terça-feira, 27 de março de 2012

Lançamento ASA: Dragon Ball Vol.17 - A luta Contra o Terror


Mais um volume da série Dragon Ball! Ritmo alucinante de publicação a que eu não estou habituado!
A ASA vai iniciar a distribuição no dia 10 de Abril, e poderão acompanhar as aventuras de Goku e amigos nesta "Luta Contra o Terror.
Fica a nota de imprensa da ASA:

DRAGON BALL 17 – A Luta contra o Terror

Son Goku é o maior herói da Terra. Cinco anos depois de derrotar o rei demónio Piccolo, cresceu e formou família - tem um filho, Son Gohan. Mas qual é a verdadeira razão da incrível força de Son Goku? Um visitante do espaço chega e traz notícias terríveis – Goku é um extraterrestre, e o visitante, Raditz, é seu irmão! Quando Raditz demonstra ser um assassino implacável, Goku tem de enfrentá-lo para salvar a sua família e a raça humana. Uma aliança surpreendente pode ser a última hipótese da Terra: Goku vai juntar-se ao seu velho inimigo Piccolo...!

Colecção: Mangá
Nº de págs: 192
Autor: Akira Toriyama
Edição: brochada com capa brilho
ISBN:  978 -989-23-1768-7
Data de distribuição nacional: 10 de Abril

Este mangá deu origem a duas séries de desenhos animados que tiveram um enorme sucesso, tanto no Japão como no resto do mundo: Dragon Ball, Dragon Ball Z e ainda Dragon Ball GT, uma terceira série cuja história não se baseia no mangá.
Mundialmente, Dragon Ball é a série de mangá mais vendida, equiparando-se em termos de BD às vendas da série Astérix!

Boas leituras

80 comentários:

  1. Só por ser Dragon Ball, já sabemos que será bom, nostalgia total ver essas histórias.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de já ter lido alguns posts deste blog, vou comentar pela primeira vez pois esta frase 'Ritmo alucinante de publicação a que eu não estou habituado!' deixou-me a pensar um pouco. Adoro Bd europeia, americana e japonesa, e custa-me muito continuar a ver o nosso mercado sem crescer. Não temos publico suficiente para um grande mercado. Se calhar também não temos tantos talentos como noutros paises, mas, e sem querer atacar ninguem, penso que nos falta casas editoriais mais 'versáteis' no que toca à verdadeira divulgação da Bd nacional. Eu penso que uma das razões que faz o Dragon Ball sair a esta velocidade não tem só a ver com o ser uma boa história com boa arte e ser também famoso. Penso que mais do que tudo tem a ver com o ser a preto e branco e num formato mais económico (apesar do preço rondar os 10 euros como muitas edições o numero de páginas é bem maior).
    Não sei, é o que penso. Se os japoneses têm revistas em que vários autores põem as suas criações ao lado de outros autores, assim como acontece na industria franco/belga, e publicam primeiro com custos mais baixos para os leitores, porque é que nós cá não podemos fazer o mesmo?
    Bem, peço desculpa de ter fugido ao tópico do post e de ter-me alongado tanto. De qualquer forma gostaria de saber outras opiniões.
    Quanto ao blog, apesar de nem sempre concordar com tudo o que é escrito, acho que está bastante interessante.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de simplesmente adorar Dragon Ball, o Senhor Piccolo é o meu personagem favorito, o antagonista inicial que se torna um dos aliados mais fiéis e poderosos de Goku.Esse mangá teria fácil fácil na coleção.

    ResponderEliminar
  4. Creo que o BongoP terá que se habituar a ter mais comentários que fugirão do estritamente comentário ao tópico em que o comentário estará...

    Com o término do Forum do Central Comics, creio que o pessoal necessitará de um local onde possa exprimir algumas opiniões. E aparentemente, esse local passará pelos blogs dedicados à BD.

    Sendo este blog (na minha opinião), um dos melhores, será neste blog que muitos desses desabafos irão aparecer.

    Entrando agora no tópico em questão, Dragon Ball e a generalidade Mangá, foi coisa que ainda não me conquistou... :)

    ResponderEliminar
  5. Tadeu Elias
    Nostalgico para nós, interessante e novo para alguns mais novos! A maior parte das pessoas só viu o Anime e nunca leu a Manga que é MUITO superior!
    ;)

    SirOiLaS
    Bem vindo aos comentários do Leituras de BD!
    :)
    Porque o nosso mercado "sucks" é que é admirável esta cadência de publicação!
    Os talentos resultam da quantidade e qualidade da BD que o público absorve. Acho que para aquilo que se vende em Portugal até temos bons talentos a surgirem por aí!
    Dragon Ball está a sair a esta velocidade porque existe um contrato com os japoneses para a edição de "n" livros em "x" tempo. Penso que foi asim que funcionou... e a ASA está a cumprir o contrato à risca. Não tem a ver com o ser a P&B, ou o tamanho do livro. Aliás houve dificuldades editoriais porque pessoas que trabalham há muitos anos em BD "ocidental" tiveram de se adaptar a fazer tudo ao contrário, desde a paginação às falas!
    Aquilo que os japoneses fazem publicando as suas séries num formato inicial muito barato é excelente! Os americanos também fazem isso com as revistas, embora no fim fique mais caro...
    Aqui em Portugal não sei se daria resultado. Não sei mesmo se uma revista destas iria ter sucesso económico.
    O mercado da BD está na mão dos adultos! Os que liam BD em pequenos, na sua maior parte, "deturparam" a BD pondo-lhe o estigma "é para crianças" visto que foi nessa altura que leram. Como não cresceram a ler BD não sabem que a maior parte da BD até é para adultos... Mas como são os adultos que têm dinheiro para comprar BD temos de lhes orientar o espírito de maneira a que eles percebam que a BD não é só para crianças e que não são "bonecos".
    É um trabalho difícil num país como o nosso muito mais virado para aparências e muito pouca cultura...
    Podes sempre fugir ao tópico, não há problema.
    E sempre que não concordares com alguma coisa demonstra-o aqui! O arco-íris é feito de muitas cores, ninguém tem de ser igual!
    Apenas não aceito insultos grosseiros, nem a mim nem a outros comentadores.
    Espero a tua volta.
    ;)

    Venerável Victor
    ahahahha
    o Piccolo é uma boa personagem, embora a minha preferida seja o Tartaruga Genial!
    Diversão contínua!
    :D

    pco69
    Já tive muitas vezes comentários off-topic e as discussões já correram muitas vezes para todo o lado, abandonando completamente o assunto que lhes deu vida.
    Para mim desde que não venham falar que a "varinha mágica" Taurus é melhor que a Rowenta, por mim tudo bem. Seja BD!!!
    :D
    Se tu reparares nos autores de comentários a maior parte não pertence à CC, e os que pertenciam à CC por norma eram regulares nos comentários aqui há bastante tempo. Não houve aqui nenhuma enchente de comentadores porque o fórum fechou. Os que costumavam comentar continuam, os que não costumavam... continuam a não comentar! LOL
    Já leste algum volume de Dragon Ball? Se ainda não leste comprar os dois primeiros e lê!
    Depois diz-me qualquer coisa...
    :D

    ResponderEliminar
  6. Excelente, Dragon Ball é simplesmente perfeito.

    Grande abraço. :)

    ResponderEliminar
  7. Dragon Ball é sucesso garantido, Akira não tem roteiros super complexos, mas seu interesse é mostrar aventura e diversão, e isso ele faz muito bem.

    ResponderEliminar
  8. Bongop
    Eu já passei pelo filme de entrar todos os dias no metro de lisboa para ir trabalhar. E nessa altura, como muita gente, pegava no jornal diário para me entreter enquanto passava pelas estações do metro. O meu sonho é o seguinte :) imagina entrares no metro e haver uma publicação de Bd de papel bem barato, com cerca de 10 páginas de cada autor de Bd, criadas especificamente para essa publicação. Bastariam cerca de 8 autores (mais uns quantos artigos de opinião ou de noticias acerca de Bd) para teres uma publicação de cerca de 100 páginas. A custo menor do que muitos dos albuns que aparecem na Fnac, e tenho a certeza que o pessoal que gosta de Bd nao se importaria de a comprar mensalmente. (Claro, salvaguardando qualidade, obviamente). Mas pronto, é o meu sonho :) A partir daqui, as historias com mais sucesso poderiam entao mais tarde ter uma ediçao em álbum a cores etc para se vender na Fnac. Enfim, se calhar estou a ser ignorante em relaçao a custos.

    Em relação ao Dragon Ball. Realmente foi um crime não comentar :) O Songoku é o meu personagem preferido seguido muito próximo do Tartaruga Genial. Prefiro o primeiro ao Z apenas porque prefiro as aventuras.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Adoro o Dragonball. Como fã de animes que sou, não perdi um episódio desta série na TV. Curiosamente não um grande leitor de mangás, pelo simples facto de me fazer confusão ler no sentido contrário, mas estou a tentar ;). Tenho esta colecção da Asa assim como a edição em inglês do Naruto e a edição francesa (aquela língua que tu adoras!!) do Biomega que é brilhante.
    Seja por obrigação ou não, temos de saudar a atitude da Asa que, apesar de não ser perfeita, combate o marasmo de edição de BD em Portugal. A solução passa por primeiro apostar em produções mais comerciais de modo a atrair novos leitores e aumentar o mercado. Detesto esta mania bem portuguesa, em que tudo tem de ser obras de arte, com textos bem complexos e existencialistas e com desenhos arraçados de Picasso, apenas para dizer que somos culturalmente profundos. Afinal a BD devia ser para todos e não apenas para um nicho exclusivo!!
    Existe lugar para todo o tipo de BD, mas primeiro temos de ter vendas e mercado.
    Desculpa Bongop, aproveitei a deixa do SirOiLas e deixei-me levar... viva o debate :).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Pensador Louco
    Dragon Ball na Manga é muito bom! Bem melhor que o Anime.
    :)

    SirOiLaS
    Acho muito dificil!
    Adoraria que o nosso povo tivesse a vontade de pagar alguma coisa por uma publicação dessas, mas infelizmente só levam o Destak nas estações de Metro porque é de borla. Se fosse a pagar reduzias o nº de leitores desses jornais gratis para quase "0"...
    Como tu dizes... é um sonho!
    :\

    Guy Santos
    Aventura e diversão!
    É isso mesmo, completamente garantidas nesta série!
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Lucaimura
    Ler no sentido contrário não custa. Esse era o meu maior preconceito com a Manga. Rapidamente ultrapassado.
    :D
    Não conheço o Manga Naruto (nunca li), mas tenho Biomega em Inglês e gostei bastante do traço arrojado e sujo dessa série (embora seja um pouco confusa nos textos.
    A edição da ASA de DB é das melhores que eu conheço: boa tradução, papel melhor que o norma e uma óptima qualidade de impressão!
    Nós somos uns SORTUDOS e não o sabemos!
    Concordo contigo quando falas "A solução passa por primeiro apostar em produções mais comerciais de modo a atrair novos leitores e aumentar o mercado. Detesto esta mania bem portuguesa, em que tudo tem de ser obras de arte, com textos bem complexos e existencialistas e com desenhos arraçados de Picasso, apenas para dizer que somos culturalmente profundos. Afinal a BD devia ser para todos e não apenas para um nicho exclusivo!!
    Existe lugar para todo o tipo de BD, mas primeiro temos de ter vendas e mercado.

    A 100%.
    É uma das minhas "guerras"!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Bongop
    Quando me refiro a colocar esse tipo de publicação no metro, não era para atrair o nosso povo. Concordo contigo que a maioria das pessoas não compraria. Mas, diz-me se tu compravas. Tu mais todos os outros como nós que gostam de Bd. Eu acho que havia gente que comprava. O pessoal que se interessa por Bd, que paga mais de 10 euros por albuns publicados lá fora, etc, penso que teriam todo o gosto em seguir uma publicação portuguesa. A questão é mesmo esta, comprarias? e os leitores do teu blog? Certamente que sim.(claro que depende do preço e da qualidade da arte mas acho que temos talento para isso). O publico que se tentaria atrair seria o de leitores de Bd como nós. O publico que pega no Destak é outro.
    Em relação ao porquê do nosso povo não pegar em Bd, essa é uma questão diferente. Discordo de ti quando dizes '...Mas como são os adultos que têm dinheiro para comprar BD temos de lhes orientar o espírito de maneira a que eles percebam que a BD não é só para crianças e que não são "bonecos".' mas se calhar falamos disso noutra altura pois tenho a certeza que já me alonguei demais :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. SirOiLaS
    '...Mas como são os adultos que têm dinheiro para comprar BD temos de lhes orientar o espírito de maneira a que eles percebam que a BD não é só para crianças e que não são "bonecos".' mas se calhar falamos disso noutra altura pois tenho a certeza que já me alonguei demais :)
    Eu quando disse isto disse-o com propriedade. Porque conheço alguns pais da minha idade que passavam a vida a ler BD quando crianças e agora vêm dizer que é para "putos".
    Este é o primeiro problema... o 2º é simples de identificar! São os pais que têm dinheiro, normalmente as crianças não o têm de modo a comprar livros superiores a 6€, mais do que isso uma criança não gasta em BD, gasta noutras coisas de consumo imediato!
    :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. SirOiLaS
    Continuação da resposta!
    Se uma publicação como falas tivesse um mínimo de quaidade aceitával eu compraria. Conheço muito mais gente que compraria. Mas teria de haver muito mais gente a comprar regularmente, pois como sabes teria de ter sempre estórias, e quer se queira quer não isso iria ocupar regularmente durante bastante tempo alguns autores, que como sabes não conseguem viver da BD. Ou seja, para apostar nisso teria de haver retorno para o artista! E para que o retorno fosse minimamente aceitável para o artista gastar aquele tempo todo, tinha de se vender muita revista mesmo!
    E é aí que bate o problema. Escoar uma boa tiragem!
    :\

    ResponderEliminar
  15. Esta nunca foi a minha parte preferida do Dragon Ball mas é sem dúvida um ponto de viragem na historia. Aqui estão personagens que nunca ficarão ultrapassadas. :)

    ResponderEliminar
  16. ψ Psimento ψ
    Esta éuma boa fase embora não a minha preferida, mas como dizes estas personagens nunca ficarão ultrapassadas!
    :)

    ResponderEliminar
  17. Finalmente! XD

    Foi com muito gosto que fiz a reserva na MediaBooks!

    ResponderEliminar
  18. Bongop

    (desculpa já estar a se melga com isto, mas gosto de conversar :) São os pais que têm o dinheiro, mas o poder de compra é transferido para os miudos. Olha para a industria de jogos, da musica, do cinema. O mercado alvo é maioritariamente jovens e crianças. Agora, nós cá temos um grande problema. Apesar de concordar que Bd é para adultos também é importante realçar que também é para crianças. Quero com isto dizer que acho que parte da razão de hoje em dia não se verem miudos a ler Bd é o facto de já não encontrares livros da Disney e do Mauricio (cebolinha etc) com a facilidade que encontravas antes. Não sei como aconteceu contigo, mas comigo foi, disney e mauricio ainda mal sabia ler, uns anos mais tarde super herois e asterix, e depois então o resto.
    Os putos hoje infelizmente ou têm acesso aos super herois ou aos albuns mais adultos. Mas para crianças de 6 anos?? quantas publicações tens a pensar neles? É que na minha opiniao eles são o futuro do mercado de Bd. Raramente se converte um adulto a ser um novo regular de Bd. Tem de vir de criança. E se os miudos hoje tivessem o que nós tivemos, daqui a 10 anos sim, terias muito mais do nosso povo a ser receptivel a Bd.

    Em relação à publicação, eu gosto de Bd e já fiz algumas coisas pessoais. E costumo desenhar e sei que 10 páginas por mês (estando a história já feita) sao perfeitamente 'desenháveis' para alguém que queira fazer Bd a sério. Cada artista teria de fazer 10 por mês (sem côr) e se tivesses 8 artistas tinhas 80 páginas de Bd a sair todos os meses ou bimestralmente. E sei que havendo um minimo de qualidade havia quem comprasse.
    Só há duas coisas que nao posso falar (ainda) com certeza, uma sendo o orçamento, e outra sendo qualidade de trabalho. Mas em relação ao ritmo de criação, acho que é possivel.

    Mais uma vez, desculpa ser melga, mas como gosto mesmo de Bd, estou a desabafar um pouco :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Numa de conversa apenas, digo ao SirOiLaS que dê uma vista de olhos ao projecto ZONA - O Bongop poderá indicar melhor que eu alguns links

    Em relação à BD para crianças... existe (não regularmente, infelizmente) as WINX e os Gormiti.

    ResponderEliminar
  20. pco69
    Muito obrigado! Não conhecia este projecto, mas parece estar muito bom. Se a arte interior fôr comparável às capas, isto sim é qualidade :) A próxima vez que passar pela Fnac ou assim, tenho de achar isto. E tudo edição a preto e branco. Excelente!

    Quanto à Bd para crianças que indicaste, além de não serem regulares, a qualidade (e isto pode ser discutido...mas penso que não) a qualidade está abaixo do disney que liamos há 20 anos atrás. Muito abaixo. Nós (apesar de não o percebermos na altura) andávamos a ler autores que influenciaram tipos como o Jeff Smith. Infelizmente isto que se faz hoje para os miudos penso que é mesmo só para vender.

    ResponderEliminar
  21. SirOiLaS
    São os pais que têm o dinheiro, mas o poder de compra é transferido para os miudos. Olha para a industria de jogos, da musica, do cinema. O mercado alvo é maioritariamente jovens e crianças.
    Lá está! Os miúdos que tem dinheiro para gastar preferem diversões muito mais imediatas e dinâmicas do que ler, seja BD ou Literatura.
    Daí eu dizer que está na mãos dos pais esta possível viragem!
    ;)
    A minha filha tem 8 anos e farta-se de ler BD barata! Mónicas, Cebolinhas e Winx, um pouco mais caro temos o Jerónimo Stilton e a Tea Stilton! Posso-te dizer que as revistas que eu referi se encontram e quantidade e variedade! Estas revistas são baratas e os miúdos gostam! Lá está... são os pais que têm de as comprar! Estes miúdos não têm dinheiro na mão.
    Eu comecei na BD com 7 anos a ler a revista Tintim que o meu pai me comprava!
    :)
    Quanto à capacidade de fazer páginas de BD varia conforme o artista e a sua disponibilidade. Se é a P&B ou cor. Com mais qualidade e pormenor ou mais simples. Fazer uma página colorida de qualidade por semana acho que está bem se o autor tiver outro trabalho (como quase todos têm...)!
    10 páginas por mês é para alguém que não tem mais nada para fazer, ou seja um profissional, e mesmo assim algumas coisas tem de ser outros a fazer, como por exemplo dar cor. Isso é o que acontece para quem trabalha para os EUA.
    Quanto a custos, é sempre a mesma coisa... se vender à retorno e faz-se mais, se não vender não se pode estar a perder dinheiro e cancela-se!
    :s
    Podes desabafar à vontade. Os comentários estão abertos para o pessoal dizer o que acha sobre os vários assuntos da BD!
    Quanto ao Zona:
    http://zonabd.blogspot.pt/
    Uma colectividade que veio dar muita animação a um grande número de artistas que assim vêem as suas estórias editadas em papel (e do bom!).
    :)

    pco69
    Para crianças tens Winx, todas os títulos do mundo da Mónica e Cebolinha, Princesas e Tom& Jerry.
    Gormiti penso que está cancelado.
    ;)

    ResponderEliminar
  22. Fixe! Vai continuar!
    Tiveste acesso ao volume, Bongop?
    Podes dizer-me que nome usaram para a raça do Goku (Saiyan, Saiya-jin, Saiyano, Guerreiro do Espaço, etc.) no volume? E já agora, o nome que o Raditz lhe chama também (Kakarotto, Kakarrot, Cachalote).

    Obrigado. ;)

    ResponderEliminar
  23. Paulo L.
    Não sei se vai continuar para além do 18. A série tinha sido contratada até ao 16, depois a ASA conseguiu que se prolongasse até ao 18. A partir daí é uma incógnita!
    Ainda não tenho livro na minha mão!
    Irei fazer um post deste livro, logo verás o nome que lhe dão!
    ;)

    ResponderEliminar
  24. Eu gostava de saber se os ultimos capitulos da serie ja vem com o acordo ortografico!

    ps: espero que nao... eu sou anti-acordo ortografico :)

    obg pela atençao

    ResponderEliminar
  25. Anónimo
    Este livro ainda não tem o infame acordo ortográfico aplicado, mas penso que será uma questão de tempo a LEYA dar ordem às várias editoras que compõem o grupo para implementarem essa m***a de acordo...
    :(

    ResponderEliminar
  26. Paulo L,
    Já recebi o meu e tive oportunidade de ler todo.

    Para o nome do Goku usaram "Kakarrot". Faz sentido.
    Para a raça...usaram "Saiyan". Não tenho grande problema com isto, dado que quase todos os nomes Saiyan vêm de palavras inglesas de vegetais. (...apesar de "Saiya" em si vir da palavra japonesa para vegatal, "Yasai". Mas pronto...)

    No entanto, há um pequeno-grande erro no volume. É usada duas vezes a palavra "Saiyanjin"...que...não é nada.

    De resto, está excelente. Se continuarem poderá continuar a ser uma das adaptações mais fieis, ficando bastante á frente da americana :)

    ResponderEliminar
  27. João A
    Obrigado por teres respondido!
    :)

    ResponderEliminar
  28. Não tens de quê! Eu próprio estava bastante ansioso por saber com iriam lidar com esses pormenores XD lol

    ResponderEliminar
  29. João A
    Gostei muito dos pormenores da ASA na tradução dos nomes! Piccolo foi bom! Coraçãozinho de Satã era muito "méh"...
    :D

    ResponderEliminar
  30. Já estava na hora de finalmente termos Piccolo! lol.

    Só falta vermos se (eventualmente) teremos Vegetto em vez de Vegeku e Mr. Satan em vez de...Hércules... (A punchline-mestra da série é quando o Goku ao derrotar o Boo diz que o Mr.Satan é capaz de ser mesmo o salvador da Terra. Coisa que ficou bastante "lost in translation" com Hércules)

    Bongop! Parece que o Dragon Ball Kai vai passar na SIC Radical! Isto a nivel de marketing poderia ser excelente para a ASA e o lançamento do Dragon Ball.
    O Dragon Ball Kai foi feito para celebrar o 20º aniversário do Z, cortando o "filler" e ficar só o que estava no manga. Devido a certas circunstâncias, só fizeram até o fim do Cell.
    O Kai começa com o Raditz que, por coincidência, é o volume 17 que saiu agora!
    A ASA ganha a oportunidade de publicitar o facto de já estar lançado por eles o que veio antes e, como o Kai acaba no Cell, podem publicitar o lançamento da continuação com esses volumes restantes da manga.
    Seria possivel passar esta informação a alguém da ASA?

    ResponderEliminar
  31. Peço desculpa por esse bloco de texto um pouco incoerente lol.
    Soube agora do anúncio (ao estilo 90's) que a SIC Radical está a passar e fiquei logo a pensar nas possibilidades XP

    ResponderEliminar
  32. João A
    Não sei na ASA saibem disso, mas costuma estar atenta, a Mª Jose...
    ;)
    Nunca vi o Kai, e não é agora que vou ver! Para além de estar farto de Animes, a minha filha mais pequena está sempre sintonizada no Panda e no Canal Disney...
    :P

    Espero que continuem a dar os nomes corretos Às personagens!
    ;)

    ResponderEliminar
  33. Sim, não perdes nada em não ver o Kai lol. É basicamente o Z mas mais curto (não se deram ao trabalho de animar a série de novo, que teria sido muito mais interessante)

    Mas acredito que ainda haja muita gente que vai ver, e penso que tendo em conta o timing do lançamento da manga, a ASA tem a oportunidade de puxar a brasa á sua sardinha :P

    Sim, certamente. Nem me passa pela cabeça ser de outra maneira nesta altura

    ResponderEliminar
  34. João A
    Pode ser que com o Kai na TV e o Manga nas livrarias haja um impulso para comprar. Infelizmente o que eu tenho visto é que as livrarias misturam os livros de Manga em português com os que estão em inglês, o que impede logo muita gente de se interessar na compra do livro em português, porque aquele que tirou da prateleira estava em inglês...
    Decididamente não tenho em boa conta as livrarias...
    Destroem a BD em português completamente!
    :(

    ResponderEliminar
  35. Bongop, gostava bastante de ver isso acontecer cá (e não ser só lá fora...).
    É que ainda por cima, como é lançado lá fora pela Viz, já tivemos a edição americana cá á venda (consumidor casual pode não distinguir)

    Na realidade é pior! Tomando como exemplo a Fnac do Vasco da Gama, temos na secção de manga (tudo junto, claro) Naruto, One Piece e Bleach em inglês e em francês, bem como o Death Note em português (recentemente lançado pela Devir) bem juntinho da edição americana da Viz. Também Saint Seiya em francês e Nana em inglês.

    Portanto, sim, um esforço herculano em destacar os lançamentos portugueses. (E de separar os ingleses dos franceses para não confundir quem pega num ao calhas)

    ResponderEliminar
  36. João A
    Pois... já chamei à atenção de uma empregada da Bulhosa uma vez e ela respondeu-me que ali só dividem por tamanhos para caberem nas prateleira. Ou seja, o Jerónimo Stilton pode estar perfeitamente ao lado do Clic 3 que não tem problema nenhum...
    A isto chama-se ignorância e incompetência!
    :(

    ResponderEliminar
  37. Li aqui que a Edições Asa/Leia cancelou a edição do Dragon Ball.

    http://www.animeportugal.net/index.php/topic/10735-compro-box-death-note/

    Já li neste blog que iriam pelo menos até ao 18, e depois dependeria da Leya.

    É possível esclarecer a situação?

    ResponderEliminar
  38. CF
    Desculpa só responder agora, mas quis ter a certeza daquilo que te vou dizer. O nº 18 ainda vai sair. O resto não sei, mas para já já não.
    :\

    ResponderEliminar
  39. Começo a pensar que eles realmente abandonaram esta edição :S

    Parece que nem com o Dragon Ball Kai na tv se conseguiu salvar o lançamento (apesar das legendas claramente tiradas da dobragem americana....vergonha alheia com essa)

    ResponderEliminar
  40. João A
    Se bem me lembro do que vi, o Vol.18 sairá em Setembro ou Outubro.
    E será o último...
    A ASA fez um contrato para os primeiros 16, e depois conseguiu um extensão até ao 18. Infelizmente as vendas ficaram muito aquém dos mínimos e isso invalidou comercialmente a série. Posso dizer que a Maria José ficou bastante triste com isto porque o objectivo era a série completa... mas as editoras funcionam com vendas, não havendo vendas já se sabe o que acontece.
    Os livros como objecto eram das melhores edições a nível mundial, e estória continua a ser um sucesso mundial, apesar dos anos que já tem! Continua a vender em todo o mundo! Em Portugal não.
    Não prezamos o que temos de bom, as editoras desistem!
    :(

    ResponderEliminar
  41. É precisamente isso que entristece nesta situação. Não culpo de maneira nenhuma a editora, mas antes os fãs que pedem sempre produtos melhores mas que não os apoiam quando esses aparecem.
    Conheço algumas pessoas que têm a antiga edição do Planeta D'Agostini, que era bastante inferior quer em tradução, quer em qualidade de papel e impressão. Por isso é que fico bastante surpreso e triste por não ver esta edição ter o devido apoio, fora dos fãs mais hardcore.

    Parece que a partir do volume 18 terei de recorrer á única edição superior a esta da ASA, a edição original japonesa :(

    ResponderEliminar
  42. João A.
    Realmente é uma pena. Os livros desta série tinham uma qualidade muito acima da média, e a tradução e adaptação está MUITO melhor que a série da Planeta DeAgostini...
    Também acho que este insucesso irá ter mais repercussões...Esta falha de vendas do DB irá muito provavelmente acabar com a Manga da ASA. Pitty... mas não se queixem! As pessoas não compram, descontinua-se o produto. Esta é a lei do mercado!
    :(

    ResponderEliminar
  43. É realmente uma pena. É tudo o que se pode dizer.

    O momento também foi mau, em plena crise... Não deve ter ajudado.

    E ainda pior é acabar com a manga da ASA. Mas, de facto, se nem Dragon Ball vende, o resto não terá muitas hipóteses.

    ResponderEliminar
  44. Btw, falando das mangas em português, não me lembro de ver neste blog nada sobre a edição em português da manga Death Note da Devir. Já vi dois volumes à venda. Só estou a informar caso não saibam.

    Esperemos que tenha mais sucesso.

    ResponderEliminar
  45. Dois argumentos que também me tem chegado aos ouvidos é o facto de ser um pouco caro (por a edição antiga ter sido mais barata) e a incerteza de ter a colecção completa.....No entanto não vejo queixas do mesmo em relação ás séries mais recentes (Naruto, One Piece, Bakuman) sendo estas ao mesmo preço (até um pouco mais). E se o lançamento não é apoiado...nunca fica completo.

    Em relação ao Death Note, não tinha a versão americana e é com gosto que apoio esse lançamento. Houve apenas um pequeno slip-up a nível gráfico no primeiro volume (que nada afectou, nem mesmo o painel em que acontece) mas bastante consistente. Um óptimo lançamento com o pormenor de o segundo volume já ter uma etiqueta a indicar que está em Português :)

    ResponderEliminar
  46. Secundino
    Não extrapoles as minhas palavras.
    LOL
    :D
    Eu não quis dizer que a Manga da ASA está fechada, quis dizer que este foi um rude golpe neste projecto, e que por isso mesmo pode vir a ser abandonado, mas isto sou eu a pensar... não sei o que a ASA vai fazer exactamente para o futuro.

    Em relação ao Death Note faço o mesmo que às outras publicações da Devir. Falo delas quando sai uma crítica. Assim o fiz com os dois primeiros volumes de Walking Dead, e o vou fazer dentro de algum tempo com Sin City. Também conto falar de Death Note, que é uma colecção que eu já tenho há um par de anos em inglês. Isto acontece porque ao contrário das outras editoras que mandam material de divulgação dos seus livros (imagens de capas e páginas e sinopse), a Devir recusa-se a fazê-lo. Já os contactei várias vezes ao longo dos anos, e uma das vezes até te posso dizer que foram bastante rudes, através de uma senhora de que eu já não me lembro do nome! Por isso não faço lançamentos da Devir. Não faço notícias sem imagens, portanto se não me mandam a capa... kaput!
    :D

    João A.
    Esses argumentos são falácias! O que falat por aí são Mangas mais caros e de pior qualidade em língua estrangeira! Quanto ao resto, a desculpa do não compro porque não sei se acabam... bem, essa desculpa acaba com as séries todas! E vai acabar com a BD em português, visto que as editoras precisam de dinheiro para publicar e pagar aos empregados! Eu quando gosto, compro! E é assim que se deve fazer. A vingança para quem pensa assim, é quando a série fica completa, ou quase, eles vão há procura dos primeiros números... e depois levam com o letreiro a dizer esgotado! Agora querem reedições!
    :D

    ResponderEliminar
  47. Boas pessoal,

    De facto, é uma pena que a ASA só vá lançar até ao vol.18.
    Em relação ao preço, eu acho que é bastante aceitável, até nem acho nada caro.
    Mas na minha opinião já era um pouco de prever que as vendas iriam ser baixas, porque a ASA simplesmente não fez qualquer tipo de acção publicitária, dessa maneira as pessoas não adivinham que saiu este ou aquele livro, se o tivessem feito, teriam de certeza captado a atenção de outro tipo de público.


    cumprimentos e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  48. Red Tiger
    Em relação a divulgação, esta edição da ASA está amplamente divulgada na internet, e na altura da saída também foi divulgada em jornais. Mais do que isso é dificil de fazer, porque se passas para anúncios televisos, mesmo vendendo a colecção toda com boas tiragens, não conseguias pagar os anúncios!
    :(
    Realmente é uma pena, eu tenho a colecção da Planeta DeAgostini, mas é muuuuuuuuuuiiiiito fraca...
    :\

    ResponderEliminar
  49. É realmente uma grande pena que uma edição desta qualidade seja descontinuada.

    Depois de ver esta edição do Dragon Ball não censurada, ainda tinha o sonho de ver o Dr. Slump em português e também não censurado...

    Enfim, coisas que nos passam pela cabeça ...

    ResponderEliminar
  50. Nuno Amado,
    Em relação à edição da ASA estar amplamente divulgada na internet, eu diria que não está assim tanto.
    Antes de sair o 1º volume, na minha modesta opinião a ASA poderia ter feito uma coisa bem simples, ou seja, divulgar no facebook. Fizeram isso? Não tenha a certeza, mas penso que não.
    Eu também tenho a edição da Planeta DeAgostini, olha que nem é assim tão má como dizem.

    CF,
    Uma edição portuguesa do Dr. Slump era bem fixe! Temos que nos contentar com as edições francesa e espanhola, a edição americana não recomendo porque tem algumas partes censuradas.

    ResponderEliminar
  51. @Red Tiger

    Pois, sei bem do que falas porque eu só li a americana, cujos 18 volumes estão na minha BDTeca. :S

    ResponderEliminar
  52. CF
    Não tenhas muitos mais sonhos de Manga em português... Não vende!
    Todas as tentativas falharam!
    Esta última da Devir com o Death Note, já está a a ficar periclitante, depois de ter saído o 2º volume, já deviam ter saído mais dois a acreditar em nóticias da editora no FB. Ainda não saiu mais nenhum... portanto, e infelizmente, posso extrapolar: se o 3º sair, e bem capaz de ser o último.
    Pitty!
    :(

    Red Tiger
    A ASA publicitou mais o Dragon Ball que os seus outros títulos em carteira de BD europeia. Se o colocou no FB, se calhar não, mas duvido que isso fosse resolver o problema. Grande parte do pessoal desses grupos de Mangas e Animes do FB pelo que eu vejo e leio sacam as séries todas que querem para ler online, assim como os animes...
    Portanto acho que não é por aí!
    (Posso estar errado, mas...)
    :\

    ResponderEliminar
  53. Nuno Amado
    Sim, é verdade que muito pessoal que lê mangá o faz online, mas penso que há outra razão para não haver muita compra. Os volumes em português custam à volta dos 10 euros (o que acho até bastante bom para uma edição portuguesa de tanta página), mas fiz uma busca muito rápida na Amazon e descobri que se pode comprar em paperback a edição americana por $3,25, ou seja, pouco mais que dois euros e meio :S

    Claro que estas edições têm menos qualidade do que a da ASA, mas penso que na generalidade o pessoal do mangá liga menos a isso.

    Tenho pena porque pelo que aqui li, esta era uma colecção que por vários motivos estava a ser bastante boa. Mas é muito dificil competir com o preço acima referido.

    ResponderEliminar
  54. Em relação ao divulgamento do Dragon Ball pela ASA, posso confirmar que foi de facto bastante fraquinho.

    Só soube do lançamento (e promoção do primeiro volume com o Público) semanas depois de ter começado, e através de um fan-site de Dragon Ball americano chamado Kanzenshuu.

    Também nunca vi o lançamento ser publicitado no próprio site onde é vendido.

    Sinceramente, o único sítio que tenho frequentado que fez sequer menção do lançamento...foi este preciso blog.

    ResponderEliminar
  55. Luis Sanches
    Não podes comparar preços de livrarias físicas com lojas virtuais. De qualquer modo, mete-lhe o portes em cima e terás um livro pouco mais barato, de qualidade menor e censurado.
    :|

    João A.
    Se fores a ver nunca há grandes publicidades em relação a nenhuma obra de BD. Este teve a publicidade do Público, alguns "Mupis", e não foi só o meu blogue que divulgou.
    Aparte isso, mesmo que no momento fosse fraca, os livros estavam em destaque em todas as grandes livrarias.
    Acho que não é só a publicidade, ou falta dela.
    O Livro de Ouro do Asterix teve uma publicidade igual e a 1ª edição foi de 50.000 exemplares (esgotou em pouco tempo), a 2ª foi de 15.000 (e esgotou) e a 3ª de 5.000 e acho que quase já não há!
    Como vês a publicidade não é tudo. O livro está à vista, e as pessoas compram, ou não.
    De qualquer modo sou a favor de uma publicidade mais agressiva, o problema é pagar os preços que essas publicidades custam!
    :|

    ResponderEliminar
  56. Nuno Amado
    Tens toda a razão no que toca à censura. Não há desconto que a justifique. Dá-me nauseas!
    Em relação aos portes de envio, neste caso não existiam se fizesses uma compra no conjunto superior a 25 dólares.

    PS-Apesar de gostar muito do Dragon Ball, fico feliz de ver que o Sr Astérix continua em força mesmo depois de tantos anos :)

    ResponderEliminar
  57. Luis Sanches
    Eu também fico contente com o Asterix. Não fico contente sabendo que a escolha foi feita por desconhecedores de BD e que quando querem oferecer "prenda" pensam logo em Asterix, Tintin e Lucky Luke!
    :|
    Mas num mercado como o nosso é um marco este volume de vendas, sabendo que as tiragens "grandes" normais são de 2.000 exemplares...
    ;)

    ResponderEliminar
  58. Eu consegui arranjar o volume nº 2 com um tamanho adequado.. tive sorte que era mesmo o ultimo.. ouvi dizer que tinham saido muitos que foram mal-cortados..

    Eu ja tenho do volume 1 ao 13.. e estou a gostar muito da historia..eu nunca vi o anime de dragon ball..mas o manga ta brutal..

    Eu vejo naruto shippuden,death note ( por acaso comprei um manga de death note no outro dia..) e vejo muitos outros

    Mas a minha pergunta e a seguinte:

    O ultimo livro que a ASA vai publicar é o numero 17?? é que ultimamente nao tenho visto nenhum a sair

    ResponderEliminar
  59. KEVINKHRF
    Bem vindo aos comentários do Leituras de BD!
    :)
    O Manga DB é muito bom, por isso o sucesso planetário que teve.

    O último livro que vai sair é o vol.18. Este volume há-de sair em Setembro ou Outubro. Infelizmente as vendas foram fracas e a colecção vai ficar por aqui...
    :(

    ResponderEliminar
  60. Oh é pena :(

    Gostava de coleccionar toda a primeira serie..é que estou mesmo a adorar as aventuras do son goku..

    ResponderEliminar
  61. Mas sendo assim..vou acabar de coleccionar os que sairam de dragon ball e depois colleciono yu-gi-oh tb da ASA

    ResponderEliminar
  62. KEVINKHRF
    É uma pena mesmo! A série estava muito boa e os portugueses tiveram acesso a uma das melhores edições de Dragon Ball que já foram publicadas! Não censuradas, boa tradução e papel bom!
    Mas o nosso mercado é mesmo assim... infelizmente.
    Do Yu-Gi-Oh! a ASA editou a primeira série toda (salvo erro 7 volumes). A 2ª série (Duelist) esteve para sair, mas mais uma vez as vendas impossibilitaram a continuidade.
    :(

    ResponderEliminar
  63. Grande parte dos jovens já não se intressam pela leitura.. o que vai acontecer é os leitores continuarem a seguir o manga em sites online, assim as editoras so vão perder..

    ResponderEliminar
  64. So queria deixar uma pergunta:

    O final do volume 17 corresponde a que episodio?

    ResponderEliminar
  65. KEVINKHRF
    Quando toda a gente ler em sites online acaba-se a BD! Porque os artistas não vendem, então irão com certeza arranjar outro emprego. As pessoas não compreendem que ao lerem exclusivamente online estão a matar tudo, depois não ficará nada para ninguém...

    Não sei qual é o nº capítulo ou episódio, sei que o 17 acaba com a 1ª morte do Goku, com a morte do Raditz e com o Vegeta e Co. a viajar para a Terra!
    ;)

    ResponderEliminar
  66. Eu há pouco falei dos jovens mas eu ainda só tenho 13 anos..mas desde pequenos apaixonei.me pela leitura..

    Eu admito que leio online,mas isso é pelo de eu querer seguir o manga de naruto e nao estar a venda em portugal..

    No brazil todas as semanas eles vendem uma revista pequena com o capitulo que acaba de sair..mas em portugal não fazem nada disso

    ResponderEliminar
  67. KEVINKHRF
    Eu quando vejo um Manga que talvez me interesse também leio online os primeiros capítulos. Se me interessar mesmo começo a comprar, se não, deixo ficar!
    :P
    Já experimentaste ler em inglês?
    Parece difícil, mas não é. Os livros do Naruto são baratos!
    Comprei vários em inglês para o meu filho!
    ;)

    ResponderEliminar
  68. (um pouco atrasado, mas é assim o bom mês de Agosto :) Acho que o KEVINKHRF tocou aqui num ponto que penso ser o que leva mais pessoal, especialmente de mangá, a ler online. Online há acesso a muita coisa que está a sair agora no Japão e que ainda nem têm versões oficiais em Inglês mas que há pessoal que já traduziu. Depois acho que vai de cada um. Eu quando leio online, se gostar, tem que vir para a prateleira cá de casa :)

    ResponderEliminar
  69. Luis Sanches
    LOL
    Tenho sentido a tua falta por aqui!
    :D
    Ler online para mim só serve para "sentir" e conhecer a série ou livro. Não como hábito de leitura.
    O que se passa na maioria dos casos é que as pessoas apenas leiem online e não compram. Isso a longo prazo irá dar cabo da BD, sobretudo do Manga. É a minha opinião.
    ;)

    ResponderEliminar
  70. Também tenho sentido a falta de aqui vir :)
    Sim, concordo que o ler online pode prejudicar bastante a industria da BD. Chega a ser pior do que os downloads na minha opinião por estar ainda mais disponivel. Se quem o faz não tiver um minimo de sentido de responsabilidade para com a industria ou os autores, pode se tornar um enorme problema :S

    ResponderEliminar
  71. Luis Sanches
    É isso! As pessoas esquecem-se de que para haver alguém a desenhar, tem de haver alguém a pagar esse trabalho. Se apenas leiem online... ninguém paga ao artista e ele irá arranjar outra profissão... depois acaba-se também o online!
    :S
    Eu já li algumas coisas online, apenas para experimentar a ver se valia a pena comprar.
    Para isso a leitura online é útil!
    ;)

    ResponderEliminar
  72. Sim, eu sou grande fã de naruto, mas o ingles não é o meu ponto forte.

    ResponderEliminar
  73. KEVINKHRF
    Bem, o meu filho também é fã de Naruto, mas só tem os livros em inglês à disposição... e dúvido que alguma seja editado em português! Já lhe disse para ele começar a tentar ler em inglês, se não não se safa! Acho que te vou dar o mesmo conselho...
    ;)

    ResponderEliminar
  74. O 18º volume vai chega finalmente entre a 1ª e 2ª semanas de Outubro.

    Dentro da categoria Manga, está também agora a ser lançado o 3º volume do Death Note. Já li uns rumores que a Devir pode apostar em outros mangas para 2013 (talvez o One Piece). A ver vamos, pois a cadência de publicação da Devir não promete, e não acredito muito que o One Piece seja escolhido pois é muito extenso (mais de 60 volumes e "ongoing").

    ResponderEliminar
  75. CF
    Sim, devo estar a receber a confirmação por parte da editora. Normalmente não ligo ao que sai no site daLeya/Mediabooks porque de vez em quando sai furado. Assim prefiro esperar pela confirmação!
    Aliás eu já tinha dito algures que a publicação deste livro estava agendada para esta altura.
    Em relação aos Mangas da Devir não sei nada porque eles recusam-se a mandar-me informação, mas eu ficava feliz se eles editassem o Death Note todo, quanto mais o resto... lol
    Acho que o One Piece está fora de causa, são muitos volumes. Se apostarem será em séries do tamanho do Death Note tipo o Pluto. Isso é que era! Tenho em inglês mas compraria também em português. É das melhores obras que eu conheço em Banda Desenhada!
    ;)

    ResponderEliminar
  76. Um dia destes compro o Pluto. Tenho curiosidade em ler essa obra.

    ResponderEliminar
  77. CF
    Pluto é daquelas obras que eu posso recomendar a toda gente sem problemas, não conheço ninguém que tenha lido e não tenha gostado (muito). É uma obra-prima da BD mundial!
    ;)

    ResponderEliminar
  78. Já saiu por aí o 18. Sempre está confirmado o cancelamento?

    ResponderEliminar
  79. Secundino
    Infelizmente está. Embora não possa ser considerado um cancelamento. Havia um contrato com a ASA para a publicação dos 16 primeiros livros, a ASA conseguiu estender esse contrato até ao 18. Os restantes livros fariam parte de um segundo contrato caso estes priemiros 18 corressem bem a nível de vendas, o que não aconteceu...
    :(

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]