quarta-feira, 19 de março de 2014

Lojas de Banda Desenhada: Dr. Kartoon


O Leituras de BD vai fazer um périplo a (quase) todas as lojas especializadas em BD, de Portugal.
Lancei o desafio às lojas portuguesas da especialidade e apenas duas não responderam, portanto penso que não estarão interessadas.

Ante de prosseguir gostaria de dizer que posso fazer o mesmo sobre lojas brasileiras, visto que tenho muitas visitas do Brasil. Portanto se lojas de HQ quiserem e só contactarem-me pelo endereço de e-mail nmamado@gmail.com .


O figurino apresentado irá ser igual para todas as lojas, ou seja, fotos da loja, história da loja e três perguntas. Estas três questões serão iguais para todas as lojas e o texto com a história da loja é da responsabilidade da própria loja.

Os posts serão feitos de acordo com a chegada das fotos, textos e respostas por parte das lojas. A Dr. Kartoon de Coimbra foi a primeira, portanto será ela que abrirá a rubrica "Lojas de Banda Desenhada".


Apresento-vos a Dr. Kartoon!

A Livraria Dr. Kartoon abriu as portas em Março de 1998, por iniciativa de Fanny Denayer, uma belga que veio para Coimbra estudar no programa ERASMUS e por cá ficou. Em Outubro de 2006, quando a Fanny decidiu voltar à sua Bélgica Natal, contactou alguns clientes que estivessem disponíveis para não deixar morrer esse projecto único na cidade de Coimbra e foi assim que quatro antigos clientes, Fernando Ferreira, João Miguel Lameiras, João Ramalho Santos e Miguel Reis, se juntaram e criaram a empresa Andróides Lda., que gere esta segunda vida da Livraria Dr. Kartoon.
Uma segunda vida que começou em Dezembro de 2006 e que, não renegando a vocação original da Dr.. Kartoon, que privilegiava a BD franco-belga, alargou os horizontes, dando um espaço maior aos comics americanos, ao manga, e aos jogos de tabuleiro, sem nunca esquecer os autores portugueses.

Super-Mini-Entrevista a João Miguel Lameiras (Dr. Kartoon)


Todos sabemos que a vida não está fácil para as lojas especializadas de Banda Desenhada, mas gostaria de saber o que pensam sobre o panorama actual do mercado de BD em Portugal.

A situação actual não é nada famosa, muito por causa da crise, que rouba poder de compra aos clientes, mas por outro lado, o facto de ser cada vez mais difícil encontrar BD nas livrarias generalistas, acaba por funcionar a favor das Livrarias especializadas, pois os clientes apercebem-se que ali vão encontrar mais facilmente aquilo que procuram.
Por outro lado, o óbvio desinvestimento de uma editora como a Asa em várias séries do seu catálogo, acaba por favorecer uma livraria como a nossa que aposta nas edições em língua estrangeira, pois há vários clientes que, quando se cansam de esperar pelas edições em português, acabam por continuar a seguir as séries através das edições francesas, ou espanholas.
A nível das séries americanas, a grande concorrência vem das grandes lojas internacionais online, que praticam preços com os quais é impossível competir e da pirataria digital. Este último factor acaba por ser menos preocupante, pois afecta mais as revistas mensais do que os livros e, em muitos casos, é uma maneira de dar a descobrir séries que o leitor nunca iria comprar em revista, mas que,m, se gostar muito, acabará por comprar em livro.


E têm alguma ideia de como inverter esta situação de fragilidade actual do negócio da BD em Portugal?

Não há exactamente fórmulas mágicas. Quando o dinheiro é pouco, a compra de Banda Desenhada nunca será exactamente uma prioridade. O importante é criar novos leitores e edições como as que Goody tem editado da Disney, os as colecções lançadas com os jornais, podem ajudar nesse campo. Os Festivais de BD também são muito importantes, tanto em termos de vendas, como de divulgação. E claro, iniciativas como a do teu blog são fundamentais para dar a descobrir as Livrarias especializadas aos mais distraídos.


Queres passar alguma mensagem aos leitores deste artigo?

Antes de mais, quero agradecer este teu convite para divulgar a Livraria junto dos leitores do teu blog. Quanto a uma mensagem para eles, essa mensagem é simples e óbvia. Comprem BD, de preferência, na Dr. Kartoon. E, quando passarem por Coimbra apareçam pela Livraria. Aqueles que não o poderem fazer fisicamente, tem sempre o nosso site www.drkartoon.com e o mail geral@drkartoon.com através do qual nos podem contactar. Temos vários clientes que nunca puseram os pés na loja e envíamos livros para todo o país e até para o Brasil, onde também temos alguns clientes. 


Obrigado ao João Miguel Lameiras pela disponibilidade para esta rubrica, e espero que o artigo tenha agradado.
:)
Falta apenas a morada da Dr Kartoon:

Livraria Dr. Kartoon
R. Manutenção Militar, 15
3000-259 Coimbra
Tel: [+351) 239 821 543

Horário de Funcionamento:
2ª Feira a 6ª Feira: 11h30 - 13h e das 14h30 - 19h30.
Sábados: 11h - 13h e das 14h30 - 19h30

Boas leituras

28 comentários:

  1. A Fanny era (é) gira. Já o João Miguel Lameiras, não...mas parece-me ser um tipo bem à maneira! hehehe!

    Agora a sério: Mark Schultz, vejo que tens o Xenozoic, mas eu queria mesmo o Artist's Edition, será que tens um?

    Excelente ideia, Nuno.

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    Belas recordações que guardo desta livraria, dos meus tempos de estudante de Coimbra,onde era um cliente acíduo, já lá vão uns aninhos.

    Fico muito feliz em saber que ainda continua aberta.

    Mas penso que terá mudado de local, no meu tempo de estudante penso que se encontrava na Rua da Saragoça, ou estarei errado?

    Parabéns a quem continuou este projecto e também ao Nuno por esta excelente ideia.

    Cumprimentos,

    Luís Fernandes

    ResponderEliminar
  3. Foscas! um gajo vai estudar em Coimbra para aprender a escrever "acíduo"? Estas cenas tiram-me do sério.

    Entre o aborto ortográfico e o analfabetismo galopante dos doutores estamos bem f*d*d*s!

    ResponderEliminar
  4. Assiduo em vez de "acíduo". Verifiquei o erro após ter publicado o comentário.

    Bom ver pessoas revoltadas com os erros ortográficos, seria excelente que esse tipo de revolta e extendesse a outros debates...

    As minhas sinceras desculpas por motivar tamanha indignação...


    Melhores cumprimentos,

    Luís Fernandes

    ResponderEliminar
  5. Meu caro, comentários redutores para cima de mim não, você sabe lá em que debates eu participo e quais são as minhas revoltas (plural).

    Mas sim a qualidade de leitura para mim é importante e encontro que as novas edições estão cada vez piores e não me refiro apenas às edições ortográficamente abortadas. Antes tinhamos revisores a sério, não uma treta dum corrector de texto automático.

    ResponderEliminar
  6. Refem
    LOL
    Nunca conheci a Fanny, mas o lameiras é simpático sim!
    :D

    ResponderEliminar
  7. Luís Fernandes
    Não sei se mudou de sítio. Apenas conheço um dos donos, e a livraria apenas virtualmente.
    Mas é uma livraria que por norma traz sempre um bom e variado leque de livros para os grandes eventos!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. O País Cinzento
    Obrigado. Pena que todos não tenham aderido. Isto que estou a fazer não é para mim de certeza, por isso não percebo a ausência de resposta de lojas.
    :P

    ResponderEliminar
  9. Pedro Santos
    Entende-te lá com o Luís Fernandes...
    :D

    ResponderEliminar
  10. Carissimo, sei tanto das suas "revoltas" como voce sabe do meu nivel de alfabetismo...

    ResponderEliminar
  11. A livraria Dr. Kartoon nunca mudou de sítio e continua de pedra e cal na Rua da Manutenção Militar, 15.

    Quanto ao Xenozoic, neste momento temos apenas em stock a versão "normal", penso que o artist edition já será difícil de arranjar, mas vamos tentar.
    Diremos qualquer coisa em breve.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pelo esclarecimento, erro meu, pensei que a rua em questão era a Saragoça, mas já estive a ver no mapa que se trata da rua acima dessa.

    Melhores cumprimentos,

    Luís Fernandes

    ResponderEliminar
  13. Luís Fernandes,

    A diferença é que o seu nível de analfabetismo é flagrante.

    Mas deixe estar que o seu sentido de direcção também não é muito melhor :P

    Vamos ficar por aqui a não ser que o senhor deseje mais conversa.

    Será que a Kartoon tem os TPBs do "The Stuff Of Legend"?

    ResponderEliminar
  14. Pedro Santos,

    Claro que vou ficar por aqui, o seu comentário acima nem me merece qualquer comentário, não baixarei ao seu nivel...

    ResponderEliminar
  15. Sou cliente assíduo da Dr. Kartoon. Posso dizer que by far é a minha livraria de eleição em Portugal. A maior oferta de Franco-Belga em Portugal está aqui e relativamente às escolas japonesa e americana também não envergonham ninguém.

    O João e o Fernando conhecem a oferta que vendem na palma da mão e eu deixo-me normalmente guiar pelas suas propostas de novas leituras.

    Para livraria de especialidade os preços são bem simpáticos e o espaço francamente acolhedor. Horário de funcionamento alargado, óptimo para quem quer dar lá um pulo depois do trabalho.

    Mesmo em época de crise continuam com um portfolio de albuns em loja bem vasto, o que não limita as escolhas dos clientes.

    Enfim, acho mesmo que só tenho coisas boas a dizer da livraria, uma boa parte da minha colecção foi comprada lá.

    Espero que continue por muitos e longos anos e só me resta dizer um "muito obrigado" a todos os que construíram este projecto.

    Nuno, óptima ideia e iniciativa. Isto sim, é serviço público para com a BD em Portugal.

    ResponderEliminar
  16. Caro refém da BD, fico francamente aliviado em achares a Fanny mais gira do que eu. O contrário é que me deixaria apreensivo...
    Luís Fernandes, não és o único a achar que a Dr. Kartoon fica na rua de Saragoça. Essa confusão é comum porque a rua da Manutenção Militar é muito pequena e passa a Rua de Saragoça a seguir ao Química dos Ossos.
    Alexandre Gil, muito obrigado pelos elogios! Com uma dúzia de clientes como tu, o futuro da Livraria estava mais do que assegurado. Espero que gostes do Planetary omnibus.
    Uma coisa boa de uma Livraria especializada, é que nós também aprendemos com os clientes. Há séries que nunca descobriria se os clientes não as encomendassem. Assim de repente lembro-me de duas excelentes séries franco-belgas:o Amours Fragiles e o Promethee, está última encomendada pelo Alexandre Gil e que só não entrou no meu best of de 2013, porque ainda não tenho certeza que o final consiga corresponder às minhas expectativas...
    Nuno, mais uma vez parabéns pela bela ideia e obrigado pela divulgação.

    ResponderEliminar
  17. Caro refém da BD, fico francamente aliviado em achares a Fanny mais gira do que eu. O contrário é que me deixaria apreensivo...
    Luís Fernandes, não és o único a achar que a Dr. Kartoon fica na rua de Saragoça. Essa confusão é comum porque a rua da Manutenção Militar é muito pequena e passa a Rua de Saragoça a seguir ao Química dos Ossos.
    Alexandre Gil, muito obrigado pelos elogios! Com uma dúzia de clientes como tu, o futuro da Livraria estava mais do que assegurado. Espero que gostes do Planetary omnibus.
    Uma coisa boa de uma Livraria especializada, é que nós também aprendemos com os clientes. Há séries que nunca descobriria se os clientes não as encomendassem. Assim de repente lembro-me de duas excelentes séries franco-belgas:o Amours Fragiles e o Promethee, está última encomendada pelo Alexandre Gil e que só não entrou no meu best of de 2013, porque ainda não tenho certeza que o final consiga corresponder às minhas expectativas...
    Nuno, mais uma vez parabéns pela bela ideia e obrigado pela divulgação.

    ResponderEliminar
  18. Boa iniciativa Nuno.Quanto a loja tem bom aspecto.Só que a pirataria é uma coisa complexa tanto te pode levar a comprar ou detestar a serie e nem um centimo gastar.

    ResponderEliminar
  19. @JML: hehehe! Eu não me atrevi a comparações. E deixa lá, "quem ama o feio, acha-o bonito" (ainda bem, senão eu ainda estaria encalhado!). E não fiques apreensivo com isto, porque quando te vir novamente não vou fazer mais para além de te dar um "bacalhau"!

    Sem querer entrar numa de machismo ou chauvinismo ou sexismo ou outro qualquer "ismo", tinha um amigo que, há uns anos, contratou para o seu vídeo clube (logo, há uns anos valentes!) uma miúda que quando a olhavas nos olhos imaginavas logo uma vida de felicidade imensa (sem querer escrever o que se imaginava quando olhávamos para outros lados). Dizia-me esse amigo que nunca tinha alugado tantos vídeos por dia desde que ela lá estava a trabalhar, e não havia atrasos nas devoluções . O clube parecia um café ou um bar. A BD/Comics está sempre associada a rapazitos nerds que sonham com moças em Cosplay. Fica a sugestão...para aumentar as vendas. Se encontrares alguém assim corajosa (e jeitosa). LOL. É melhor escrever que eu sou um brincalhão...não vá alguém levar-me a sério.

    Tenho praticamente todo o trabalho do Schultz, incluído o Carbon (também da Flesk) pelo que seria uma redundância os ter na Artist's Edition da IDW, mas que seria uma bela redundância, seria.

    Abraço e os maiores sucesso e felicidades para ti e todos na Dr. Kartoon.

    ResponderEliminar
  20. Esta é das poucas fora de Lisboa que já tive a oportunidade de visitar. E fui bem atendido. Quando voltar a Coimbra é altamente provavel que volte lá.

    ResponderEliminar
  21. Rui Esteves
    Olha, eu nunca tive oportunidade de lá ir... :P
    Mas os produtos deles já estiveram muitas vezes nas minhas mãos porque estão sempre presentes nos grandes eventos de BD!
    :)

    ResponderEliminar
  22. Boas,

    fui poucas vezes a Coimbra, mas uma das poucas que lá fui, fui à procura duma loja de BD que aparecia nos roteiros turisticos dos bedéfilos e isto foi, sem dúvida, ainda no tempo da anterior proprietária.
    Já não sei se comprei alguma coisa nessa altura. Já o fiz recentemente, embora sempre nos festivais e o que noto é a disponibilidade de BD que não vejo em nenhuma das outras lojas presentes nestes eventos. Edições de BD mais alternativa aos Super Herois, ou em formatos mais especiais (o Refém falava no Artist's Edition, a Dr. Kartoon teve, por exemplo, o Demolidor na Amadora). E das vezes que falei com o JML (que não foram muitas é certo) sempre me pareceu uma pessoa impecável e com um grande amor à BD.

    Pedro Santos: se a Dr. Kartoon não tiver os TPBs do "The Stuff Of Legend" contacta-me, que eu tenho uns a mais :-)

    Luis

    ResponderEliminar
  23. O Zé Carlos desenhou claramente o Pepe Del Rey a fazer de Corto :D

    ResponderEliminar
  24. Mário Freitas
    Nahh...... tens a certeza??
    LOOL
    :D

    ResponderEliminar
  25. MECO:

    Contacta-me para pedro_motard@outlook.com, sff.

    Obrigado.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]