Esta série foi publicada entre 1991 e 1994, ficando o primeiro ciclo completamente publicado com três volumes e infelizmente o ciclo seguinte ficou incompleto sendo certo que o livro que o inicia é bastante difícil de obter.
Os autores são Jean Giraud nos textos (o célebre Moebius) e Marc Bati na arte. Se toda a gente conhece Giraud/Moebius (Blueberry, O Incal, Arzach e o O Mundo d’Edena), o mesmo talvez não se passe com Marc Bati. Este, após algumas incursões numa revista de BD erótica conhece Giraud o qual o convida para fazer umas páginas no Mundo de Edena. Depois disto colaboram num álbum “one-shot”, La Nuit de l’Étoile, e Giraud acaba por fazer uma série com este seu discípulo: Altor!
Para quem conhece o traço de Moebius, as semelhanças na técnica de desenho são evidentes… Não conheço trabalhos posteriores de Bati, mas em Altor ele está completamente agarrado pela técnica artística do seu mentor. É quase uma cópia, mas para azar de Bati, Moebius só há um, o Giraud e mais nenhum! Se fecharmos os olhos a este pequeno pormenor, acharemos a arte de Bati muito agradável, solta e com um certo charme a puxar o público mais juvenil ajudado por um traço simples e em cores sólidas, linha clara para todos os efeitos.
Só conhecia o trabalho de Giraud como desenhador, em Altor Giraud mostra os seus dotes de autor de estórias, e acho que não se safa mal. A estória é agradável, muito fácil de entender como convém neste registo. Fiquei com pena da publicação em português se ficar pelos quatro volumes editados pela ASA. Pelo menos o primeiro ciclo ficou completo, e a quem decidir comprar estes livros aconselho apenas o três primeiros (1º ciclo), visto que não vale a pena investir num quarto volume raro, e caro, que não tem continuação.
Os livros são estes:
- O Cristal Maior (ASA)
- Na Ilha do Unicórnio (ASA)
- O Segredo de Auralis (ASA)
- Os Imortais de Shinkara (ASA)
- Les Seigners Force (Dargaud)
- Les Voies du Temps (Dargaud)
- Les Aventuriers du Trou Blanc (Dargaud)
Vou apenas fazer a sinopse dos três primeiros livros, que perfazem uma estória completa.
Um feiticeiro irresponsável, num mundo com o seu desenvolvimento em observação por espécies mais avançadas (não digo como nem quais), resolve partir numa viagem mágica em busca da fada Estellenara para lhe surripiar a sua estrela. Por um acaso do destino, o jovem elfo Altor foi apanhado no meio do encantamento e acabou por viajar com o feiticeiro. Ao sair deste plano mágico Estellenara fica para trás e em vez da estrela brilhante da inspiração, uma estrela negra “agarrou-se” ao Pentáculo que lhes servia de transporte onde viajou com eles para o seu planeta de origem!
Os problemas começaram… a fada negra promove a guerra entre os vários povos, unicamente para controlar os cristais colocados pelos observadores do exterior…
Altor empreende uma viagem para reanimar os cristais “desligados” e encontrar o Cristal Maior. Nesta viagem repleta de aventuras é acompanhada pela estranha jovem Auralis, que tem um estranho poder sobre os cristais, e por um pequeno rapaz de um povo que vivia no subsolo.
Série agradável para um público juvenil, com uma estória bem contada e uma arte “fácil” de apreender pelos nossos olhos. Imaginem a arte de Moebius, mas sem a violência inerente às obras deste autor.
Boas leituras
Hardcover
Criado por Jean Giraud e Marc Bati
Editado entre 1991 e 1994 pela ASA
Nota: 8 em 10
tu muito bates na língua francesa.
ResponderEliminarExtraordinario arte, una maravilla.
ResponderEliminarPaulo Brition
ResponderEliminarÉ apenas dor de cotovelo por não saber falar frncês...
:D
Arion
A arte é muito boa, pena que esteja tão colada a Moebius...
:\
É uma belissima série.
ResponderEliminarAcho que já conhecias o Giraud como argumentista: LT. Blueberry (vols. 25 a 29); Marshall Blueberry; Jim Cutlass; A Garagem Hermética; O Mundo de Edena; Arzach; Escala em Pharagonescia; e mais alguns que agora não me lembro e não estou para ir ver :P
Refem
ResponderEliminarOlha... pois afinal conhecia! Mas nem sequer coloquei a hipótese de ele ser o argumentista, tão habituado estou a ser ele a desenhar!
:D
Tenho o 2º e o 3º albuns guardados, à espera de me cruzar com o 1º, para ler a série. :)
ResponderEliminarE insisto que devias aprender francês! ;)
Thorgal
ResponderEliminarNa realidade não são livros que apareçam com frequência.
Quando comprei os meus tive sorte porque apareceram os 3 ao mesmo tempo e do mesmo vendedor no Miau.
Aprenderei francês quando for para a reforma...
:D