segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Autores: Darwyn Cooke


Darwyn Cooke nasceu em 1962 no Canadá, iniciando a sua carreira nos Comics em 1985 na revista New Talent Showcase #19 da DC comics.
A vida não se lhe proporcionou favorável nesta profissão e acabou por interromper a sua aventura nos Comics, dedicando-se a actividades comercialmente mais atractivas como a ilustração e a animação.

Por volta de 2000 a DC Comics mostrou interesse num trabalho que Cooke lhes tinha apresentado anos atrás e surge assim Batman: Ego. Este trabalho teve sucesso e a Marvel aproveitou para contratar Cooke. Nesta editora trabalhou em Spider-Man’s Tangled Web, X-Force e Wolverine/Doop.

A sua carreira acabou por levá-lo novamente para a DC onde trabalhou com Ed Brubaker no novo título da Catwoman. Foi sucesso, e a partir daqui Cooke não mais parou na indústria dos Comics!

O ano de 2004 trouxe-lhe a consagração com o excelente título da DC Comics: DC: The New Frontier! ESte título deu-lhe em 2005 o Eisner Award na categoria Best Limited Series e em 2007 para o Best Graphic Album Reprint e Best Publication Design!

Mas o ano de 2006 também lhe deu outro Eisner, neste caso na categoria Best Single Issue pela revista Solo #5!
Em 2006 iniciou o seu trabalho na mítica série The Spirit e escreveu também o guião dos seis primeiros números de Superman Confidential.

Em 2009 iniciou uma série adaptada da obra de Richard Stark: Parker na editora IDW. Desta excelente série já estão editados dois livros, Hunter e Outfit, sendo que o segundo lhe rendeu em 2011 mais um Eisner, desta vez na categoria de Eisner Award for Best Writer/Artist! Esta excelente série (já disse que era excelente?) vai ter mais um livro publicado em Maio deste ano (The Score) e arrisca-se mais uma vez a ser premiada e já há quem diga que irá ser o melhor livro de 2012 nos EUA. No meio disto tudo ainda fez uma "perninha" noutra série da DC: Jonah Hex...
































Por isto tudo, convido-vos a conhecer melhor este grande artista canadiano!

Boas leituras.

Deixa o teu comentário

Enviar um comentário