quinta-feira, 22 de março de 2012

Thorgal Vol.1 - A Feiticeira Traída


Visto que vai sair uma colecção ASA/O Público a começar no número 14 da série original vou fazer uma breve sinopse aos livros mais antigos que saíram em português. Outras informações estão indicadas no post de lançamento (Lançamento ASA / Público: Thorgal)  e na hiperligação dois parágrafos abaixo.
Thorgal é uma série dividida por ciclos, álbuns chave e aventuras independentes. Mas…
Bem, apesar de os ciclos serem “estanques” normalmente existe uma linha que une os vários livros. Seja por causa de personagens que protagonizaram situações em livros ou ciclos anteriores, seja por pormenores que vão ficando e dão consistência à série.
Não vou fazer crítica aos livros Thorgal que vou apresentar. A crítica já foi feita no post THORGAL, portanto vou apenas apresentar os livros que saíram anteriores ao ciclo de Qâ que a ASA vai editar a solo, extra colecção ASA/O Público.
O livro de hoje dá o pontapé de saída à série. A Feiticeira Traída inicia o primeiro ciclo a que foi dado o nome de ciclo da Rainha dos Mares Gelados. Este ciclo é composto pelos dois primeiros livros da série.
O livro inicia-se com um Thorgal condenado à morte pelo rei Viking Gandalf “O Louco”. Condenado à morte apenas porque amava a filha deste: Aarícia.
Thorgal não é um verdadeiro Viking, visto que foi recolhido à beira-mar e adoptado por estes guerreiros do norte da Europa. Posto isto Gandalf nunca autorizaria o casamento de Thorgal com a sua filha. É aqui que Thorgal ganha a sua famosa cicatriz, que nunca irá desaparecer e será uma imagem de marca. Thorgal é acorrentado a uma rocha na costa marítima durante a maré-vazia, que ficaria submersa durante a maré cheia.
Uma estranha mulher oferece a liberdade a Thorgal quando este já tinha desistido de se libertar… mas a liberdade vem com um preço! Thorgal terá de a servir cegamente durante um ano!
Thorgal entra em confrontos com os mais variados seres, humanos ou não, e é sujeito a duras provas ao serviço da Feiticeira! Afinal o primeiro objectivo desta era a sua vingança contra Gandalf.
Thorgal acaba por se recusar a servir a cumprir o resto do pacto, porque Slive (assim se chamava a estranha mulher) lhe pediu para assassinar Gandalf, já com este muito ferido.
No final fica suspenso o segundo objectivo de Slive, e um pouco das origens de Thorgal!
Álbum da Bertrand de 1983 com uma sólida capa e um bom acabamento interior. Já lá vão 30 anos e o livro está em muito bom estado! Pena que a qualidade gráfica, sobretudo as cores, não esteja em grande nível. Nota-se perfeitamente que Rozinsky ainda andava à procura de maturar graficamente as personagens. Um bom primeiro livro!
De notar que neste apontamentos que eu vou fazer não vou contar a estória exaustivamente, mas vou colocar alguns spoilers provavelmente.

Boas leituras

12 comentários:

  1. No BDPortugal está a 30 euros. Não dou esse valor por um livro de BD franco/belga...

    A não ser que me digas que é absolutamente imprescindivel para a série.

    ResponderEliminar
  2. pco69
    Na BD Portugal são uns malucos...
    Falo por experiência própria.
    Os preços estão completamente inflacionados!
    Não compres, o livro é importante mas com paciência consegues mais tarde ou mais cedo num leilão o livro por bastante menos.
    ;)
    Já entrei em leilões de livros mesmo raros, e foram parar a preços desses ou mais altos, mas foram leilões! Fala mais alto a procura! Agora num site venderem a esse preço... se fosse assim, já alguém o tinha comprado, mas pelos vistos não!
    :P
    Costuma aparecer menos que os Três Velhos do País de Aran e que a Raínha dos Mares Gelados, e ter um preço superior a estes, mas nunca vi um leilão deste livro ir parar a preços superiores a 20 EUR. O normal são 15 EUR, ou seja metade do preço da BD Portugal.
    :)

    ResponderEliminar
  3. fazes bem em colocar a marca de água. estou cansado de ver imagens tuas rapinadas sem indicação da fonte. acho que não fica nada mal um link ao site como forma de agradecimento. dá trabalho digitalizar as coisas.

    ResponderEliminar
  4. ¿Hasta qué año se siguieron publicando las historias de Thorgal?

    Buena idea lo del sello de agua.

    ResponderEliminar
  5. Olá Nuno. Fiquei fascinado por esse material. Não o conheço. Será que há como achar isso em terra brasileira (ou importar por um preço não tão desumano)?

    Sobre a marca d'água eu sou contra por alguns motivos. Inclusive algumas das imagens que escaneio pro meu blog não faço isso. Quando vejo projetos de leis como SOPA ou PIPA (ou o ECAD no Brasil) percebo que a verdadeira mudança nisso tudo só acontecerá quando não tivermos sentimento de posse sobre material cultural. Sou a favor dos devidos créditos por uma questão de gentileza mas se todas as imagens da internet passarem a ter selos, qual será a diferença entre nós e esses maníacos do copyright? Enfim, apenas um opinião.

    Aguardo as sugestões sobre Thorgal! Abração.

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    Bongop, agora que o CC acabou vou começar a "meter aqui mais o bedelho", com a tua benção claro :-)

    Vinha aqui dar uma dica e a pergunta do Linck está relacionada por isso permito-me responder-lhe. Quando andei a pesquisar dei com as edições em brasileiro que procuras por isso quase nem tive que ir procurar agora, além de que acho que o Bongop já tinha falado nestas edições num outro post sobre Thorgal. O Thorgal encontra-se parcialmente publicado no Brasil pela VHD e estando no Brasil julgo que lhe ficará em conta a compra no leilões net aí do sítio: http://lista.mercadolivre.com.br/thorgal.

    Outra dica para quem gostaria de ter a colecção para além do publicado em Português e no Francês, são as edições da Cinebook, em inglês (http://www.cinebook.co.uk/index.php?cPath=183), e da Norma, se dominam "el espanhuel"(http://www.normaeditorial.com/catalogo.asp?S/40/0/0/thorgal) :-)

    ResponderEliminar
  7. Paulo Brito
    Teve que ser...
    ;)

    Arion
    Em França Thorgal é uma série que ainda não acabou.
    No original iniciou-se em 1980, e o volume 33 foi editado em Novembro de 2011.
    Em Portugal iremos ter a série quase toda editada, visto que a partir de dia 4 irá ser lançado um livro todas as semanas até ao nº 29!
    :)

    Linck
    Sei que no Brasil foram editados alguns livros pela VHD. Penso que os primeiros, e inclusivamente tenho a Galera Negra dessa editora, livro esse que nunca foi publicado em Portugal!
    Os mais recentes não sei se pela Leya Brasil os poderás importar!

    Sobre a marca... bem, eu coloco a marca recentemente pelas razões opostas daquelas que falas. Sempre coloquei imagens scanadas dos meus livros com boa qualidade, e tratadas o melhor possível no Photoshop, de maneira a ficarem o mais apresentáveis possível. Agora quando profissionais se servem do meu trabalho (porque dá trabalho) e usam (abusam) das minhas imagens, sem pedirem sequer autorização, ou dizer de onde elas veem fico chateado! Porque se são profissionais deveriam ser eles os primeiros a terem imagens fixes! Inclusivamente uma editora já usou fotografia minha para divulgação de alguns dos seus livros como se fosse deles. Nunca recusei uma foto ou scan a alguém, agora acho que deve haver um mínimo respeito!
    E pelos vistos alguns profissionais são os primeiros a não respeitar o trabalho de amadores. Também posso dizer que normalmente guardo algumas fotos sem a marca do blogue porque sei que de vez em quando o pessoal pede. Já aconteceu várias vezes, e eu DOU sem problemas. Não faço negócio com isto, mas também não gosto de ser palhaço.
    Eu não tenho sentimento de posse nesse material a que fiz scan, nem poderia, visto que não sou o autor do livro nem pertenço a nenhuma editora. Um dos objectivos de eu colocar imagens era mesmo o pessoal sacar! Mas o pessoal leitor, não profissionais de "meia-tigela"...
    Não estou a falar daqueles que sempre perguntaram se podiam, ou davam os respectivos créditos no texto. O profissionais não são todos iguais!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Beleza Bongop, entendo seus argumentos, ainda assim acho que o caminho não é bem por aí, mas isso conversamos em outra oportunidade, amigo.

    Agradeço a você e o Luis pelas dicas. O ideal é importar mesmo. Só não gostaria de ler em inglês. A línguas latinas são tão ricas que o inglês por vezes detona tais trabalhos. Ainda preciso descobrir um jeito mais em conta de trazer HQs da Europa pra cá.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  9. Luís
    Os livros da Cinebook são apenas um recurso. A série não está devidamente editada por esta editora, e nem sequer estou a falar do formato anão... estou a falar de terem por e simplesmente eliminado dois livros importantes, ou seja os dois primeiros volumes, e substituíram pelo Filho das Estrelas e por Aarícia. Bad move...
    No Brasil, salvo erro, foram editados os primeiros 4 livros pela VHD. Eu tenho o Galera Negra da VHD, completado pelo volume nº3 da colecção da Cinebook (colecta os nº 5 e 6 da série original) que finalizam o ciclo de Brek-Zarith.
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Linck
    O Luis já te respondeu, e na minha resposta a ele terás o resto da informação! Se conseguires arranjar noutras línguas sem ser o inglês é melhor, pois as edições da Cinebook são num formato bastante menor e têm a falha dos dois primeiros livros!
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia esta série, mas gostaria de acompanhar as resenhas. Acho que pelo visto na matéria o autor estava firmando algumas coisas na caracterização dos personagens, seria curioso ver essas etapas de evolução. Se bem que pelo visto na ilustração o autor já possuía um traço firme.

    ResponderEliminar
  12. JJ Marreiro
    Se fores acompanhando este blogue vais conferir com certeza o resto das resenhas!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]