quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Leituras de BD: Os melhores e o pior de 2011


É muito complicado escolher entre as obras que foram editadas em 2011 as que mais me agradaram. Houve muitas e primeiro pensei em escolher uma, depois dez e finalmente resolvi frisar quatro. Quatro porque decidi escolher uma oriunda da Europa, outra do Estados Unidos da América, Japão e finalmente uma em que interviessem portugueses como autores.
Caminhando para o lado "menos" escolhi uma, embora a colecção a que pertence tenha vários bastante fracos. Mas como houve uma que se destacou (na minha óptica) dentro destas para o lado negativo, vou referir apenas essa.
Por baixo das imagens vou deixar também os links de algumas postagens que fiz acerca destas obras!


Assim, em Franco-Belga vou destacar a série Águias de Roma com três volumes editados em 2011, do grande autor Marini! Edição ASA.
As Águias de Roma - Livro I
As Águias de Roma - Livro II
Lançamento ASA: Águias de Roma Livro III


Nos comics norte-americanos tenho de destacar um livro que surgiu já no final do ano: Blankets de Craig Thompson! Edição Devir.
Blankets


Oriundo do Japão surge Dragon Ball com uma cadência de publicação irrepreensível, indo já no 15º volume, sendo que doze deles foram editados durante 2011. Também não há muita escolha entre os publicados no género Manga o ano passado, Dragon Ball é a escolha óbvia. (Esta foi a escolha mais fácil...). Edição ASA.
Dragon Ball Vol.10 – O 22º Grande Torneio


Com protagonistas portugueses, e neste caso Filipe Melo, escolhi Dog Mendonça e Pizzaboy: Apocalipse, tanto pela qualidade como no pelo aspecto mediático. Para mais está a ser editado pela Dark Horse nos EUA, coisa inédita em obras de BD publicadas originalmente em Portugal. Edição Tinta-da-China.
As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy: Apocalipse


Negativamente escolhi o livro António Variações da série BD Pop Rock... Edição Tugaland.
BD Pop Rock Português: António Variações

Houve muitos mais que me agradaram, e bastante, mas estes este ano estes são os escolhidos por mim dentro daquelas categorias (muito básicas) com que eu balizei a escolha.
E claro... não deixem as minhas escolhas interferirem com os vossos gostos!

E como "ano novo vida nova",  o logótipo do Leituras de BD vai mudar brevemente!

Boas leituras
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário