quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Leituras de BD: Os melhores e o pior de 2011


É muito complicado escolher entre as obras que foram editadas em 2011 as que mais me agradaram. Houve muitas e primeiro pensei em escolher uma, depois dez e finalmente resolvi frisar quatro. Quatro porque decidi escolher uma oriunda da Europa, outra do Estados Unidos da América, Japão e finalmente uma em que interviessem portugueses como autores.
Caminhando para o lado "menos" escolhi uma, embora a colecção a que pertence tenha vários bastante fracos. Mas como houve uma que se destacou (na minha óptica) dentro destas para o lado negativo, vou referir apenas essa.
Por baixo das imagens vou deixar também os links de algumas postagens que fiz acerca destas obras!


Assim, em Franco-Belga vou destacar a série Águias de Roma com três volumes editados em 2011, do grande autor Marini! Edição ASA.
As Águias de Roma - Livro I
As Águias de Roma - Livro II
Lançamento ASA: Águias de Roma Livro III


Nos comics norte-americanos tenho de destacar um livro que surgiu já no final do ano: Blankets de Craig Thompson! Edição Devir.
Blankets


Oriundo do Japão surge Dragon Ball com uma cadência de publicação irrepreensível, indo já no 15º volume, sendo que doze deles foram editados durante 2011. Também não há muita escolha entre os publicados no género Manga o ano passado, Dragon Ball é a escolha óbvia. (Esta foi a escolha mais fácil...). Edição ASA.
Dragon Ball Vol.10 – O 22º Grande Torneio


Com protagonistas portugueses, e neste caso Filipe Melo, escolhi Dog Mendonça e Pizzaboy: Apocalipse, tanto pela qualidade como no pelo aspecto mediático. Para mais está a ser editado pela Dark Horse nos EUA, coisa inédita em obras de BD publicadas originalmente em Portugal. Edição Tinta-da-China.
As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy: Apocalipse


Negativamente escolhi o livro António Variações da série BD Pop Rock... Edição Tugaland.
BD Pop Rock Português: António Variações

Houve muitos mais que me agradaram, e bastante, mas estes este ano estes são os escolhidos por mim dentro daquelas categorias (muito básicas) com que eu balizei a escolha.
E claro... não deixem as minhas escolhas interferirem com os vossos gostos!

E como "ano novo vida nova",  o logótipo do Leituras de BD vai mudar brevemente!

Boas leituras

32 comentários:

  1. O do A Variações não é BD por mais que digam que é....

    Em relação ao Thompson, aconselho-te a adquirir e a ler o Habibi. Ainda só li um capitulo do Blankets, mas creio com uma certeza de 100% que o Habibi é muito superior.

    Em relação a Portugal, na minha opinião, o Punk Redux é superior ao Pizaboy (numa comparação simplista de livros/histórias de BD) e não tendo, é claro, em conta o mediatismo de ambos os livros...

    Não sei se foi ou não editado em 2011 mas eu li-os em 2011 e sendo assim, o meu top em termos de BD é a série Blacksad.

    ResponderEliminar
  2. PCO69
    Se os nossos conceituados professores dizem que o livro António Variações é BD... quem sou eu para duvidar!
    :P
    Lê o Blankets todo! Eu li a versão original, não comprei em português apenas porque preço não é apelativo, sobretudo para quem já possui o livro noutra língua.
    :)
    Não acho o Punk Redux melhor que o Pizzaboy.
    :|
    Blacksad é excelente, mas o que me deu mais prazer a ler foi mesmo Águias de Roma (3 livros).
    ;)
    Mas isto só tem a ver com gostos!
    :D

    ResponderEliminar
  3. Há muito que ando para ler as Águias de Roma...
    Já tenho ouvido muita gente a dizer muito bem. Embora também acredito que os outros livros que referiste sejam muito bons este é o que me suscita maior interesse.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. O Bongop diz e muito bem, são gostos pessoais do Bongop. E gostos são gostos. Partilham-se mas não se discutem-se. Honestamente não gosto de nenhum dos livros. Nem considero o Pizza Boy a melhor obra publicada em Portugal (Deus me livre!)

    Lili

    ResponderEliminar
  5. Grandes escolhas, especialmente o Blankets e Águias de Roma.

    ResponderEliminar
  6. Uiiiiii...
    Achas que devo dar a minha opinião neste post Bongop?

    ResponderEliminar
  7. ψ Psimento ψ
    Bem... só posso dizer que adorei ler Águias de Roma. Provavelmente irás gostar também.
    ;)

    Lili
    LOL
    É isso! São os meus gostos!
    :D

    Sam
    Blankets é um livro que todos deviam ler. Gostar ou não gostar depende de cada um, mas que o público devia ter contacto com este livro, devia!
    :)

    Oneiros
    Claro que deves dar a tua opinião! Provavelmente é exactamente oposta à minha, mas é a tua visão do assunto!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Adoro o Blankets.
    Adorei as reedições do Corto:)
    E na BD tuga, gostei muito do livro do Paulo Monteiro e quanto ao Marini, não posso falar muito pois não li:)
    E quando ao CD da tugaland (acho que é mais ilustração que BD, mas sei lá eu o que é BD:))
    A nível internacional o mercado anda péssimo (a meu ver), mas adorei um comic book chamado "Green Wake" e outro chamado "Butcher Baker":)

    ResponderEliminar
  9. Oneiros
    Neste post falei apenas em livros editados em português o ano passado. Por isso não falei em leituras em língua estrangeira!
    Quanto ao BD Pop Rock do António Variações vou repetir-me... Se os nossos conceituados professores dizem que o livro António Variações é BD... quem sou eu para duvidar!
    Também gostei muito mesmo do livro do Paulo Monteiro. Acabei por escolher o Pizzaboy porque também gostei muito, mas teve um impacto mediático fora do normal no nosso panorama bedéfilo.
    Afinal as diferenças não eram assim tão grandes...
    :P

    ResponderEliminar
  10. O livro do Paulo Monteiro foi editado em Dezembro de 2010. Não entram nas contas de 2011. A não ser que queiram...

    Lili

    ResponderEliminar
  11. Lili
    E a Lili tem toda a razão!
    O livro do Paulo Monteiro é de 2010!
    O Oneiros falou nele, e como esse livro esteve a prémios no Amadora BD eu enganei-me ao falar nele como se tivesse sido lançada este ano!
    Bem observado!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Eu se não estou enganado já tinha o livro do Paulo no Amadora de 2010 acho que saiu antes de Dezembro até.
    E é um dos melhores livros de BD que saiu nos últimos tempos, adorei.

    De 2011 ainda me faltam ler muitos, mas do que conheço também escolho o Dog Mendonça que é diversão assegurada.


    As Águias de Roma são uma bela edição da ASA, que continuem :)
    Não sei se o tomo 2 da teoria do grão de areia e o bLacksad 4 são de 2011 mas saliento essas grandes edições.

    O Blankets ter edição portguesa foi excepcional também me parece que tenha sido a melhor da BD Norte-Americana.

    Mangá em português não sigo. Mas Scott Pilgrim (não é japonês mas é estilo mangá), Dragon Ball, Astro Boy. Parece-me tudo bem :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Loota
    Para mim Scott Pilgrim não é Manga.
    As influências são grandes mas não acho que o seja. Para mim é um comic em FORMATO Manga! E nem o formato é completamente manga, visto que apenas conheço um Manga japonês que se lê da esquerda para a direita: Tekkon Kinkret! Mas este livro será o que se pode chamar de Manga alternativa (e excelente, por sinal...).

    Foi um título que esteve nas minhas opções para o melhor de 2011, mas optei por Blankets.
    :)

    ResponderEliminar
  14. Nunca li o Scott Pilgrim (vi o filme que é um espectáculo).

    Quando falo em manga, falo em estilo gráfico. A ordem de leitura é indiferente. É ao contrário da nossa porque é assim que lêem no Japão pura e simplesmente. Não é por inverteres a ordem de leitura em Akira que deixa de ser manga.
    Em relação ao Scott Pilgrim das imagens que vi pelo menos uma grande influência do estilo de BD nipónico tem.

    Claro que manga é apenas BD no Japão, mas da forma que nós usamos a palavra tu entendes o que quero dizer ;)

    ResponderEliminar
  15. Loot
    Akira foi transformado para o "ocidente". Foi colorido e invertido. Se reparares eles são todos canhotos!
    Acho que agora já existe uma nova versão em inglês correcta.
    ;)

    Já agora... como quase sempre, os livros são bem melhores que o filme. Aproveita que tens a série toda em português do Scott Pilgrim!
    :)

    ResponderEliminar
  16. Eu sei disso, o que eu queria dizer era: não é por pegares num livro que está feito para ser lido da direita para a esquerda e inverteres isso que deixa de ser manga. Akira era um exemplo em todo o manga que existe.

    Não perde essa conotação se modificarem isso. Não me vais dizer que se leres uma edição de
    Pluto feita para ser lida da esquerda para a direita já não é manga certo? :P

    Logo, para mim essa é uma razão que não conta para eu não apelidar Scott Pilgrim de Manga. Que admito que possa não ser, atenção.

    ResponderEliminar
  17. Mas verdade seja dita que eu saiba não há uma "definição" de manga oficial da maneira que nós estamos a usar a palavra :P

    No fundo pormenores.

    Quanto a série em português já ouvi muitos elogios parece estar de parabéns. Mas confesso que quando sei a língua original prefiro ler nessa.

    ResponderEliminar
  18. Loot
    Não me fiz compreender, o formato físico é muito parecido com o formato normal Manga, mas Scott Pilgrim é puramente ocidental. As ideias a cultura e os conceitos são completamente ocidentais. Parecenças com Manga só mesmo o formato fisíco do livro.
    ;)

    ResponderEliminar
  19. Loot
    Eu prefiro sempre ler em português!
    Sempre!
    :P

    ResponderEliminar
  20. Isso é aquilo está cheio de referências, a video jogos e afins.

    E também quando apelidei de mangá era mesmo a nível do desenho e talvez do storytelling que parece dinâmico como o do manga (mas só folheei).

    A BD que eu mais adoro ler em português é a portuguesa, uma pena não fazerem mais :P

    ResponderEliminar
  21. Loot
    Normalmente quando me dizem que preferem ler no original, eu mando-os ler Manga, BD Sueca, BD Polaca, BD Alemã...
    :P
    :D

    ResponderEliminar
  22. ahah mas relê o que eu disse:

    - Mas confesso que quando sei a língua original prefiro ler nessa.

    Frisei que tenho de saber. E acredita o meu sonho era saber as línguas todas, porque se perde sempre algo numa tradução.

    E sou um chato do caraças, todos os livros de literatura russa que tenho foram escolhidos a dedo, traduzidos directamente do original ao contrário de muitos que são traduções de tradução.
    Eu sou picuinhas mas sou coerente.

    ResponderEliminar
  23. Loot
    Áhá!
    Passaste a ser conhecido neste blogue como "Loot, o Picuinhas"!
    :P
    ahahahaha
    :)

    ResponderEliminar
  24. Pois, confundi o lançamento do Paulo:)
    mas não interessa, pois ele merece que falemos nele.
    Sendo assim, as edições em 2011 foram mais DESGRAÇADAS do que eu achava.
    Publiquei um comment no teu post mais recente mas deu erro Bongop, poderias ver se ele não desapareceu? (pois estava coolzito)

    ResponderEliminar
  25. Oneiros
    O "comment" está lá!
    ;)
    E as edições de 2011 não são assim tão desgraçadas!
    :P

    ResponderEliminar
  26. Bongop,
    Eu acho que estão um pouco desgraçadas para os meus gostos.
    (mas também eu só percebo de alligators e cada vez gosto menos da Bd que se faz actualmente, sinais de que estou a ficar DEMASIADO velho, até no MUNDO FANTASMA quando lá vou digo o mesmo e começo a dizer coisas do estilo:
    "Eu até queria gastar CASH, mas NÃO gosto de nada" e acabo por gastar em média somente uns 30 a 50 euros por ano em BD comprada quer seja online ou nas lojas.
    (é sinal que estou VELHO), mas não quer dizer que outro publico goste das coisas novas, até acho que se deve RENOVAR cada vez mais o mercado da BD em Portugal e que apareçam mais pessoas a GOSTAR de BD, seja pelo que se faz actualmente ou pelo que já se fez.
    O que é necessário na BD são MAIS leitores.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  27. "MUNDO FANTASMA quando lá vou digo o mesmo e começo a dizer coisas do estilo:
    "Eu até queria gastar CASH, mas NÃO gosto de nada" e acabo por gastar em média somente uns 30 a 50 euros por ano em BD comprada quer seja online ou nas lojas."

    E a loja tem muito por onde escolher lá o meu problema é ao contrario do teu lolo.

    Quanto aos melhores do ano a nvel de fb totalmente de acordo,em Comics eu ficaria com todos os Scott Pilgrim,mangá não é para mim e a nivel de bd nacional o 2 volume do Dog é melhorzito que o 1,mas a bd de Under Siege tambem é,apesar de não ter fim.

    ResponderEliminar
  28. Oneiros
    Desgraçadas para os teus gostos!
    (Gasto mais por mês do que tu por ano!)
    :P
    Mas tens toda a razão. São precisos mais leitores!
    Muitos mais!
    Não onde conseguir arrancar esses leitores, mas é necessário que eles apareçam.
    (E estamos velhos sim...)
    :\

    Optimus
    Gostei de Under Siege, mas não dá para comparar entre as duas obras. Uma é a apresentação de um jogo para PS sem final, o outro é um livro de BD.
    ;)

    ResponderEliminar
  29. Li ontem ou anteontem o Uder Siege e fiquei desapontado por ter falta de um final. Como livro de BD deixa a desejar. Claro que compreendendo que esta não é a sua finalidade, mas foi como livro de BD que o comprei.

    Já li mais dois capitulos do Blankets e continuo e reforço. O Habibi é bastante superior a este.

    Já li o primeiro das Águias de Roma. Bom desenho e boa base para o futuro desenvolvimento da série.

    ResponderEliminar
  30. pco69
    Pois, o Under Siege tem esse problema... serve apenas como introdução ao jogo.
    Eu tenho o Habibi encomendado, quando ler, darei a minha opinião!
    :P
    Irás gostar das Águias de Roma de certeza!
    ;)

    ResponderEliminar
  31. Acabei o Blankets à um ou dois dias.

    Na generalidade fiquei um pouco desiludido. O problema passa pela grande qualidade que eu achei do Habibi e o sentimento de que o Blankets fica abaixo.

    E acaba por ser chato seguir de Cavalo para Burro. No teu caso, como irás em Crescendo (Blankets -> Habibi), ficará melhor.

    Aos eventuais leitores deste comentário: Não fiquem com a ideia que o Blankets não é bom. Eu penso é que o Habibi é mesmo bastante superior... É só isso
    :-)

    ResponderEliminar
  32. pco69
    Daqui por uns dias já terei o Habibi na minha mão, depois direi a minha opinião!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]