quarta-feira, 30 de junho de 2010

Saga of the Swamp Thing: Book Two


Primeira consideração: eu não gosto em Banda Desenhada da etiqueta “horror comics”, estórias de terror e nomes afins. Prefiro chamar-lhes obras perturbadoras fora daquilo que é “bonito”, porque nunca fiquei com insónias nem pesadelos por ter lido um livro de BD em que aparecem seres infernais, tripas de fora, corpos meio carcomidos, etc. Esta vertente da BD quando bem escrita e desenhada a condizer pode ser perturbadora, mexer com os nossos sentimentos sobre muitas coisas, mas daí a ser verdadeiramente de terror… só para almas muito sensíveis!
Assim é Swamp Thing de Alan Moore e Stephen Bissette/John Totleben. Isto nunca foi projectado para ser uma revista mensal “mainstream”, aliás deve ter o recorde de revista seguidas sem a estampa da censura americana: the Comics Code. Em vez disso avisava que poderia ter cenas que podiam ofender um leitor menos avisado. Para isso coloca na capa a inscrição “Sophisticated Suspense”.
Este segundo livro continua com a qualidade do primeiro contendo estórias que saíram nas revistas 28 a 34, mais o Annual 2. Isto Aconteceu entre 1984/85!
Alan Moore tem o dom da escrita e ninguém o pode negar. As estórias contidas neste segundo volume são perturbadoras, mostrando uma visão do que pode ser o inferno, tanto físico como emocional. Love and Death é uma extraordinária obra de BD contada em três partes. Alan Moore serve-se do traço agreste de Stephen Bissette para dar corpo a esta estória de amor profundo.
O Monstro do Pântano faz uma viagem ao inferno para resgatar a alma da sua amada Abby e para isso vai contando com a ajuda de quatro personagens do universo DC: Deadman, Phantom Stranger, The Spectre e Etrigan. Pelo meio há uma piscadela de olho à primeira “Crise” da DC: Crisis on Infinite Earths! A cena onde ele encontra o seu arqui-inimigo Anton Arcane no Inferno é brutal e inundada de expressividade gráfica! Foi este antigo inimigo, e tio da sua amada, que provocou toda esta viagem infernal.
Na última parte temos o comovente “Rites of Spring” onde Swamp Thing e Abby comungam e confessam o seu amor um pelo outro… a bela e o monstro!
Existe uma pequena estória muito boa pelo meio, “Pog”, em que o desenhador muda, e claro que o resultado final é completamente diferente. Desta feita o artista é Shawn McManus.
Esta edição é imperdível e já me começo a habituar ao “papel” Vertigo que afinal começo a pensar que foi uma boa escolha para esta saga, porque embora seja uma edição de luxo as estórias são rudes e violentas, com este Swamp Thing alimentado pela raiva de ter perdido Abigail, mas impelido por um amor profundo, o “papel de casa de banho” acaba por ficar bem!
Aconselho.
Para conhecerem o primeiro volume cliquem neste link: Saga of the Swamp Thing Book One
Já agora, podiam deixar aquela publicidade estúpida ao Watchmen na capa. Quem gosta de BD sabe bem quem é Alan Moore e já no 1º livro fizeram a mesma coisa... vejam lá se em vez do Watchmen puseram a obra Lost Girls!
:D
Boas leituras!

Hardcover
Editado por Vertigo em 2009
Criado por: Alan Moore, Stephen Bissette e John Totleben
Nota : 10 em 10

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. JanuskieZ
    Your comment was deleted because in this place we talk about comics, not software advertising.
    Sorry
    >(

    ResponderEliminar
  3. isso vai contando com a ajuda de três personagens do universo DC: Deadman, Phantom Stranger, The Spectre e Etrigan.

    1 - Deadman
    2 - Phantom Stanger
    3 - The Spectre
    4 - Etrigan

    1, 2, 3, 4

    :P

    ResponderEliminar
  4. Anónimo
    Obrigado! Está alterado.
    Picuinhas!
    :P

    ResponderEliminar
  5. Uma serie que sempre gostei, em BD porque nos filmes e Tv foi uma porcaria. Lol

    E acho que nenhum autor conseguiu mostrar o personagem tão bem como o tal inglês que escreveu o Watchmen, que não lembro o nome porque só o associo a essa BD. :p

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  6. OCP
    Eu só me lembro que gostava de ter tanto cabelo como o tipo tem barba, agora o nome... tenho de ir ler o post outra vez!
    :P

    ResponderEliminar
  7. Uma séria pela qual sempre tive um fraquinho. Embora confesse que gostei mais da primeira parte, em que os desenhos eram do Bernie Wrightson. O desenho do Bissette, confesso, que não me seduz tanto como o do Wrightson, embora reconheça que o Alan Moore abriu um infinito número de novas possibilidades para a série. Ah... agora reparei que colocaste que o Swamp Thing foi criado pelo Moore, o Bissette e o John Totleben. Não querendo estar a meter a foice em seara alheia, olha que tenho a ideia de que os criadores são o Len Wein e o Bernie Wrightson . Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Manuel Frederico
    Um dia irás dizer que não gostas. Não acho que seja o teu género!
    :P

    João Amaral
    João, como deves ter reparado algures no meio do post eu falo: "Assim é Swamp Thing de Alan Moore e Stephen Bissette/John Totleben", ou seja, esta é a versão deles! Cá em baixo na minha "ficha do livro" em que tenho "Criador" ponho sempre os autores do livro em questão, neste caso os que estão lá referidos, mas se fores ao link "Saga of the Swamp Thing Book One", verás que lá eu tenho referidos os verdadeiros criadores da personagem: Len Wein e Berni Wrightson, como tu disseste e bem! Nunca me refiro a Alan Moore e Bissette como criadores da personagem, mas sim das estórias apresentadas nesta série!
    :P

    ResponderEliminar
  9. eu tenho essa revista com a primeiro arco de historias do monstro do pãntano! a história é muito boa. com direito a john constantine que vai ter uma boa conversa com o monstro sobre quem quer destruir ele!pena que não tenho as outras revistas que completão esse arco de historias.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo
    Eu conheço esse arco com o Constantine!
    Esta colecção apenas contêm toda a "run" do Alan Moore nesta personagem!
    :)

    ResponderEliminar
  11. Alan Moore é genial e obrigatório. É grande sim ele.

    ResponderEliminar
  12. Snow White
    É sim, e esta é uma excelente colecção! O volume 3 virá acaminho lá para o fim do mês!
    :)

    ResponderEliminar
  13. O meu exemplar chegou na 2ª feira :)
    Mas acho que vou esperar pelo 3º volume e depois ler tudo de enfiada.

    ResponderEliminar
  14. Maurobindo
    Fazes bem, ler tudo de enfiada!
    :)
    Eu como faço os posts de tempos a tempos, tenho de ler um a um, e nalgumas séries tenho mesmo de voltar atrás e ler os números anteriores.
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]