terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Exposição Morcegos de Portugal, de Lúcia Antunes em Évora



E agora algo que ainda não tinha passado no Leituras de BD: Ilustração Científica!
Existe muito tipo de desenho, desde a ilustração publicitária à ilustração histórica, passando pelos livros escolares aos livros ilustrados, sejam de terror ou para crianças!



Hoje o tema é ilustração científica.
Antes de haver máquinas fotográficas, os antigos exploradores serviam-se de desenhadores para registar em papel as novas espécies animais e vegetais descobertas. Nos nossos dias isto já não é necessário visto que as fotos (digitais ou não) ocuparam estes espaços.
Mas ainda se faz muita ilustração científica! Para representação pormenorizada daquilo que interessa focar e registar, o ser humano continua a representar em livros e tratados científicos os animais e plantas desenhados.

Assim, hoje apresento algumas ilustrações de Lúcia Antunes! Esta ilustradora de inegável qualidade, como podem ver nas ilustrações apresentadas, terá patente em Évora uma exposição das suas ilustrações com início em 28 de Fevereiro e terminará em 31 de Março.

Fiquem com a nota de imprensa sobre este evento:

Exposição Morcegos de Portugal


Exposição que visa dar a conhecer a um público geral as 27 espécies de Morcegos em Portugal através das ilustrações realizadas no decorrer da tese de Mestrado em Ilustração Científica (ISEC/Universidade de Évora) que irá dar origem ao “Guia dos Morcegos de Portugal Continental e Insular – Morfologia e Etologia dos Quirópteros em Território Nacional”.

Pretende-se dar a conhecer os morcegos com o intuito de não só familiarizar as pessoas com este grupo de animais mas também revelar a importância destes para o meio ambiente (no controlo de pragas, etc) e como indicador de biodiversidade e desta forma tentar inverter o estatuto ameaçado em que se encontram 9 das 27 espécies em Portugal. A informação científica que é acompanhada de ilustrações, que busca cativar um universo mais abrangente (não se fechando num público especializado), alertando para os perigos que afectam este grupo, fazendo com que se sintam mais familiarizados com os morcegos, tirando partido da celebração do Ano do Morcego 2011-2012.

As ilustrações (em que se alia informação cientificamente correcta a ilustrações esteticamente apelativas) são um veículo de dar conhecimento e informação de uma forma mais acessível e aberta, cativando as pessoas e procurando estabelecer uma empatia com os morcegos.

Local: Palácio Dom Manuel em Évora



LÚCIA ANTUNES
Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Lisboa. Frequentou em 2009 nesta instituição um curso de ilustração científica e em 2010 no Instituto de Artes e Ofícios (Universidade Autónoma de Lisboa) ambos ministrados pelo professor Pedro Salgado. Aluna do segundo ano de Mestrado em Ilustração Científica a decorrer na Universidade de Évora em parceria com o Instituto superior de Educação e Ciências (ISEC) com a tese “Guia dos Morcegos de Portugal — Continental e Insular” com a orientação do Professor Jorge Palmeirim (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e do Professor Pedro Salgado.



Lúcia Antunes já brilhou em muitos concursos e exposições internacionais, inclusivamente ganhando prémios como o Prémio do Público do concurso internacional Il.lustra Ciència. Este prémio, que distingue os melhores trabalhos de ilustração na área da ciência, foi promovido pela Associação Catalã de Comunicação Científica (ACCC).
É impressionante como um país tão pequeno como Portugal (de apenas 10 milhões de habitantes) consegue ter tanto talento desperdiçado... depois acabam por ir embora para onde lhes reconheçam o valor! "Emigrem", disse o nosso 1º Ministro!
E sim, os nossos melhores técnicos e valores estão todos a emigrar... bom, não quero falar mais disto.



Se quiserem ver mais trabalhos desta artista têm o link de um site aqui em baixo onde podem ver alguns trabalhos, ou podem deslocar-se a Évora onde verão muitas ilustrações não presentes nesse mesmo site.

Lúcia Antunes: http://cargocollective.com/luciaantunes

Boas leituras

8 comentários:

  1. Ricardo Alves
    Adoro o Tecelão (última imagem)!
    Muito bom!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Lindo esse trabalho! E interessante que ainda exista hoje em dia.

    ResponderEliminar
  3. Venerável Victor
    Existe e é bastante útil quando se estuda um ser vivo. Se tu o desenhares com pormenor vale mais que uma foto, no que respeita ao estudo.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Trabalho bem feito e muito útil, pois as pesquisas precisam ser feitas e livros bem escritos e devidamente ilustrados faciltam a vida do pesquisador.

    ResponderEliminar
  5. João Roberto
    Para ser desenhador científico é preciso ser quase fotografo! As ilustrações são autênticas fotografias muito úteis, pois retratam os detalhes que na realidade importam para estudo de uma espécie!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]