domingo, 27 de janeiro de 2013

2º Concurso Nacional de Blogues (2012)


Em Dezembro do ano passado tive conhecimento de que iria haver o 2º Concurso Nacional de Blogues, patrocinado pelo Aventar.
Exactamente como no ano anterior, não havia categoria de Banda Desenhada. Resolvi que essa situação deveria ser invertida, e congratulo-me pela quantidade de blogues que resolveram inscrever-se para a criação desta categoria. Esse era o grande objectivo!
Amplamente satisfeito com 28 blogues inscritos na categoria de BD, e espero que a organização perceba que existe quantidade e qualidade nos blogues de BD, e que esta categoria passe a aparecer na lista logo de início!

O objectivo seguinte era a divulgação, que acho que também foi atingido pela quantidade de blogues interessantes que conheci, apenas por “passear” pelas outras categorias, assim como pelo conhecimento de alguns blogues de BD que eu não sabia que existiam!

Claro que o outro objectivo, esse pessoal, claro, era ganhar! Quando se entra num concurso normalmente espera-se o melhor lugar possível, e eu não sou hipócrita… :D
Em segundo lugar ficou um blogue que eu não conhecia, Alegrias e Alergias, que é um blogue bastante mais genérico embora apresente alguma BD normalmente feita pela autora do Blogue. Sou sincero, gostaria que dos cinco finalistas fosse o excelente blogue do Pedro Cleto (As Leituras do Pedro) a ficar em segundo, mas não aconteceu…

Cartoon de Carlos Rocha
Concorri também em “Artes Visuais”, mas não tive o mesmo sucesso… o blogue “Almanaque do Silva” conseguiu a vitória nos últimos dois dias! Parabéns ao autor desse blogue!

Quanto ao concurso propriamente dito, penso que deveria haver uma triagem nas categorias por parte da organização, e retirar blogues que não têm conteúdos a ver com a categoria em que se inscrevem. Sei que isso será um trabalho insano na fase inicial (mais de 800 blogues), mas esse cuidado poderia acontecer na passagem para a fase final (apenas 5 blogues por categoria). Sei que o tipo de votação não é perfeito, antes pelo contrário, mas também percebi que houve blogues que recorreram a artifícios para aumentar votação, daí o horrível sistema Captcha instaurado a meio da fase final… Felizmente acho que nas categorias onde concorri não tiveram problemas destes, pelos vistos o pessoal da BD porta-se bem e é cumpridor das regras.
A organização deve pensar já no ano que vem, para tornar as votações mais credíveis. Sei que é complicado e não há sistemas perfeitos, mas para bem do concurso, que é um óptimo veículo de divulgação, melhorem o sistema!

Agora vou agradecer a todos os que votarem na categoria BD, 2041 votos no total das duas fases, o que eu acho que foi bastante bom!
Particularmente agradeço a quem votou em mim, obrigado, e vou tentar cada vez fazer mais e melhor! Este ano o Leituras de BD vai tentar ser ainda muito melhor do que foi até agora!

Os meus parabéns à Diabba, minha mulher, pelo seu 1º lugar na categoria Direito e Justiça! Visitem este blogue, tem informações úteis para quem infelizmente possa precisar:
Direito, por Linhas Tortas

Quanto aos usuais tipos da “dor-de-cotovelo” que já se manifestaram, e que nem sequer concorreram, o meu obrigado. Faz a minha vitória ser ainda mais saborosa!
:P

Falta um agradecimento. Ao meu amigo Carlos Rocha que decidiu fazer um magnífico cartoon sobre o evento retratando-me a mim (de verde, claro - vivó Sporting) e a Diabba. Podem vê-lo ali ao lado!

De qualquer modo, para o ano não irei participar. É minha opinião de que quem ganha, no ano seguinte não deve participar!

Boas leituras, e prometo para este ano de 2013 um LBD ainda melhor!

27 comentários:

  1. Parabéns a este blog, ao seu autor e à sua esposa também!

    ResponderEliminar
  2. Nuno,acompanho o leituras a pouco tempo,a principio por curiosidade afinal nunca tinha lido um blog de outro país de língua portuguesa. gostei do que vi e apoiei o mesmo na reta final do concurso. continue assim que no próximo ano ninguém te segura! um abraço e parabéns em meu nome e em nome da Quadrinhos e blá,blá blá!

    ResponderEliminar
  3. Os Parabéns ao Leituras, e bem que se podia criar também secção Nostalgia para votações

    ResponderEliminar
  4. Alex Asimani
    Obrigado pela força na recta final!
    :)
    Mas melhor que a força da recta final, foi eu ganhar mais um leitor para o LBD!
    Aqui é garantida a diversidade das HQ apresentada, e a cobertura de muitos eventos relacionados com esta arte.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Hugo Silva
    Obrigado Hugo!
    Investiga na net portuguesa se existem mais blogues do género, se existirem em nº de 7 pelo menos eles abrem categoria. Pelo menos foi assim para a categoria BD!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Parabens LBD. Venham dai mais artigos.

    ResponderEliminar
  7. Votações - ganha o melhor ou o que tem mais amigos. Neste caso, foi claramente (na minha opinião) o melhor na categoria de BD.

    Próximo ano - não sei se o Aventar se vai disponibilizar de novo. É uma forma de trazer pessoal para o seu próprio blog, mas não sei se a chatice compensa.

    Próximo ano II - não concorreres é uma opção tua. Mas considero uma opção idiota. Por várias razãoe e uma delas é "Tás com medo de perder?" ;)

    Artes Visuais - Votei sempre no Margem S webcomic e não no LB, exactamente pelo que referes em relação a blogs VS categorias. O teu é o melhor em BD mas (novamente na minha opinião) não é própriamente 'Artes Visuais'

    Iniciativa - é excelente! Não pela votação que vale o que vale (quem tem mais amigos, -sem contar com os bots- ganha) mas sim pela divulgação de uma catrefada de blogs desconhecidos e que na realidade até são bem interessantes.

    destaco 'vida de desempregada', 'o cacifo do paulinho' e 'fatos e factos de treino'

    o post já vai longo e eu ainda não te dei os parabéns :-)

    parabéns pela vitória :-)

    ResponderEliminar
  8. " Prometo para este ano de 2013 um LBD ainda melhor!"

    Sinceramente, sabe-me muito bem "ouvir" isto. Essa vontade de querer ver/fazer crescer algo que nos é caro. E o pessoal cá estará para te cobrar a promessa ;) E apoiar-te.

    Parabéns ao "Leituras de BD" e ao "Direito, por Linhas Tortas".

    ResponderEliminar
  9. Rui Esteves
    Obrigado!
    Claro que virão muitos mais artigos!
    :)

    ResponderEliminar
  10. pco69
    lol vou responder-te por pontos!
    :D
    Votação: Obrigado por achares que na categoria BD ganhou o melhor!

    Próximo Ano: Acho que não fazem tendo como 1º objectivo o aumento de tráfego pois são um dos blogues nacionais com mais visitas (mais de 15.000 diárias), mas sim porque gostam e lhes traz alguma notoriedade. Juntam a isto o Blogómetro e a Blogopédia que também são eles que gerem.

    Próximo Ano II: Claro que não estou com medo de perder. lol se estivesse não tinha concorrido este ano! Perder não é nada do outro mundo, aliás, a mim só me motiva para tentar fazer melhor! Ao fim e ao cabo isto faz-se pela divulgação daquilo que eu e tu gostamos: BD
    Mas penso que se eu ganhasse outra vez (isto serve para qualquer blogue) outros blogues poderiam desistir porque ganham sempre os mesmos. E não é bom ganharem sempre os mesmos... assim garantidamente para o ano ganhará outro e terá o seu prémio no livro da blogosfera que o Aventar promove! A riqueza vem com a diversidade. Essa é a razão.
    Se entenderem de outra maneira... boff, não me afecta.

    Artes Visuais
    Poderia ter concorrido nesse ou em livros, ou em cultura. O conteúdo do LBD daria para qualquer um deles. Optei como 2ª categoria Artes Visuais, como poderia ter optado por outra. O blogue que ganhou tem uma excelente ponta final... lol, já o tinha provado na 1ª fase! :D

    Iniciativa: Sim, acho uma excelente iniciativa, conheci muitos blogues fixes, até alguns de BD que não sabia que existiam!

    E obrigado pelos parabéns!
    :)

    ResponderEliminar
  11. Carlos Rocha
    Muito obrigado pelo cartoon!
    E muito obrigado por teres sempre apoiado o LBD!
    Os teus cartoons estão a ficar cada vez melhores!
    E claro que para o ano eu quero ser melhor... eu ponho sempre fasquias altas para ter de correr atrás do objectivo! Quando não atinjo fico triste, mas também sei que normalmente as metas que coloco a mim próprio são sempre bem altas...
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá, Nuno!
    Para começar, parabéns pela nítida vitória!
    Acho bem que não concorras para o ano, senão ficam os restantes sem hipóteses. ;)
    Parabéns também ao ilustrador Carlos Rocha pela bela vinheta! Ficaste mais fotogénico, Nuno, o "retrato" está mesmo giro. :)
    Quanto ao segundo lugar, concordo contigo: deveria ter ficado o "Leituras do Pedro", um excelente blog ao qual também aderi. Pois em primeiro deveria ter ficado o "Alegrias e Alergias" eeheh...mas paciência... :P
    Brincadeira: o "Leituras do Pedro" até deveria ter ficado em primeiro, se calhar... dou a mão à palmatória. :P
    (desculpa esta maldadezinha... ok ok! Ficaria em ex-aequo com o "Leituras de BD))
    E tantos bons blogs nesta e noutras categorias que ficaram pelo caminho...Em Banda desenhada até nem nos podemos queixar muito, pois era um bom lote de finalistas (já espreitaram os finalistas em outras? Nalgumas, depois de espreitar, até votei quase em pim-pam-pum)
    Quanto ao processo de votações: vale o que vale. Não sei se somam mais votos quanto o número de amigos. Não tenho assim tantos, o blog tem pouco mais de um ano, simplesmente as suas BDs e cartoons eram já conhecidos em alguns círculos. Embora tenha feito alguma campanha, tal como os restantes concorrentes (não há que cair naquela do "ah... está a concorrer, mas não votem, por favor, pois nem gosto de ganhar e tal...)eu própria fiquei admirada pelo apuramento para a final (ficou em 4º nessa eliminatória). Batotas destas bandas também não houve.Nem mesmo alguns familiares souberam a tempo das votações.
    Quanto à destrinça de categorias, também acho que deveria haver uma triagem para verificar a correcta inscrição.
    (Continua/a suivre)

    ResponderEliminar
  13. (continuação/ prancha 2)
    A inscrição do "Alegrias e Alergias" sucedeu assim: ia inscrever-me em "Humor e Sátira", mas não sabia bem que outra categoria escolher, pois, como relatas, é um blog mais generalista do que exclusivamente dedicado à BD. Tenho uma bedeteca razoável, para pessoa que já devia ter " juizo" para continuar apaixonada pelos quadradinhos,no entanto raramente me sobra tempo para a divulgar, só quando surge a propósito de um tema. Mas o blog é de reflexão sobre o mundo, umas vezes satírica mas nem sempre. Opto por a fazer através dos cartoons de das BDs, por vezes, para lá da escrita e de outras ferramentas. Assim, poderá não ser um blog SOBRE BD, nem DE BD exclusivamente, mas é um blog COM BD.
    Ao increver-me, no início, não vi (?) ou julgo que nem existiam as Categorias "Generalistas" e "Outros", pois o blog também não era exclusivo sobre Educação, ou sobre Actualidade política, etc
    Ao ler a lista das categorias deparei com a "Banda Desenhada" e perguntei-me "porque não?". Afinal levara os últimos meses a desenvolver publicar uma série de BD...
    E, vejamos: mais tarde também verifiquei que os blogs de Humor, com imeeeeensos inscritos, para mal dos meus pecados, não eram muito humorísticos na sua maioria.Alguns eram COM humor lá pelo meio, mas... E vi blogs em várias categorias que eram sites comerciais, ou que só tinham uma meia dúzia de blogs, ou blogs que deviam ser sobre Educação que eram essencialmente sobre fraldas,uns "diários íntimos" que eram sobretudo publicitários / de product placement ,ou de jardinagem que eram de fotos ou de fotos que eram de.... por aí fora. (à parte os que já estavam desactivados e outros que não tinham acesso senão por convite).
    Desta forma, até nem considero que seja injusta ou desadequada a inscrição do "Alegrias e Alergias" nesta categoria. Caso contrário, teria desistido.
    Em suma, estes concursos acabam afinal por ser para divulgar( como dizes) e ainda bem, pois assim passei a conhecer a fatia da blogosfera nacional dedicada à bedefilia, o que ne deixou muito feliz.
    De resto , as pessoas votaram no que quiseram.
    Conclusão deste "drama" todo:
    1º O "Alegrias e Alergias" deveria ter chegado a finalista (cof cof!)em "Humor", mas dadas as estranhas votações nas eliminatórias não conseguiu. eheheh :)
    2º no fundo, a culpa de o "Alegrias e Alergias" ter chegado a segundo lugar foi, nada mais nada menos, ... do Nuno Amado (que propôs a Categoria)! :))
    Ah pois!
    Bem, isto vai longo. Desculpem se gorei expectativas, mas penso que no geral até foi um resultado equilibrado e fiquei contente que o "leituras do Pedro" tenha chegado ao pódio na recta final. Com todo o respeito pelo "Margem sul Webcomic", que tive muito mais dificuldade em consultar e navegar.
    Parabéns a todos os finalistas sem excepção e um abraço também aos autores excelentes blogs que estiveram a concurso.
    Uff! Tenho dito.
    Margarida

    ResponderEliminar
  14. Parabéns Nuno!
    Gostos à parte e pelo teu trabalho em prol da BD, o prémio é mais do que merecido.
    E devias concorrer outra vez para o ano, e se ganhares é porque mereces!
    Abraço.

    Ah, e parabéns também à Aida!

    ResponderEliminar
  15. Errata (mímima... da "prancha 2):
    #E vi blogs em várias categorias que eram sites comerciais, ou que só tinham uma meia dúzia de POSTS..." ...(e não blogs)

    ResponderEliminar
  16. Olá Nuno!

    Antes de mais, parabéns!
    Depois, devolvo-te o comentário: também gostava que tivesses ficado em 2.º... se eu fosse o 1.º!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  17. Estou muito orgulhoso por você , Nuno! E que bom que ano que vem você não vai participar! Afinal outros blogs precisam ter o gostinho da vitória também! Parabéns ao Leituras de BD!!!!

    ResponderEliminar
  18. Muito bom, parabéns Nuno, o Leituras de BD é um ótimo blog e mereceu!

    ResponderEliminar
  19. Muitos Parabéns

    Tb acho que devias concorrer no próximo ano se é suposto eleger o melhor do ano, não faz sentido ausentares-te ;)

    abraço

    ResponderEliminar
  20. Parabéns, Nuno, pela vitória!
    Além disso o verde fica sempre bem(Sporting é que é)
    Pedro Gomes

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns Nuno! :)

    ResponderEliminar
  22. Meus amigos, agradeço a todos a força que deram e os "congratz" neste post! Fico muito contente!
    Para o ano concorro numa outra categoria, já estou a tratar disso:
    Blogue Erótico!
    ahahahahhaha
    Muito obrigado mesmo!
    :)

    ResponderEliminar
  23. Não temos meios para maior acompanhamento pelo que, mesmo na segunda fase, validar as inscrições teria sido completamente impossível. Mesmo assim foram 2 meses de trabalho intenso (para nós começou um mês antes).

    Agradecemos a introdução da categoria BD. Pessoalmente, foi uma agradável surpresa. E para nós foi ouro sobre azul pois a introdução de novas categorias funcionava por iniciativa dos leitores/concorrentes.

    As votações... Há que reconhecer que votações pela net têm sempre problemas. É isso, não há sistemas perfeitos. Penso que a transparência será sempre o melhor caminho.

    ResponderEliminar
  24. Fliscorno
    Bem vindo ao Leituras de BD.
    Deve ter dado uma grande trabalheira, isso deve!
    :D
    Mas penso que quando da passagem à 2ª fase fazerem uma passagem pelos blogues mais votados talvez fosse possível, penso eu...
    Espero que para o ano a categoria BD esteja acessível logo de início, e obrigado pela visita!
    ;)

    ResponderEliminar
  25. Nuno Amado

    Discordo! Discordo completamente! Não discordo que merecias o primeiro lugar. Isso concordo e dou-te os meus parabéns sinceros :D
    Mas acho muito mal feito se não concorreres para o ano.
    Em primeiro lugar, ninguém poderá dizer "ganham sempre os mesmos", porque mesmo que ganhes para o ano, só ganhaste duas vezes. Alguém que desmoralize por um blogue ganhar dois anos seguidos será alguém que não tem muita vontade de participar seja como fôr.
    Em segundo lugar, que piada é que tem para os outros blogues ganharem, se ganham por não participação do vencedor do ano anterior? Isso não tem qualquer jeito e até pode ser que tenha um efeito contrário aquele que pretendes, que é os blogues inscreverem-se.
    Ganhaste este ano e tens de dar (não tens, mas acho que te ficava bem) dares a oportunidade aos outros de te destronarem. Se não sabe um pouco a falta de desportivismo. Sabes aquele tipo que ganha uma vez ao póquer e depois vai-se embora e deixa os outros jogadores pendurados? E ainda mais foi ele que os convidou a todos para jogar?

    Desculpa lá ser melga, mas acho que não estás a considerar esse lado da questão :S

    De resto, e mais uma vez, parabéns pela tua vitória que mereces. Espero que o Leituras de Bd continue com a mesma qualidade e frequência que tem tido. E já agora, com as excelentes conversas nos comentários.

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Luis Sanches
    Ora... em princípio não irei mesmo concorrer com o Leituras de BD.
    Irei concorrer sim com o seu irmão malvado! O Leituras de BD PoP PorN!
    Só ainda não sei em que categorias... se em BD, se em Blogues Eróticos ou se Blogue Revelação do Ano. Se der para entrar nestas 3 categorias (eu acho que dá) concorro! E quero ganhar outra vez!
    :P

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]