Este livro fecha o ciclo da Rainha dos Mares Gelados.
A qualidade gráfica da impressão desceu bastante em relação ao primeiro livro, que já não era grande coisa, ficando com cores “estranhas” e os contornos um pouco mal definidos. Para “cerejinha no topo do bolo” esta edição da Editora Futura é de capa mole, com uma técnica de colagem às folhas que a idade não perdoa, sendo muito fácil que um mau manuseamento deste livro faça soltar páginas…
A Futura apenas editou dois livros, este e o seguinte. A Ilha dos Mares Gelados foi editada em português em 1988, passados cinco anos desde a publicação do primeiro volume.
Este volume levanta um pouco o véu da origem de Thorgal, mas comecemos pelo princípio…
Thorgal foi aceite como noivo de Aarícia pelo chefe Viking Ganfalf. Isto provoca outro problema a Thorgal, o irmão de Aarícia acha-o um empecilho à sua sucessão como chefe.
Entretanto são avistadas duas gigantescas águias, outra tinha sido capturada e servia para um cruel jogo entre os Vikings. Thorgal com uma flecha liberta a águia da árvore onde tinha sido presa, não sabendo que as outras tinham raptado a sua noiva. Imediatamente e após a descoberta do rapto é organizada uma expedição à Ilha dos Mares Gelados. A viagem é muito dura e a tripulação do Drakkar revolta-se lançando o filho do chefe e Thorgal nas águas geladas. Acabam separados, mas ambos vão ter à ilha dos mares gelados!
Após algumas peripécias conseguem ajuda dos locais e acabam por encontrar o Senhor das 3 Águias. O filho de Gandalf acaba por matar traiçoeiramente esta personagem. Thorgal retira-lhe o elmo e descobre uma mulher muito parecida com Slive. Esta confidencia-lhe antes de morrer que eles deveriam ter ficado juntos para continuação da espécie… Thorgal não entende muito bem e vai à procura de Slive. Entra num edifício que não é mais que uma nave espacial, onde encontra Aarícia e Slive. Esta explica-lhe um pouco a sua natureza de filho das estrelas antes da destruição da nave, que estava eminente!
Os Vikings retornam às suas terras e Thorgal decide partir para viver em paz com Aarícia!
É assim muito na generalidade o que se passa neste volume.
Uma mistura muito boa de Vikings com ficção-científica!
Posts anteriores:
Thorgal
Lançamento ASA / Público: Thorgal
Thorgal Vol.1 - A Feiticeira Traída
O próximo livro é “Os Três Velhos do País de Aran”.
Boas leituras
dxRe8 - em Uma banda desenhada online realizada por Nuno Bongop Amado + Daniel Pereira dos Santos
ResponderEliminarem: http://ds.art.br/
fui a este site porque causa disto:
http://www.portaviii.com/exiled/
Espero explicações. :)
hummm acho que sei o que aconteceu... mas já agora tb gostava de uma boa explicação, e não é do Nuno Amado...
ResponderEliminarenxofre
quando pedi explicações foi em tom brincalhão e foi naquela "então o nuno amado tem isto e não diz nada à malta, maroto!"
ResponderEliminarÉ pá... então contas a história toda? :)
ResponderEliminarJá li este e o sguinte (os três velhos). Lê-se bem, mas espero reamente que a qualidade (dos livros e do conteúdo) suba nos próximos :)
Esse é o tipo de história que chama muito a minha atenção, ainda não li esse mas agora procurarei, gostei muito desse review. Valeu!
ResponderEliminarPaulo Brito e Diabba
ResponderEliminarO Daniel tinha-me feito a proposta há dois anos para concorrer-mos ao concurso de BD do Amadora BD, com o tema da República.
Infelizmente não ficou pronto a tempo, e o Daniel posteriormente mofificou algumas coisas no texto para uma linguagem "mais brasileira".
Nunca falei muito disso porque na altura não estava finalizada.
De qualquer modo com o meu scrip Heróis ou Assassinos e com a arte de Daniel Santos tínhamos francas possibilidades de ganhar o concurso.
:D
Infelizmente não aquela curta não seguiu até onde devia ter seguido!
:(
Tadeu Elias
Podes ver muito mais sobre esta série nos links que apresento no final do post. De qualquer modo isto que eu estou a fazer não são bem reviews... é mais resenha do que se passou nestes primeiros livros, visto que esta série vai ser editada a partir do número 14.
Se tiveres pachorra segue os links!
;)
pco69
ResponderEliminarA qualidade dos primeiros livros não é grande, sobretudo ao nível do grafismo. Mas estou a fazer estas pequenas resenhas para quem não tem os livros, pois existem alguns pormenores destes primeiros livros que vão influenciar algumas situações futuras!
;)
Depois do Ciclo de Brek-Zarith (4, 5 e 6) essa série é sempre a subir!
Realmente, apesar da qualidade de impressão não ser fenomenal, a história em si é tão interessante que compensa, o tema me agrada muito. Agora, a editora Futura já no seu segundo lançamento piora ainda mais a publicação? Isso é suicídio editorial.
ResponderEliminarVenerável Victor
ResponderEliminarLOL
Sim!
A capa tem defeito de plastificação, enruga com o tempo! O interior é a mesma coisa que este...
A Futura já não existe há muitos anos...
:D
Tenho este, mas acho que não é da Futura. :S
ResponderEliminarJá agora, gostei bastante da HQ que participaste. ;)
Abraço. :)
OCP
ResponderEliminarOu é Futura ou VHD (Brasil), em português mais ninguém editou. Bom... estou a falar em livro, porque em revista o Mundo de Aventuras editou, e penso que a revista Tintim também!
Eu também gostei, mas tinha gostado mais de ter entrado no concurso...
LOL
:)
ok. terminei a hq. dois anos ou mais. + - a idade da minha filha. é a vida.
ResponderEliminarDS
ResponderEliminarBrevemente vai ficar online aqui no Leituras de BD. Foi pena não podermos ter concorrido...
:\
Obrigado por enviares tudo!
:)
Gosto muito dessas aventuras que misturam aventuras medievais com ficção-científica!
ResponderEliminarGuy Santos
ResponderEliminarÁhhh... Mas não é só mistura de FC com Vikings! Para o próximo volume entramos no mundo místico!
Thorgal tem de tudo!
:D