segunda-feira, 14 de maio de 2012

Lançamento ASA: A minha 1ª BD – Capuchinho Vermelho / Branca de Neve


A ASA fez uma edição dupla para crianças! Dois livros de uma nova série.
A série chama-se "A minha 1ª BD" e irão ser distribuídos de maneira a sair no dia da criança, 1 de Junho. Os dois volumes têm os títulos Capuchinho Vermelho e Branca de Neve!
Os livros compõem-se de uma estória em BD sem palavras (ou balões com palavras), pela respectiva estória contada em texto e ilustrada, e contêm no final um "como desenhar" as respectivas personagens.
É uma boa notícia para os mais pequenos!
Fica a nota de imprensa da ASA:

Branca de Neve


Esta colecção dá início a um novo conceito de livros que são inovadores, lúdicos e clássicos.
É aconselhável a crianças entre os 3 e os 7anos.
Pedagógico – pode ser usado por educadores para estimular a imaginação e a criatividade infantis.
Dia 1 de Junho - Dia Mundial da Criança.

Colecção: A Minha 1ª BD
Nº de págs: 48
Autores: Richard di Martino/Beney
Edição: brochada
ISBN: 978-989-23-1932-2











Capuchinho Vermelho



Esta colecção dá início a um novo conceito de livros que são inovadores, lúdicos e clássicos.
É aconselhável a crianças entre os 3 e os 7 anos.
Pedagógico – pode ser usado por educadores para estimular a imaginação e a criatividade infantis.
Dia 1 de Junho - Dia Mundial da Criança.

Colecção: A Minha 1ª BD
Nº de págs: 48
Autores: Domas/Beney
Edição: brochada
ISBN: 978-989-23-1931-5







Boas leituras

37 comentários:

  1. Legal^^ quadrinhos voltados para CRIANÇAS estão ficando cada vez menos comuns, e é bom ver projetos nesse sentido que não sejam tipo, 16 paginas. Não digo mais raros pois falta muito para serem raros.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. Já conhecia o do Capuchino Vermelho e adorei. :-)

    ResponderEliminar
  3. Eis uma BD que eu compraria para a minha filha com muito gosto.

    ResponderEliminar
  4. Que gracinha a arte, uma ótima iniciativa e ótima oportunidade de usa-la para gerar novos leitores, para a literatura (uma porta de entrada) e também para as BDs, lógico!

    ResponderEliminar
  5. Pedro Leal
    Existe muito pouco de BD para crianças aqui em Portugal, felizmente de vez em quando saem uns livritos!
    :)

    Vidazinha
    O da Branca de Neve também me parece giro. O do Capuchinho tem uma cena muito bárbara... LOL quando o Lobo Mau engole a Avó inteira e sem espinhas!!!!
    :D

    João Roberto
    Recomendo!
    :)

    Venerável Victor
    Gostava de pensar que estes livros criam novos leitores. Infelizmente quem compra os livros são os pais, e muitas vezes estes não querem saber da "bonecada" para nada!
    :(

    ResponderEliminar
  6. Impressionante, cada vez mais este site deixa de ter críticas, opiniões e reportagens sobre eventos de bd (ainda existem) para passar a ser um site de publicidade. Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Que belas ilustrações! Adorei o que vi! Tomara que cheguem ao Brasil, por aqui estamos no deserto.

    Espero que façam sucesso e, claro, outros sejam publicados!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo
    Felizmente há algo para publicitar!
    Quanto ao resto, passei de 8 postes por mês para mais de 30. Será lógico que apareça de tudo.
    Mas deixe-me corrigir uma coisa... isto não é um site. É um blogue, e como tal é pessoal. Como tal decido o que postar consoante o tempo que tenho. E faço publicidade de borla a tudo quanto seja relacionado com BD desde que me enviem material para tal. Este assunto já foi referido no passado.
    Uma crítica demora-me mais tempo como tal parece que faço menos, mas não é bem assim. O número de críticas continua constante o que subiu foram outro tipo de assuntos.
    De qualquer modo o senhor(a) não foi lá muito educado com o sarcasmo, sobretudo proveniente de um anónimo.

    Alex D'ates
    Se estiveres interessado manda-me uma MSG pelo FB, ou um mail!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Ótimo projeto, as artes são bem legais.

    ResponderEliminar
  10. A princípio o que chama atenção num livro ilustrado ou numa BD são as imagens. Neste caso traços singelos, mas cheios de vida e humor, as cores me parecem ter sido produzidas do modo clássico com pincel e tinta, se não pode-se dizer que foi uma excelente emulação computacional. De todo modo histórias coloridas como classicamente se faz ao produzir material infantil. Afinal o sentido visual das crianças precisa de estímulos claros e objetivos.

    A parte interessante e inusitada no projeto refere-se A ausencia de texto em parte da narrativa. Isso enriquece muito o potencial de uso criativo do material. Professores e pais podem usá-lo de diversas maneiras junto a alunos e filhos, além das próprias atividades que a própria publicação já propõe. Quando vejo material desse nível não entendo quando os fatalistas alardeam o fim do livro impresso.

    Parabéns pela excelente resenha.

    ResponderEliminar
  11. Óbvio que tenho de ser anónimo, senão ainda me expulsão de todos os outros sítios onde possa ser conhecido, porque, ao que parece, você não é só dono deste blog, você tem uma GRANDE relevância noutros locais (diga-mos que o que você diz é lei). Se alguém tiver uma opinião diferente da sua já pode ser expulso e insultado por si. E não diga que não!
    Fala ainda de o número de críticas ser constante, é capaz de ser verdade. Diz que o número de outros assuntos aumentou, isso sim é verdade. Gostava de sublinhar a publicidade, que por acaso está mais que sublinhada neste blog.
    E já agora que é tão pormenorizado, um site também não pode ter um dono? Segundo você, não!

    ResponderEliminar
  12. Guy Santos
    E na realidade um bom projecto, existe pouca BD infantil em Portugal!
    ;)

    JJ Marreiro
    Concordo que o traço está muito bom e apelativo para crianças. Não tem daqueles desenhos estranhos que pululam em muitas publicações orientadas para este público...
    E a parte de BD "muda" foi muito bem pensada! Dá para brincar com as crianças pondo-lhes desafios do género "Agora faz tu as falas"!
    Gostei a sério deste projecto!
    :)

    ResponderEliminar
  13. Caro anónimo, as suas criticas são completamente infundadas. Graças a este blog, vou sabendo as novidades de bd, vou sabendo de eventos que nem sabia que existiam e vou conhecendo novas séries que de outra forma nunca arriscaria a comprar. Adicionalmente, um blog é pessoal. Cada um escreve o que quer e cada um lê o que gosta. Se não gosta, então não venha. Isto não é um site institucional da editora A, B, C ou D. O bongop, através deste blog, faz à borla, um verdadeiro serviço publico aos amantes desta arte.
    E recordo adicionalmente que, apesar das circunstâncias em que todos se encontram, directamente ou indirectamente, ainda vivemos num país livre, democrático.

    Finalmente, hoje ao dar uma volta pela Fnac, vi um "novo" livrito do Spirou... Então? Vi o livro nas prateleiras antes de ser anunciado aqui ;)
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  14. diogosr1
    O livro de que falas já saiu sim, mas por atraso da parte da ASA, devido ao trabalho anormal nesta altura do ano (Feira do Livro de Lisboa) não conseguiram mandar as notas de imprensa antes. Como estes dois livros ainda não tinham saído preferi fazer lançamento deles, ao invés do Spirou. O Spirou devo apresentá-lo amanhã! (Mais publicidade...)
    :D

    ResponderEliminar
  15. Anónimo
    Tive para não responder por uma simples razão, este tópico é de dois livros para crianças que podem fazer uma busca na Net e vir para aqui, e poderão ter curiosidade de ler os comentários. Não continuarei esta discussão neste post com toda a certeza. Se quiser passar para outro esteja à vontade! Pode escolher qualquer um dos 882 posts que tenho desde que não sejam para crianças. Haja respeito.
    Começando pelo fim... é claro que os sites têm dono! Pode ser uma pessoa, ou uma organização. A grande diferença é que por norma não são pessoais! O blogue é uma coisa pessoal. Espero que tenha ficado clarificado.
    Não sei quem o industriou para aqui vir dizer mal de mim, sim, porque só demonstra que não me conhece, mas vou responder e explicar algumas coisas.
    Este blogue É MEU. Facto!
    Faço PUBLICIDADE ao que acho que deva fazer. Facto!
    O único sítio onde posso expulsar pessoas é no meu local de trabalho. Facto!
    O que eu digo não é lei, nem em casa... Facto!
    Falando de outros factos antigos, o único sítio da BD onde eu tive poder para expulsar alguém foi no fórum da Central Comics onde fui moderador uns anos. Também foi aí que insultei alguém depois de ter sido insultado. Não expulsei ninguém nesse fórum porque outro administrador se antecipou.
    Não sei onde foi buscar todas essas informações sobre a minha pessoa, mas garantidamente deve ser alguém que não me conhece com certeza, ou então um mal amado!
    Eu NUNCA comentei como anónimo em lugar nenhum. Tenho coluna vertebral e não tenho medo de ninguém, porque nada devo.
    Se quiser provar todo esse meu perfil ditatorial eu agradecia. Hoje só não acabei com os comentários anónimos de vez por respeito a bastantes pessoas que costumam comentar aqui dessa maneira.
    Já agora, onde escreveu "expulsão" deverá escrever-se "expulsam", e onde escreveu "diga-mos" deveria ter escrito "digamos". Isto não é lei, é gramática.

    ResponderEliminar
  16. Para mim o sr Balsemão podia era libertar os direitos da Disney em Portugal. Se não quer editar, deixe a Abril importar

    ResponderEliminar
  17. Hugo Silva
    Acho que sim! Até acho que isso seria serviço público!!!
    LOL
    Não faz sentido o Balsemão não editar, e não deixar que se importe apenas porque tem os direitos, que não utiliza para editar mas apenas para bloquear...
    :\

    ResponderEliminar
  18. Caro anónimo,
    Primeiro acho literalmente ridiculo alguém se ocultar no anonimato para mandar uns bitaites.
    Segundo, que eu saiba o Bongop fala um pouco de tudo no seu blogue (desde eventos, tertúlias, pensamentos e palavras de outros, fala de autores, editoras, festivais entre muitas iniciativas no que concerne á nona arte).
    Terceiro, mesmo que fosse um caso FLAGRANTE de publicidade, o caro anónimo não tem absolutamente nada a ver com o que se passa na casa (blogue) dos outros.
    Por último, existem muitos blogues de BD onde pode PULULAR e com pessoas extremamente "cultas" e com muitos "sorrisos" e com um olho na sua barriga e só depois na divulgação desta arte.
    Acho completamente ridiculos estes tipo de comentários onde inclusive se está a falar de livros para crianças (que são o nosso futuro) e não de "palhaçadas" como vejo noutros blogues.
    Bongop, desculpa lá por utilizar o teu espaço para dar ensoboadelas a outras pessoas (neste caso anónimos), mas existem alguns (como este caso) onde têm mesmo de tomar banhos mentais e psiquicos:)

    ResponderEliminar
  19. Aí está, como eu queria e previa. Revelou-se o bando dos "sabichões da BD". Os que pensam que sabem tudo sobre BD. Deve ser por isso que nos eventos esta pandilha está sempre junta com os seus risinhos cínicos. Também deve ser por isso que existem dois amantes de BD em Portugal, os de comic e franco-belga e os de mangá. É devido a esta pandilha que a BD não anda em Portugal. Provavél, eles vão a eventos e têm o rabinho lavado por água de malvas pelos organizadores.
    Segui durante muitos e muitos anos o fórum da Central Comics e à medida que iam acontecendo os casos eu ia notando o "bando dos sabichões", por sorte nunca me calhou postar um comentário em que discordasse com o Lord Bongop (que nome é este?) e é só devido a isso que me aguento lá até hoje.
    Só mais uma coisa. Tá a ver os seus dentes? Chama-se ortodôntia a especialidade que trata disso. ;)

    ResponderEliminar
  20. LORD Mário Freitas16 de maio de 2012 às 09:38

    Nuno, eu EXIJO que a partir de agora passes a assinar como LORD BONGOP! :D

    É, provavelmente, o melhor nome de sempre, e saravá para o grande "anónimo" (que raio de nome é este?) por tão brilhante ideia (aliás, gostei tanto que decidi roubar o título). Além de que este novo nome te garante uma carreira promissora na indústria porno e dará todo um novo significado à expressão "bongada" ;)

    Só mais uma coisa, "anónimo": 'Tá a ver o estilo do seu discurso? Chama-se lavagem cerebral, pombo-correio ou, pior ainda, papagaio; e não há especialidade que trate tanta estupidez junta ;)

    ResponderEliminar
  21. Vá, larguem o anónimo. A inveja é um nobre sentimento.

    "quem nasceu para lagartixa, nunca chega a jacaré"
    As lagartichas tendem a invejar os jacarés.

    beijos d'enxofre

    LADY Diabba

    ResponderEliminar
  22. Agora o Sôr Mário Freitas (veja lá se gosta deste nome, pode adoptá-lo) vem falar. Uma coisa tenho a dizer, é uma das pessoas que mais fez pela BD em Portugal. Mas, uma coisa que também me admira é tamanha simpatia por Lord Bongop (vou começar a usar este nome, dá-lhe um ar de ... Fuhrer), que talvez seja de esperar devido à enorme cumplicidade no que toca a publicitar obras e eventos do Sôr Mário Freitas. Muito amiguinhos, sim senhor! Eu só estou um bocado confuso. Você, Lord Bongop, pagou a entrada no Anicomics ou entrou à borla? Esta é uma dúvida importante, até, visto que você anda todo orgulhoso a dizer que faz publicidade de graça a tudo o que tem a ver com a BD portuguesa.
    Só mais uma coisa, aqueles que estão a ler e que assistem a esta conversa, notem a ferocidade com que se defendem uns aos outros, esta é a famosa pandilha dos "sabichões da BD", o grupo dos intocáveis no que envolve a BD em Portugal.

    ResponderEliminar
  23. Prof. Dr. Eng. Mário DE Freitas16 de maio de 2012 às 13:45

    Camarada Anónimo (será José Anónimo ou Anónimo da Silva?)

    Faço e continuarei a fazer, e digo e continuarei a dizer o que penso, com uma particularidade: SEMPRE assinando por baixo, com o meu nome, tudo o que diga e tudo o que faça, doa a quem doer. Porque o anonimato é para os cobardes ou para os psicóticos com a mania da perseguição; ou para aqueles sem qualquer espinha dorsal, cara a cara, mas que se agigantam perante o escudo do anonimato virtual.

    E fico pasmo perante tanta incoerência: então eu sou dos tais que até faz coisas pela BD e não é normal que um blog da área divulgue um evento que eu organize? De facto o caro anónimo numa coisa tem razão: está um bocado confuso, realmente.

    E não, o Nuno não pagou bilhete, enquanto um dos tais 21 0credenciados que muito colaborou na divulgação e sucesso do evento. E não pagou por inciativa MINHA; não me pediu rigorosamente nada nesse sentido. E eu defendo-o aqui, não por fazer parte de qualquer "pandilha da BD", mas sim em defesa de um pensamento coerente e inteligente, só possível obviamente em pessoas coerentes e inteligentes, coisa que o caro anónimo manifestamente não é, embora dê um belíssimo comediante.

    ResponderEliminar
  24. *210 credenciados.

    ResponderEliminar
  25. Não defendo a pessoa "Bongop" porque não o conheço de lado nenhum. Defendo o seu trabalho, gratuito, na divulgação de uma das minhas paixões favoritas.

    Só espero que este tipo de comentários não alimentem a desmotivação de continuar a informar-nos de tudo o que se passa no mundo da BD.

    Já agora, Lorde Bongop, sugiro que todos estes comentários sejam apagados. Isto não é um forum, é um blog e os comentários deverão ser sobre os posts.

    ResponderEliminar
  26. Concordo Diogosr1, esta conversa só deve interessar ao menino Jesus.
    ]:-D

    LADY Diabba

    ResponderEliminar
  27. Lord Bongop e Lady Diabba é muito bom!

    Fiquem com essas alcunhas por favor ahahahahahah

    ResponderEliminar
  28. Pois é, caro Mário "Cristinha" Freitas (vi-me no direito de também lhe dar uma alcunha)sabe porque é que está a defender o seu amigo? Porque se o homem deixa de fazer publicidade a tudo o que é seu, você é que se lixa e, de certeza, que essa amizade desaparecia.
    Você diz que eu me escondo atrás do mundo virtual. Quer se encontrar comigo ao vivo? Vai me fazer o quê? Qual é a finalidade?
    E já agora que anda tanto a pedir nomes (deve ser para ir verem se eu estou registado no forum da Central Comics)o meu nome é:..........João Teles. Espero que encontre felicidade na descoberta de um nome, visto que insistiu tanto para a descoberta do mesmo.
    Mas eu tenho de ter cuidado, você é muito mauzão: "(...)ou para aqueles sem qualquer espinha dorsal, cara a cara, mas que se agigantam perante o escudo do anonimato virtual(...)", ainda me posso vir a arrepender de dizer as verdades a homens tão valentes, que, também, se encontram protegidos pelo mundo virtual.

    ResponderEliminar
  29. Caro Anónimo ou João Teles:)
    Não acha que um blogue pessoal que faz por promover uma arte não deve ser um ataque pessoal seja a quem for?
    Na minha terra, as coisas dizem-se olhos nos olhos, sem balelas ou mensagens "esquisitas".
    Cresça um pouco pois parece que lhe falta alguma maturadidade, se tem problemas com o Mário, Bongop, comigo com a BD ou seja com quem for, não os descarregue num blogue. Fale com as pessoas directamente, olhos nos olhos, por telemovel ou pelo facebook.
    Por amor de Deus, cresça um bocadinho senão ainda ficamos com a ideia que o senhor viveu tanto no mundo da ilusão desde tenra idade (banda desenhada que apesar de tudo é um bom escape) que já nem sabe o que é a vida.
    Basta "crescer" um pouco quanto necessário.
    Chame-me o que quiser neste blogue ou noutra coisa qualquer, pois tenho a certeza que ao vivo e a cores não dizia METADE da parvóice que diz para aqui. (nisso e noutras coisas o Mário tem razão)..

    ResponderEliminar
  30. Você sabe ler? Então deve ter reparado que eu, simplismente, respondi ao que me iam dizendo. E já agora, quem é você? Outro valentão?
    Você contradiz-se quando fala. Note-se: "Na minha terra, as coisas dizem-se olhos nos olhos, sem balelas ou mensagens "esquisitas".
    Cresça um pouco pois parece que lhe falta alguma maturadidade, se tem problemas com o Mário, Bongop, comigo com a BD ou seja com quem for, não os descarregue num blogue. Fale com as pessoas directamente, olhos nos olhos, por telemovel ou pelo facebook.", que eu sabia o Facebook também é virtual!!! Quem não sabe isso!?!?
    E já agora. O que é para você mensagens "esquisitas"? Uma pessoa responder nos mesmos moldes em que nos falam??? Quem precisa de crescer é você, visto que fala da boca para fora ao mesmo tempo que se contradiz.

    João Teles

    ResponderEliminar
  31. Eu valentão caro amigo?
    Eu não sei porque é que o senhor não se "enxerga".
    O senhor é que começou por aqui a cagar postas de pescada desde o inicio.
    Quer falar com alguém fale com as pessoas directamente, via email, telefone, facebook ou olhos nos olhos, mas em privado (não para toda a gente ler a estupidez que GRASSA na sua mente).
    Eu não tenho problemas com pessoas como o senhor nem com ninguém.
    Se quiser envie-me um email e tomamos um cházinho se o desejar.
    Sou da MUI NOBRE E INVICTA cidade do Porto.
    Grow up little buddy.

    ResponderEliminar
  32. Ena!Quando reparei que já existiam 31 comentários sobre BD infantil, fiquei logo interessado na "conversa"...
    Fui enganado... Como é possível que num tópico de BD para crianças os comentários tomam um rumo tão feio...
    LORDBongop ;), obrigado por esta divulgação se a primeira imagem é um exemplo do restante conteúdo (pouco diálogo = palavreado...) é um bom sinal para apelar à imaginação do pequeno/a leitor/a.
    A segunda imagem como outras, não as consigo ver...são muito "pesadas" ou é mesmo problema do meu sistema?...
    Com a Disney, o Balsemão deve estar à espera que passe a crise - estamos tramados!...

    ResponderEliminar
  33. Pfff, ahahaha. Você pensa o quê? Que eu tenho medo de si por ser da "MUI NOBRE E INVICTA cidade do Porto"!?!?!? Até parece que as pessoas do Porto são sobrenaturais ou têm alguma característica especial. Diga-me lá, se me visse fazia o quê?
    "Cagar postas de pescada" na sua terra, na minha chama-se expôr ideias ou opiniões, mas parece que por aqui não há muita flexibilidade no que toca a essa questão.
    Eu não tenho problemas com pessoas "normais" que aceitam opiniões, mas com bebés que só se contentam com uma chupeta (entenda-se, vitória), aí sim. Gosto de lhes dar lenha e desmanchar-lhes os argumentos com outros ainda maiores.
    Repare-se que eu estou a responder utilizando adjetivos e modos de adjectivação já utilizados pelos posts a que pretendo responder.

    João Teles

    ResponderEliminar
  34. Caro João,

    Antes de mais deixa-me dizer-te que não conheço o Nuno Amado a não ser pelo trabalho que ele vai fazendo aqui no site. A unica razão que me leva a escrever este comentário é para te dizer que estás enganado em relação ao não se poder discordar com ele. Eu próprio neste mesmo blog tive uma conversa com o Nuno com opinião diferente da dele (post Dragon Ball vol.17) que se alongou consideravelmente e no entanto deu para falarmos na boa.
    Acho que o pessoal tá a defendê-lo mais porque o João desde o primeiro comentário que fez aqui ainda não fez uma critica que não fosse ao homem. Fez a primeira ao blog, mas nem a justificou. Não gosta de ver publicidade aqui é isso? Não percebo o que esta sua abordagem lhe possa trazer. Já percebi que está revoltado com os 'Lordes da Bd portuguesa', mas acha que esta forma de o demonstrar o ajuda?
    Não sei, mas olhe, está aqui uma novela bonita :D (e vão 34. podemos ficar por aqui?)

    ResponderEliminar
  35. PS - pois é, o mais importante, esta iniciativa para publico infantil é muito interessante. Eu continuo a acreditar que para haver um publico maior para a BD em Portugal, tem mesmo de se apostar em BD para os pequenos. Que volte a Disney e o Mauricio, em grandes quantidades e preços acessiveis, assim como estas novas publicações. A partir daí, é esperarmos uns anos e o mercado de BD para adultos começa a ter mais vendas (acho eu).
    Por falar nisso, já se sabe se têm capa dura ou mole? Qual o valor por volume? Acho que quanto mais acessiveis ao bolso forem, melhor... Só tenho pena que os autores não sejam portugueses.

    ResponderEliminar
  36. Apoio o último comentador.

    Acho que toda esta conversa era mesmo desnecessária.

    Há sítios e locais para se queixarem e para ataques pessoais então só se devem fazer cara a cara.

    Meu caro João Teles já o conheço desde tenra idade e aconselho-te a ficares por aqui. Parece que já te esqueceste do que te disse há um ano atrás aquando do teu ataque de patriotismo nipónico nos EUA.

    Um blog é um quintalito, no seu quintal cada um faz os 'churrascos' que quiser.

    Fica por aqui e vai dar uma volta ao Anime Portugal lá podes chamar nomes à vontade pois é tudo da tua idade.

    Isto que fizeste aqui não se faz. Se quiseres discutir o assunto fazemo-lo frente a frente e isto é se quiseres entrar na Bedeteca de Beja sem levares uns 'bananos' merecidos.

    ResponderEliminar
  37. Stuntman,

    Teve o dom de o calar. Muito obrigado.

    Beijo d'enxofre, e então vemo-nos em Beja. (mas não nos reconheceremos) ]:-D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]