sexta-feira, 16 de março de 2012

Anicomics Lisboa 2012: Cartaz/Poster e Autores

O Anicomics já arrancou com a divulgação para a edição deste ano!
Num ano de crise em que não se sabe sequer se se vão realizar os festivais do costume (Amadora e Beja), a Kingpin Books aposta em força neste festival privado, sem ajudas do estado ou câmaras, de modo a que suba a sua importância e qualidade.
Para isto aumentou a sua oferta ao público, tendo por sua conta TODA a Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras, contando ainda com uma tenda no pátio para aumentar o espaço útil do festival (e se chover estamos protegidos...!).
Vai contar com a presença de excelentes autores, que darão autógrafos e estarão presentes em conferências, duas zonas comerciais, workshops dados por bons autores, exposições dos artistas presentes, shows e concurso de cosplay, show burlesco (novidade!), desfiles de moda, gaming zone, demonstrações técnicas e lançamento de novidades!
Haverá ainda duas antevisões a livros a serem editados no futuro pela Kingpin Books, estou a falar de "Palmas para o Esquilo" de David Soares e Pedro Serpa e "Mindex" de Fernando Dordio e Osvaldo Medina.

Os lançamentos de novidades demonstram a subida de importância deste festival de Lisboa, ou não fosse o tão aguardado "Asteroid Fighters" de Rui Lacas lançado aqui, e com a presença do autor e de Mª José Pereira, responsável editorial de BD na ASA.
A Zona escolheu também o Anicomics para fazer o lançamento do seu Zona Nippon, o que me pareceu uma boa escolha pois a concentração de fãs da cultura oriental é grande neste evento.

Pressinto que será um evento de arromba
a ajuízar pela quantidade de pessoas que vieram nos anos anteriores e aquelas que virão "novas" este ano, visto que este é um festival que está em plena afirmação e ascenção!
Garantidamente, como em anos anteriores, o público fã de Manga e Anime estará em peso, e eu gostaria que quem gosta de Comics fizesse o mesmo, visto que os artistas convidados e trazidos sem ajudas ou parcerias fazem parte deste mercado, e são de qualidade. De certeza (como nos anos anteriores) estão livros à venda destes autores nos espaços comerciais, e como sempre tudo depende do público. Passo a explicar... se trazer estes autores apenas serve para o pessoal pedir autógrafos nos livros que já têm em casa, e não houver um mínimo de retorno comercial, provavelmente no futuro não teremos um Anicomics e sim um "Animanga"! Depois não chorem a dizer que não vêm autores...

Os autores estrangeiros são:
Davide Gianfelice - Northlanders, Greek Street, Daredevil: Reborn
Marco Checchetto - Punisher, Daredevil, Spider-Man: American Son
Tony Sandoval - Nocturnes, Doom Boy

Autores portugueses:
Rui Lacas - Obrigado Patrão, Asteroid Fighters, A Ermida
Colectivo Zona - Zona 0, Zona Negra, Zona Fantástica, Zona Gráfica

Ficam algumas imagens destes autores:

Davide Gianfelice



Marco Checchetto



Tony Sandoval
























Rui Lacas e Colectivo Zona

Fica o Link para o site oficial do Anicomics:
Anicomics Lisboa 2012
Neste site têm toda a informação detalhada e o programa deste festival!

O Leituras de BD apoia o Anicomics!

Boas leituras e comprem um livro no festival!

11 comentários:

  1. Muy buenos artistas, y muy famosos también.

    ResponderEliminar
  2. É de louvar o esforço da Kingpin para fazer este festival sem apoios do governo. Numa sociedade que adora mamar do estado, haver um indivíduo (e sua respectiva equipa) que tem a coragem e, podemos dizer, visão para dinamizar o sector, só podemos aplaudir de pé e desejar que ele tenha paciência e muita saúde para fazer isto por muitos anos.
    Este ano vou ao Anicomics para, principalmente, ver dois autores que muito admiro, Rui Lacas e Tony Sandoval. E é claro que também vou apreciar todo o espectáculo à volta do fenómeno Anime/Manga.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Isto sim é um festival pena é estar a 300 klm daqui. :(

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa pela intromissão e pela mudança de tema. Não seria interessante dizer "qualquer coisa" sobre Moebius, falecido esta semana?

    ResponderEliminar
  5. Arion
    Tenho sorte! São mesmo bons artistas, e tenho a certeza que este festival vai atingir as expectativas criadas visto que todos os anos tem sido sempre melhor!
    ;)

    Lucaimura
    Então este ano marcamos encontro no Anicomics!
    :)
    Esta é a prova que não é preciso mecenas ou Estado para fazer um festival muito interessante! Basta alguém com alguns meios, capacidade e experiência.
    :)

    Optimus
    Vai juntando uns trocos e aparece por cá. O Alfa faz os 300Km num instante!
    :D

    Anónimo
    Pensei em várias respostas para essa pergunta, mas vou tentar ser o mais urbano possível.
    A minha linha de posts está de acordo com aquilo que eu penso que é necessário, ou que me apetece, fazer na altura. Quando Moebius faleceu surgiram alguns 20 blogues a falar disso ao mesmo tempo, e nesse caso o meu post de homenagem iria ser mais um.
    Moebius é um dos meus artistas favoritos de todos os tempo, e eu recuso-me a fazer um post tipo "RIP descansa em paz", ou "Mais um grande que se vai", frases estas acompanhadas por meia dúzia de linhas.
    Não faço posts só porque fica bem.
    Ralph McQuarrie também faleceu e para mim foi outro grande artista que se foi há muito pouco tempo, e que indirectamente influenciou a vida de muitos jovens como eu anos atrás, e pelas mesmas razões ainda não fiz um post sobre ele.
    Quando eu achar que estou "inspirado" para fazer um post sobre estes dois grandes artistas, eu faço, mas não o faço só porque tenho de fazer. Se ficar ligado no meu blogue verá que na rubrica "Autores" estes dois gigantes serão os próximos homenageados.
    Já agora, não entendo a quantidade de pessoas que continuam a comentar como anónimo. Fica bem pôr o nome!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. O Asteroid Fighters que falas.... é o 2º ou ....

    ResponderEliminar
  7. Sei lá pá!!! Há tanta idiotice debaixo do sol :)

    E já agora, sabes se termina neste 2º volume, ou a coisa prolonga-se?

    É que tenho o primeiro a ganhar pó à espera da continuação. É que eu cá, gosto de ler as histórias de seguida... :)

    ResponderEliminar
  8. pco69
    Não sei se termina neste volume, eu espero que sim, porque pela velocidade com que saiu este é incomportável esperar o mesmo por outro livro desta série...
    ;)

    ResponderEliminar
  9. As expectativas são boas :-)

    Em relação ao Asteroid Fighters, estava inicialmente pensado para serem três livros. Se não houve alteraçãoes ficará a faltar um volume para terminar a história.
    Este segundo volume, já estava pronto à uns tempos, por isso é provável que já exista material do 3º volume.
    A ver se desta vez, o autor e a editora conjugam melhor os esforços para o prazo de edição ser mais curto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. RuiR
    Agradecia-se que o tempo entre livros que formam séries fosse mais pequeno!
    LOL
    Em princípio neste festival já vamos saber se são 2 ou 3 livros (ou mais...lol)
    ;D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]