terça-feira, 13 de março de 2012

I Festival Internacional de Multimédia, Artes e Banda Desenhada - MAB Invicta: Fotos do 1º Fim de Semana (Espaços Comerciais e Autores)

A primeira edição do MAB Invicta iniciou-se o fim de semana passado, e claro que o Leituras de BD esteve lá! Vou fazer dois posts deste primeiro fim de semana, este com os espaços comerciais, espaço de autógrafos e autores. No próximo post teremos as exposições, parte da entrevista a Melinda Gebbie dirigida por Manuel Espírito Santo e o Porto de Honra oferecido pela Niepoort.

O almoço promovido pelo blog teve à volta de 20 convivas, mas infelizmente e por razões de espaço tivemos de ficar separados em dois grupos... e mais infelizmente quando me lembrei de disparar uma foto da outra mesa, os comensais já estavam a pagar.

As considerações e as minhas opiniões sobre o evento só as farei depois do segundo fim de semana, ou seja, depois do festival estar finalizado! Infelizmente não poderei ir a essa segunda etapa do evento.

Então aí vão as fotos:

"Metade" do Almoço de Convívio



Panorâmica da sala de autógrafos



Espaços comerciais e sala de autógrafos











Autores

Filipe Melo

Melinda Gebbie

Lars Henkel

David Hine

Colectivo Zona

Infelizmente falhei com as fotos de autores, como o João Mascarenhas, Mário Freitas, Ricardo Cabral, etc. porque o cartão de memória da máquina ficou cheio com o filme da entrevista a Melinda Gebbie... sorry!
Se quiserem ver os desenhos que a Melinda Gebbie e o David Hine fizeram para mim, cliquem no seguinte link:
Autógrafos

Boas leituras e comprem um livro no Festival!

17 comentários:

  1. Bom para comprar é preciso clientes.. essas fotos mostram muito pouco disso

    ResponderEliminar
  2. E as Bancas tinham mais do mesmo não vi 1 único livro de algum autor presente, :(
    Mas foi fixe terem colocado 1a Mega Drive com o cartuchos que valem :D

    ResponderEliminar
  3. Faltam autores do Porto. Se reparem bem no programa e nas fotos, pouco há ali do Porto. E veio toda esta gente de Lisboa e arredores ao Porto... a pensar o quê e com que ilusões?


    Sincero

    ResponderEliminar
  4. Hugo Silva
    Bem, havia livros para venda, mas poucas pessoas para comprar.
    Infelizmente
    :\

    Optimus
    Lamento contrariar-te, mas todos os autores tinham livros à venda, se não estivessem nas bancas comerciais eles próprios os tinham em cima da mesa e a excelentes preços!
    :P

    Anónimo
    Até poderiam faltar autores do Porto, nem sequer pensei nisso como uma coisa importante pois considero os artistas que vivem em Portugal portugueses... não quero saber se são do Porto, Guimarães ou Elvas!
    Acho que esse é um problema do Porto... chama-se bairrismo exacerbado! O Festival pode ter tido problemas, mas agora dizerem que foi por causa de não haver autores do Porto... isso é muito pequeno e redutor.
    :(

    ResponderEliminar
  5. O Hugo Teixeira é de Amarante, bem perto do Porto. Serve?

    enxofre

    ResponderEliminar
  6. Diabba
    O Colectivo Zona tinha gente da "zona", como por exemplo, e assim de repente, o Manuel Alves...
    ;)

    ResponderEliminar
  7. O Rudolfo esteve presente nos dois dias. Partilhando a banca com Chili Com Carne. Esqueceram-se foi de o colocar na programação.

    ResponderEliminar
  8. Esqueci-me de dizer que o Rudolfo é autor do Porto...

    ResponderEliminar
  9. Boas, de facto as fotos não mostram muitas gente e as poucas pessoas que se vêem muitas são caras conhecidas nestas andanças bedefilas. A questão é: não houve público ou as fotos foram tiradas numa hora mais morta?
    Acredito que os TEXianos façam uma grande festa no próximo fim-de-semana. Agora fico à espera dos balanços, porque curiosamente falou-se muito do MAB antes do festival acontecer e quase nada após o primeiro fim-de-semana.

    Sobre os autores do Porto, e assim de repente lembro-me da Carla Rodrigues e Pedro Carvalho.

    Aguardo com curiosidade a foto-reportagem sobre as exposições, porque tinha imensa curiosidade em ver a expos do Príncipe Valente e a do TEX.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Alberto
    Sim, claro o Rodolfo estava lá. Mas acho que essa de que o público do Porto não aderiu foi porque não havia nada que ligasse o festival ao Porto não tem cabimento. O festival É no Porto e não importa de onde vêm os artistas. Se isso fosse assim apenas se faziam festivais de "bairro", aqui ou noutro país qualquer...
    :|

    Verbal
    O público não foi grande neste fim de semana, espero que com o Tex haja mais gente!
    Mas só vou fazer considerações depois do segundo fim de semana.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Bongo eu estou a teclar com base nas fotos,como não estive fisicamente presente.

    ResponderEliminar
  12. Qué maravilla tener la posibilidad de conocer a Melinda Gebbie, David Hine y a los demás autores.

    ResponderEliminar
  13. Olá Bongop:

    Penso que a questão dos autores do Porto não é uma falsa questão como se pensa. Tanto os editores, como críticos nacionais (inclusive os do Porto), há muito que estão divorciados com os autores do Porto (é estranho mas é verdade) que proliferam um pouco por aí, muitos deles na cena indie. Se isso pesou ou não para a falta de público no 1º fim-de-semana do festival, isso já será muito difícil de dizer. Já agora, os nomes dos autores do Porto que foram apontados nesta cx de comentários pelo Bongop e outros, são nomes de 2ª linha.

    A meu ver e por muitos méritos que os organizadores do MAB tiveram em organizar este festival (fica aqui a minha admiração pelo trabalho do M. Santo), faltam exposições (As do programa não são apelativas à excepção do Príncipe Valente). Sem exposições não há público. Acreditou-se que era possível levar apenas autores e editores e deste modo ter público. Nada mais falso.

    Espero que o MAB continue para o próximo ano e faço votos que os organizadores não desanimem e acima de tudo tirem algumas ilações do que correu menos bem nesta 1º edição do MAB que termina no próximo fim-de-semana.

    Pedro Abrunhosa

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Optimus
    As fotos foram tiradas numa de "generalista", não me foquei a disparar em pormenores da área comercial, mas podes reparar que nas fotos de autores em que aparecem as mesas tens lá os livros para venda.
    ;)

    Arion
    A Melinda é um doce de mulher e o David Hine é super simpático! Aliás, todos foram simpáticos...
    :)

    Pedro Abrunhosa
    LOL
    És o Pedro Abrunhosa músico, apenas tens o mesmo nome ou apenas te quiseste divertir???
    :D
    Não sei se os críticos de BD de Porto estão divorciados dos autores da cidade, para mim isso nem sequer conta. O que conta é a qualidade dos mesmos e nem sei exactamente quem são os artistas do Porto que conheço porque na realidade nunca liguei muito a isso.
    O Festival teve algumas coisas boas, mas também teve aspectos negativos, mas só irei falar disso na 2ª ou 3ª Feira da próxima semana. Na altura então poderemos todos construtivamente falar destas questões.
    Terei muito gosto em discutir isso nessa altura, com certeza haverá pontos de vista distintos entre todas as pessoas que visitaram o festival e nessa altura será uma boa ocasião para falar deste festival, e porque não de outros!
    De qualquer modo achei que nalguns pontos tens razão.
    Espero que nessa altura haja uma boa discussão!
    ;)

    ResponderEliminar
  16. Bongop,
    Como coordenador e principal responsável pelo Mab, irei mencionar todos os aspectos do Mab (assim que tenha um pouco mais de tempo). As suas falhas e aspectos positivos e a minha visão inicial assim como o produto final.
    Este texto será escrito em inglês para que todas as pessoas nacionais e internacionais o possam entender.
    Obrigado pelo contínuo apoio.
    Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  17. Oneiros
    Também irei fazer um post final com as minhas opiniões e considerações depois do evento estar finalizado.

    Não tens de "obrigadar" nada! Eu estou aqui para apoiar e dar opiniões (que valem o que valem, claro).
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]