segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Estrumpfes: Sopa de Estrumpfes

Bem... não não há nada como pôr a família a trabalhar! Depois do meu filho do meio (Yu-Gi-Oh! Vol.1: O Puzzle do Milénio), da minha mulher (Armazém Central) é a vez da mais pequena!
Isto foi escrito no mês de Novembro de 2011 em pleno furor Smurfístico (seja lá isso o que for...), e não vou alterar nem uma vírgula (acho que não existem...).


Olá eu sou a Sofia e tenho 7 anos.
Bem a história começa na aldeia dos estrumpfs. A aldeia dos estrumpfs é muito calma e no laboratório que ficava um bocadinho longe da aldeia estava o Gasganete, mas umas páginas mais à frente aparece o Trinca-Tudo.
E o Gasganete pensa que este gigante até pode ajudar. E ele disse queres comer sopa de estrumpfs?
O Trinca-Tudo pensou “sopa de estrumpfs?” E o gasganete disse: sim sopa de estrumpfs é muito boa.
Eu nunca provei sopa de estrumpfs disse o Trinca-Tudo: Mas se tu nunca provaste então vais provar e olha que é deliciosa então vais atrás de mim bem deve estar mesmo aqui perto continua atrás de mim mas o Trinca-Tudo como não ove ninguém e foi atrás de uma ave…
A Semarfina só aparece no fim do livro o que eu tenho pena.


Pelos vistos a Sofia está influenciada pelo espírito do Saramago, pelo que fica ao critério de cada um a pontuação do texto.


Claro que a minha filha tinha de acompanhar o texto com um magnífico desenho!

O autor desta série de sucesso é Peyo, e penso que foram publicados em português à volta de 10 livros dos Estrumpfes pela Editorial Pública. Infelizmente os direitos para a BD do Estrumpfes ser publicada novamente atingem valores absurdos, e como tal ficaremos felizes (ou não) com estes antiquíssimos livros que quase se desfazem na mão...

16 comentários:

  1. Nunca fui muito fã destes homenzinhos verdes. Nem quando era miúdo. Além disso, prefiro a versão da tua filha do que a original ehehe. Abraços

    ResponderEliminar
  2. ψ Psimento ψ
    Homenzinhos verdes?????
    Azuis, homem...
    ahahahhaha
    :D

    ResponderEliminar
  3. Esse álbum é dos mais difíceis de encontrar, especialmente em bom estado.

    ResponderEliminar
  4. The Smurfs, en inglés. Y en español es los Pitufos. Nunca había escuchado Estrumpfes hasta ahora.

    ResponderEliminar
  5. Refem
    Tenho poucos livros dos Estrumpfes, mas os que tenho estão quase impecáveis, muito bons mesmo!
    Este foi o primeiro que eu comprei no MIAU, nem pensei que fosse difícil de arranjar!
    :D

    Arion
    Nunca tinhas ouvido Estrumpfes porque é a adaptação do nome em francês (e original) dos Schtroumpfs!
    Este é o verdadeiro nome, o resto são adaptações.
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Acho que foram editados 12.

    Recentemente acabei de completar uma colecção para o meu sobrinho (o meu cunhado tinha alguns comprados na altura e o puto quis o resto), e neste momento ando a tentar concluir outra para o meu afilhado :-)).

    1 O Estrumpfíssimo
    2 A Estrumpfina
    3 Estrumpfonia em Dó
    4 Os Estrumpfes Negros
    5 O Ovo e os Estrumpfes
    6 O Estrumpfonauta
    7 Os Estrumpfes e o Cracucasse
    8 O Estrumpfador de chuva
    9 O Estrumpfe Mágico
    10 Estrumpfe contra estrumpfe
    11 Sopa de Estrumpfes
    12 Os Estrumpfes Olímpicos

    Faltam 3, está quase...

    ResponderEliminar
  7. Luís
    Infelizmente só ainda ofereci 3 à minha filha. Só tem o 6, o 7 e o 11!
    :(

    ResponderEliminar
  8. Eu queria dizer azuis. Não sei porque estava a pensar em verde. Estaria a jogar o sporting? lol

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, estou desde á algum tempo a tentar completar a coleção original portuguesa em versão E-book.
    Prefiro tê-los em digital pois os ficheiros são eternos e o papel não. Posso "folheá-los" na mesma num telemóvel, iPad ou simplesmente rever no computador.

    Cheguei a ver os "novos" livros dos smurfs que têm saído mas nada têm a ver com os originais, mudam desde personagens a histórias com desenhos mal feitos.

    Consegui encontrar na internet toda a versão original francesa até ao número 27, mas a versão portuguesa só encontro 6 dos 12.
    Posso partilhar tudo o que tenho (4-5-7-9-10-12), mas se alguém podesse digitalizar e dar-me os jpgs dos restantes que faltam, consigo converter para eBook e partilharmos com todos na net.
    :)

    ResponderEliminar
  10. Psimento
    LOL
    :D

    TWolf
    Eu nem me importava de fazer isso, mas o que se passa é que os livros são tão antigos que se eu os fosse digitalizar rebentariam todos!
    Para fazer isso o melhor é comprar livros na "sucata" (já o fiz noutras séries para outros fins) e então fazer o scan página a página!
    Atenção que eu comprei dias atrás um livro dos Estrumpfes da Meribérica que não foi publicado pela Pública! Tenho de ir investigar quais os livros é que foram editados pela Meribérica...

    Bem vindo aqui aos comentários do Leituras de BD!
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Paciência, partilho aqui os que tenho:

    Os Estrumpfes Negros: http://www.mediafire.com/?9k88kigwv4j9yjn
    O Ovo e os Estrumpfes: http://www.mediafire.com/?wzngzmmttyn
    Os Estrumpfes e o Cracucasse: http://www.mediafire.com/?uaunr73wz3oomx6
    Estrumpfe contra Estrumpfe: http://www.mediafire.com/?n0ndzv0mfmh
    O Estrumpfe Magico: http://www.mediafire.com/?iklznzegyyt
    Os Estrumpfes Olimpicos: http://filetram.com/fileserve/os-estrumpfes-olimpicos-cbr-8813006702

    ResponderEliminar
  12. Boas, ao que parece também existem estes, que fazem parte de uma colecção Mini-Aventuras:
    1 - ?
    2 - ?
    3 - O Estrumpfe e o Espelho
    4 - O Estrumpfe Voador
    5 - O Falso Estrumpfe
    6 - O Estrumpfe Viajante

    Eu tinha quando era miudo, o do Espelho...já não sei onde para obviamente....(passados 30 anos) :)

    Gizmo

    PS: Se gostam de BD deixem-me sugerir uma visita a http://tralhasvarias.blogspot.com

    Abcos!

    ResponderEliminar
  13. 1 - Bolo dos Estrumpfes
    2 - ?

    Esses não eram bem banda-desenhada, era mais um conto ilustrado.
    Cheguei a ter alguns desses, acho que era o voador.

    O formato era mais quadrado:
    http://images.miau.pt/images/Offers/4/1/3/5/3284135_1317599129404_3.jpg

    E o interior não era de BD:
    http://images.miau.pt/images/Offers/4/1/3/5/3284135_1317599129404_0.jpg

    Existia também outro formato, rectangular ao compido com as cores mais trabalhadas, quase aguarelas, que tinha os estrumpfes bombeiros e a gruta dos estrumpfes:
    http://catalogo.bmel.pt/multimedia/bmg/thumbs/7373_big.jpg

    Eram semelhantes aos que sairam agora para os (ainda) mais jovens, contos ilustrados que mudavam por vezes a história original.

    ResponderEliminar
  14. TWolf e Gizmo
    Apenas conheço os da Pública e sei que também existem alguns livros ilustrados dos estrumpfes.
    Para além disso comprei um de BD da Meribérica em formato perfeitamente normal com o título de "Os Estrumpfinhos".
    ;)

    ResponderEliminar
  15. É o livro nº 13 da versão original francesa:
    http://www.dupuis.com/Couvertures/G/9782800115696-G.JPG

    Eles continuam a sair lá, mesmo depois da morte do Peyo, para o mês sai o nº 30. :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]