segunda-feira, 1 de julho de 2013

Workshop: A Física dos Super-Heróis com James Kakalios


No Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, Lisboa, a partir das 17h30 no próximo dia 9 de Julho o Físico norte-americano James Kakalios dará um workshop, e uma palestra, sobre um assunto que abordou com algum sucesso em dois livros (não editados em português): “The Physics of Superheroes” e “The Physics of Superheroes: Spectacular Second Edition”.


Na realidade achei o conceito desta formação muito original, e como acaba por estar a BD no centro desta palestra de Física, divulgo para quem estiver interessado.
Como sempre a divulgação destas coisas é completamente incipiente e a informação de que este workshop/palestra iria decorrer veio de um leitor do LBD. Obrigado César Alves!

Fiquem com a nota de imprensa:

Workshop "A Física dos Super-heróis"


James Kakalios, professor de Física e autor do famoso livro “The physics of superheroes” (A física dos super-heróis), visita Portugal no próximo dia 9 de Julho para realizar uma apresentação aberta ao grande público.

Professor de física na Universidade do Minnesota, Kakalios é sobretudo conhecido do grande público como autor de livros de divulgação. Entre estes destaca-se “The physics of superheroes” (A física dos super-heróis, de 2006, ainda não editado em Portugal). O livro destacou-se pela forma como utiliza a física para “investigar” a plausibilidade dos superpoderes dos mais conhecidos super-heróis da BD, e a partir daí chegar a conclusões por vezes surpreendentes, sempre dentro do rigor científico mas com muito humor.

James Kakalios é também conhecido como orador e formador, e é nessa qualidade que no próximo dia 9 de Julho visita Portugal, onde irá realizar uma ação de formação, seguida de uma palestra pública. Esta terá lugar no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, Lisboa, a partir das 17h30, e tem precisamente por título “A física dos super-heróis”.


Esta abordagem invulgar nasceu em 1985 de um seminário na Universidade do Minnesota, através do qual Kakalios procurou incentivar os estudantes de física para que pensem e raciocinem de um modo diferente do convencional. Esta ideia deu origem ao livro, que entretanto teve uma segunda edição aumentada, bem como às diversas palestras que tem proferido em alguns dos mais importantes auditórios mundiais.


Esta visita conta com os apoios, entre outros, do Instituto Superior Técnico/American Corner, Embaixada dos Estados Unidos em Portugal, Sociedade Portuguesa de Física, e Ciência Viva.

Para participar no workshop/formação basta seguir o link da ficha de inscrição:

Ficha de inscrição

Para mais informação sobre o assunto é só seguirem para a página Web:

Workshop "A física dos super-heróis"


Provavelmente abordará assuntos do género, porque é que a teia do Homem-Aranha não conseguiu salver Gwen Stacy, a causa da explosão de Krypton ou como é que poderá funcionar a armadura do Homem de Ferro!
Estes e outros assuntos deste tipo já foram abordados por ele noutras palestras, portanto também o deverão ser aqui em Portugal...
Espero que tenham achado interessante, sobretudo se gostarem de BD e Física!

Boas leituras

8 comentários:

  1. Tenho dúvidas se quero ir ou não. Não trabalho nesse dia, e podia ir, mas não tenho vontade de ir sozinho.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Costa
    Ainda não sei, mas gostava bastante de assistir à palestra!
    Se eu for digo-te qualquer coisa.
    (Também não me apetecia ir sozinho...)
    :D

    ResponderEliminar
  3. Agora é que lembrei. Não posso mesmo ir, vou estar de serviço no estrangeiro. Se alguém for, quero uma reportagem completa.

    ResponderEliminar
  4. Bom,... acabo de submeter a inscrição. Como tenho uma vida profissional sem horarios.... verei se consigo ir, pois saio sempre tarde. Este tema tem um mix interessante.

    ResponderEliminar
  5. Paulo Costa
    É pena. Eu ainda não sei se vou à palestra.
    Logo vejo na altura...
    :\

    ResponderEliminar
  6. Peducassi
    Também achei o tema muito interessante, e se eu não puder ir ficarei com pena.
    :(

    ResponderEliminar
  7. Se eu estivesse por perto, iria com certeza....

    ResponderEliminar
  8. Venerável Victor
    Ele anda a correr o mundo em palestras, portanto um dia podes ter aí este famoso Professor de Física!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]