das 3 colecções que vão editar apenas a 'Margot' não me enche as medidas.
    Mas como adepto de BD franco-belga fico muito contente por mais uma aposta em Portugal.

    A revista será bimestral e gratuita: estará disponível nas livraarias de BD ou envio via CTT.

    Pedro Gomes

    ResponderEliminar
  17. Pedro Gomes
    Boa!
    Não sabia que poderia ser enviado por CTT! Não sei é se chegará em condições... já estou a ver o carteiro a enrolar tudo para conseguir enviar a revista na caixa!
    :D
    Vou ver se as dimensões são boas para que me enviem para casa!
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Uma parte do que vou escrever já teve resposta aqui, mas, tentando fazer um pequeno resumo do que, e como, está previsto:
    A edição da revista não é tão económica quanto isso, mas a mesma será gratuita. Será distribuída nos pontos de venda, cuja divulgação será feita mais tarde, ou enviada pelo correio de Espanha. Neste caso, ficarão a cargo do recebedor da mesma apenas os portes do correio. Haverá também distribuição da primeira revista na Amadora, durante os próximos fins-de-semana.
    A divulgação, e a acessibilidade à compra dos livros passará, em boa parte, pela internet. Os compradores dos livros por este canal, receberão as revistas conjuntamente com os livros.
    A revista conterá séries, entrevistas, previews, divulgação do que a editora prevê fazer, etc.
    O nosso mercado é pequeno, como foi aqui, e bem, referido, pelo que os livros serão, normalmente, coedições. Assim, não estão, neste momento, previstos lançamentos das séries que já foram publicadas em Espanha, com excepção da Margot.
    O catálogo em português começa com Keos, Margot, e A Última Profecia, sendo que duas destas séries são séries actualmente em curso no mercado franco-belga.
    A quantidade de álbuns, novos, que saem na Europa anualmente é enorme. Independentemente da subjectividade de gostos, é evidente que nem tudo terá qualidade. Mas também não me parece que possamos dizer que a boa BD europeia se esgota no catálogo da ASA.

    ResponderEliminar
  19. Jorge Fernandes
    Obrigado pela informação!
    :)

    ResponderEliminar
  20. De nada, Nuno! :)

    ResponderEliminar
  21. Tomara que os projetos deem certo e a editora solidifique seu trabalho em solo português.

    ResponderEliminar
  22. Boas,
    A newsletter de apresentação da NetCom2 Editorial já foi enviada. Já vão poder aceder à revista! :)
    Quem não recebeu e quiser receber envie um email para: portugal@netcom2.com
    Sábado e Domingo haverá distribuição de revistas na Amadora. :)

    ResponderEliminar
  23. Boa noite,
    Revista lida! desejo as maiores felicidades neste projecto e podem contar comigo na compra dos álbuns :)
    Tenho pena que sejam apenas coedições, gorando-se assim a hipótese de ter em português os albuns do Lefranc ou Jhen, já para não falar no Yoko Tsuno, Vasco, Alix Senator, etc, etc. É possível subscrever algumas colecções em espanhol?
    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  24. Bom dia.
    Obrigado pelos vossos votos, e incentivos.

    diogosr1:
    É possível subscrever toda e qualquer colecção em espanhol.
    Envia-me um mail para o endereço da editora em Portugal: portugal@netcom2.com

    Cumprimentos,
    Jorge

    ResponderEliminar
  25. Jorge Fernandes
    Obrigado pela atenção e cuidado nas tuas informações!

    diogosr1
    Pois... as séries que eu gostaria mesmo de fazer eram precisamento Yoko Tsuno e Lefranc... bem logo se vê!
    :D

    ResponderEliminar
  26. Será mais uma que vai aparecer e desaparecer sem se ver,ou será que vai durar??
    O catalogo parece ser muito classico para o meu gosto.

    ResponderEliminar
  27. Optimus
    Vamos ser positivos! Esperemos que corra bem.
    ;)

    ResponderEliminar
  28. Optimus,
    Esperemos que a editora dure. A grande decisão aí será dos fãs, não de nós. Em Espanha a editora cresceu, e muito. Estamos convictos que, não obstante a diferença de mercado e a crise, poderemos fazer o mesmo aqui.
    Quanto ao catálogo, não sei se falas do português, ou do espanhol. Salvo raras excepções, não deveremos lançar aqui as séries que já estão em curso em Espanha, excepto a Margot.
    Em Portugal, o que está previsto para começar é Keos, Margot, e A Última Profecia.

    Nuno,
    Obrigado! :)

    ResponderEliminar
  29. Jorge Fernandes
    Vou ver dessas três se alguma me faz "cair"...
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]