quarta-feira, 17 de julho de 2013

XI Troféus Central Comics: Vencedores



Foram conhecidos no Domingo os vencedores destes troféus em que quem escolhe é o público.
A votação é online e a organização informou que o o universo votante foi de 420 votos legalmente expressos.

A editora Polvo dominou efectivamente estes prémios, sobretudo com o seu livro "Hän Solo" que ganhou em três categorias.

Seguem os vencedores:

XI Troféus Central Comics







Melhor Publicação Estrangeira

Três Sombras (Polvo Editora)

Podem ver a minha opinião sobre este livro neste link:

Três Sombras














Melhor Publicação Clássica

Wolverine: Arma X (Levoir)


















Melhor Publicação de Humor

Pequenos Prazeres 1 (Contraponto)

















Melhor Publicação Independente

Zona Desenha (Associação Tentáculo)


















Melhor Publicação Técnica

Amor (El Pep)











Melhor Obra Curta

O Desenho e Eu (Jorge Coelho - Zona Desenha)

Podem ler uma entrevista a Jorge Coelho no seguinte link:

Jorge Coelho (Entrevista)












Melhor Publicação Nacional

Hän Solo

Podem ver a minha opinião sobre este livro neste link:

Hän Solo













Melhor Argumento

Rui Lacas (Hän Solo)

Podem ver a minha opinião sobre outro livro de Rui Lacas neste link:

Rui Lacas












 Melhor Arte

Rui Lacas (Hän Solo)

Podem ver a minha opinião sobre outro livro de Rui Lacas neste link:

Rui Lacas








Troféu do Júri

Franklin Ferreira da Silva 
Foi o fundador do Clube Português de Banda Desenhada e responsável pela rubrica Quadradinhos de 1980 a 1983 no jornal "A Capital".

O cartaz dos prémios deste ano foi feito pela Carla Rodrigues, conhecida pelo seu trabalho no Webcomic: A garagem de Kubrick

Convido-vos novamente a visitar os links exibidos nalgumas categorias para melhor conhecimento de algumas das obras ou pessoas envolvidas!

Boas leituras

13 comentários:

  1. Pequenos Prazeres foi uma das melhores publiçaçoes do ano Passado.
    Quanto a Wolverine Arma x deve ser por causa do filme do hype apesar de achar Demolidor bem melhor,não que não sejam classicas ambas as historias.Curiosamente só os Pequenos prazeres levou o meu voto entre os vencedores.

    ResponderEliminar
  2. Optimus
    O ano passado houve mais de uma vintena de excelentes livro. Consoante o gosto de cada um poderiam ser votados ou nomeados.
    A única coisa que eu achei ridícula e completamente fora dos 50 melhores livros publicados o ano passado é mesmo o Sangue Violeta.
    Bolas, se fosse apenas em publicação nacional, ainda se comia, agora com tudo o que foi traduzido para português o ano passado??? Já o País dos Cágados é ridículo também, e eu adoro o País dos Cágados! Este livro estava certo na categoria portuguesa, não percebi uma dupla nomeação para o livro do ano e para nacional...
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao Rui Lacas; pessoalmente não cheguei a perceber porque não recebeu nada nos Prémios Profissionais de BD. Acho, contudo, que a Joana Afonso poderia ter ficado com o prémio de melhor Arte pelo Baile.

    ResponderEliminar
  4. ...e parabéns à Zona! (gostei particularmente desse número em que cada autor dava uma pequena entrevista sobre o tema "Desenho" e depois apresenta um/dois painéis :))

    ResponderEliminar
  5. A
    Nos PPBD não ganhou nada porque o júri assim o decidiu!
    :D
    De qualquer modo sempre achei este livro do Lacas muito overrated. Nem tudo o que ele faz tem de ser muito bom!
    Aliás, ele ter ganho para melhor argumento... please. Se leres o meu post vais perceber o porquê de eu dizer isto.
    :)
    A Zona é uma publicação muito necessária à nossa BD, espero que nunca acabe!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Sim, o argumento deste Han Solo é um pouco confuso e enchouriçado: creio que teve que ver com uma necessidade editorial de maior número de páginas? Pelo menos creio que ouvi algo a esse respeito na altura.
    Tenho apenas que apontar o Baile, fantástico, e o país dos cágados, e o Portugal do Cyril Pedrosa. Enfim, o sistema de votação destes p´remiso também era mais estilo "Globos de Ouro da SIC"... vale o que vale.

    ResponderEliminar
  7. A
    O sistema dos TCC, contra o qual não tenho nada, é votado pelo público. O único problema que vejo neste sistema é estarmos em Portugal. Ou seja, temos poucos votantes porque temos um mercado incipiente. O grande perigo neste sistema são os "vote for the friends" que também acontecem nos Eisners (tem o mesmo sistema) mas no caso norte-americano estes diluem-se no grande volume de votos. Aqui em Portugal não porque o mercado, e por conseguinte o nº de votantes, é pequeno. Posso dar o exemplo do ano passado em que a Zona não ganhou por pouco a melhor publicação nacional. Se não houvesse um livro como o Pizzaboy que congrega muitos fãs, a Zona tinha ganho! Gosto da Zona, já disse que é muito importante, mas daí até ser a melhor publicação nacional vai uma grande distância.
    Mas é bom termos 3 prémios com regulamentos diferentes, pois promovem diferentes maneiras de ver as diversas obras.
    Nos TCC apenas tenho a apontar a categoria Publicação Técnica, que ao fim e ao cabo praticamente não existem livros para ela (os que constavam não são publicações técnicas.
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Boas,

    não li o Han Solo, mas o que me chama a atenção é ter ganho quase tudo nos prémios CC, um pouco à semelhança do que aconteceu com o Baile nos PPBD.

    Acho que a tua frase "Mas é bom termos 3 prémios com regulamentos diferentes, pois promovem diferentes maneiras de ver as diversas obras." é uma excelente frase para explicar esta situação.

    Percebo o que queres dizer com o "vote for the friends" neste caso particular, devido ao sistema de voto, mas por outro lado "friends" há em todo o lado :-). Temos que acreditar que as pessoas são idóneas ou, pelo menos, que as que são mais permeáveis a amizades não o são em número significativo para alterar o resultado final.

    abraço

    Luis

    ResponderEliminar
  9. MECO
    "Vote for the friends" há sempre, até nos júris mais conceituados.
    Quando é o público a votar esse é um perigo real, sobretudo em mercados tão pequenos quanto o nosso.
    Não disse que tinha havido neste caso, ou se houve que tenha influenciado o resultado.
    Em mercados grandes com votações massivas como os Eisner (até eu votei), esse problema é completamente diluído... o que não é o nosso caso. Como disse a organização, votaram 420 pessoas. Para o nosso meio se calhar é um bom número de votantes. Mas é pouco mesmo assim para evitar de vez esses problemas.
    Aliás sobre esse perigo, eu referi atrás o Zona que ia ganhando o ano passado. Só não ganhou porque estava lá o Pizzaboy, mas mesmo assim ficou a 3 ou 4% do Pizzaboy! Os outros livros ficaram a kilometros de distância...
    Se isso acontecesse (o Zona ganhar) o que irias pensar?
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá, a meu ver: aplaudo os vencedores e fui surpreendido por uns, mas acho que o Han Solo não devia ganhar no Argumento. Preferia que ganhasse o Lacas na mesma mas pelo Asteroid Fighters 2, que foi uma leitura mais divertida. Seja como for, faz sentido que os leitores que gostam do livro também votem no desenho e guião. Não tinha de ser assim mas faz sentido. Ele foi o justo vencedor!:)
    Pelo que li, esses 420 votos que indicaram são os votos filtrados, sem “votos dos amigos” ou em branco, que é uma coisa que eles levam a sério. Por isso, é de pensar que se isso teve influencia no resultado deva ser de pouca expressão e que o gosto dos leitores não se afastou do resultado. Como alguém que lá costuma votar, gosto de ver a transparência dos resultados no TCC.
    Seja como for, se calhar por causa da preparação do central comics com, eles este ano fizeram a coisa apertada e nem houve 1 mês inteiro para votar, ainda para mais no verao. Se virem nos X TCC houve 730 votos e no ano antes 750, logo se tivesse sido mais tempo podia ir ter à mesma quantidade e aí não havia dúvidas sobre as inclinações dos votos. Não é nada mau! Duvido que haja mais concursos deste tipo com tantos participantes.
    Também acho pena que publicação técnica seja um nome que tenta englobar tudo o que resta mas que retracta pouco as edições incluídas. Mas entendo a dificuldade que têm de arranjar um nome adequado. Pelo que disseram, nenhuma alternativa que pensaram antes era melhor e “técnico” acaba por ser o menos mal… Melhor Publicação Extra? É uma ideia:D

    Dário

    ResponderEliminar
  11. D'
    És o Dário Duarte ou o Dário (ou outro Dário) Mendes?
    LOL
    :D
    Bem, antes de te responder queria dizer que fiz parte do júri dos TCC em várias edições destes prémios, e gostei! Posso falar com propriedade dos TCC, PNBD e PPBD visto que já estive metido como júri ou organizador nestes 3 prémios distintos.
    São todos diferentes, as características não são as mesmas (e ainda bem), ou seja, não são prémios repetidos, por isso também os resultados serão com certeza diferentes.
    Em relação aos TCC e quando falei em "vote for the friends", também disse que isso inerente a qualquer votação e pode estar sempre presente, seja o público a votar, ou um júri a votar. Ponto.
    Esta situação de qualquer modo será sempre mais agressiva no voto do público, ou seja nos TCC. Por mais que a organização destes prémios tente despistar votos fantasmas e votos repetidos não é possível fazer isso em votos legais de pessoas que se calhar nunca leram um livro de BD na vida, mas que têm amigos a votos. Vou dar um exemplo. Se o meu vizinho do lado souber que eu tenho um livro a votos, ele pode ir lá só para votar no meu, e depois fazer uma votação ao calhas nas restantes categorias. Isto é um voto para o amigo e é legal! Nunca esse voto pode ser anulado desde que o questionário inicial seja respondido correctamente!
    Isso seria irrelevante se houvesse 5000 pessoas a votar, não iria contar para nada. O problema é que infelizmente temos poucas pessoas a votar e se eu conseguir 100 votos legais de amigos eu posso ser um sério candidato à vitória na(s) categoria(s) a que me propus. Não estou a pôr em causa a idoneidade da organização, estou a pôr em causa o mercado e fãs de BD em Portugal... somos muito poucos.
    Também acho que colocar a votação online 3 meses antes ou um mês antes não trará grandes diferenças na votação. O público que deseja votar fá-lo logo que surge o anúncio da votação. Pode ter havido sim uma má escolha no periodo de votação, ou seja, início do Verão e muitas pessoas com a cabeça noutro lugar já a pensar em férias, muitos estudantes a prepararem-se para exames, etc...
    Também será normal estes prémios serem os que têm mais participantes visto que são orientados para o público!
    :)
    Quanto a vencedores, bem, eu tenho a minha opinião. E não é mesma do público que votou. Acho o Lacas um bom artista nacional, mas Han Solo tem uma história super-vulgar, cheia de buracos, e nem sempre bem construída (como se pode ler na minha crítica a este livro). E sim, nesse caso acho Asteroid Fighters bastante melhor nesse aspecto. Han Solo em argumento ficaria em 4º lugar para mim, mas não foi isso que o público achou, portanto...
    :D
    Quando eu fazia parte do júri dos TCC uma das coisas com a qual eu me bati foi com a extinção da categoria de publicação infantil, ou revista, ou outra coisa que eu não me lembro do nome, mas onde estavam publicações para os mais novos. Mas a opinião dos outros jurados era que não havia muitos livros ou revistas que permitissem a continuação da categoria. A minha pergunta é, não havendo publicações técnicas em Portugal (apenas pontualmente) porque é que se teima em manter esta categoria? Não tem razão de existir, ainda tem menos "representantes" que a tal categoria extinta das revistas! Aliás, sempre teve! Sim porque é muito raro haver uma publicação técnica editada em Portugal! Lembro-me assim de repente do "Como desenhar Manga", ou do " Dicionário Universal da Banda Desenhada", mas isto foram situações pontuais. Essa categoria, na minha opinião, deveria ser substituída ou por e simplesmente eliminada! Serve apenas para pôr livros que não couberam noutras categorias...
    ;)

    ResponderEliminar
  12. o D de cima não é o Dário Duarte, nem o Derradé, nem o drd... isto dos pseudónimos dá-me cabo da sanidade...

    drd

    ResponderEliminar
  13. Derrade
    lol
    Só estava a tentar perceber se era algum Dário que eu conhecesse!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]