domingo, 14 de julho de 2013

Terra Dois



Saiu como previsto o primeiro volume da série Super-Heróis DC Comics esta 5ª Feira passada.
A saga original saiu no ano 2000, tendo como autores Grant Morrison no argumento e Frank Quitely no desenho.


Já conhecia este arco, tinha saído numa excelente compilação que eu comprei na altura que reuniu toda a “run” de Grant Morrison na JLA: JLA Deluxe Edition.
Este arco saiu no último volume desta colecção, o 4º, por acaso o único dos quatro livros a que eu não fiz crítica, claro que eu já sabia que passados três anos este livro iria ser publicado em português, daí essa opção...
Muahahahahha
:D (Just kidding...)

Não é uma coisa do outro mundo mas lê-se muito bem, e acaba por se tornar bastante interessante, pois “brinca” com um dos pilares da DC, o seu multiverso!
Neste caso a Terra 2 é fixada como a do Universo DC “normal”, acabando por ser o Lex Luthor da outra Terra, a Terra antimatéria, a designá-la assim!

Este conceito de Terras paralelas é um lugar-comum neste universo DC, e neste caso a Terra antimatéria surge como se fosse um espelho ao nosso conhecido planeta. Os seus habitantes têm o coração do lado direito, e Lex Luthor é o frustrado herói deste mundo paralelo, sempre condenado ao fracasso.
A JLA tem aqui a sua contraparte maligna, The Crime Syndicate of Amerika com os seus vilões a serem o espelho da liga que nós conhecemos… assim em vez de Superman, Batman, Wonder Woman, Flash, e Green Lantern; temos Ultraman, Owlman, Superwoman, Johnny Quick, and Power Ring.

Toda esta ambivalência de contrapartes é muito bem jogada por Morrison, explorando ao máximo o que cada pode dar, e no final dá-nos o verdadeiro e brilhante vilão e orquestrador de toda esta crise. Para saberem quem é… leiam o livro…!
Já agora... o triângulo amoroso Ultraman, Superwoman e Owlman está muito bem "esgalhado"...
:D

Tenho de falar do desenhador, claro, ou não fosse ele um dos melhores nesta arte actualmente: Frank Quitely!
Neste arco mostra porque é um dos melhores, com um traço limpo e fino, e depois com encaixes de planos gerais absolutamente assombrosos. Infelizmente não deu para fazer scan exemplificativo porque normalmente são páginas duplas.
Só pelo trabalho de Quitely vale a pena comprar o livro!

Depois temos JLA Classified. Ok, não sou fã. E está tudo dito!
Grant Morrison e Ed McGuiness são os autores, e infelizmente a capa é de Ed McGuiness…
Achei a capa infeliz para um livro destes, em que um dos maiores desenhadores da actualidade está presente no livro. No mínimo é incompreensível!

Eu ainda dei o benefício da dúvida a esta capa, e esperei para a ver ao “vivo”. Fraca…

Um bom livro de abertura, em que não se compreende também porque é que lhe chamam “Terra Dois” quando a tradução é “Terra 2” (Earth 2 no original). Caramba… era uma tradução fácil, porquê inventar?

Boas leituras

Hardcover
Criado por Grant Morrison e Frank Quitely
Editado em 2013 pela Levoir
Nota: 8,5 em 10

PS: Desculpem a irregularidade dos posts e a resposta a comentários, visto que até Domingo da semana que vem estou de férias num local com péssima ligação "internética"...
;)

26 comentários:

  1. Sabes o que é pior neste livro? É que a papelaria que recorro para estas coisas se tenha esquecido de me guardar uma cópia.

    Daqui a umas semanas deve chegar.

    Nunca li o original, mas vi o filme. A essencia não deve mudar muito.

    Boas férias Nuno.

    ResponderEliminar
  2. Achei o livro muito mau, sobretudo para um livro de lançamento de uma colecção.

    Gosto bastante das histórias do Grant Morrison e dos desenhos do Frank Quitely, mas esta Terra 2 é fraquinha no que diz respeito ao argumento, felizmente o desenho está perfeito.

    Já o segundo grupo de histórias que atafulha metade do livro não tem ponta por onde se pegue, mau muito mau mesmo. Não consigo imaginar sequer porque foram escolhidas.

    Resumindo se não conhecesse o universo DC e comprasse este livro para experimentar, não compraria mais nenhum.

    ResponderEliminar
  3. Já o tenho,mas nao o abri mas o papel é semelhante as coleçoes da Marvel/Levoir certo!?

    ResponderEliminar
  4. Rui Esteves
    Isso foi chato!
    De qualquer modo achava melhor teres comprado noutro quiosque, a ficares à espera este tempo todo... e eles não são muito certos em mandar vir números atrasados!
    Obrigado pelas férias!
    :D

    ResponderEliminar
  5. LBJ
    Não acho que a história seja tão fraca como dizes. Não é nada de especial, mas fraca não a considero. Fraco achei o JLA Classified...
    Aliás a minha nota é apenas para a Terra Dois, e grande quota parte devido ao Quitely.
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Optimus
    Sim, penso que sim. Não comparei mas presumo que a "receita" seja a mesma!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Como disse, fraca para um livro de lançamento, que se pretende promocional.

    Inexplicável a escolha do segundo grupo de histórias, com personagens obscuras e que dificilmente voltarão a ser encontradas em qualquer outra história na colecção. Insisto, muito mal decidido do ponto de vista editorial.

    ResponderEliminar
  8. Realmente acho que em vez do JLA Classified deveriam ter lançado os #1 a 4 de JLA de 1996 com a saga New World Order de Grant Morrison e Howard Porter, que segundo dizem é muito fixe, mas escolheram essa historiazeca, enfim :S

    ResponderEliminar
  9. Concordo com os comentários anteriores: o JLA Classified é horrível (faz lembrar um filler de adaptação a saturday-morning-cartoon...)
    A proposta do Reignfire parecia-me óptima.

    Acho, contudo, que o livro compensa apenas e só pelo Terra 2.
    (Rui Esteves) - Também vi o filme, mas a história segue caminhos diferentes. Confesso que, para mim, este argumento do Morrison é bem mais interessante que o caminho mais mainstream do filme homónimo, pelo que constitui uma tomada de consciência da natureza do "Super-Herói" mais rica.

    (Uma dúvida)
    o livro em questão tem apenas 176 páginas, cerca de 48 páginas a menos que os anteriores volumes da Marvel: esta escolha tem a ver com o facto de ser um número de lançamento (mais barato) ou constitui uma consequ~encia directa da "necessidade de arcos completos"? Pessoalmente não tenho problemas nenhuns com arcos compeltos (mas sim com poucas páginas) e, na verdade, 48 páginas dava pelo menos para dois issues clássicos!

    ResponderEliminar
  10. Li em algum sítio que os livros vão ter menos páginas porque os direitos da DC são mais caros que os da Marvel e a Levoir queria manter os preços dos livros.
    Daí menos páginas em alguns ou mesmo todos os livros.

    ResponderEliminar
  11. @A

    Imaginava que o filme fosse mais "leve". Mas se a essencia for a mesma, valerá a pena o livro :)



    @Nuno

    Tenho tempo, e para ser sincero, estou tão habituado a ir aquela papelaria que prefiro ignorar estas falhas.

    ResponderEliminar
  12. LBJ
    Concordo contigo no aspecto de que existem títulos bem mais fortes que este para lançamento da colecção. E também concordo contigo em relação ao JLA Classified, para encher, e com um pouco de trabalho, teriam arranjado um "filler" bem melhor!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Reignfire
    New World Order seria bem melhor que isto, sem dúvida, mas não sei se caberia dentro do nº de páginas pretendido. Eu tenho esse arco nos JLA Deluxe Edition e se bem me lembro tem bastante mais páginas que este JLA Classified!
    :\

    ResponderEliminar
  14. A
    Não conheço o filme. Gosto moderadamente da história, mas sobretudo adoro o trabalho do Quitely.
    E sim, o livro vale pela Terra 2.
    ;)
    Quanto ao nºde páginas, como diz o Artur Martins a seguir, já li em diversos sítios que diminuiram um pouco a quantidade de páginas precisamente porque os direitos da DC são mais caros que os da Marvel. Se é verdade ou mentira não sei, mas é o que se diz por aí!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Artur Martins
    Pois, já li isso em vários lados. Presumo que seja verdade, mas não garanto. Só se alguém da Levoir me confirmar essa situação!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Rui Esteves
    Sabes qual é o problema dos nº1 destas colecções? É que como é mais barato existe uma probabilidade alta demais de não o conseguires arranjar 2 semanas depois... era isso que eu queria dizer!
    Espero que não aconteça, e tenhas direito à tua reserva.
    (E que seja o último livro a ser vendido antes de esgotar!)
    ahahaha
    :D

    ResponderEliminar
  17. Estou a trabalhar na Madeira e consegui fazer a coleção da Marvel, apesar do acréscimo de valor nos livros. Neste momento estou "FULO", não foi enviado nenhum número da coleção dos super-heris da DC comics.
    Procurei em todos os quiosques mais importantes e todos confirmaram que nada de BD.
    Já pedi a minha irmã para procurar em Viseu e fazer reserva. ultimo recurso é comprar através do site do jornal Público.

    ResponderEliminar
  18. "Realmente acho que em vez do JLA Classified deveriam ter lançado os #1 a 4 de JLA de 1996 com a saga New World Order de Grant Morrison e Howard Porter, que segundo dizem é muito fixe, mas escolheram essa historiazeca, enfim :S"

    Fui eu que sugeri antes de saber os conteudos dos extras ate porque tenho quase toda a fase do Morrison nesses tpbs antigos,Faltava este e a World War 3 e estive a ver e tem 4 histórias,esse arco,por isso acho que cabia como extra,mas tal como nas Marvel os extras nada acrescentam ao arco,tirando 1 ou outro arco.Os Classifed foi uma lixeira da Dc tal que pouco depois foram todos cancelados.Ainda tive o desprazer de ler alguns via panini Brasil.

    ResponderEliminar
  19. jony da costa
    Já houvi dizer que houve falhas de distribuição. A editora não tem culpa... a culpa é mesmo da distribuidora!
    Espero que te safes, porque acho esta a melhor colecção das 3!
    :(

    ResponderEliminar
  20. Optimus
    Pois, JLA Classified era completamente desnecessário. Eu tenho alguns desses nos JLA Deluxe, e são tipo... err... passa à frente!
    :D

    ResponderEliminar
  21. Há filme original ou é uma compilação dos episódios da serie animada,porque só vi a 2a versão.

    ResponderEliminar
  22. Optimus:

    Creio que o filme em questão seja o "Crisis on Two Earths"; ao contrário do "SUperman All-Star", este filme não conta com grafismo do Quitely, sendo antes mais estilizado ao género da "Justice League Unlimited".
    A história pareceu-me uma mescla do "Earth 2" com o "Crisis on Infinite Earths", mas no geral acaba por ser um original - não gostei particularmente do filme, mas enfim, é sempre engraçadito.

    Fica aqui a intro/genérico:
    http://www.youtube.com/watch?v=P0xYEPLqBq8


    ResponderEliminar
  23. Boas,

    Já tenho os dois primeiros livros da coleção.

    No caso do segundo já tinha lido tudo, pois coleciono os títulos Batam e Detective Comics há quase 20 anos e as histórias são de 2006 e 2009. Comprei mesmo só para ter a coleção completa...

    No caso do Terra Dois, não tinha lido nada e gostei.

    Não partilho da opinião depreciativa sobre o JLA: Classified. Não é uma história fácil, e tem todos os tiques do Morrison, mas para quem conseguir entrar naquele seu universo bizarro é fantástica, e cheia de referências.

    Estou a gostar muito desta série da DC, e como gosto muito mais da DC atual do que da Marvel atual, certamente irei apreciá-la mais do que a da Casa das Ideias, que me perdeu um bocado quando se tratava de material mais moderno.

    ResponderEliminar
  24. Optimus
    Olha... disso não sei. Não estou por dentro do filme. Aliás, nem sabia que existia filme!
    :D

    ResponderEliminar
  25. Paulo
    Estamos ao contrário!
    O segundo número nunca li, o Terra 2 sim.
    Sinceramente o JLA CLassified acho-o muito confuso e fraco. É típico do Morrison sim, mas nesse caso não fui à bola com isso. Nem em inglês nem em português!
    Vale mesmo pelo Terra 2!
    A ver se compro o Batman amanhã.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]