terça-feira, 9 de julho de 2013

Plágio no Leituras de BD



Plágio… essa palavra horrível e muitas vezes presente no meio virtual da internet, sobretudo em blogues.

Desta vez calhou-me a mim ser acusado de plágio.
Odiei, a sério!

Aliás, foi o melhor presente de anos que poderiam ter dado ao Leituras de BD ontem. Obrigado Nuno Cunha.

E porque odeio plagiadores eu tinha que falar disto. Irei fazer publicidade a um site porque tenho mesmo de o fazer para falar nisto, é apenas um efeito colateral.

Eu uso fontes da internet para a maior parte notícias do estrangeiro, como é lógico. Para várias rubricas minhas, como por exemplo Ilustração, Capas, Capas WTF, notícias de lançamentos no estrangeiro, eu uso a internet na maior partes das vezes.


Para material português não. As fontes têm de ser fiáveis e devem vir sempre de quem publica ou organiza. É assim que funciono.

Depois de fazer um lançamento de material Disney (Disney BIG) decidi, por causa da discussão que se instalou, fazer no post seguinte uma entrada de uma ilustração de Carl Barks, com a capa da revista que lhe serviu de suporte e um texto de 5 linhas.

Pois o administrador do site “Não Percas”, nesse mesmo dia e antes de mim tinha feito um post sobre Carl Barks, onde também eram incluídas  imagens similares.
portanto:

PLÁGIO!

Ou seja, agora só esse site pode "postar" cenas do Carl Barks, porque tudo o resto é plágio…
Quanto ao plágio, também poderão verificar que a qualidade das imagem que coloquei é muito superior às que foram carregadas nesse site, a não ser que agora e depois desta chamada de atenção o Nuno Cunha faça um upgrade a essas imagens…

Ou seja, um texto que não tem nada a ver, não saquei as imagens do site dele, mas como ele postou primeiro sobre o assunto… É PLÁGIO!

É muito feio acusar alguém desta maneira. Plágio é uma palavra forte, para além de ser crime. Claro… não podemos pensar que se tratou de uma coincidência… não… tem de ser plágio!

Mas o que chateou o Nuno Cunha foi na realidade a discussão que se estava a passar aqui neste blogue não ser feita no site dele! Lá está… aliás, não há discussões no site dele, daí ironicamente ele ter feito o primeiro comentário insinuado o plágio. No comentário seguinte não insinua, afirma.


Plágio é crime, mas difamação também o é!
Vou deixar aqui o link dos dois posts em questão. Primeiro o do Nuno Cunha, depois o meu:

As grandes sequelas DISNEY de histórias de Carl Barks por Don Rosa – Parte 09 de 14

Ilustração: Donald Duck - Golden Helmet por Carl Barks

Aconteceram no mesmo dia, mas o meu post algumas horas depois do site Não Percas.
Acontece que eu nem sequer vi o post desse site, que é um site que terá interesse para muita gente, mas para mim nem por isso e passo por lá apenas de tempos a tempos. Esta é uma verdade dolorosa... assim como também parece que o meu blogue não tem muito interesse para o Nuno Cunha e só passa por aqui de tempos a tempos... isto parece que partiu de um aviso do meu plágio ao Nuno Cunha feito por alguém.

Obrigado Nuno Cunha pelo insulto, foste original, ainda não me tinham chamado "plagiador", e com pontaria... logo no dia de aniversário do LBD!
Infelizmente fui obrigado a fazer publicidade ao teu site, mas teria de ser assim para as pessoas verificarem o meu plágio.

Gostaria que me dessem a vossa opinião sobre isto. É plágio?? 

Boas leituras

PS1: Ainda fui acusado também de andar a reboque dos posts desse site!!!
Digamos que no ridículo chegou a isto...

PS2: Já agora, parece que houve plágio mesmo nesta confusão. Conforme um dos comentadores chamou à atenção, sigam este link da Wikipedia:

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Golden_Helmet

e verifiquem a parte que diz "Analysis" e depois comparem com um trecho do post plagiado.


46 comentários:

  1. O Nuno Amado não é plagiador e isso se prova nos comentários desta minha postagem na Quadrinhosfera http://quadrinhosfera.blogspot.com.br/2013/07/eua-numeros-do-mercado-de-quadrinhos-em-junho-2013.html#more

    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  2. Não costumo comentar neste blog, embora o siga atentamente, mas aqui achei que seria obrigatório; caso o que o Nuno disse fosse efectivamente plágio, duvido que existam mais do que meia dúzia de sites no mundo que não sejam plagiadores uns dos outros, meramente por usarem as mesmas referências que, diga-se, na Net estão ao alcance de todos.

    Ainda mais, eu sou colega de um blogger na Universidade e, como tal, discutimos muitas vezes temas literários que, por coincidência, acabam em ambos os blogs em alturas semelhantes.

    Quanto a isso, resta ser civilizado e reconhecer uma mera coincidência, saudando o colega por um bom trabalho, se for o caso.

    Como tal, um abraço, Nuno, boa continuação de trabalho num blog que considero excelente e é ir fechando os olhos a estas situações ridículas, de pessoas que não aguentam estar tão em baixo...

    Jorge

    ResponderEliminar
  3. Plágio?!? Concordo.

    Lê o texto dele e depois lê esta página da Wikipédia, especialmente onde diz Analysis.

    http://en.wikipedia.org/wiki/The_Golden_Helmet

    Segundo a definição de plágio ele teria que mencionar a sua fonte quando assinou o texto como sendo dele. Isto visto que só o texto é que pode ser plagiado pois as imagens já sabemos todos de quem são.

    Sendo assim, e visto que os vossos textos em nada são iguais, o Nuno Cunha que aproveite para ir à praia pois o tempo está bom. Aparentemente não tem mesmo mais nada para fazer com o seu tempo. Não lhe quero faltar ao respeito, mas francamente...haja paciência.





    ResponderEliminar
  4. Alguém tem de ensinar pro "Não percas" o REAL significado de Plágio.

    A menos que me digam o contrário, não foi um "furo jornalístico" tal notícia. Aliás, deve estar em outras dezenas de blogues por aí.

    Se o texto, no todo ou em parte, tivesse sido copiado do referido blogue, poderia se afirmar isso.

    As imagens não. Elas nem são propriedade de nenhum dos blogues, então não há o que se acusar.

    Se o universo funcionasse deste jeito, apenas o blogueiro mais rápido na estreia do filme "A" poderia escrever matérias sobre o mesmo.

    Mundinho pequeno...

    ResponderEliminar
  5. Duvido muito que se possa considerar plágio só a partir de umas imagens.Se os textos fossem praticamente idênticos ai sim. Agora por umas imagens que qualquer pessoa pode encontrar a circular na net, isso é um argumento fraco.
    O melhor é esquecer.

    ResponderEliminar
  6. Luan Zuchi
    Não na realidade não sou plagiador, e se for escrever sobre algo que alguém o fez tento ao máximo diferenciar o conteúdo.
    Obrigado
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Jorge
    Obrigado pelo comentário. É sempre interessante essa parte do civilizado. Se fosse ao contrário eu teria mandado um mail se achasse que havia plágio. Não iria para a caixa de comentários lavar roupa...
    :)

    ResponderEliminar
  8. Bruno Caetano
    Muito obrigado por esse link.
    Sinceramente... o meu grande LOOOOL para esse tipo!
    Vou colocar o link no post em "post scriptum"...
    ]:)
    Sabes, para mim é o que dá vir picado por alguém... neste caso o "delator"...
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Caro Nuno,
    Além de teimoso, aparentemente não sabes ler.
    O que eu te disse foi:
    "No teu caso, é certo que não plagiaste". Mais não digo.
    Não esperes encontrar uma opinião divergente da tua, num blog onde só param os teus amigos.
    Quiseste fazer do teu artigo um circo. Continua lá com a palhaçada.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. Alex
    Obrigado. Nunca andei a copiar ideias a ninguém, aliás normalmente é ao contrário... e vês-me por aí a desbocar em público por causa disso?
    Não.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Nuno Cunha
    Agora o circo é meu? Boa. Eu que estava tão sossegado...
    Tu insinuaste que eu me sirvo dos teus posts para fazer posts meus!
    Tu insinuaste que eu te copiei ideias!
    Tu é que vieste a minha casa ironicamente a dizer que eu te devia dar créditos no post que fiz:

    1º Seria no mínimo de bom tom que tivesses referido a tua fonte de inspiração para o artigo.

    Ainda assim, quem conhece o Não Perca e conhece o teu blog, rapidamente se apercebeu da tua fonte de inspiração para o dito post...

    Se amas os teus leitores, eu dir-te-ia para não os enganares. Isso significa respeitar quem cria conteúdos originais. Lá porque não copiaste o texto não significa que fique bem andares a procurar inspiração noutros artigos e depois fazer de conta que foi uma ideia completamente original tua...
    Coincidência? No mesmo dia? Alguém se acredita?


    Escreveste isto.
    Isto para mim é um insulto. Tu armaste o circo!
    E dizes que engano os meus leitores?? Essa não te perdoa nunca.
    E agora ao chamares a isto uma palhaçada estás a chamar de palhaço também a minha pessoa. Lindo!
    No blogue LBD param os leitores. Uns são amigos, outros não.
    Coloquei o teu link para as pessoas poderem comparar. Deves ter tido mais umas quantas visitas hoje. E agora menosprezas a inteligência dos leitores do LBD ao dizer que ...num blog onde só param os teus amigos
    Continuas a agir bem, com certeza. És um tipo excepcional.
    Os outros são todos burros...
    Repito, este circo como lhe chamas foi preparado e organizado por ti. És o único responsável!
    (Eu estava tão sossegado há tanto tempo seguido...)
    Cps

    ResponderEliminar
  12. Achei essa discussão toda muito elitista! Fiquei com inveja (hoje estou muito invejoso) e também quero pegar alguma coisa que outra pessoa também tenha! Aqui o tempo está chuvoso, ótimo para ficar em baixo do edredon, comer chocolates e beber vinho, mas tenho que trabalhar, no entanto aí não "rola" de pegar uma praia??? Gente, vamos nos divertir, antes que os EUA comecem a espionar vocês!!!

    ResponderEliminar
  13. rsrsrs.... adorei o comentário do Victor

    ResponderEliminar
  14. Nuno, não fui naquele blogue e nem quero ir. Para mim, uma pessoa que ataca a outra sobre algo dessa natureza só por causa de uma ilustração Disney nem merece que eu dê meu tempo a ela. Isso é inveja dele!

    Acompanho de seu blogue, gosto daqui, porque sei que você tem caráter no que expressa aqui. Pena que nem todos sejam assim.

    Aqui no Brasil há muitos interessados em Disney que são tão bestas como esse "amigo" aí. Eles não suportam ver o sucesso do outro.

    Meu conselho é que você procure não dar bola para essas coisas e siga em frente do modo como sempre tem feito, com ótimas postagens que só você sabe fazer.

    Abraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderEliminar
  15. O meu muito obrigado Nuno por, ainda que involuntariamente, o Leituras de BD alegrar o meu dia.
    Quando vi o termo plágio associado ao teu blog vi logo que me ia rir um bom bocado.
    De resto esta foi a terceira vez que passei os olhos pelo "Não Percas" cujo titulo não podia ser mais irónico.
    Já estou como o Conan: a civilização é um erro de percurso porque pelo menos à porrada resolve-se tudo de forma mais honesta em vez de se perder tempo e paciência em troca de palavras.

    ResponderEliminar
  16. Nuno Amado, estou deveras emocionado com a profundidade desta discussão. Fico feliz por teres algo que te interesse e que seja tão rico em comentários!

    Hehe!

    P.S.: Para que não hajam dúvidas: dou-te toda a razão nesta questão. Estou apenas a ser irónico porque me parece que estás a fazer uma tempestade num copo d'água...

    Mais uma vez muitos abraços à NSB!

    ResponderEliminar
  17. Tu és um plagiador sem vergonha na cara até te chamas Nuno como o outro...

    :P :P

    ResponderEliminar
  18. No meu mundo profissional, as fontes são sempre as mesmas, já que os acontecimentos não são individuais para cada órgão de comunicação. Será que tanto eu como os meus camaradas de profissão somos todos plagiadores?
    Hummm.........

    ResponderEliminar
  19. Plágio no Leituras de BD?? É quase uma questão tão profunda como o "ser ou não ser". Sobre isto devo dizer em primeiro lugar que o Nuno Amado não é meu amigo, em segundo lugar que estou com sede.

    No post "Plágio no Leituras de BD" a palavra plágio foi dita várias vezes, será isto plágio?

    Sei de fonte pouco segura, terminei dois gins Martin's Miller, que "bebeu" deste meu post: http://www.paulobrito.pt/olivier-rameau/ quando falou do mesmo assunto.

    Pior nunca publicitou esta minha banda desenhada:

    http://www.paulobrito.pt/02-02-s/

    ou seja não apoia novos talentos - coisas feia.

    A solução para o problema? afinal qual é o problema... a falta de urbanidade na cabeça de muita gente.

    ....

    Espero com os links conseguir ganhar mais visitas, aumentar o meu ego... e mais te digo Nuno Amado caso não saibas... gosto de comer caracóis...

    ResponderEliminar
  20. Confesso que não me canso de ler estas tuas palavras. Agora pôes-te a editar o teu próprio artigo para me acusares a mim de plágio.
    A sério?
    Se os teus leitores perdessem algum tempo a ler o teu artigo anterior e os seus comentários, talvez não julgassem demasiado rápido.
    Será que isto significa que se eu disser que "tu não és um burro", tu vais criar um post a dizer que te chamei de burro? Ou "Tu não és o idiota que todos dizem que tu és" isso significa que tu és idiota?? Pois... Infelizmente teces mentiras em cima de mentiras para ver se ficas sempre por cima...
    E os teus amigos não sabem tecer as suas próprias conclusões (infelizmente) e correm logo a criar julgamentos.
    Devias ter mais juizinho e utilizar o teu blog para criar conteúdo inédito em vez de andares a dedicar-te a novelas. Porque é isso que isto parece.
    Mas confessa... tu gostas mesmo deste circo mediático.
    Espanta-me é que, em vez de uma resposta ao meu último comentário, não tenhas optado pela criação de um novo post. Ah, certo, deves estar à espera de mais um devaneio ou insulto que eu não disse para criares inspiração para o teu próximo post...
    Afinal de contas, já vão dois posts inspirados...

    ResponderEliminar
  21. Nuno Cunha
    Sim, editei porque achei engraçado que o tipo "original" afinal copia da Wiki. Atenção, que eu também vou à Wiki buscar datas e nomes, mas não ideias...

    Tu é que estás a alimentar isto, e continuas, porque na realidade devias ter percebido quando te respondi a 1ª vez que eu nem sequer tinha visto o teu post.
    Mas continuaste, e continuas.

    Fiz um post porque plágio, seja de texto, imagens ou ideias é das coisas que mais abomino. E tu acusaste-me e continuas a acusar-me. E tu continuas a não perceber, ou não queres e apenas estás a arrastar isto vá-se lá saber porquê.
    E continuas na fase do insulto. Eu estou a fazer um esforço enorme para não te chamar aquilo que mereces.
    Não leste o meu comentário anterior?
    Pois não fizeste nada de mal... és um anjinho papudo, um santo cheio de razão ou uma virgem sagrada.
    Não não és. Aliás mostraste bem o que és.
    E acabou.
    Chega, esta é a minha casa.
    Mais comentários teus deste cariz serão apagados. Todos.
    E chama-me os nomes que quiseres.
    Que merda de mundo da BD este o português. Mesmo quando um tipo está no seu canto e retirado tem de levar com isto. Fosgasse!

    ResponderEliminar
  22. Para finalizar esta minha conversa, não percas tempo a dedicar-me mais atenção porque eu não o farei. Já me apercebi que quando queres ter razão tudo farás para ser bem sucedido.
    Quanto a possíveis respostas, não leves o meu silêncio como um possível consentimento ou aprovação dos futuros comentários ou críticas que me farás. Trata-se apenas de alguém que não voltou a "visitar-te". Vou-te deixar viver este sonho.
    Ao caro leitor brasileiro Fabiano Caldeira, gostaria de dizer que não me conhece, logo não deveria tecer nenhum pressuposto. Pensando bem, também não conhece o Nuno Amado. Pensa que o conhece porque segue o seu blog. Peço-lhe que antes de tecer críticas à minha pessoa, pelo menos leia os meus artigos, visite outros sites portugueses (e não apenas o blog do seu amigo). Porque existem muitos outros sites que o seu "amigo" gosta de tratar como "inimigos" e que apresentam bastante qualidade! Quanto às suas palavras, que seu saiba, acho que nunca lhe chamei de besta na sua vida. Por isso não me insulte sem me conhecer.
    Para finalizar, Nuno, desejo-lhe tudo de bom. Ao contrário de si, não perco tempo com listas negras nem tiro prazer ao criar posts a denegrir a reputação de pessoas. Você não é meu inimigo. Não o conheço de lado nenhum. Até pode ser uma jóia de pessoa. Infelizmente estas suas respostas tornam difícil alguém como eu, que não o conheço de lado nenhum, acreditar que o é. Mas não se preocupe, pelas palavras e pelas acusações que me dirigiu também não tenho interesse.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  23. Venerável Victor
    Deixa-te de coisas e vê lá se tens o post preparado a tempo da nossa parceria.
    :P

    ResponderEliminar
  24. Fabiano
    Não foi por causa de imagens, foi plágio de ideias...
    :\

    ResponderEliminar
  25. André Azevedo
    Ainda bem que alegrei a tua tarde!
    :D
    Lamento mas não sou eu que procuro as confusões... parece a merda de um iman que este blogue tem... xiça!
    Agora plágio não... "palize"
    Prefiro que me chamem o macho da cabra a ser chamado de plagiador!
    :|

    ResponderEliminar
  26. Curioso
    Como disse atrás, plágio não. Para além disto me cheirar a outra coisa que eu não vou dizer em público.
    ;)

    ResponderEliminar
  27. LBJ
    Olha nem aí! Eu devo ser bastante mais velho.
    ;P

    ResponderEliminar
  28. Artur Martins
    Sim, foi uma coincidência. Se por acaso eu tivesse visto o post dele se calhar tinha arranjado outras imagens...
    ;)

    ResponderEliminar
  29. Storyteller
    Olha, eu tento fazer tudo o mais diferente possível dos outos. E quem me conhece sabe que é assim, porque quanto mais diferente mais hipoteses eu tenho de ter mais leitores para uma notícia que já passou noutros sítios.
    Fiquei incrédulo com a acusação, ainda para mais, eu que abomino plágio.
    :\

    ResponderEliminar
  30. Paulo Brito
    LOL
    Ainda tenho aqui mais uma imagem fixe do Olivier Rameau!
    :P

    ResponderEliminar
  31. "Ao caro leitor brasileiro Fabiano Caldeira, gostaria de dizer que não me conhece, logo não deveria tecer nenhum pressuposto. Pensando bem, também não conhece o Nuno Amado. Pensa que o conhece porque segue o seu blog."


    Ah, Ah, Ah! Eu não penso nada disso!!!

    Eu gosto de vir aqui porque o assunto me interessa. Agora, se o Nuno Amado tem varizes, se ele é gordo ou magro, se é simpático ou briga até com a própria sombra, o que eu tenho a ver com isso??? rsrss....

    Eu apenas gosto deste espaço que ele faz.

    Eu me solidarizo com o que ele relatou porque já passei por algumas situações parecidas no passado.

    Eu tenho tanto trabalho para colocar MINHAS PRÓPRIAS IDEIAS em uma matéria que É PÚBLICA e É COPIADA por tantos outros blogueiros, e ainda assim, de vez em quando, vinha um espírito de porco "na minha casa" a arrumar motivos bobos para me insultar.

    ResponderEliminar
  32. "Peço-lhe que antes de tecer críticas à minha pessoa, pelo menos leia os meus artigos, visite outros sites portugueses (e não apenas o blog do seu amigo). Porque existem muitos outros sites que o seu "amigo" gosta de tratar como "inimigos" e que apresentam bastante qualidade!"


    Então... eu não achei esses lugares, mas acredito que existam sim. Mas não estamos falando desses lugares. Não mude o foco da questão que é entre VOCE e o outro Nuno.

    A propósito, eu vi um blogue teu que está no teu perfil. Se há outros teu, não vi quais são. Devia trabalhar isso. Os poucos blogues portugueses que conheço, aconteceu porque eles fazem divulgações.

    ResponderEliminar
  33. "Quanto às suas palavras, que seu saiba, acho que nunca lhe chamei de besta na sua vida. Por isso não me insulte sem me conhecer."


    Olha, meu amigo. Provavelmente as pessoas de Internet nunca se conheçam pessoalmente, portanto, o que nos resta é ver o que elas mostram. Do pouco que vi por aqui, você não só é besta, como também é invejoso, prepotente, mal educado e mal resolvido.

    Se não gosta que tenham impressões e julgamentos a teu respeito, não tenha blogues, redes sociais e nem nada desse tipo. Quem se mostra está sujeito a isso, de acordo com o que mostra. Você pode ser um pessoa incrível, mas não é o que tenho visto aqui.

    Vaca H

    ResponderEliminar
  34. Nuno Cunha
    Faço do teu último comentário as minhas palavras de resposta pelo menos nas palavras que a mim foram dedicadas. É só leres o que escreveste como se tivesse sido eu.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  35. se me lembrar vou digitalizar a entrevista do Dany.

    e o que dizes da minha prancha? grande classe!

    ResponderEliminar
  36. O Nuno Amado travou hoje a batalha de Covadonga com um homónimo onomástico sobre um assunto que respeita a esse que foi rei das Astúrias - Pelágio.
    Ah!... Não de trata de Pelágio? Então, o assunto é Plágio? Pois bem, se o "e" não caiu com o novo acordo ortográfico, o caso é mais sério do que a batalha de Covadonga e desse herói cantábrico.
    Vendo a coisa a frio, não me parece que o assunto tratado caia nas malhas do plágio, porque para se arguir por aí tinha de haver cópia do texto (porque as imagens são de outrem), o que parece não ter havido. Copiar um assunto - melhor, criar um assunto porque alguém também o abordou - não me consta ser plágio, pois os jornais diários não sairiam dos tribunais (principalmente os desportivos e os títulos de segunda-feira), sem que, nesses casos, se soubessem quem era o autor e o réu.
    Não conhecia o blogue do Nuno Cunha e Companheiros, passei a conhecer. E isto é um ponto a favor do NC, porventura com a divulgação para outros frequentadores destes comentários, graças à divulgação graciosa do NA.
    Para o caso, marimbo-me se alguém - mesmo o NC -, considere este comentário fruto da "amizade" com o hospedeiro LBD, porquanto eu não sou tendencioso e folgo em possuir certa frieza na apreciação das polémicas alheias.
    Há um ponto a favor do "Não Percas": também fala de Bd. Até lá tem o seu "Cantinho da BD". Pode crer, NC, que não perderei visitas ao "Não Percas", talvez porque com o seu título informal e de "amigo" me trata por tu. Mas, desde já o aviso, talvez um dia me lembre de criar um blogue com o título da vossa secção "Cantinho da BD". Se acaso me acusar de plágio, sempre ganho o título; como dirá o ditado: vale mais uma perna que duas muletas.
    Carpe Diem

    ResponderEliminar
  37. mas, mas mas oh Nuno Amado não sou eu que assino com carpe diem? só vejo uma soluçãoo santos fica com o carpe dias pares e eu com o diem dias ímpares.

    ResponderEliminar
  38. O Paulo Brito fica com as Carpas e eu com as Percas (do Não Percas), para se fazer uma peixeirada.

    ResponderEliminar
  39. desde que se possa juntar as peixes uns caracóis conta comigo

    ResponderEliminar
  40. Acho que Luan Zuchi disse tudo sobre o desonesto plagiador que é o Nuno Amado, ao mostrar aquela prova (link) logo na primeira intervenção desta conversa. ;)
    Tou contigo, Nuno.

    ResponderEliminar
  41. Epa.. porra Plágio por aquilo? Lol e sim alguns artigos lá pelo que vi são muito cópia da wiki, sem aquele cunho pessoal tão precioso para seduzirmos o leitor.

    Então eu com blog nostálgico tava feito, há uns 30 a falar das mesmas coisas, estávamos sempre a acusar-mo-nos

    ResponderEliminar
  42. Apenas para dizer que o que o Carlos Rocha viu no link do Luan Zuchi (o 1º comentário a este post), devia ter sido visto pela pessoa que deu origem a isto tudo... Vou colocar também aqui esse link, que o Luan forneceu graciosamente...:

    http://quadrinhosfera.blogspot.com.br/2013/07/eua-numeros-do-mercado-de-quadrinhos-em-junho-2013.html#more

    ;)

    ResponderEliminar
  43. Bom, pior q isto só mesmo a novela Bruma! Um abraço e e impossível nao vir aqui com regularidade! Põe favor continua!!!

    ResponderEliminar
  44. diogosr1
    LOL
    A novela Bruma está a ter contornos de filme policial norte-americano...
    :D
    Mas vou continuar sim!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]